Curso de Artesanato com Fibra da Bananeira fortalece parceria entre FAEMA/SENAR, SINCODÓ e Quebradeiras de Coco de Codó

Entre os dias 1º e 5 de julho, a Associação das Quebradeiras de Coco de Codó Novo sediou o curso Artesanato com Fibra da Bananeira, promovido pelo Sistema FAEMA/SENAR em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ). A iniciativa fortalece ainda mais a relação entre o sindicato e a associação, que já desenvolvem ações conjuntas há mais de dois anos.

Com aulas práticas realizadas na sede da associação, localizada na Travessa do Sol, o curso teve grande adesão e despertou entusiasmo nas participantes, que puderam aprender técnicas de transformação da fibra da bananeira em peças artesanais como bolsas, cestos e utilitários.

Silvanira Almeida, presidente da associação, destacou a importância da formação: “Dos cursos do SENAR, todos que eu participei foram muito bons. Esse da fibra da bananeira, eu amei! Foram cinco dias muito produtivos. Fiz uma bolsa e quando as mulheres viram, já queriam comprar. Eu disse que só na segunda-feira, porque precisava mostrar para minha família. Mas já sei que vai vender bem”, contou com alegria.

O mobilizador de cursos do FAEMA/SENAR em Codó, Elias Araújo, reforçou o sucesso da capacitação e os novos caminhos que a parceria pretende trilhar: “Esse é mais um curso que fortalece a parceria entre o FAEMA/SENAR, o sindicato e a associação. Já realizamos capacitações sobre aproveitamento integral do babaçu e outros temas. Agora elas estão entusiasmadas, pedindo mais cursos, como os de derivados do leite e novos módulos de artesanato. A ideia é ampliar: já fizeram com fibra da bananeira, e querem agora com buriti e babaçu. O curso foi muito produtivo, a professora foi excelente, e o entusiasmo foi visível.”

A ação reafirma o compromisso do Sistema FAEMA/SENAR e do SINCODÓ com a valorização da agricultura familiar, da cultura local e do protagonismo feminino no meio rural. “A Associação das Quebradeiras de Coco vem demonstrando bastante interesse pelos cursos oferecidos pelo Sistema FAEMA/SENAR e SINCODÓ. É mais uma edição, realizada com muito sucesso, onde percebemos que o curso continua despertando nas associadas uma grande vontade de diversificar mais seus conhecimentos, e as opções para vendas de seus produtos. Isso sem falar no excelente trabalho que executam junto a associação, onde nesta ocasião foram produzidas peças lindas para comercialização”, concluiu o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *