Codó 120 Anos: Fernando Carvalho foi o poeta codoense que dedicou ao Riacho Água Fria

1013763_1375059212760246_398824930_nFernando Carvalho foi o poeta codoense que dedicou ao Riacho Água Fria a tradição oral de que quem bebe de suas águas não volta ao seu torrão natal, em sua poesia “Cidade de Codó”.
…..
Entre três rios, dividida ao meio
Pelo lendário córrego “ Água Fria” ,
Tudo em ti é douçura, tudo enleio.
Quem do “Água Fria” bebe, é tradição:
Viverá em teu seio entre magia,
Nunca mais volta a seu natal torrão.
Todos os dias até dia 16 você irá mergulhar no tempo,será publicado duas vez ao dia materias e fotos antiga com pessoas que se dedicaram a nossa querida Codó.

ARTUR DA VEIGA CRUZ

O RIACHO ÁGUA FRIA TEM UM SIGNIFICADO TODO ESPECIAL PARA OS QUE VIVERAM AQUI NA DÉCADA DE 1950. NO TEMPO EM QUE NÃO EXISTIA A AVENIDA AUGUSTO TEIXEIRA. QUEM NÃO SE LEMBRA DO BURACO DO CASÉ, ALI NO ENCONTRO DA S.SILVA COM A RUA RIO GRANDE DO NORTE. QUEM NÃO SE LEMBRA DAS GRANDES MANGUEIRAS ONDE HOJE É O CENTRO CULTURAL. E OS POÇOS DA ÁGUA FRIA ONDE APANHAVAM ÁGUA, LAVAVAM ROUPA E MUITOS BANHAVAM. UM POCO NO BURACO DO CASÉ, OUTRO AQUI ONDE HOJE É O CENTRO CULTURA E UM OUTRO PRÓXIMO DA RESIDÊNCIA DO GUIMARÃES E NOS FUNDOS DO QUINTAL DO SEU OSCAR GONÇALVES. A PASSAGEM ALI NA CONTINUAÇÃO DA DUQUE DE CAXIAS E PRÓXIMO DA CASA DO CIRILO, PAI DO BITA. A PASSAGEM SORE O ÁGUA FRIA ERA FEITA EM CIMA DE DUAS PALMEIRAS. O ÁGUA FRIA ALÍ NO FUNDO DO SITIO DA FAMILIA SALAZAR DAVA NADO. ÁGUA CRISTALINA NASCIDA LÁ PRAS BANDAS DO PURAQUÊ E QUE A IGNORÂNCIA HUMANA TRANSFORMOU EM UM GRANDE ESGOTO A CÉU ABERTO. EU TIVE ESTA FELICIDADE. EU BANHEI NAS FRIAS AGUAS DO RIACHO ÁGUA FRIA.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *