Amigos de Infância se confraternizam em aniversário de Nonato Chocolate em São Luís

Médico Gustavo Portela, Nonato Chocolate Luis Fernando e Carlos Pires

O valor de uma amizade é algo inexplicável, ainda mais quando o amigo em questão, lhe acompanhou por grande parte de sua vida. Existem amizades que nunca terminam e que, com o passar dos anos, se tornam ainda mais verdadeira e estáveis. Este é o caso dos amigos, corretor de imóveis Carlos Pires, Nonato Chocolate, advogado Luís Fernando Araújo e o médico Gustavo Portela amigos de  infância em Codó que se encontraram na última sexta-feira (26), no aniversário do amigo Nonato Chocolate lider político e apaixonado por Codo.

“Foi muito agradável a gente ter se encontrado. E, bem, nada melhor do que na comemoração do aniversário do nosso amigo Nonato.”, finalizou Carlos Pires.

Atenção: já estão abertas as inscrições para os cursos, vitrines e palestras da Expocodó 2024

Já estão abertas as inscrições para os cursos, vitrines e palestras durante a 50ª edição da Expocodó, que será realizada no Parque de Exposição Walter Zaidan, entre os dias 27 de julho a 04 de agosto de 2024, no município de Codó-MA.

Os cursos, palestras e Vitrines serão promovidos pelo Sistema FAEMA/SENAR, em parceria com a ACRIVI durante os dias de realização dos 50 ANOS DE EXPOCODÓ. Todos os cursos palestras e Vitrines serão realizados de forma presencial e totalmente gratuitos. Garanta a sua vaga! Contato para mais informações e inscrições pelo (98) 8704-4153, falar com Elias Araujo.

Expocodó 2024:

CURSOS:
* Operação e manutenção de tratores agrícolas
* Drone
* classificação de grãos
* Aproveitamento integral do côco babaçu
* Artesanato de babaçu

VITRINES:
* Silagem
* Piscicultura
* Hidroponia

PALESTRAS
* Suplementação estratégica de Bovino
* Regularização Fundiária
* Importância da Gestão no atual cenário da agropecuária
* Resultado da Rede ATEC

* ENCONTRO DE PRODUTORES 01/08/2024
A 50ª edição da ExpoCodó será realizada no Parque de Exposição Walter Zaidan, entre os dias 27 de julho a 04 de agosto de 2024. Venha e participe deste ponta pé inicial para a maior e melhor feira agropecuária do Maranhão.

Após tentar matar mulher com chave de fenda, homem é solto e mata ela a facadas

Uma mulher foi morta com uma facada na noite desta quinta-feira (25), em um bar no município de Conceição do Coité, no nordeste da Bahia. O homem foi preso horas após fugir do local do crime. A suspeita é que Emmele Maria Mota Araujo, 40 anos, tenha sido vítima de feminicídio.

De acordo com informações da Brigada Águia Resgate, acionada para atender a ocorrência, o suspeito do crime estava a perseguindo. No mesmo dia, durante a tarde, o homem teria tentado matar Emmele com golpes de chave de fenda.  “Ele tentou invadir o Conselho Tutelar com o carro, bateu o carro e tentou furar ela com a chave de fenda, mas sem sucesso.

A polícia chegou e prendeu ele”, conta um dos voluntários da Águia Resgate. A vítima teria entrado nas dependências do órgão para fugir do suspeito. Após ocorrido, ele foi levado para a delegacia e liberado pouco depois. “Agora de noite ele matou ela no interior de um bar, próximo da delegacia, mais ou menos cerca de 800 metros da delegacia”, relata.

Segundo testemunhas, a vítima já estava separada do suspeito, que já foi preso outras vezes por violência doméstica. “Ele culpava ela por ter perdido a guarda dos filhos”, disse uma pessoa. Polícia diz que vítima não prestou queixa De acordo com a Polícia Civil, no dia do crime, após a primeira tentativa de homicídio, os dois foram conduzidos à Delegacia Territorial de Coité).

Ainda segundo a Polícia, ambos estavam com sinais de embriaguez e a mulher informou que não tinha chamado a polícia e não queria representar criminalmente. Sem representação para a lavratura de procedimento, os dois tiveram que ser liberados.

O homem saiu cerca de uma hora antes da mulher, a qual foi informada que poderia retornar registrar a ocorrência no prazo de seis meses. Horas após a saída, ambos voltaram a se encontrar, quando ocorreu o crime. Foram expedidas guias periciais e de remoção.

Um dos maiores impostos do mundo: entenda a nova alíquota proposta pelo governo Lula

A equipe econômica apresentou ao Congresso o projeto de regulamentação da reforma tributária. De acordo com as estimativas do secretário extraordinário do Ministério da Fazenda para a reforma tributária, Bernard Appy, a alíquota média do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) deve ser de 26,5%. Essa estimativa está próxima das projeções anteriores, que variavam entre 25,7% e 27,3%. A referência é a média, mas espera-se que a alíquota final seja ainda menor.

É importante destacar que a reforma tributária já foi aprovada no ano passado. No entanto, ainda há detalhes a serem definidos, como as alíquotas específicas, o imposto seletivo, os regimes diferenciados e os itens isentos, como os produtos da cesta básica.

O projeto de lei complementar entregue recentemente estabelece três impostos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS).

Mas será que o Brasil terá um dos maiores impostos do mundo? No ano passado, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um estudo indicando que, da forma como a reforma foi aprovada pela Câmara, o imposto único seria superior a 28%. Isso colocaria o IVA brasileiro como o maior do mundo, ultrapassando até mesmo os 27% da Hungria. O problema estava nas exceções concedidas pelos parlamentares a setores específicos da economia.

Mesmo após a revisão dos cálculos, o Brasil ainda estaria entre os países com os maiores impostos sobre consumo. Por exemplo, a Suécia possui uma alíquota de 25% e ocupa o segundo lugar no ranking, seguida por Portugal (23%), de acordo com previsões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

 

Agências amigas do PT vencem megalicitação de Lula

O Brasil ficou sabendo nesta quarta-feira (24), que as agências Moringa, BRMais, Área Comunicação e Usina Digital venceram a megalicitação de comunicação promovida pelo governo Lula na expectativa de melhorar a popularidade do presidente.

Os 197 milhões de reais alocados pelo Palácio do Planalto para “combater fake news” serão partilhados por quatro agências amigas do governo Lula, o que desperta suspeitas sobre o processo. Elas disputavam a concorrência com outras 20 empresas, algumas delas com muito mais tradição no setor público do que as vencedoras.

A Área Comunicação (AD) é conhecida por sua associação com Otávio Antunes, marqueteiro do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A Usina Digital (US) é vinculada a Sidônio Palmeira, marqueteiro de Lula na última campanha, que se uniu ao governo recentemente para tratar da popularidade do petista.

A Br+ (BRplus), de Fausto Trindade, que compõe o consórcio vencedor BR e Tal com a Digi&Tal, tem conexões com os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gleisi Hoffmann (PR), que também é presidente nacional do PT.

Por último, a agência Moringa L2W3 (M) teria a preferência de Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

Processo

A concorrência foi resolvida em processo rápido, de menos de dois meses, e levou em questão o critério mais vago de “melhor técnica”, e não o mais objetivo de “melhor preço” para atuação no Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom).

Por O Antagonista

Saiba como reconhecer infarto quando não ocorre a dor no peito

infarto silencioso é uma condição médica que, apesar de seu nome, carrega consequências graves e potencialmente fatais.

Diferentemente do infarto clássico, conhecido pelos seus sintomas intensos como dor no peito, esse tipo de ataque cardíaco pode ocorrer sem nenhum sinal evidente, sendo extremamente perigoso.

Como ocorre o infarto silencioso?

O processo de um infarto silencioso acontece de maneira sutil, quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é abruptamente bloqueado.

As causas são semelhantes às de um infarto usual, incluindo obstrução por placas de gordura, coágulos sanguíneos e outros fatores relacionados ao estilo de vida, como sedentarismo e má alimentação.

Em muitos casos, o infarto silencioso não se manifesta através de dor ou desconforto no peito, sintomas característicos de um ataque cardíaco evidente.

Essa ausência de sinais claros pode impedir que a pessoa afetada busque ajuda médica imediata, aumentando o risco de complicações sérias, como danos permanentes ao músculo cardíaco ou até mesmo a morte.

Quais os sintomas do infarto silencioso?

Apesar da dificuldade em identificar um infarto por sua natureza assintomática, alguns sintomas podem surgir, como falta de ar, suores frios, sensação de desmaio e, por fim, dor nas costas ou no estômago.

É comum que indivíduos só descubram que sofreram um ataque após um exame de rotina ou um check-up cardiovascular.

Devido a isso, muitas vezes o diagnóstico é tardio, quando o coração já sofreu danos significativos.

Quem está mais vulnerável a ter infarto?

Estudos indicam que alguns grupos específicos possuem um risco elevado de sofrer um infarto silencioso. Mulheres, idosos e pessoas com diabetes tendem a apresentar um risco maior.

Além disso, fatores como colesterol alto, tabagismo, sedentarismo, obesidade e estresse crônico também contribuem para essa condição.

Qual exame detecta infarto silencioso?

Em caso de suspeita de um infarto silencioso, é vital consultar um cardiologista. Exames como ECG (eletrocardiograma) e testes sanguíneos podem ajudar a detectar anomalias e iniciar o tratamento adequado.

Quanto mais cedo o problema for identificado, maiores são as chances de um tratamento eficaz e de uma recuperação completa.

Afinal, como prevenir o infarto silencioso?

A prevenção do infarto silencioso segue os mesmos princípios de um infarto comum. Medidas incluem manter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e monitorar indicadores de saúde como pressão arterial, glicemia e níveis de colesterol. É crucial também realizar check-ups regulares, especialmente se pertencer a um grupo de risco.

Estar ciente dos fatores de risco e das medidas preventivas é essencial para evitar não só o infarto silencioso, mas diversas outras condições cardiovasculares.

Uma abordagem proativa à saúde do coração, então, pode salvar vidas, garantindo mais anos de vida com qualidade.

Compras em sites estrangeiros devem ser taxadas por novo imposto com implantação da reforma tributária

A partir de 2026, as compras de produtos e serviços em sites estrangeiros com sede no exterior, estarão sujeitas ao Imposto sobre Valor Agregado (IVA), isso inclui aquisições de até US$ 50 (R$ 257, na cotação atual). Esse imposto, criado pela reforma tributária, será composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), sendo implementado gradualmente até 2033. O projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária estabelece que todas as compras realizadas por meio de plataformas digitais, incluindo sites estrangeiros, serão tributadas pelo IVA, sem distinção de valores para a cobrança. Vale ressaltar que as novas regras do IVA não afetam o Imposto de Importação, que continua isento até US$ 50.

Siga o canal do Codo Notícias e receba as principais notícias no seu Instagram!

Desde agosto do ano passado, o Programa Remessa Conforme isenta de Imposto de Importação as compras de até US$ 50 destinadas a pessoas físicas, com os estados cobrando 17% de ICMS. As empresas sediadas no exterior que realizarem vendas para o Brasil terão que fazer o registro para recolher a CBS e o IBS, de acordo com o secretário extraordinário de Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. O registro para recolhimento dos impostos será simplificado, seguindo o modelo adotado em outros países. A plataforma digital será responsável pelo pagamento dos tributos, garantindo que as empresas estrangeiras cumpram com suas obrigações fiscais. Caso a empresa estrangeira não recolha o tributo, o comprador no Brasil terá que pagar diretamente, acrescentando a alíquota ao preço da mercadoria.

Lira: Parlamentar ter de depor na PF por falar de ministro é exagero

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que vê exagero na intimação para depoimento de parlamentares na Polícia Federal por criticar ministros. A declaração ocorreu nesta quinta-feira (25), em entrevista à GloboNews.

Lira argumentou que a Câmara puniu parlamentares quando teve indícios de participação em crimes e citou o caso da ex-deputada Flordelis.

No entanto, segundo ele, muitos congressistas que foram alvo de busca e apreensão, entre outras medidas cautelares, “foram por fala, e não por crime de mando”.

– Parlamentar ser chamado para depor na PF porque disse que ministro é isso ou aquilo, na CPI, é exagerar um pouco – disse Lira.

Na entrevista, o deputado frisou estar disponível para debater matérias que endureçam o combate ao crime organizado e defendeu ampliar o rigor em penas para crimes como homicídios.

Ele ainda criticou a progressão de pena por, na sua visão, gerar sensação de impunidade, e também defendeu o fortalecimento da defesa nas fronteiras.

– A Câmara está à disposição para que se reveja e se aperfeiçoe os métodos de vigilâncias de fronteiras e o sistema prisional – declarou Lira.

*AE

“Lula prometeu cerveja e picanha. Entregou impostos”, diz Ciro

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) usou suas redes sociais, nesta quarta-feira (24), para criticar o desempenho econômico do governo Lula (PT). Em sua conta na rede social X, o presidente nacional do PP compartilhou uma notícia por título: Lula tirou mais dinheiro do brasileiro que qualquer outro; ele inseriu uma legenda observando que “Lula prometeu cerveja e picanha. Entregou imposto, imposto e mais imposto”.

O parlamentar iniciou seu texto, ironicamente, com um bordão de Lula.

Nunca na história desse país… se atacou tanto o bolso dos brasileiros. Lula prometeu cerveja e picanha. Entregou imposto, imposto e mais imposto. Com isso, bateu diversos recordes. Recorde de arrecadação de tributos, de ministérios criados, de viagens internacionais, de gastos no cartão corporativo, de cargos criados para a companheirada e de mortes causadas pela dengue. Só o que o governo não conseguiu foi trazer uma melhoria sequer para a vida dos brasileiros que, a duras penas, financiam esse desperdício.

O terceiro mandato de Lula como presidente da República vem sendo objeto de muitas críticas, até mesmo por parte de progressistas e veículos de imprensa simpáticos à agenda esquerdista defendida pelo petista. Com o evidente fracasso econômico e, principalmente, fiscal, a popularidade de Lula está ruindo e causando atritos dentro do próprio governo.

“AGÊNCIAS AMIGAS” LEVAM LICITAÇÃO DE R$ 197 MILHÕES PARA CUIDAR DA IMAGEM DE LULA
O Brasil tomou conhecimento, nesta quarta-feira (24), de que as agências Moringa, BRMais, Área Comunicação e Usina Digital foram as vencedoras da megalicitação de comunicação promovida pelo governo Lula. Mas o site O Antagonista já sabia, desde a véspera, que essas seriam as empresas vencedoras dos contratos. Elas foram contratadas a peso de ouro para tentar dar jeito na popularidade decadente do presidente.

Se os autores das propostas vencedoras só poderiam ser revelados no ato da sessão pública desta quarta-feira – já que o julgamento se dá sobre propostas não identificadas -, por qual razão o site jornalístico já sabia do resultado se isso, pelo rigor da lei, não poderia ser possível?

Lula empenhou R$ 197 milhões de reais a fim de “combater fake news”. Por isso, pagará essa fortuna às quatro agências amigas do governo; o que macula o processo licitatório. Outras 20 empresas estavam disputando a licitação, e muitas delas possuem mais tradição e gabarito no setor público do que estas que venceram.

Para provar a acusação, um dos autores da denúncia feita pelo site O Antagonista, Wilson Lima, publicou ainda nesta terça-feira (23) uma mensagem cifrada em seu perfil na rede social X.

– PP = AD + M + BRplus + US

AD significa Área Comunicação, conhecida por estreita relação com Otávio Antunes, que é marqueteiro do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
US na postagem significa Usina Digital, associada a Sidônio Palmeira, marqueteiro de Lula na última campanha política, e que se juntou ao governo petista para buscar uma solução para o desgaste na imagem de Lula.
BRplus se refere à Br+, que integra o consórcio vencedor BR e Tal junto à Digi&Tal, muito próxima dos deputados federais do PT Lindbergh Farias (RJ) e Gleisi Hoffmann (PR), que é a presidente nacional do partido.
M representa a agência Moringa L2W3, a preferida do ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) de Lula, Paulo Pimenta, o PP presente na publicação.

O veículo de imprensa conclui, ao denunciar mais um fato grave em meio a tantos envolvendo Lula e seus asseclas, que “se o objetivo do contrato é de fato combater fake news, essa história começa muito mal”.

Conselho de Ética abre processo de cassação contra Glauber Braga

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados instalou, nesta quarta-feira (24), um processo contra o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), atendendo à representação do Partido Novo. O pedido de cassação alega que Braga infringiu o decoro parlamentar em 16 de abril, quando expulsou da Câmara um membro do Movimento Brasil Livre (MBL) aos chutes. O deputado do PSOL disse que não se arrepende.

Durante reunião do Conselho, Braga disse que o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, fez um acordo “para que o partido Novo entrasse com a representação e os deputados do PL pudessem ser escolhidos como eventuais relatores” do processo. De acordo com o deputado, ambos os partidos têm interesse na cassação do mandato dele e, por isso, solicitou que parlamentares do PL fossem retirados do processo de deliberação para designação da relatoria do caso.

De acordo com o presidente do Conselho, deputado Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA), o pedido não se justifica de forma legal, já que “não há impedimento regimental que proíba ou impossibilite os deputados” do partido de participarem do sorteio. Braga, então, afirmou que vai formalizar o pedido e “utilizar de todos os meios de provas disponíveis para demonstrar o que é a ação dessa milícia fascista chamada MBL”.

Os sorteados que podem ser escolhidos para a relatoria foram os deputados Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Rosângela Reis (PL-MG) e Sidney Leite (PSD-AM).

Após o sorteio, Braga citou falas ameaçadoras do integrante do MBL Gabriel Costenaro e supostas atitudes violentas dele na Universidade Federal do Paraná, como dar “um soco no estômago de uma trabalhadora terceirizada” e “ameaçar a ministra (da Igualdade Racial) Anielle Franco”. Ele também alega que Costenaro proferiu “xingamentos” a ele e a mãe dele nas redes sociais.

Além disso, o parlamentar afirmou que “frente a tudo que esse marginal (Costenaro) fez”, a ação dele “não chegou a ser proporcional”. Segundo o deputado, ele tem o direito de “reagir à injusta agressão” do integrante do MBL que tenta “desmoralizar” a esquerda.

A agressão que resultou no pedido de cassação de Braga se deu após uma briga entre ele e Costenaro. Durante o embate, o influenciador ligado ao MBL, acusado de violência doméstica contra uma ex-parceira pelo parlamentar, fez insinuações sobre a mãe do deputado, que está doente. Ele foi então empurrado até a saída da Câmara e chutado por Braga, que alega que Costenaro provocava membros do PSOL de forma recorrente e chegou até a ameaçar “a mãe de um militante nosso com mais de 70 anos”.

O deputado também discutiu com o deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), cofundador do MBL, após o caso ser encaminhado ao Departamento de Polícia Legislativa (DEPOL). Kataguiri dirigiu-se à Depol para apoiar o colega do movimento e acabou se envolvendo no tumulto que foi interrompido por policiais legislativos.

*AE