
O município de Codó alcançou um feito histórico na educação pública: pela primeira vez, estudantes da Rede Municipal de Ensino conquistaram o título de campeões na etapa nacional da OBAFOG – Olimpíada Brasileira de Foguetes (Jornada de Foguetes), competição realizada entre os dias 26 e 29 de outubro de 2026, em Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro.
A conquista foi garantida pelos alunos Luís Fernando Gomes dos Santos (9º ano A) e Gustavo Sousa Macario Santos (7º ano B), estudantes da Escola de Tempo Integral (ETI) Senador Archer, que representaram Codó e demonstraram conhecimento, dedicação, criatividade e talento durante as atividades da competição.
A Jornada de Foguetes reúne estudantes de diferentes regiões do Brasil e tem como objetivo estimular o interesse pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática, por meio de experiências práticas que envolvem conhecimentos científicos e desafios de construção e lançamento de foguetes.
O foguete alcançou a marca de 280 metros de distância no lançamento, garantindo a categoria de ouro na competição. O resultado histórico é fruto também do trabalho de preparação e acompanhamento dos professores Richard Santos e Ana América Lopes Araújo, responsáveis pela orientação dos estudantes ao longo da jornada de aprendizado e treinamento para a disputa nacional.
A participação da equipe contou com o apoio da Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI), que vem incentivando a presença dos alunos da rede pública em competições científicas e promovendo oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e talentos.
O secretário municipal de Educação, Ricardo Torres, comemorou a conquista e ressaltou a importância do resultado para o município. Segundo ele, Codó vem ampliando os investimentos na educação pública, com ações voltadas ao fortalecimento do ensino, à valorização dos estudantes e ao incentivo à participação em atividades científicas e educacionais.
O prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT) também destacou a satisfação de ver o município alcançar, pela primeira vez, o lugar mais alto do pódio na Jornada de Foguetes. Para o gestor, o título demonstra a capacidade e o potencial dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, além de reconhecer o compromisso dos professores e demais profissionais da educação.
O título nacional representa um marco para a educação codoense e motivo de orgulho para toda a comunidade escolar. A vitória dos estudantes da ETI Senador Archer mostra que a escola pública tem capacidade de formar jovens preparados para enfrentar desafios, desenvolver projetos e conquistar espaço em importantes competições nacionais.
Além de levar o nome de Codó ao destaque nacional, o resultado reforça a importância dos investimentos em educação, ciência e tecnologia, bem como da criação de oportunidades para que crianças e adolescentes possam explorar seus conhecimentos e desenvolver novas habilidades.
A conquista de Luís Fernando e Gustavo é um exemplo de que dedicação, incentivo e educação de qualidade podem transformar oportunidades em grandes realizações.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó