Codó Notícias - O melhor e mais completo site da Região dos Cocais

Descoberta a farsa do “Besouro Pagodinho” que chama a mulheres codoense de feia

Esse dinheiro foi uma rescisão trabalhista recebida da última empresa que besouro trabalhou como porteiro de um prédio em São Paulo

José da Silva Frazão neto, que se intitula “Besouro Pagodinho” que a dias vem difamando o povo de Codó, Bacabal e São Luis Gonzaga via áudios e vídeos em grupos de Whatsapp dizendo que não gosta de preto e pobre, chamando o povo de passa fome e pé Rachado, na verdade “Besouro Pagodinho” não é cantor e sim um ajudante de eletricista funcionário terceirizado de uma pequena Empresa do ramo da construção civil.

Besouro Pagodinho que na foto acima exibe várias notas de dinheiro dizendo ser Rico e que é cantor de pagode não passa de um ex porteiro de prédio.  Esse dinheiro  foi uma rescisão trabalhista recebida da última empresa que besouro trabalhou como porteiro de um prédio em São Paulo segundo informações Repassadas ao blog. 

Força Tática da Policia Militar prende homem com Arma de Fogo em Codo

A Forca Tática da Polícia Militar de Codo, atraves de denuncia via copom recebeu informes que o elemento identificado por José Nailson dos Santos Sousa, 19 anos, estaria portando uma arma de fogo no interior de sua residência na Rua 10, Q10, CS 10, Bairro Multirão.

A guarnição se deslocou até o local informado e durante uma revista na casa do acusado foi confirmado a procedência da denúncia, onde foi encontrado uma arma de fogo de fabricação caseira (garruncha).

O acusado foi conduzido para a 4 Delegacia Regional de Polícia Civil de Codó para que as providências cabiveis sejam aplicadas.

Policia Militar registra Suicídio no Bairro Santo Antonio

Por volta das 03:50hs desse domingo,  15/10, a Polícia Militar de Codo tomou conhecimento de um suicídio por enforcamento,  o fato aconteceu na Rua Goiânia 780 no Bairro Santo Antônio.
Ao comparecer no local os policiais constataram a  veracidade da informação,  um homem de 23 anos identificado por Edimilson Torres do Nascimento Filho,  residente na Rua Albertina Bayma,  havia praticado suicídio por enforcamento, os policiais compareceram no local e tomaram as providências iniciais. A polícia civil foi acionada e compareceu ao local para início dos procedimentos de perícia criminal.

Em julho, Caxias vai sediar o mais importante seminário sobre a revitalização dos rios maranhenses

A preservação da Bacia do Itapecuru será a pauta principal do seminário que ocorrerá no próximo dia 07 de julho, das 8:00h às 12:30h, no auditório da escola São José, em Caxias- MA. Com o tema ”Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”, o evento vai reunir profissionais que são referências na área de sustentabilidade ambiental, para discutir e buscar alternativas para a recuperação do rio Itapecuru.

O seminário é uma realização do Instituto Cidade Solidária e do senador Roberto Rocha (PSB), com co-realização do MEA- Movimento Ensinando e Aprendendo.

A cerimônia de abertura está marcada para as 8:00h, e contará com a presença do senador Roberto Rocha e de outras lideranças políticas do estado

Na oportunidade, a chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da CODEVASF- MA, Éricka Cunha, irá apresentar o planejamento da Companhia para a Bacia Hidrográfica do Itapecuru. A programação terá mesa redonda com o tema “Bacia do Itapecuru – Sua Importância e Propostas para Sua Revitalização”. Os ministradores serão Arthur Almada Lima, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias e Carlos Benedito Maciel, coordenador do Comitê da Bacia do Itapecuru.

Serviço:

Evento: Seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes.

Data: 07 de julho de 2017, das 8:00h as 12:30h.

Local: Auditório da escola São José, localizado na Praça do Pantheon, 03, Centro de Caxias-MA.

Ótima Noticia: Francisco Nagib define pagamento de 50% do 13° salário de servidores, saiba como será feito o pagamento

O prefeito Francisco Nagib acaba de informar à Redação do Blog que está reunido com o Secretário de Finanças do Município, Prof. Ivaldo finalizando a folha de pagamento dos servidores referente aos 50% do décimo terceiro salário. Nagib informou que será efetuado o pagamento junto com o salário do mês de junho.

Essa parcela do 13° será, neste primeiro momento, somente para os servidores efetivos da educação. Porém, conforme informou o prefeito, posteriormente, numa data ainda a definir, será feito o pagamento também para os servidores efetivos de outras áreas.

SEMED promove Formação Inicial para profissionais do programa Brasil

IMG_20160409_064704Alfabetizado em Codó Entre os dias 6 e 9 de abril a Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo de Alfabetização e Acesso a Educação de Jovens e Adultos – NAAEJA realizou a formação inicial para professores alfabetizadores e Supervisores que compõe as turmas do PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO (PBA) no município. O encontro aconteceu na Escola Estevam Ângelo de Sousa. A Formação Inicial atende a alfabetizadores e coordenadores de turma, para apresentar orientações metodológicas do trabalho que será desenvolvido no Programa em 2016, quando pessoas serão inseridas no processo de alfabetização no município de Codó. Durante a formação, que tem duração de 40 horas, os alfabetizadores e coordenadores farão atividades diversificadas como oficinas, palestras, grupo de estudos e troca de experiências. Para entender mais Programa Brasil Alfabetizado – Promovido pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2003, é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, e serve como uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado alcança todo o país, mas prioriza municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo 90% destes localizados na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa. Ascom – PMC

Dilma ignora João Alberto e efetiva petista na Funasa

img_6074Em uma audiência no gabinete do ministro da Saúde, Marcelo Castro, tomou posse hoje (31) o novo presidente da Fundação Nacional de Saúde, o advogado maranhense Márcio Endles Lima Vale. Ele já vinha desempenhando a função de Diretor nacional da Fundação, por indicação do deputado federal Aluisio Mendes (PTN).A manutenção de Endles no posto – ele atuava como presidente interino – é uma espécie de derrota do senador João Alberto (PMDB), que decidiu manter seu apoio à presidente Dilma Rousseff (PT) e pleiteava o cargo para o ex-deputado Arnaldo Melo (PMDB), que segue como uma espécie de vice-presidente da pasta.
Durante a posse do novo presidente, Marcelo Castro, ministro da Saúde, destacou a atual conjuntura econômica que o país enfrenta, mas garantiu o apoio do Ministério para que a Funasa continue a desempenhar a sua imprescindível função social, principalmente atendendo os municípios brasileiros mais carentes. Marcelo Castro ainda se declarou parceiro na busca pela universalização do saneamento no país. “Você tem aqui um aliado, porque o Brasil está muito atrasado na questão do saneamento básico. Vamos enfrentar um momento difícil, mas temos que superá-lo com idealismo e coragem”, disse o ministro.
À frente da Instituição, Márcio Endles, falou ao ministro do desafio de gerir o órgão tão importante na estrutura do Governo Federal. “Sabemos da responsabilidade do cargo, mas agradeço ao Governo Federal toda confiança depositada, contando com o apoio de todos que fazem parte da Funasa para desempenhar um bom trabalho”, afirmou o presidente.
O diretor do Departamento de Saúde Ambiental, Victor Hugo Mosquera, acompanhou a audiência e lembrou ao ministro como é grande a Fundação, e da presença dela em todos os estados brasileiros, atendendo, em sua grande maioria, os municípios mais necessitados.
Fonte: Neto Ferreira

Glalbert Cutrim garante ações emergenciais para Estrada de Itans

al 1 (2)

Legenda fotos: Glalbert, Pixuta e Noleto durante reunião realizada hoje na Assembleia Legislativa.

O deputado Glalbert Cutrim (PDT) esteve reunido, nesta quinta-feira (03), com o prefeito do município de Matinha, Beto Pixuta (PDT), e o secretário estadual de Infraestrutrura, Clayton Noleto.

Na oportunidade, o parlamentar solicitou ao secretário que a empresa responsável pela obra de asfaltamento da estrada que liga a sede de Matinha ao povoado de Itans, maior polo psicultor do Maranhão, execute, em caráter de urgência, ações que impeçam o alagamento de trechos da via, o que causaria sérios transtornos aos moradores dificultando, inclusive, o escoamento da produção.

A obra de pavimentação da estrada foi uma solicitação feita pelo deputado e pelo prefeito e que foi atendida pelo governador Flávio Dino (PC do B) ano passado.

Os serviços continuam sendo executados. Porém, houve diminuição no ritmo devido as fortes chuvas.

Clayton Noleto prontamente atendeu o pedido de Glalbert Cutrim, ligando imediatamente para o proprietário da empresa e determinando que as ações para evitar alagamentos da via sejam executadas.

“A preocupação do deputado Glalbert é pertinente, uma vez que Itans possui centenas de psicultores que, diariamente, tem que escoar a sua produção. A empresa responsável irá tomar todas as medidas necessárias para que a trafegabilidade da via continue garantida”, afirmou Noleto, ressaltando que a obra será finalizada e entregue à população nos próximos meses.

Beto Pixuta agradeceu o empenho do deputado e a compreensão do secretário. De acordo com ele, Glalbert, mais uma vez, mostrou compromisso com o município e seu povo.

O deputado também agradeceu a colaboração de Clayton Noleto. “O secretário e o governador Flávio Dino sempre são sensíveis as causas de interesse dos moradores de Matinha. Nós, neste momento, só temos que agradecer”, disse.