Vereador Ibrahim Neto destaca combate à violência contra a mulher em discurso na Câmara Municipal de Codó

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (25), o vereador Ibrahim Neto fez um pronunciamento marcante em alusão ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrado mundialmente em 25 de novembro. A data tem como objetivo denunciar e combater todas as formas de violência sofridas por mulheres e meninas, além de reforçar a necessidade de políticas públicas eficazes e de uma mobilização permanente da sociedade.

Instituído oficialmente pela ONU em 1999, o 25 de novembro nasceu de um movimento latino-americano que tomou força após o brutal assassinato das irmãs Mirabal, na República Dominicana, em 1960. O episódio tornou-se símbolo internacional de resistência e luta pelos direitos das mulheres, motivando a criação de campanhas permanentes que envolvem governos, entidades sociais e instituições públicas e privadas.

A violência de gênero é um problema estrutural que atravessa culturas, países e classes sociais, manifestando-se de diversas formas: física, sexual, psicológica, moral, patrimonial e digital. Para especialistas e organizações internacionais, educação, acolhimento, políticas públicas firmes e uma justiça eficiente são elementos essenciais para romper ciclos de abusos e impedir a impunidade.

Em sua fala, o vereador destacou a importância da data e reforçou o compromisso do poder legislativo municipal com a proteção e o fortalecimento das mulheres codoenses. “Hoje, no meu uso da tribuna, gostaria de destacar um tema importante, atual e que a nossa sociedade ainda sofre bastante. Hoje, dia 25 de novembro, é uma data que marca o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher. É um dia que nos traz reflexão sobre esse tema recorrente, que muitas vezes pode se tornar repetitivo, mas que precisamos destacar devido à importância e à grande quantidade de casos diários. Cada mulher tem o direito de viver com liberdade, respeito e dignidade. E nós, como parlamentares, temos o dever de fiscalizar e combater diariamente essa violência.”

Redes de Apoio

O parlamentar também ressaltou avanços significativos na rede de proteção às vítimas no município, destacando iniciativas do Governo do Maranhão e a atuação de lideranças locais. “ Em Breve teremos em Codó a Casa da Mulher Maranhense, que foi uma luta do vereador doutor Nelson e que logo estará chegando na nossa cidade. Já temos a Patrulha Maria da Penha, também fruto dessa luta. Agora teremos um lugar de acolhimento para mulheres vítimas de violência, um espaço de capacitação e apoio para que elas tenham independência, sem medo e sem angústias.”

Ibrahim Neto ainda chamou atenção para as novas formas de violência surgidas na era digital, tema da campanha deste ano. “O tema da campanha deste ano é a proteção online: o assédio na internet, as deepfakes e o discurso de ódio, que vemos crescer e muitas vezes sair do controle. Muitas dessas violências começam no mundo digital e se transformam em perseguição, abuso e, por fim, feminicídio, que é o maior medo das nossas mulheres.”, concluiu

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *