Governo Federal quer dar vale para famílias de baixa renda para construção de casa própria

O Governo Federal tem a proposta de oferecer um vale que garante crédito para construção de casa própria em pequenas cidades (com até 50 mil habitantes). A medida vai valer para pessoas de baixa renda que não têm condições de financiar a casa própria e famílias que ganham até R$ 1.200, e vivem em casas precárias e sem infraestrutura adequada.

A medida a ser tomada pelo governo faz parte da reformulação do Programa de Habitação de Interesse Social que terá novo nome. Além disso, serão criadas novas diretrizes e faixas de renda diferentes das que são oferecidas pelo atual projeto “Minha Casa Minha Vida”.

Até o momento não foi revelado o valor médio que será oferecido para crédito. No entanto,  segundo a proposta, o valor do dinheiro poderá ser usado para melhorar imóveis regulares ou os que já têm processo de regularização iniciados.

PUBLICIDADE

Além disso, os beneficiários do programa devem ser selecionados com base em cadastros de órgãos públicos locais (como prefeituras), com a finalidade de tornar o processo mais seguro e transparente.

Segundo o governo, a faixa de renda, com valor exato, será definida conforme condições socioeconômicas das regiões. A proposta do governo é seguir uma divisão criada pelo IBGE em 2017, com 133 regiões intermediárias. Dessa maneira, as cidades seriam considerados dentro de grupos com características socioeconômicas parecidas.

A ideia do projeto é fazer com que as pessoas escolham onde morar. Ainda não há uma data para fechamento do projeto.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *