Novo colegiado do Conselho Tutelar toma posse em Codó

Na última sexta-feira (10) tomou posse o novo colegiado do Conselho Tutelar de Codó, para o quadriênio 2020 – 2024. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Francisco Nagib, da primeira-dama Agnes Oliveira, do vice-prefeito Ricardo Torres, vereadores, os novos conselheiros e convidados.

Após o devido processo de inscrições, provas, entrevistas, campanhas e fiscalizações, em outubro de 2019 foram eleitos 5 conselheiros titulares e 5 suplentes. As diretrizes das eleições estão estabelecidas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e a escolha, no Município, foi realizada por meio do voto direto dos codoenses.

“O conselheiro tutelar é um agente público de grande importância, que tem a nobre missão garantir os direitos da criança e do adolescente, tais como saúde, moradia, lazer e atenção ao bem-estar, o direito e convivência familiar e comunitária, a proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), acesso a programas sociais e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e a relação conselheira com outras agências protetivas”, destacou a primeira-dama e secretária de desenvolvimento social, Agnes Oliveira.

Tomaram posse os titulares – Denise Rodrigues Silva, Simone Monteiro Silva, Itamara Gleice Muniz, Maria da Piedade Ferreira e Thatiana Ferreira Bastos. E os Suplentes – José Ribeiro Aguiar, Cleane Maria da Silva, Camila Maria Barbosa Cruz, Waniele Oliveira Cardoso Sousa e Arléia da Luz Cunha.

“É com grande alegria que a sociedade codoense dá posse aos novos conselheiros tutelares de nosso município, cujo vemos um domínio das mulheres. Parabéns. O trabalho dos conselheiros é atender, acompanhar, fiscalizar e agir em situações em que os direitos de crianças e adolescentes estão sendo ameaçados ou violados, seja pela sociedade ou pelo Estado, pela família ou pelo responsável, ou em razão de sua própria conduta. É um trabalho imprescindível para comunidade, na garantia de todos os direitos, que são previstos de acordo com o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente”, concluiu o prefeito Nagib.

Ascom – PM

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *