Codevasf realiza treinamento em piscicultura no Maranhão

Com o objetivo de apoiar e desenvolver Arranjos Produtivos Locais (APLs) no estado do Maranhão, a 8ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com sede em São Luís, realizou um curso de iniciação à piscicultura para 54 pequenos produtores rurais de Vargem Grande e Nina Rodrigues, municípios pertencentes à bacia hidrográfica do rio Munim.

A iniciativa busca identificar e investir em povoados da zona rural que apresentem potencial de desenvolvimento na atividade pesqueira. “É um trabalho realizado por meio da estruturação e da especialização da mão de obra local, bem como da organização técnica e operacional da cadeia produtiva da piscicultura”, explica o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga.

O curso, com duração de 34 horas/aula, foi ministrado pelo engenheiro de pesca e chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf no Maranhão, William Sousa. Entre os temas abordados, destacam-se: qualidade da água na aquicultura; uso sustentável da água na piscicultura; criação de peixes em sistemas extensivos, semi-intensivos, intensivos e superintensivos; formação e manutenção do plâncton para oxigenação do meio aquático; manejo alimentar dos peixes; montagem de estruturas flutuantes (tanques-rede) para cultivo de peixe; além de técnicas de peixamentos, alevinagens, engordas, despescas, manuseios e classificações por tamanho.

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

O seu endereço de e-mail não será publicado.