Fitoesterol: uma alternativa de origem natural para o controle do colesterol e a saúde do coração

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares (DCVs) são, globalmente, a principal causa de morte nos últimos 20 anos. Entre elas, destacam-se o infarto e o acidente vascular cerebral, que ocupam os primeiros lugares desse ranking, respectivamente. No Brasil, as DCVs são responsáveis por 27% do total de óbitos por ano – o equivalente a 400 mil pessoas. Apesar das estatísticas alarmantes, a maioria das doenças cardiovasculares podem ser evitadas por meio da redução dos fatores de risco – como a alimentação inadequada, por exemplo. A escolha por bons hábitos alimentares está entre as medidas preventivas mais importantes.
Nesse contexto, o consumo diário de alimentos fortificados com ingredientes que promovam a diminuição do colesterol pode ser interessante. Um dos principais elementos que auxiliam na redução dos níveis de colesterol total e LDL (conhecido popularmente como colesterol “ruim”) é o fitoesterol.
Diversos estudos globais já apontaram evidências positivas relacionadas ao uso de fitoesteróis em uma dieta saudável com foco na redução do colesterol e do risco de doenças cardiovasculares. Para que eles possam fazer parte de uma nutrição equilibrada que contribua para a saúde e bem-estar dos consumidores, a BASF disponibiliza para a indústria de alimentos a linha Vegapure®, que conta com produtos dispersíveis tanto em água quanto em óleo, adequados para uma ampla gama de suplementos dietéticos, bebidas e aplicações alimentícias, como laticínios, margarinas, sobremesas, iogurtes e produtos de panificação.
Com os fitoesteróis Vegapure®, é possível à indústria alimentícia desenvolver e oferecer aos consumidores alimentos nutritivos, seguros, acessíveis e funcionais, que contribuam para a saúde. Vale destacar que, ano após ano, há um número crescente de indivíduos mudando seus hábitos e optando por medidas preventivas, como a inclusão de soluções convenientes relacionadas a alimentos e bebidas fortificados em seu dia a dia, buscando produtos que, ao mesmo tempo em que sejam sustentáveis e de fácil consumo, tragam benefícios para a saúde.
Atualmente a saúde e a longevidade têm sido o foco de discussão de organizações internacionais, bem como de empresas de alimentos, devido ao aumento da expectativa de vida e também de consumidores mais instruídos e altamente engajados. “Pensando nesses fatores e nas mudanças recentes no comportamento dos consumidores em todo o mundo, buscamos novas formas de suprir as necessidades que surgem no mercado”, afirma Beatriz Pistilli, Gerente de Produto e Marketing para Nutrição Humana da BASF na América do Sul. “A utilização de fitoesteróis em alimentos e bebidas se tornou uma das principais frentes que visam promover os cuidados com a saúde da população”.
“Ao poderem ser adicionados sem dificuldade ao seu alimento e bebida favoritos, os fitosteróis possibilitam, sem dúvida, uma forma muito agradável de reduzir o colesterol e combater os riscos à saúde cardiovascular”, conclui Maria Clara Caetano Silva, Especialista Técnica para Nutrição Humana da BASF na América do Sul.
Há informações adicionais no site https://nutricaohumana.basf.com/

O seu endereço de e-mail não será publicado.