Vai viajar? Veja cuidados importantes para manter o pet seguro e confortável durante sua ausência

O final do ano é marcado por atividades intermináveis e compromissos que ocupam toda a agenda semanal. Por esse motivo, o período em que se passa fora de casa acaba se prolongando e quem pode sofrer com essa ausência são os animais. É o que explica Aline Quintela, médica veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unime.

Segundo a especialista, a alteração de rotina e ausência do dono podem abalar animal emocionalmente. “Tanto cães quanto gatos sofrem bastante com a ausência do tutor, assim como com a modificação da rotina. Sabemos que nem sempre é possível levar o pet em uma viagem de férias, sendo assim, o ideal é pensar nisso com antecedência e planejar quem ficará com o animal; ou ainda buscar um hotelzinho de confiança. Em todos os casos, é importante que tenha um período de preparo e adaptação para acostumar o bichinho com o responsável temporário, e isso deve ocorrer o quanto antes, para minimizar o estresse”, ressalta.

A veterinária aponta que animais mais sensíveis podem sentir mais intensamente essa separação e podem demonstrar sinais como recusa da alimentação, isolamento, apatia, destruição de móveis e brinquedos, agressividade e até depressão. Por isso, quanto mais cedo o pet for acostumado a essas situações, melhor ele tende a aceitá-las.

Alguém responsável, que conheça o animal e possa cuidar dele com carinho e amor na ausência dos tutores é o ideal; se for um membro da família, melhor ainda, mas as creches também podem ser uma saída. “Atualmente existem excelentes opções como creches e hotéis para pets, que permitem que os cães interajam, brinquem e fiquem assistidos 24h por dia, como se estivessem em suas casas. Para gatos, uma boa opção é a contratação de uma cat-sitter, que vai à casa dos tutores, alimentam, brincam, limpam as caixas dos bichanos, passam tempo com eles, mas não tiram os gatos de casa, pois mudanças na rotina sempre são motivos de estresse para felinos”, explica Aline.

Quanto ao período aceitável para deixar o pet sozinho, a veterinária destaca que é preciso atenção. “Não é indicado deixar o animal sozinho por muito tempo. Costuma-se dizer que gatos são mais independentes e, de certa forma, é verdade. Mas, mesmo assim, eles não devem ficar sozinhos em casa por um dia inteiro, pois precisam de reposição constante de água e comida e, limpeza da caixa de areia, além de atenção e carinho. Os cães, não devem passar mais do que 8h sozinhos, pois facilmente se entediam e podem criar hábitos ruins, como latidos excessivos e destruição de móveis e objetos”, completa.

Se planejar roteiros, gastos essenciais e looks para a viagem de fim de ano já estão entre as tarefas para curtir as férias, planejar quem cuidará do seu pet também deve ser um tópico importante nessa lista. Isso permitirá que o tempo de descanso seja aproveitado sem qualquer preocupação.

 

Sobre a UNIME
Fundada em 2000, a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância. Presente no estado da Bahia, presta inúmeros serviços à população por meio dos Núcleos de Prática Jurídica, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Hospital Veterinário, Clínicas-Escola de Odontologia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unime oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina possui nota 5 no Ministério da Educação- MEC e oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de aulas práticas. Para mais informações, acesse o site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *