Bolsa cai e dólar sobe, na estreia do terceiro mandato de Lula na Presidência

Bolsa de Valores do Brasil (B3) encerrou com alta do dólar e queda do Ibovespa nesta segunda-feira, 2. É o primeiro dia de pregão depois da posse de Luiz Inácio Lula da Silva para o terceiro mandato na Presidência da República.

No encerramento de pregão da B3, o dólar fechou valendo R$ 5,36, e o Ibovespa terminou cotado em pouco menos de 107 mil pontos. Desse modo, o primeiro dia de negociações depois da posse de Lula ficou marcado pela queda de 3% do índice mais importante do mercado financeiro brasileiro e aumento de 1,5% sobre a cotação da moeda norte-americana.

Durante os discursos de ontem, o petista mexeu com temas sensíveis ao mercado. Entre eles, o teto de gastos. Ele chamou a medida de estupidez e disse que irá revogá-la.

Além disso, Lula não reconheceu nenhum avanço realizado ao longo do governo de Jair Bolsonaro e fez críticas à gestão de seu antecessor. O político ainda chamou de golpe o impeachment que depôs Dilma Rousseff, sucessora dele em 2011.

“Dilapidaram as estatais, e os bancos públicos entregaram o patrimônio nacional”, declarou ele, sem apresentar números que sustentassem a fala. “Os recursos do país foram rapinados para saciar a estupidez dos rentistas e de acionistas privados das empresas públicas.”

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *