Bolsonaro manda mais R$ 4 milhões para a Saúde do Maranhão

Doenças transmitidas por vetores, como a malária, a leishmaniose e a Doença de Chagas ainda fazem muitas vítimas no Brasil. Para prevenir e controlar essas doenças, o Ministério da Saúde repassou, no fim de dezembro de 2019, R$ 35,5 milhões em recursos extras para 434 municípios de 24 estados brasileiros.

Desse total, R$ 4,08 milhões serão destinados a 28 municípios do Maranhão (veja lista abaixo).

Os locais foram escolhidos por apresentarem maior número de casos das doenças nos últimos anos. Com o recurso extra, os estados e municípios poderão reforçar as ações de vigilância para prevenção, controle e eliminação dessas doenças.

Os recursos somam-se aos mais de R$ 8 milhões já enviados pelo governo Jair Bolsonaro ao Maranhão e que ajudaram a viabilizar o programa “Mais Cirurgias” lançado na semana passada pelo governo Flávio Dino (PCdoB) sem nenhuma menção à ajuda federal (reveja).

POr Gilberto Leda

Natanael dos Reis Pereira

Bom dia, nobre amigo! Sou coordenador da UVZ de Caxias. Venho lhe informar que essa matéria tem informações infundadas. A portaria 3.775 de 24 de dezembro de 2019, que trata do repasse desses recursos aos estados e municípios para o custeio do fortalecimento das ações de prevenção, controle e eliminação da Malária e ações da vigilância da Leishmaniose Visceral e Doença de Chagas, foi instituída em dezembro, o que não configura o repasse imediato do recurso. Comunico a você que esse repasse foi realizado hoje, 30 de janeiro de 2020, pelo Ministério da Saúde, e não no final de dezembro como foi exposto neste site. Essa quantia é de extrema importância para a intensificação das ações de combate à essas doenças, se tratando, portanto de uma temática relevante para todos os profissionais da saúde que atuam na área e para a população. Grato!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *