Governo Municipal debate PAA NET com agricultores e técnicos da Conab em evento na UEMA

Na manhã da última quarta-feira (09), o auditório da UEMA – campus Codó foi palco de uma importante palestra promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca (SECMAPA), conduzida pelo secretário Pedro Belo. O evento contou com a presença de dois técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), um representante da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), agricultores familiares e representantes da Assistência Social do município.

O foco da palestra foi o PAA NET, sistema desenvolvido pela Conab para modernizar e facilitar o acesso e a gestão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ferramenta visa agilizar os processos tanto para os agricultores quanto para os órgãos públicos envolvidos na execução do programa. Durante o encontro, dúvidas foram esclarecidas e foi discutida a melhor forma de aplicar o programa em Codó, com o objetivo de beneficiar os pequenos produtores rurais e, ao mesmo tempo, garantir alimento de qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Governo Fé, Trabalho e Futuro ampliando programas de aquisição de alimentos

De acordo com o secretário Pedro Belo, a prefeitura de Codó, por meio da SECMAPA e Assistência Social continuam trabalhando para a ampliação dos programas de aquisição de alimentos, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e garantir o acesso à alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade.

“Foi um momento muito positivo. Reunimos agricultores, técnicos e parceiros para dialogar sobre esse sistema que será uma valiosa ferramenta para fortalecer a agricultura familiar e a segurança alimentar no nosso município. Desde o início de seu mandato, o prefeito Chiquinho FC vem trabalhando para beneficiar os pequenos agricultores, e ao mesmo tempo ampliar a compra de produtos da agricultura familiar para distribuição a instituições que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar. Agradeço a presença de todos que participaram,” destacou o secretário Pedro Belo.

Governo inaugura sistema de dessalinização de água em Codó nesta sexta (11)

Com foco na segurança hídrica e no fortalecimento da cidadania, o Programa Água Doce (PAD), coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e executado no Maranhão pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), inaugura, nesta sexta-feira (11), o segundo Sistema de Dessalinização de Água, desta vez na comunidade Tuturubá, no município de Codó.

O Programa Água Doce busca o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano e a produção. Em Codó, o Sistema de Dessalinização de Água beneficiará diretamente a comunidade Tuturubá e, indiretamente, as comunidades Terreiro, São José do Pinho, Alto Bonito e Lagoa da CIT, além de uma igreja evangélica, contemplando cerca de 150 famílias com água potável.

O objetivo maior do PAD é a implantação e recuperação de sistemas de dessalinização em comunidades que sofrem com o elevado déficit de água potável, democratizando, dessa forma, o acesso à água e contribuindo para resolver os graves problemas de escassez e de ocorrência de águas salinas e salobras na maioria dos poços do semiárido.

Para o secretário da SAF, Bira do Pindaré, a implantação de sistemas de dessalinização representa um avanço importante no acesso à água potável nas zonas rurais dos municípios. A inauguração do PAD fortalece as ações de acessibilidade e universalização da água no Maranhão, uma das prioridades da gestão do governo Carlos Brandão.

“Em 2024, inauguramos o primeiro sistema de dessalinização em Timon, e agora chegou a vez do município de Codó. Esses equipamentos são fundamentais para garantir o acesso à água, um direito humano básico que estamos efetivando. Essa conquista só foi possível graças ao empenho da nossa equipe, ao apoio do governador Carlos Brandão e à parceria com o Governo Federal”, destacou o secretário.

A inauguração contará com a presença do secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; Prefeitura Municipal; lideranças locais e a comunidade em geral.

*Fonte: Governo do Maranhão

Governo do Maranhão confirma parceria e a Caravana do Agro na 51ª ExpoCodó

No dia 3 de julho, o presidente da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI), Idelfonso Barros e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ), Iedo Barros, estiveram em São Luís, para encontro com representantes do Governo do Maranhão. Os presidentes das duas maiores entidades do agro de Codó estiveram reunidos com o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, que confirmou o tradicional apoio do governo do Estado dado as edições da Expocodó.

“Tivemos um encontro muito produtivo com o secretário Orleans Brandão, que confirmou o apoio para a nossa 51ª Expocodó. Ao longo dos últimos anos, desde que assumiu o governo, o Governador Carlos Brandão nos deu uma atenção muito especial e nos ajudou e fazer a revitalização total do nosso Parque de Exposição Walter Zaidan, com a pavimentação asfáltica e de bloquetes, e uma grande reforma, nos ajudando a realizar edições de grande sucesso da nossa Expocodó. Gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer, além do governador, a toda família Brandão, os amigos Zé Henrique Brandão e Orleans Brandão, que sempre contribuíram para o crescimento do agronegócio em todo nosso estado”, declarou Iedo Barros.

Os presidentes da ACRIVI e SINCODÓ também estiveram na Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária do Maranhão (SAGRIMA). Na ocasião, o secretário Fábio Gentil confirmou a presença da SAGRIMA na Expocodó 2025 e da Caravana do Agro, uma iniciativa do governo do Maranhão que visa promover o desenvolvimento do setor agropecuário no estado, conectando produtores, empresários e instituições.

“O Governo do Estado do Maranhão confirmou, mais uma vez, a sua grande parceria e a presença oficial na 51ª edição da nossa ExpoCodó, uma das maiores feiras agropecuárias do nosso estado. A presença do Governo, de suas secretarias e órgãos estaduais na feira demonstra o reconhecimento da importância do evento para a economia do município e para toda Região dos Cocais. Sempre somos muito bem recebidos, todos esses anos. E a confirmação desta valorosa parceria reafirma essa atenção tão especial por Codó e o compromisso do nosso governador com o fortalecimento do agronegócio local, apoio aos produtores e incentivo ao desenvolvimento rural sustentável da nossa região”, ressaltou o presidente da ACRIVI, Idelfonso Barros.

A 51ª ExpoCodó acontecerá entre os dias 26 de julho e 03 de agosto. A edição da feira, que terá como tema a Força da Mulher no Agro, promete ser um marco na valorização da produção rural e no fortalecimento das parcerias entre o poder público, sindicatos, produtores e sociedade civil. A expectativa é de que o evento reúna milhares de visitantes e gere grandes oportunidades de negócios e crescimento para a região.

Entrevista: Secretário Pedro Belo fala sobre os avanços da agricultura de Codó no primeiro semestre do governo Chiquinho FC

Na entrevista concedida ao Cast do De Sá nesta segunda-feira (7), o Secretário Municipal de Agricultura de Codó, Pedro Belo, fez um amplo balanço das ações realizadas à frente da pasta, uma avaliação muito positiva dos primeiros seis meses de trabalho do governo do prefeito Chiquinho FC e compartilhou suas perspectivas para o futuro da agricultura no município.

Logo no início, ele destacou que, ao assumir a secretaria, encontrou diversos desafios estruturais e operacionais, mas que, mesmo diante das dificuldades, tem conseguido avançar significativamente com apoio de sua equipe e da gestão municipal. “Encontramos a secretaria com inúmeras dificuldades, equipamentos quebrados, como as barracas da feira, nossos tratores todos danificados, a estrutura da sede da secretaria muito deteriorada. Mas graças a Deus o Prefeito Chiquinho FC determinou recuperar tudo, investir intensamente no campo, arar as terras e ainda gerar emprego e renda através da agricultura e agricultura familiar. É a nossa maior indústria”, comentou.

Seis meses de desafios e avanços na agricultura

Após o trabalho de recuperação e a retomada das atividades da secretaria, Pedro Belo pontuou sobre os programas que já estão sendo executados pela administração municipal. “Com muita determinação e empenho, o prefeito Chiquinho FC tem nos dado o total apoio, o que nos possibilitou já estarmos trabalhando em cerca de seis programas em benefício da agricultura, para o aumento da produção e para fortalecer a geração de emprego e renda”, ressaltou.

Sucesso das feirinhas da Agricultura Familiar

Pedro Belo reforçou o sucesso das feirinhas da agricultura familiar realizadas em Codó, afirmando que elas se consolidaram como espaços importantes para o escoamento da produção local e geração de renda para os pequenos produtores. Ele ressaltou que na segunda edição da feirinha foi dobrado o número de participantes e o volume de vendas, e que as edições do evento continuarão recebendo incentivo e assistência técnica da Secretaria, como parte do compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar. O secretário ainda informou que o prefeito já deu a autorização para a implantação de projetos de industrialização, como a de beneficiamento da mandioca, o que irá ampliar a produção de produtos com alta demanda.

“A intensão do prefeito Chiquinho FC e o planejamento e trabalho de toda equipe da secretaria é para transformar a feirinha em um evento semanal, investir nas associações, ajudar aos nossos agricultores a aumentar o número de produtos ofertados, com assistência técnica, plantio de escala, tecnologia de adubação e irrigação. Aumentar a nossa produção em volume e variedade”, explicou o secretário.

Programas potencializados e 8,5 milhões em projetos de aquisição de alimentos da Agricultura Familiar

Outro ponto importante na entrevista, foi a execução e ampliação dos os programas federais PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que, segundo o secretário, estão sendo reorganizados e potencializados para que mais agricultores possam fornecer seus produtos e garantir renda de forma contínua. Ele destacou que a integração desses programas ao trabalho da Secretaria de Agricultura é fundamental para gerar impacto direto na vida das famílias do campo. De acordo com Pedro Belo, em seis meses o governo conseguiu ampliar de 2 milhões para 8,5 milhões em projetos para aquisição de alimentos em Codó.

Outros programas executados em Codó citados pelo secretário foram: Programa Arroz da Gente, para o desenvolvimento sustentável da agricultura local, melhorar a produtividade, combater pragas e garantir maior segurança alimentar e geração de renda para as famílias; Programa Mais Genética do Sertão, uma parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), com objetivo de melhorar a qualidade do rebanho de caprinos, suínos e bovinos, garantindo mais produtividade e renda para os produtores familiares e pequenos agricultores; Programa Municipal de abertura mecanizada de campos agrícolas; Programa Asa Nordeste; Programa Quintais das Margaridas, entre outros.

Apoio do prefeito Chiquinho FC e deputado Francisco Nagib

O secretário também destacou o apoio que tem recebido da Prefeitura Municipal de Codó, Prefeito Chiquinho FC, e do Deputado Estadual Francisco Nagib, que tem sido um parceiro nas articulações políticas e na conquista de recursos para o setor. “Em seis meses enfrentamos muitos desafios, trabalhamos incansavelmente e conseguimos expressivos resultados, graças ao grande apoio do Prefeito Chiquinho FC e do deputado Nagib. Essa união do governo municipal, estadual, federal e os nossos produtores estão fazendo uma grande diferença, um exemplar trabalho conjunto para que os benefícios cheguem a quem realmente precisa, sempre em diálogo com as famílias e com base na escuta ativa das comunidades. E continuaremos comprometimento com os agricultores de Codó, defendendo uma agricultura mais estruturada, participativa e voltada ao desenvolvimento sustentável do município”, concluiu.

Recreação infantil e muita diversão marcam o segundo dia da Semana do Bebê em Codó

A Semana do Bebê em Codó teve início na segunda (07), com uma solenidade de abertura realizada no auditório da Escola Estevam Ângelo. As atividades estão sendo desenvolvidas de acordo com a programação que se estende até a próxima sexta (11).

Na tarde desta terça (08), foram iniciadas as atividades do segundo dia da programação. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar organizou uma ação de recreação infantil com brinquedos, pula-pula, distribuição de pipoca, atividades lúdicas, pintura facial, desenhos e várias brincadeiras que promoveram lazer, diversão, aprendizado e interação social para as crianças.

A Ação aconteceu no Clube do Juca, bairro Santo Antônio, e contou com a participação da articuladora municipal do Selo UNICEF Zila Moura, de mobilizadores do Selo UNICEF no município, de profissionais da assistência social, de famílias, de gestantes e de crianças, que foram o público-alvo do evento.

O objetivo da ação foi garantir um espaço de interação entre as crianças, por meio de brincadeiras que estimulem o desenvolvimento integral, abrangendo aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais, de maneira prazerosa e divertida, desenvolvendo a criatividade, a socialização e o aprendizado de forma natural e espontânea.

A Semana do Bebê é uma realização da Secretaria Municipal da Casa Civil, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

 

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Equatorial Maranhão alerta para golpes e orienta sobre pagamento seguro da fatura de energia

Os pagamentos online oferecem aos consumidores maior praticidade e agilidade no dia a dia. Porém, é necessário adotar algumas medidas para evitar os prejuízos causados por golpes. A Equatorial Maranhão, preocupada com a segurança da população, orienta sobre fraudes por meio de sites falsos e reforça que apenas o uso dos canais oficiais da Distribuidora é recomendado para realização de qualquer transação financeira.

Portanto, é importante ressaltar que os clientes devem efetuar o pagamento de contas de energia exclusivamente pelos seguintes meios:

• QR Code do Pix: disponível na própria fatura;
• Internet Banking;
• Casas Lotéricas e bancos autorizados;
• Site oficial da Equatorial Maranhão;
• Maquinetas de cartão: presentes nas agências de atendimento;
• Agentes de negociação devidamente identificados;
• Equipes de campo caracterizadas.

O Gerente de Relacionamento da Equatorial Maranhão, Renato Mendes, reforça mais cuidados na hora de pagar a conta de energia elétrica. “Atenção, os colaboradores da Equatorial Maranhão nunca recebem pagamentos em dinheiro ou via chave Pix. A única forma válida de Pix é pelo QR Code impresso na conta de energia ou gerado nas maquinetas de cartão”, destacou o gerente.

“Desconfie se alguém oferecer vantagens ou descontos que não seja por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) para famílias de baixa renda. Qualquer possível desconto relacionado à fatura vem descrito na própria conta de energia, caso se depare com sites falsos, denuncie”, ressaltou Renato.

Para evitar cair em golpes, é necessário verificar os dados do boleto antes de efetuar o pagamento. É importante também se certificar de que o CNPJ corresponde ao da Equatorial Maranhão, além de sempre conferir as informações de vencimento, valor e nome do pagador.

Por fim, é importante ressaltar que a Distribuidora está sempre à disposição de seus clientes para ouvir e atender suas necessidades. Os atendimentos podem ser realizados por meio do site www.equatorialenergia.com.br, pelo aplicativo Equatorial Energia (Android e IOS), via WhatsApp, com a assistente virtual Clara pelo número: (98) 2055-0116, pela Central de Atendimento 116 ou presencialmente nas agências de atendimento.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Semana do Bebê em Codó destaca a importância da assistência à primeira infância

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico realizou, nesta segunda-feira (07), a solenidade de abertura da Semana do Bebê no município.

O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Estevam Ângelo, com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário de Saúde Suelson Sales, da secretária de Desenvolvimento Social Rosa Vasconcelos, da diretora de ensino da Educação Infantil Larícia Peixoto, da articuladora municipal do Selo Unicef Zila Moura, de mobilizadores do Selo UNICEF no município, da sociedade civil e da comunidade escolar.

A Semana do Bebê é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e promove a mobilização social focada na primeira infância, com o objetivo de garantir o direito à sobrevivência e desenvolvimento de crianças até os 6 anos de idade. Essa estratégia é implementada em diversos municípios brasileiros e busca tornar a atenção à primeira infância uma prioridade na agenda pública.

A ação envolve ações intersetoriais e mobilização social, com atividades lúdicas e participativas que visam promover o desenvolvimento infantil, a conscientização sobre a importância da primeira infância e o fortalecimento de ações relacionadas ao cuidado e a assistência à criança, abrangendo importantes áreas, como educação, saúde, desenvolvimento social e direitos humanos.

Durante o evento de abertura, foi realizada uma roda de conversa através da mesa temática intersetorial, em que representantes das secretarias envolvidas e mobilizadores dialogaram sobre as políticas públicas direcionadas à promoção de cuidados integrais com a saúde, educação e proteção das crianças nos primeiros anos de vida, garantindo sua qualidade de vida e bem-estar.

A cada edição da Semana do Bebê, são discutidos temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio de palestras, oficinas, atividades lúdicas e culturais.

Com o tema “Cuidar, Brincar e Proteger: A primeira infância em primeiro lugar”, a Semana do Bebê é uma realização da Secretaria Municipal da Casa Civil, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), e acontecerá de 7 a 11 de julho no município.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Dr. Mendes analisa 10 anos de casos de dengue em Codó em seu Trabalho Técnico Científico

O advogado e acadêmico de Medicina, Dr. Mendes, concedeu entrevista à mídia digital nesta semana, destacando seu Trabalho Técnico Científico (TTC), que marca a reta final de sua graduação pela Faculdade Pitágoras. Em formato de artigo e publicado na revista eletrônica Acervo +, o TTC tem como tema “Análise Epidemiológica dos Casos de Dengue entre 2014 e 2024 na Microrregião de Codó”, abordando um problema recorrente e de extrema relevância para a saúde pública.

O trabalho científico teve como membros da banca avaliadora: o Orientador, Prof. Dr. Ian James Oliveira, e demais membros, Prof. Msc. Rodrigo Lopes Gomes Gonçalves e Prof. Esp. Italo Rafael Costa e Silva.

O estudo traz um panorama detalhado da incidência da dengue na região, ressaltando que a doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é mais comum em áreas tropicais e subtropicais e pode se manifestar de diversas formas clínicas. Dr. Mendes também chama atenção para os desafios enfrentados no combate à doença, como a sobrecarga no sistema de saúde, baixa adesão a práticas preventivas, subnotificação de casos e a descontinuidade de programas de enfrentamento ao vetor.

Objetivos do Estudo

Com o objetivo de identificar padrões epidemiológicos, analisar a sazonalidade das infecções e esclarecer a taxa de mortalidade ao longo dos últimos dez anos, a pesquisa adotou uma abordagem epidemiológica e retrospectiva. Foram utilizados dados do DATASUS e SINAN, com o auxílio das ferramentas Tabnet e Excel 2021, obedecendo a critérios diagnósticos e de evolução dos casos.

Entre os principais resultados, o artigo apresenta a quantidade de notificações registradas e a evolução dos casos entre 2014 e 2024. As conclusões indicam que o aumento nas confirmações laboratoriais está diretamente ligado ao avanço nos métodos diagnósticos, e que a maioria dos casos evolui para cura com sintomas leves ou sem agravamentos. Ainda assim, a subnotificação permanece como um entrave para ações efetivas de controle, reforçando a necessidade de fortalecer a vigilância em saúde.

O estudo apresentado pelo Dr. Francisco Mendes de Sousa e teve como orientador Dr. Ian Jhemes Oliveira, e a coautoria de Marcus Vinicius Medeiros de Andrade, Patrick Henrique Silva Paula, Wellygton Torres Rolim. A produção acadêmica de Dr. Mendes reforça o papel fundamental da pesquisa científica como aliada das políticas públicas e do planejamento estratégico na área da saúde, especialmente em regiões vulneráveis como a microrregião de Codó.