Vem ai a maior competição entre os bairros de Codó vai começar!

A maior competição entre os bairros de Codó vai começar!

Com 16 equipes na disputa, a Copa de Bairros 2025 promete agitar a cidade com jogos eletrizantes, torcida apaixonada e muito futebol raiz! 🏆🔥

📅 Abertura oficial: 25 de julho
📍 Local: Arena da Pegada

É a paixão que une os bairros de Codó em um só grito: vai começar a Copa de Bairros!

Realização:
Prefeitura de Codó
Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

#CopaDeBairros2025 #FutebolCodoense #PrefeituraDeCodó #EsporteÉLazer #CodóUnidoPeloEsporte

NOTA INFORMATIVA A Prefeitura de Codó informa que o mutirão de tratamento de varizes dos membros inferiores, inicialmente previsto para os dias 25, 26 e 27 de julho, foi reagendado para os dias 1, 2 e 3 de agosto de 2025

NOTA INFORMATIVA

A Prefeitura de Codó informa que o mutirão de tratamento de varizes dos membros inferiores, inicialmente previsto para os dias 25, 26 e 27 de julho, foi reagendado.

👉 Novas datas: 1, 2 e 3 de agosto de 2025
📍 Local: HGM – Hospital Geral Municipal

A mudança visa garantir melhor organização e atendimento à população.

Lembramos que o atendimento é voltado ao público geral e é necessário procurar a UBS mais próxima para agendar a consulta.

📑 Documentos necessários:
• Documentos pessoais
• Cartão do SUS
• Indicação médica
• Comprovante de residência

Ascom,
Prefeitura de Codó

Expocodó 2025: CEO da Agropecuária Campo Novo, Adelaide Britto, fará palestra no Encontro das Mulheres do Agro

A 51ª edição da ExpoCodó terá como tema a Força da Mulher no Agro e acontecerá entre os dias 26 de julho e 03 de agosto no Parque de Exposição Walter Zaidan. A feira agropecuária promete ser uma das maiores e mais bem organizadas já realizadas no município. Dentre as novidades da programação estará o Encontro das Mulheres do Agro, que acontecerá no dia 31 de julho, a partir das 19hs.

Palestra com Adelaide Britto às 21hs

Um dos destaques na programação do Encontro das Mulheres do Agro será a palestra com a CEO da Agropecuária Campo Novo, a pecuarista Adelaide Britto, que acontecerá às 21h com tema: O Papel da Mulher no Agronegócio.

A palestrante

Adelaide Britto: Agropecuarista, empresária, advogada e influencer. Ela, que possui mais de 218 mil seguidores nas redes sociais, promove um olhar disruptivo sobre a vida no campo e busca inspirar e empoderar mulheres de todo país, quebrando estereótipos dentro deste setor, majoritariamente masculino.

Nascida no sertão de Pernambuco, Adelaide Britto é uma mulher batalhadora, obstinada e que sempre soube lutar pelos seus sonhos. Ter uma fazenda era um deles e, junto com o marido, conquistou e fez da mesma um negócio, que há cinco anos, é bem sucedido e estruturado, com tecnologia e sustentabilidade. Há dois anos, além de sua carreira como empresária, Adelaide resolveu mostrar sua rotina na internet, justamente por achar que pode inspirar outras mulheres a viver no campo, trabalhando com o que amam, ainda que tenham que quebrar barreiras e preconceitos.

“Todos me falavam que se eu abrisse o meu instagram poderia agregar mais na vida de outras mulheres e mostrar um conteúdo positivo para elas”, conta Adelaide. Seus principais conteúdos refletem sua rotina: falam de empreendedorismo feminino e lifestyle, além de sustentabilidade, agronegócio, projetos sociais dentro do campo, e moda, beleza, que ela adora e também quer desmistificar.

Atualmente, Adelaide reside na Agropecuária Campo Novo. No entanto, em sua rotina de trabalho, divide-se entre a capital São Luís e a fazenda, que possui mais de 6 mil cabeças de gado e uma equipe de mais de 50 funcionários. Casada há mais de 20 anos com o empresário Severiano Britto, ela é mãe de duas meninas, formadas em medicina. Ela ressalta que a maternidade sempre foi seu maior sonho: “Sempre quis ser mãe jovem, eu escolhi ter as minhas filhas cedo e me realizar na maternidade ainda com pouca idade”, conta.
Fotos: Tony Mendes
https://www.instagram.com/adelaide_britto

3ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Artesanato acontecerá na EXPOCODÓ 2025

Codó vai viver mais um momento de alegria, cultura e valorização do nosso povo! O Prefeito Chiquinho FC e o Secretário de Agricultura Pedro Belo têm o prazer de convidar toda a população codoense para prestigiar a 3ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Artesanato, que acontecerá no dia 31 de julho, no Parque de Exposição Walter Zaidan, durante a realização da EXPOCODÓ 2025!

Prepare-se para uma verdadeira vitrine de talentos locais! É hora de celebrar quem planta, quem colhe e quem transforma a produção com criatividade e dedicação. Uma oportunidade incrível para valorizar quem nossa Agricultura Familiar e o talento de nossos artesãos e artistas! Produtos fresquinhos, artesanato local e aquele preço justo, direto de quem produz.

Data: 31 de Julho
Horário: A partir das 17h
Local: EXPOCODÓ – (Parque Walter Zaidan) Espaço de Leilões

Vai ter de tudo um pouco: alimentos fresquinhos direto do campo, peças de artesanato cheias de identidade, e claro, aquele preço justo que só quem produz com amor pode oferecer. É mais que uma feira — é um encontro de raízes, de história e de futuro!
Não fique de fora! Traga a família, convide os amigos e venha viver essa experiência que une tradição, sustentabilidade e desenvolvimento. Apoie quem produz com amor!

Prefeitura de Codó – Fé, Trabalho e Futuro.

Codó se destaca no Programa Maranhão Alfabetizado com mais de 50 turmas ativas

O município de Codó está escrevendo uma nova página em sua história. Com mais de 50 turmas em funcionamento, o Programa Maranhão Alfabetizado tem transformado vidas e reacendido sonhos há muito tempo adormecidos. Por trás de cada sala de aula, há histórias marcadas pela coragem de recomeçar e pela determinação de quem, mesmo diante de tantos desafios, decidiu que nunca é tarde para aprender a ler e escrever.

A forte adesão ao programa é resultado de um esforço conjunto entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a gestão municipal e a comunidade codoense, que reconhece na educação uma ferramenta de transformação. O Maranhão Alfabetizado tem como público-alvo jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos que não tiveram acesso ou não concluíram a educação básica. Em Codó, essas pessoas estão encontrando nas aulas uma verdadeira oportunidade de mudar de vida.

É o caso de Ivanilton da Silva, morador do povoado Boa Vista, na zona rural. “É um orgulho muito grande ter voltado para a sala de aula, porque eu parei de estudar muito novo. Então, para mim, é um sonho que estou realizando, e cada dia é um passo importante para chegar mais perto de realizá-lo”, conta com emoção.

Histórias como a dele se multiplicam em todo o município. Natália Sousa, de 25 anos, relata que já nos primeiros dias de aula percebeu mudanças em sua vida. “Agora eu consigo ir ao banco, consigo sair de casa e saber o preço das coisas sem ficar com medo de conferir o troco”, afirma.

Para os professores, manter os alunos motivados e engajados é um desafio constante. Por isso, a criatividade é uma aliada importante para tornar as aulas mais atrativas e conectadas com o cotidiano dos estudantes. “As aulas são bem dinâmicas. Sempre buscamos trazer situações do dia a dia deles como forma de aprendizagem. Um exemplo é a simulação de uma ida à feira: entrego panfletos com produtos e dinheiro fictício, e eles precisam calcular o valor das compras, saber quanto levar e quanto receber de troco. Isso estimula a autonomia e eleva a autoestima, porque eles passam a se sentir mais seguros e independentes nessas atividades”, explica a professora Alexandra Silva.

O Maranhão Alfabetizado é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Seduc, e integra o Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, inserido na Política Educacional Escola Digna. O programa tem como objetivo para reduzir os índices de analfabetismo, promover a inclusão social e fortalecer o desenvolvimento humano em todo o território maranhense.

Por meio da parceria entre Estado e municípios, o programa segue alcançando cada vez mais pessoas que, antes invisibilizadas pelo sistema, hoje ocupam com orgulho seu lugar nas salas de aula. Codó é exemplo de como políticas públicas bem executadas podem transformar realidades e abrir novos caminhos para um Maranhão mais justo, alfabetizado e cidadão.

Fonte: Seduc

Prefeito Chiquinho FC entrega câmara fria para armazenamento de perecíveis

A Prefeitura de Codó entregou uma nova câmara fria destinada ao armazenamento de alimentos perecíveis da rede municipal de ensino. O equipamento, com capacidade para até 100 toneladas, foi construído com o objetivo de garantir melhores condições de conservação da merenda escolar, por exemplo, respeitando os padrões de higiene e segurança alimentar.

De acordo com o prefeito Chiquinho FC (PT), a iniciativa representa um avanço importante na logística da alimentação escolar, proporcionando mais qualidade e segurança para os estudantes. “Agora, todos os frios da rede municipal passam a ser armazenados com o cuidado que merecem, mantendo a conservação adequada dos produtos”, afirmou o gestor em publicação nas redes sociais.

A nova estrutura também deve contribuir para a melhoria na organização e na autonomia da distribuição dos alimentos às escolas do município. A expectativa da gestão é que a câmara fria traga mais eficiência e regularidade ao fornecimento da merenda, beneficiando diretamente alunos e profissionais da educação.

 

Aprenda a Fazer Bombons Caseiros em Oficina Gratuita!

Você ama doces e sempre sonhou em aprender a fazer seus próprios bombons caseiros? Então não perca essa oportunidade deliciosa! No dia 27 de julho de 2025, das 08h às 11h, será realizada uma Oficina Gratuita de Doce de Bombom Caseiro no Parque de Exposição Walter Zaidan, em Codó.

A atividade faz parte da programação especial dos 51 anos da ExpoCodó e é promovida pelo SINCODO – Sindicato dos Produtores Rurais de Codó. Uma excelente chance para quem quer aprender uma nova habilidade, empreender ou simplesmente se divertir criando delícias com chocolate.

📞 Para participar, basta fazer sua inscrição pelo número: (98) 98704-4153.

As vagas são limitadas, então corra e garanta a sua!

FAEMA/SENAR SINCOCÓ Atenção! Confirme a sua matricula para o curso técnico em Zootecnia no Polo de Codó até o dia 21 de julho

Já está disponível a lista dos aprovados no seletivo para o curso técnico em Zootecnia no Polo de Codó!
Período de matrícula: de 17 a 21 de julho
Local: Sindicato dos Produtores Rurais de Codó – SINCODÓ
Importante: Candidatos que não realizarem a matrícula dentro do prazo perderão automaticamente o direito à vaga.
Não deixe para a última hora!