Irmãos são presos por ocultação de cadáver em Buriticupu-MA

Na cidade de Buriticupu, a Polícia Civil do Maranhão, através da 23ª Delegacia Regional, efetuou na última terça-feira(16), a prisão em flagrante de dois homens pelo crime de ocultação de cadáver. Os presos também devem responder por homicídio.

O delegado, Jessé Soares, disse que a Polícia Civil tomou conhecimento que os investigados, que são irmãos, teriam invadido uma residência e colocado a vítima dentro de um carro. Logo após a teriam levado para local desconhecido, mediante ameaças com utilização de uma arma de fogo, em razão da vítima supostamente ter subtraído alguns objetos da residência da mãe dos suspeitos.

Assim que tomou ciência do caso, a Polícia Civil diligenciou e encontrou os investigados que espontaneamente levaram a equipe de polícia até o local em que a vítima foi morta e teve seu corpo ocultado.

Segundo o delegado, o cadáver foi encontrado com as mãos amarradas para trás, dentro de um matagal, distante da zona urbana da cidade de Buriticupu, próximo à Rodovia MA006, que liga as cidades de Buriticupu e Arame. O delegado acredita que os investigados percorreram cerca de 40km entre a casa da vítima e o local que ocultaram o corpo.

Fonte: Ascom/PCMA

Acusado de homicídio é condenado a 19 anos de prisão em Santa Inês

Na manhã desta quarta-feira (17), o réu Ângelo Gabriel Galvão dos Santos foi considerado culpado pelo conselho de sentença e recebeu a pena de 19 anos e quatro meses de prisão, a ser cumprida em regime fechado. Ângelo foi jugado sob acusação da prática de homicídio, que vitimou Francisco Gomes da Silva Neto, crime ocorrido em 8 de janeiro de 2022, em frente ao comércio da ‘Nitinha’, no centro de Santa Inês.

De acordo com o inquérito policial a vítima estava conversando com a ex-namorada do denunciado, o que teria despertado ciúmes em Ângelo. O denunciado teria ido buscar uma arma de fogo, retornando até o local em que eles estavam. Em seguida, ele teria efetuado disparos, atingindo Francisco Gomes. Após o primeiro disparo, a vítima teria corrido para o interior da residência de uma amiga, mas foi seguido pelo criminoso.

A polícia averiguou que o motivo do crime seria o ciúme do suspeito por presenciar a vítima conversando com sua ex-namorada.

ABSOLVIÇÃO

Nesta terça-feira (16), a ré foi Adriana Amorim de Souza, julgada sob acusação de ter participado de um crime de tentativa de homicídio, que teve como vítima Fábio Mourão Lima, conhecido pelo apelido de ‘Grande’. Relatou o inquérito policial que, em 5 de abril de 2016, Adriana, conhecida na cidade pelo apelido de ‘Loura’, em comunhão com mais cinco homens, participou de uma armação para tirar a vida de Fábio. Narrou que Adriana e um homem identificado como José de Ribamar Lima Júnior, o ‘Pity’, teriam entrado em contato com uma terceira pessoa para que esta encontrasse um local para executar Fábio.

Arranjaram, então, um sítio, em local distante e vazio, sob pagamento de 6 mil reais. Para atrair Fábio, a quadrilha inventou uma festa no referido sítio. Ao chegarem ao local, ‘Pity’ teria disparado contra Fábio, que conseguiu fugir pulando em um açude e, posteriormente, foi até a polícia denunciar o ocorrido, citando os nomes de seus algozes. Em depoimento, ‘Pity’ disse que tentou matar a vítima, com ajuda da ré e de outros homens, por acreditar que Fábio o teria delatado junto à polícia do Pará. O conselho de sentença decidiu pela absolvição de Adriana Amorim de Souza.

OPERAÇÃO BLACKOUT – Gaeco cumpre mandados em São Luís e Passagem Franca

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 16, a Operação Blackout. Durante a ação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em São Luís e Passagem Franca.

A operação contou com o apoio da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei) do MPMA, Polícia Civil e Polícia Militar, por meio do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados contra um ex-prefeito e um ex-secretário municipal de Passagem Franca, uma empresa e seu sócio. As investigações fazem parte de um Procedimento Investigatório Criminal em trâmite na Promotoria de Justiça de Passagem Franca, que apura desvio de recursos públicos por meio de contratação fraudulenta.

Até o momento, foram apreendidos veículos, documentos e eletrônicos relacionados ao objeto da investigação.

Redação: CCOM-MPMA

Homem é preso suspeito de matar e beber sangue da vítima

A Polícia de Minas Gerais (PCMG) prendeu nesta segunda-feira (15), em flagrante, um rapaz de 22 anos suspeito de matar outro homem, de 44, na cidade de Bom Despacho, na região centro-oeste do estado (cerca de 160 quilômetros da capital Belo Horizonte) durante a madrugada. De acordo com as investigações, o crime foi provocado por discussões antigas entre os envolvidos e cometido com alto grau de violência.

Segundo a Polícia Civil, a vítima foi encontrada com ferimentos de faca, com o crânio esfacelado e com diferentes queimaduras espalhadas pelo corpo. A suspeita é de que o criminoso tenha cometido o homicídio em um ritual. De acordo com o relato das testemunhas, o suspeito teria ingerido o sangue do homem de 44 anos após praticar o crime.

O rapaz de 22 anos foi encontrado escondido na casa da irmã, na mesma cidade, no bairro São Vicente. Ele foi preso em flagrante. Com o suspeito, os policiais também apreenderam um celular, que seria da vítima. Após o homem ser autuado, os agentes foram à casa onde ele morava com a mãe. No local, encontraram roupas sujas de sangue e a faca que teria sido usada no assassinato.

Segundo o delegado à frente do caso, Rodrigo Noronha, o suspeito já havia tentado tirar a vida da vítima em outra situação, com o uso de uma foice. O incidente, porém, não foi registrado, mas foi um indicativo de premeditação, de acordo com Nogueira.

– Diante dos fatos, o indivíduo foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Bom Despacho, onde foi autuado por homicídio triplamente qualificado e encaminhado ao sistema prisional – informou a polícia em nota.

As investigações continuam em andamento na delegacia da cidade.

*AE

Homem é preso suspeito de estupro de vulnerável em Caxias

Um homem de 55 anos foi preso nas primeiras horas desta terça-feira (16) pelo crime de estupro de vulnerável, na cidade de Caxias.

A prisão foi realizada no âmbito da Operação Caminhos Seguros de combate à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes em todo o estado.

Após as formalizações legais prestadas na delegacia, o preso foi encaminhado para custódia na Unidade Prisional de Ressocialização da região dos Cocais.

EM MARACAÇUMÉ, POLÍCIA CIVIL PRENDE ESTELIONATÁRIO QUE APLICAVA GOLPES NO INTERIOR DE SÃO PAULO

A Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Militar do Maranhão conseguiram, na manhã do último sábado(13), na cidade de Maracaçumé, cumprir um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 31 anos, pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, falsificação de documentos e uso de documentos falsos.

A prisão ocorreu no interior da residência de familiares do investigado no bairro Boa Vista. O homem, que é natural de Zé Doca, era foragido da cidade de São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo, onde responde a processo pelos crimes.

O homem já tinha sido preso no interior de uma agência da Caixa Econômica de São José do Rio Preto, junto com outros comparsas, onde tentavam aplicar golpes previdenciários. Após ser solto o homem fugiu do distrito da culpa sem comunicar a justiça e veio morar em Maracaçumé, onde se mantinha foragido.

Após as formalidades legais de praxe o preso foi encaminhado para o presídio de Governador Nunes Freire, onde aguardará os provimentos judiciais.

AÇÃO INTEGRADA DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PRENDE SUSPEITO DE HOMICÍDIO EM VITÓRIA DO MEARIM

Na madrugada do último domingo(14), um trabalho integrado entre a Polícia Civil e Polícia Militar do Maranhão resultou, no cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 19 anos, apontado pelas investigações policiais como sendo o autor de um homicídio ocorrido na cidade de Vitória do Mearim.

Segundo a Delegacia de Polícia da cidade, no dia 21 de fevereiro deste ano, o preso teria efetuado disparos de arma de fogo contra a vítima, um homem de 39 anos, após os dois indivíduos terem tido uma discussão, no centro da cidade, durante as festividades carnavalescas.

O indivíduo foi levado à delegacia, onde foi submetido aos procedimentos de praxe, em seguida, encaminhado até a Unidade Prisional de Viana, aonde ficará à disposição do Poder Judiciário local.

POLÍCIA CIVIL PRENDE, EM VITORINO FREIRE, SUSPEITO DE ESTUPRO E TRÁFICO DE DROGAS

Em uma ação realizada na última sexta-feira(12), a Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Polícia de Vitorino Freire conseguiu, cumprir um mandado um mandado de internação contra um homem, de 18 anos, investigado de cometer um crime de estupro no bairro Oseias, em Vitorino Freire. O crime ocorreu em 2022, quando o investigado ainda era menor de idade.

Segundo o delegado Rildo Portela, a vítima do estupro era companheira de um traficante da cidade que devia dinheiro ao investigado, mas que foi embora para outro município. Após a partida do traficante, o preso invadiu a residência onde mulher estava sozinha, com um bebê recém-nascido, e a estuprou.

Na última sexta, policiais civis saíram às ruas da cidade para cumprir um mandado de internação do criminoso. Durante o cumprimento, os investigadores apreenderam crack, munições, aparelhos de celulares, materiais para embalar drogas e a quantia de 6 mil reais em espécie. Diante do fato, o indivíduo foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de munições.

Policiais do 15° BPM de Bacabal deflagraram a operação “SATURAÇÃO ” na sede e destacamentos do BPM

A Operação “Saturação” teve início na noite de quinta-feira (11), se estendendo até a manhã desta segunda-feira (15), com reforço no efetivo das equipes do COSAR, Força Tática, Esquadrão Águia, Radiopatrulha e nos DPMs compõem o Batalhão, além do apoio de uma equipe do Batalhão de Choque da PMMA.
Desencadeada pelo Comando do 15º BPM que tem a frente o Major PM Berredo, a Operação Saturação foi realizada na Sede, Bacabal e nos municípios: São Luís Gonzaga do Maranhão , Conceição do Lago Açu, Lago Verde e Olho D’água das Cunhãs, registrando diversas conduções por tráfico de entorpecentes, recuperação de motocicletas com restrição, apreensão de arma de fogo, além de ocorrências de outras naturezas:
Na quinta -feira (11), início da Operação, por volta das 22h13min, precisamente no centro da cidade, em Bacabal, eram realizadas rondas e abordagens, em vários pontos da cidade no intuito de intensificar as ações policiais, quando foi observado um indivíduo em atitude suspeita, sendo realizada abordagem e revista pessoal, foram encontradas 05(cinco) pedras de uma substância que aparenta ser crack e pertences pessoais.
Durante o Segundo dia da Operação, a cidade de Conceição do Lago Açu registrou uma grande apreensão de entorpecentes, após o recebimento de uma denúncia sobre indivíduos envolvidos no roubo de uma motocicleta; além da apreensão de diversas porções de uma substância análoga a maconha, foi apreendida uma arma de fogo de fabricação semi industrial cal.32, os militares do DPM de Conceição do Lago Açu receberam apoio da guarnição de Lago Verde, e a ação ensejou na condução de duas pessoas. Na Sede, o Esquadrão águia recuperou uma motocicleta Honda CG vermelha de placa ROM-0C05, no bairro Trizidela.
Por volta das 02h00min do sábado (13), mais uma condução por tráfico de entorpecentes foi registrada, na ocorrência , a equipe da Força Tática fazia rondas pelo centro da cidade quando abordaram um indivíduo, com ele foram encontradas 05 (cinco) trouxas pequenas e 02 (duas) grandes de uma substância similar à cocaína. No período vespertino, mais uma grande apreensão de entorpecentes foi registrada, desta vez no bairro Vila da Paz; após várias denúncias sobre um possível ponto de tráfico no bairro, uma equipe deslocou ao endereço, onde um indivíduo foi apreendido com (um) tablete de 480 gramas de uma substância que aparenta ser TOF, 23 (vinte e três) invólucros de uma substância que aparenta ser TOF e uma quantia de R$ 137,00 (centro e trinta e sete reais), além de uma motocicleta e material para embalar o entorpecente.
Na madrugada do dia 14 (domingo), a equipe da FT/15º BPM recuperou uma motocicleta Biz marrom de placa ROJ 2B11, que estava às margens da BR-316, o veículo havia sido tomado de assalto momentos antes no bairro Juçaral. Ainda no domingo mais duas motocicletas foram recuperadas e um indivíduo foi preso, sendo uma Twister vermelha, placa PTC-4598 e uma Pop preta placa ROK-3A77.
Ainda durante a Operação “Saturação”, foi registrada uma condução por tentativa de furto a comércio, além de prisões por atrito familiar e embriaguez ao volante. Finalizando o final de semana, a Operação Saturação ação encerrou na manhã desta segunda-feira (15) e registrou a recuperação de 04 (quatro) motocicletas, 05 (cinco) conduções por tráfico de entorpecentes e 01 (uma) arma de fogo apreendida.

POLÍCIA CIVIL PRENDE MULHER TENTANDO SACAR 49 MIL REAIS DE BENEFÍCIO COM USO DE DOCUMENTOS FALSOS

Nesta sexta-feira(12), a Polícia Civil do Maranhão, prendeu em flagrante delito, uma mulher, de 40 anos, investigada pelo crime de uso de documentos falsos, na cidade de Penalva, a cerca de 258 km de São Luís. A prisão da investigada foi executada por investigadores da Delegacia do município.

Segundo informações apurada pela Delegacia de Penalva, a investigada estava tentando sacar 49 mil reais de benefícios de um idoso, com uso de um Registro Geral (RG), falso. A equipe de investigação se deslocou e conseguiu prender em flagrante a investigada de posse do documento falso.

Na delegacia, a polícia descobriu que no documento apreendido havia dados de três pessoas inclusive da investigada.

A mulher foi encaminhada para a delegacia, após os procedimentos de praxe, a presa foi recambiada para Unidade Prisional onde ficará à disposição da Justiça.