Na manhã desta quarta-feira (11), dezenas de funcionários do Hospital de Lago dos Rodrigues, de responsabilidade do governo do Estado e administrado pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA), foram comunicados que estão demitidos da unidade de saúde.
Segundo informações, o sistema de saúde do governo do Estado está em colapso por falta de recursos. Hoje, o Sindsaúde denunciou que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza demissões em massa nas UPAs de São Luís e nos hospitais regionais de Peritoró, Coroatá, Caxias, Alto Alegre do Maranhão, Timbiras, Moção, Itapecuru-Mirim e Timon. Em nota, a SES negou as demissões em massa (confira no final da matéria).
O Hospital foi inaugurado em 23 de junho de 2010 no governo de Roseana Sarney. “O Hospital Geral de Lago dos Rodrigues foi construído para servir a região com serviços ambulatoriais, urgência, emergência, cirurgias, encaminhamentos, nutrição, internações, raio-x, etc, abrangendo cerca de 10 municípios da região”, informou um funcionário.
Os diretores do hospital de Lago dos Rodrigues receberam a informação das demissões ontem (10) em São Luís. Na reunião, foram informados que o hospital não será fechado, porém, funcionará como uma policlínica, ofertando serviços de exames e consultas com especialistas em diversas áreas: ortopedistas, neurologistas, cardiologistas, etc. O hospital não terá mais internações e ambulância.
Nos grupos de whatsapp, servidores, ex-funcionários e moradores de Lago dos Rodrigues lamentaram as demissões e transformação do hospital em policlínica.
Leia alguns comentários (o blog preservou os nomes).
“Isso prejudicará muito a saúde do município de Lago dos Rodrigues, porque o hospital conseguia cuidar de um grande número de pessoas. Será uma grande perda para a população rodriguense e da região, porque uma policlínica num hospital desse porte na realidade ajuda, mas não supre a necessidade que o pessoal precisa.”
“Esses cortes estão sendo radicais em várias unidades de saúde do interior e da capital,. Em Lago dos Rodrigues muitas pessoas ficam desamparadas, sem emprego e sem saúde; até porque a saúde oferecida pelo município de Lago dos Rodrigues é insuficiente. Estamos tristes demais com a situação. A população perderá muito com isso.”
“Se conseguíssemos pelo menos retomar algumas coisas, mesmo com menos funcionários em vez de fazer mudanças tão radicais da noite para o dia, seria melhor. Isso debilita demais a saúde, estamos numa preocupação imensa.”
“Foi uma situação inusitada e muito grave mesmo para a saúde de nossa Lago dos Rodrigues e moradores da região.”
Confira a nota da SES
Por carlinhos filho