Janja viajou mais que Lula desde o início do mandato em 2023

A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, passou mais dias fora do país do que seu marido e chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde o início do mandato, em 2023, ela soma 177 dias em solo estrangeiro, 23 dias a mais que Lula.

Apenas em 2026, Janja soma 20 dias de ausência do Brasil, distribuídos em quatro viagens diferentes. O número de dias da primeira-dama no estrangeiro é maior que os 16 dias acumulados pelo presidente petista em compromissos internacionais no mesmo período.

Neste ano, Janja acompanhou o presidente em agendas na Ásia e na Europa, mas também realizou missões individuais. Em março, por exemplo, a primeira-dama cumpriu uma agenda própria de cinco dias nos Estados Unidos para um evento da ONU.

Além das viagens conjuntas, Janja participou de debates sobre ecofeminismo e visitou sistemas de apoio a vítimas de violência de gênero na Espanha. Em algumas ocasiões, ela antecipou a chegada aos destinos para realizar compromissos paralelos. O levantamento foi feito pelo portal Poder360.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *