Município de Codó realiza atividades relativas ao Dia Mundial do Rim

IMG-20160310-WA0043

Pela primeira vez o município de Codó participou da celebração do Dia Mundial do Rim (World Kidney Day), que aconteceu simultaneamente em todo planeta nas primeiras horas do dia 10 de Março. Em Codó, o evento simbólico foi realizado na sede do Instituto Histórico Geográfico de Codó, antiga estação de trem. A escolha do local foi feita em comunhão com vários países e cidades ao redor do mundo, que utilizam os principais pontos turísticos para o lançamento da campanha. Na ocasião estavam presentes o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Torres, a representante da Nefroclínica de Codó, Nicole Oliveira, coordenadores e profissionais das secretarias da Saúde e Educação.IMG-20160310-WA0044
Para a edição 2016, o tema foi “A Prevenção Renal começa na Infância”, e teve como objetivo incentivar e facilitar a educação, a detecção precoce e um estilo de vida saudável para combater o avanço de doenças evitáveis nos rins. De acordo com a enfermeira nefrologista, Nicole Oliveira, as principais causas de insuficiência renal crônica na infância são as malformações congênitas do trato urinário associado a infecção urinária de repetição, doenças renais hereditárias (como doença de rins policísticos), nefrites (doenças inflamatórias nos rins), cistos renais, fatores genéticos.
Para o secretário Ricardo Torres, Uma forma importante de prevenir danos aos rins das crianças é ficar atento à infecção urinária recorrente. “De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia atualmente existem cerca de 110 mil pessoas fazem tratamento renal no Brasil e cerca de 10% da população mundial sofre com algum tipo de doença renal, a melhor forma de tratarmos do mal é justamente a prevenção, principalmente em crianças também”.
As atividades alusivas ao Dia Mundial do Rim se enceram hoje, às 18h, no Instituto Histórico Geográfico de Codó.
AscomIMG-20160310-WA0041

Messias Marques

Compareci ao evento e pude constatar a expectativa das pessoas que se fizeram presentes ao local. Crianças e adulltos assistiram as palestras com muita atenção para as informações dadas pela enfermeira Nicole Oliveira que fez uma explanação sôbre as principais doenças renais. De parabéns todos os profissionais envolvidos no evento.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *