José Carlos Moreira mais conhecido como Codó (Codó, Maranhão, 28 de setembro de 1983) é um velocista brasileiro especialista nos 100 metros rasos, modalidade mais rápida do atletismo, filho de Jose Conceição Moreira e Vanda Gomes.
Carreira
Moreira correu as semifinais do revezamento 4×100 metros dos Jogos Pan-americanos de 2007, realizados no Rio de Janeiro, ajudando o Brasil a chegar à decisão e conquistar a medalha de ouro.
Integrou a equipe brasileira de revezamento 4×100 metros nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, que obteve o quarto lugar. Entretanto, o jamaicano Nesta Carter foi pego no exame anti-doping, e o time jamaicano que conquistou a medalha de ouro nessa prova foi desclassificado, o que fez com que o quarteto brasileiro composto por Bruno Lins, Vicente Lenílson, José Carlos Moreira e Sandro Viana herdasse a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Como surgiu “O Codó”?
Moreira foi um talento descoberto através dos Jogos Escolares Codoenses no início da década passada, treinando às vezes descalços ainda na velha pista do Estádio Renè Bayma, seguindo as orientações de seus professores, nunca desistiu de um sonho: “viver do esporte”, algo que é distante da realidade dos estudantes codoenses no atual momento.
Desde que foi descoberto, “Codó” teve que sair do Estado em busca de melhores condições de treinamento e com sua saída achávamos que os políticos pudessem criar uma estrutura para a formação de atletas, já que nossa cidade é considerada um celeiro de atletas, principalmente no atletismo.
PRINCIPAIS CONQUISTAS NA CARREIRA:
- Prata (4x100m) Jogos Pan-americanos Toronto 2015
- Ouro (4x100m) nos Jogos Pan-americanos Rio 2007
- Ouro (4x100m) nos Jogos Sul-americanos Santiago 2014
- Bicampeão (100m e 4x100m) sul-americano (05 e 06)
- Tetracampeão (100m) do Troféu Brasil (06, 09, 12 e 13)
FACEBOOK: https://www.facebook.com/josecarlos.moreira.355
INSTAGRAM: https://instagram.com/codozeira
HOBBIES: Assistir filmes, jogar videogame e ouvir música
ÍDOLO NO ESPORTE: Não tenho
MÚSICA OU ESTILO MUSICAL FAVORITO: Pagode, rap, reggae e samba
FILME FAVORITO: Rambo
PRATO FAVORITO: Peixe com cuxá
CLUBE/ASSOCIAÇÃO QUE REPRESENTA: CT Piauí
NOME DO TREINADOR: Fernando Donatan
COMO COMEÇOU NA CARREIRA: Comecei em Festivais de Atletismo e, em 1998, disputei os Jogos Escolares incentivado por um treinador
OBJETIVOS PROFISSIONAIS: Ser o melhor velocista brasileiro de todos os tempos
PONTO FORTE: Aceleração
SE NÃO FOSSE ATLETA, SERIA…: Jogador de futebol
MELHOR LUGAR PARA TREINAR: Presidente Prudente
FRASE E/OU CITAÇÃO FAVORITA: “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios”