https://youtu.be/hIj63yXzttY
O Posto de Saúde Dr. Borborema começará a funcionar das 8 às 20 horas,com sala de observação, onde o paciente vai ficar no local até melhorar se caso necessite de uma internação será feito a sua transferência para o HGM via SAMU. A medida tem como objetivo facilitar o acompanhamento de saúde, principalmente de pessoas que trabalham fora.
Objetivo é ampliar acesso aos serviços da Atenção Primária e desafogar o fluxo das UPAs e emergências de hospitais.
A Atenção Primária é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), onde cerca de 80% dos problemas de saúde da população podem ser solucionados. A resolutividade na Atenção Primária, permite, por exemplo, desafogar os atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e emergências hospitalares, onde muitos pacientes vão em busca de atendimentos de baixa complexidade, como curativos e pequenas cirurgias.
“A gente espera, com isso, desafogar muito a UPA [unidades de pronto atendimento] e o HGM”, disse o prefeito Francisco Nagib ministro, ao citar como exemplo mulheres que buscam atendimento médico para os filhos depois das 17h. “E aí, o único local que essa mãe tinha era uma UPA e HGM. Às vezes, ela atravessava a cidade. Ter até as 20h também pode ser um momento para fazer a vacina, colocar tudo em dia, fazer o preventivo.”
Fotos: Messias Markejane