Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na última sexta-feira (24) pelo Ministério do Trabalho, mostram que o Maranhão teve em 2019 o terceiro ano seguido de criação de novos empregos com carteira assinada. Em 2019, foram geradas 10.707 vagas formais (com carteira assinada). Os dados positivos sobre o crescimento econômico do Maranhão são o reflexo da criação de novos empregos em diversos municípios.
O município de Codó obteve em novembro de 2019 o seu melhor mês para a geração de emprego e renda desde 2015. Os dados, apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostraram que o saldo positivo no município ficou em 26 vagas, resultado de 83 admissões e 57 demissões. Mesmo com redução de seis vagas formais de emprego em dezembro, no acumulado de 2019 Codó teve números positivos. Entre janeiro e dezembro, o município abriu 27 vagas de empregos formais. O setor de serviços criou 63 postos e foi o principal responsável pelos resultados do ano.
Mais emprego e renda em Codó
Desde 2017, para enfrentar a crise econômica brasileira e colocar Codó no rumo do crescimento, o prefeito Francisco Nagib realizou investimentos em todas as áreas, como importantes obras na infraestrutura, na saúde e educação, investimentos na agricultura familiar, além de criar políticas públicas de transferência de renda e que ajudaram a fomentar o empreendedorismo, como o Codoense Empreendedor, levando mais trabalho e oportunidades aos codoenses.
“No início de minha gestão tínhamos uma série de desafios a enfrentar. Um dos principais era fazer Codó enfrentar a crise brasileira e conseguir fazer o município crescer economicamente. Em três anos realizamos grandes investimentos e obras na nossa infraestrutura, recuperando a malha de estradas vicinais, pavimentando ruas e avenidas, pontes de concreto, novas praças, quadras e áreas de lazer, na construção de escolas, postos de saúde, obras de ampliação e reforma em prédios públicos. Também aumentamos o crédito para os produtores da agricultura familiar, ajudou na abertura dos campos e distribuição de sementes”, disse Francisco Nagib.
Novas empresas e empregos em 2020
O prefeito atribuiu o bom resultado na economia a uma política de austeridade fiscal, o pagamento do funcionalismo em dia e a correta aplicação dos recursos públicos, e ainda lembrou sobre as ótimas perspectivas para a geração de emprego e renda em 2020. “Fico muito feliz por estarmos colhendo o resultado de três anos de trabalho e constatando em números que Codó cresce economicamente e está chamando a atenção de grandes indústrias, empresas, grandes redes varejistas, supermercados e instituições de ensino superior, que fará com que Codó entre num período de muita geração de emprego e renda e prosperidade. E continuaremos lutando a trabalhando para atrair mais indústrias, empresas e investidores”.
Previous
Next