Prefeito Nagib, traz para Codó tecnologia israelense para resolver o problema de dureza da água do Distrito KM 17

Há décadas a população do distrito Km 17 reclama da dureza da água (concentração de sais de cálcio e de magnésio), apesar dessa concentração está dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, este problema natural da água da região causa desconforto para os usuários do abastecimento de água feito pelo SAAE.

O prefeito Francisco Nagib, através do SAAE, perfurou poço profundo distante 6 km da área do Km 17, para tentar resolver o problema. Porém, após rigoroso inverno o poço apresentou teor de ferro acima do tolerado e fora dos níveis aceitos pelo Ministério da Saúde. Tão logo detectado essa elevação, a direção do SAAE suspendeu a operação do sistema.

TECNOLOGIA ISRAELENSE – Osmose Reversa

A equipe de engenheiros da direção operacional do SAAE, comandada por Kadson Kós, foi orientada pelo prefeito a buscar a solução do problema mesmo utilizando tecnologias de fora do país. Foi o que aconteceu.

A tecnologia Osmose Reversa é utilizada há muito tempo em Israel e aqui no Brasil em algumas regiões desérticas ou em complexos hoteleiros de alto padrão, como no Beach Park ou ainda na ilha de Fernando de Noronha.

Foi realizado então, todo o processo legal de pesquisa, licitação e contratação da empresa que detém a tecnologia para ser implantada aqui em Codó.

Mas o que é mesmo Osmose Reversa?
A osmose reversa ou inversa é um processo de separação de substâncias através de uma membrana que retém o soluto. No caso de Codó, do Distrito Km 17, a água, sob pressão, passará por uma membrana onde ficará retido os sais de cálcio e de magnésio, ficando apenas a água pura pronta para consumo e sem a dureza de antes.

Em recente visita ao Distrito Km 17, prefeito e comitiva acompanharam a implantação da estrutura física onde será montado o equipamento de Osmose Reversa. O diretor geral eng. Evimar Barbosa destacou a incansável determinação do prefeito em resolver o problema. “O prefeito Nagib é determinado e incansável na busca pela solução do problema. Nos orientou para fazermos e buscarmos o que fosse possível e assim foi feito. ”

Nagib reforçou sua determinação em resolver o problema da população. “Estamos buscando mais uma forma de resolver o problema do abastecimento do meu povo do 17. Não conseguimos da primeira vez, trazendo água do povoado 12, mas não desanimamos e continuamos a buscar a solução que agora vem através de uma tecnologia israelense. ” Enfatizou o prefeito.

Raimundo Nonato Bayma

Meu amigo Jeferson Abreu, acho importante as ações de combate aos maus tratos com seres humanos, no Km 17 o problema da água só vem à tona às vésperas das eleições. A fraqueza daquele povo é a água, então faz políticagem com a água.

felicidade

Mas com o nagib tá sendo diferente ele tentou antes. Parabéns Prefeito, infelizmente no KM 17 tem uma família(Dominguinho), que não pensa no povo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *