Na sessão da Câmara Municipal de Codó da última segunda feira (13) o Presidente da Casa, vereador Expedito Carneiro, abriu espaço durante os trabalhos para que um grupo de trabalhadores rurais pudessem realizar suas reivindicações e conversar um pouco com os parlamentares. Mesmo sendo permitido o pronunciamento apenas de parlamentares durante as sessões ordinárias, o Presidente Expedito Carneiro abriu uma exceção as normas do Regimento Interno da Câmara e colocou os microfones abertos aos representantes de diversas comunidades rurais. Após a leitura da Ordem do Dia e de votadas as indicações, o presidente fez a pausa para ouvir os trabalhadores.
De acordo com a representante da comunidade Quebra Coco, Francisca das Chagas, a iniciativa do presidente foi muito importante, pois os lavradores vieram de muito longe e enfrentaram percurso problemático, devido ao estado das estradas vicinais. “Precisávamos vir aqui conversar com nossos representantes, pois ficamos impedidos de assistir a LDO do pólo Cajazeiras, pois carro não entra. E nós íamos lá justamente reivindicar melhores condições dessas estradas, pois estamos com produção para escoar e não conseguimos. Viemos de longe e com muita dificuldade, por isso foi uma atitude muito nobre o Presidente Expedito Carneiro ter nos cedido a palavra aqui hoje. Foi uma atitude humana” , afirmou a trabalhadora.
Lavradores agradecem pela abertura
Na opinião de Francisco Carlos, representante da comunidade Centro do Expedito, a atitude do presidente e de todo parlamento foi de muita compreensão. “Estamos aqui por diversos motivos, principalmente por melhores condições de nossas estradas, da MA-026, ou seja, das vias de acesso as nossas inúmeras comunidades da zona rural. Além de outras pautas, como a unidade básica de saúde do Barracão, que está fechada, ambulâncias, entre outras pauta das quais viemos cobrar dos vereadores e do poder público municipal. Agradecemos o espaço cedido. Foi uma atitude louvável da presidência e demais vereadores. Achamos inclusive que o regimento está ultrapassado e o eleitor poderia ter mais voz. Por isso achamos a atitude dessa abertura muito importante”.
Para o vereador Rodrigo Figueiredo a sessão se tornou bem mais produtiva e democrática ao abrir vez e voz aos trabalhadores do campo. “Mais uma vez trouxemos a Câmara assuntos importantes a nossa comunidade e as cobranças da população. No entanto, o mais importante foi a participação dos trabalhadores. Mais uma vez, o nosso presidente, Vereador Expedito Carneiro, conduziu a sessão com muita competência, seriedade e respeito, e com muita sensibilidade abriu uma exceção em nosso regimento para abrir a palavra as comunidades. Isso foi uma atitude nobre e democrática, pois essas pessoas vieram de longe, na zona rural, a puderam fazer suas reivindicações”.
Em entrevista, o Presidente Expedito Carneiro falou que é preciso ouvir a pessoas e trabalhar em prol do que for melhor para as comunidades. “Nós, como representantes do povo, eleitos por eles, temos a missão de lutar por todos. Precisamos ser flexíveis e sensíveis e dar vez e voz a quem mais importa, que são os cidadãos e as famílias codoenses. Abrimos a oportunidade para os representantes colocarem suas pautas, bem como estamos acompanhando o trabalho realizado nas LDOs, outro instrumento de política participativa. Assim sempre estaremos em sintonia com os anseios de nossa sociedade”, finalizou o presidente.
Ascom – CMC