Uma escola usou a música para ajudar os alunos a superarem os traumas provocados pela pandemia em Codó, a 290 km de São Luís.
A ideia foi de uma das professoras, a Marinalva, ao perceber que a volta das aulas presenciais fez o medo da doença fazer parte da rotina da Escola Municipal João Ribeiro. Com alunos precisando de ajuda, a direção entendeu que o projeto era uma chance de tentar resolver o problema.
“Foi a necessidade de trazer nossos alunos para uma atmosfera mais atrativa, de alegria e de prazer”, afirmou a professora Marinalva, idealizadora do projeto.
“Fizemos uma mistura do pedagógico com o espírito natalino e a questão da terapia da música “, explicou o diretor da escola, Fernando Santiago.
A primeira apresentação dos estudantes foi no clima natalino. No repertório, músicas conhecidas do Natal, mas em inglês. A apresentação na escola era a nota final que faltava no projeto que começou há um mês, com a ideia de melhorar a saúde mental dos alunos e o resultado foi além da expectativa.
O coral foi formado por 40 vozes e uma das participantes foi a Adrielle Lohane. Ela diz que, além de dias mais felizes, está levando a experiência do ensino nos ensaios para os estudos.
“A música é algo terapêutico, eu consegui aprender muito, relaxar muito, e agora eu vou me interessar mais pela música”, afirmou a estudante.
G1 maranhão