Secretaria de Saúde de Codó promove Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

26 de Abril esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

A hipertensão ou tensão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.

Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensões têm 30% de chances de também ser hipertenso).

Os principais sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.

Como forma de prevenir e alertar a população sobre os riscos da doença, a Prefeitura de Codo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), promoveu em todos os postos de Saúde de Codo, atividades em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão arterial, que atenderam a população.

Nos Postos de Saúde, profissionais de saúde estavam à disposição para aferir a pressão e orientar sobre os cuidados na alimentação,orientações sobre a prevenção e tratamento da doença, pressão arterial aferida, glicemia capilar, entrega de medicações, entrega de carteira do idoso e antopometria.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *