Nesta quarta-feira (17) o Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, esteve em Codó para visitar as principais unidades médicas do município. Em companhia do vice-prefeito Ricardo Torres, representando o prefeito Nagib, da secretária municipal de saúde, Aurilivia Barros, de vereadores, e demais autoridades locais, o secretário percorreu os centros de saúde de Codó como o Hospital Geral Municipal (HGM), a UPA e a Nefroclinica, onde firmou parcerias para melhoria na qualidade dos serviços em saúde.
“Nosso prefeito está representando Codó em Brasília, mas nós estamos aqui em grande comitiva para receber o secretário de estado Carlos Lula, onde ele poderá conhecer de perto toda nossa rede de saúde que temos a disposição de nosso município, da região e do estado do Maranhão. junto com o estado iremos fazer nosso serviço crescer. O secretário já propôs a nos ajudar e isso é motivo de grande felicidade”, disse a secretária Aurilívia Barros.
Boas notícias para Codó
Na Clínica de hemodiálise, que foi inaugurada em fevereiro deste ano pela gestão do prefeito Nagib, o secretário Carlos Lula conversou com os pacientes e disse que a partir da próxima semana o Estado vai aumentar o valor nos repasses. Com isso, além dos pacientes de Codó, o tratamento renal estará ao alcance de pacientes de outras cidades que estão na lista de espera.
No Hospital Geral Municipal (HGM), o secretário de saúde conferiu as obras de reforma e ampliação do central de parto normal e pronto socorro. Carlos Lula garantiu a liberação de 250 mil reais para que a prefeitura conclua as obras. O vice-prefeito Ricardo Torres, representando o prefeito Nagib, que está em Brasília participando da Marcha em defesa dos municípios, agradeceu o apoio do Estado.
“Nós estamos recebendo o secretário de saúde, com muita satisfação. Ele veio saber das demandas de nosso município. Codó é uma das poucas cidades no Maranhão que possui uma saúde municipalizada. Quase tudo que se faz em saúde é da própria gestão municipal. Na unidade do Estado, nós firmamos boa parceria, para que os serviços aconteçam com melhor qualidade em favor da população. Fizemos pedidos importantes ao secretário, como ampliação do atendimento do centro de hemodiálise e as obras do HGM e ficamos felizes com o comprometimento do secretário em nos atender”. Agradeceu o vice-prefeito.
Na oportunidade, os vereadores entregaram ao secretário de Estado da saúde uma indicação, para um convênio do Estado com prefeitura de Codó. A indicação prever um repasse de um milhão e quinhentos mil reais para melhorar e ampliar os serviços oferecidos no HGM. O secretário Carlos Lula deu como garantiu o convênio, por reconhecer os esforços que o prefeito Nagib vem realizando para manter o HGM funcionando.
Ascom – PMC