O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, participou, no dia 15.07, da abertura do I Seminário Regional sobre Juventudes e Ecologia, cujo tema foi “Dê-me de beber”. O evento foi uma realização da Pastoral Juvenil do Maranhão, objetivando apresentar estratégias proféticas de preservação dos rios, mananciais e bacias hidrográficas maranhenses, despertando e provocando a atenção da sociedade, sobretudo, do Poder Público.
“Quando recebi o convite de imediato disse que seria o maior prazer. É de extrema importância que a juventude conheça e ajude na preservação do meio ambiente, que precisa de cuidados, sendo fundamental para que tenhamos uma melhor qualidade de vida. O Seminário foi uma oportunidade dos jovens conhecerem mais sobre o tema, terem noção da importância deles nesse processo. Que eles possam levar o aprendizado para os municípios e sejam multiplicadores”, disse Marcelo Coelho.
A Secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, destacou o fortalecimento da juventude. “Acredito que é um espaço importante para debater política e juventude, aliado a ecologia. Assim conseguimos nos fortalecer nessa luta. Vamos fazer valer a pena esse momento”, ressaltou ela.
De acordo com a Secretária Regional da Pastoral Juvenil do Maranhão, Ilmara Compasso, “essa foi uma oportunidade de despertar o jovem com relação a sua responsabilidade no cuidado com nossos recursos hídricos, com nosso meio ambiente”.
Na oportunidade, a Analista Ambiental da SEMA, Raissa Azulay, ministrou palestra sobre gestão participativa de recursos hídricos e o papel de juventude nas ações de preservação e conservação ambiental. “Essa foi uma forma de estimular a juventude a participar ativamente da gestão. A ideia é tornar a juventude mais atuante e mostrar, também, as ações da Secretaria nessa área. Foi uma discussão rica para um público preparado e sedento de conhecimento, com vontade de desenvolver práticas sustentáveis”, comentou.
Ainda estiveram presentes o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Luís, Dom Belisário; Paulo Lira, Assessor Nacional da Pastoral Juvenil; Pe.Joaniston Guedes, Assessor Religioso da Pastoral Juvenil. O Seminário conta com a presença das dioceses de São Luís, Bacabal, Coroatá, Viana, Caxias, Zé Doca, Imperatriz, Brejo, Grajaú, Carolina, Pinheiro e Balsas.
—