Seminário Acelere o Relógio, da ONG Plan International Brasil, realiza oficinas temáticas para 100 meninas em Codó

Foto: Clemente Filho

Nesta quarta-feira, 30 de outubro, no auditório e em salas de aula da UEMA, 100 meninas de escolas públicas e de projetos em Codó participaram do Seminário Acelere o Relógio, organizado pela ONG Plan International Brasil. Depois de realizarem seu credenciamento, as jovens de 15 a 17 anos assistiram a uma palestra com a equipe da Plan sobre o Dia Internacional da Menina, comemorado em 11 de outubro, e a campanha Acelere o Relógio da Igualdade, que destaca ações necessárias para alcançar a paridade total de gênero. O Fórum Econômico Mundial tem um relógio que mede o progresso da igualdade de gênero no mundo. Por ele, faltam 134 anos para alcançarmos a igualdade. Assim, serão necessárias cinco gerações para a paridade total de gênero.

Em seguida, as meninas participaram de dinâmicas e foram divididas em cinco oficinas temáticas com os temas:
– Acelere o relógio com tecnologia e ciência, com a professora Ana Cristina, do IFMA Codó, que compartilhou conhecimentos sobre onde as meninas podem atuar como cientistas, engenheiras ou inventoras, por exemplo.
– Acelere o relógio com empoderamento, com Kellyane do Nascimento, que é assistente social na Secretaria de Educação e Tecnologia.
– Acelere o relógio com educação em sexualidade, com Carla Fernanda, enfermeira da Secretaria de Saúde.
– Acelere o relógio enfrentando as mudanças climáticas, com a professora Fartony Ribeiro, da Secretaria de Meio Ambiente, que é bióloga e discutiu sobre os efeitos das alterações no clima que percebemos no dia a dia.
– Acelere o relógio com autoconfiança e saúde mental, com a psicóloga Thaís de Macedo.

“Estamos retomando a realização do Seminário aqui em Codó. Dar a essas meninas a oportunidade de participar das oficinas temáticas é uma forma de promovermos a igualdade de gênero em nossas comunidades”, afirma Aline Xavier, gerente de projetos da Plan International Brasil em Codó.

*Recursos financeiros para projetos*
Neste ano, a Plan International Brasil lançou um edital para o fundo Acelere o Relógio da Igualdade, que está recebendo inscrições em três categorias: Meninas e Jovens Mulheres Líderes; Coletivos, Grêmios e Movimentos Sociais e Organizações da Sociedade Civil. Na primeira categoria: meninas de 15 a 24 anos podem inscrever projetos que receberão até R$ 5 mil para implementar ações locais. O objetivo é apoiar projetos que promovam a liderança, a participação ativa e a autonomia de meninas e jovens mulheres; contribuam para a erradicação das violências de gênero; impulsionem ações de incidência política lideradas por meninas e jovens mulheres e estimulem o aumento da participação econômica e política de jovens mulheres. O fundo terá um recurso financeiro de R$ 400.000, que será distribuído entre os projetos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link: https://plan.org.br/fundo-acelere-o-relogio/.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *