
Com o tema “SAÚDE, DEMOCRACIA,SOBERANIA E SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”. a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó será um momento de aprendizado e partilha onde os conferencistas poderão propor mudanças que transformarão a saúde pública municipal.
O evento será realizado nos dias 02 e 03 de julho de 2026, com início às 08h da manhã, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizada na Avenida José Anselmo, 2008.
CREDENCIAMENTO: Período de 29 e 30 de junho de 2026 e 01 de julho de 2026.
Diariamente: de 08h00min às 13h00min – Participantes Delegados, Convidados e outros.
Local: Secretaria Municipal de Saúde. Avenida Augusto Teixeira. Bairro São Sebastião. Codó.
CONFERÊNCIA: Período 02 e 03 de julho de 2026.
QUINTA-FEIRA, 02 de julho de 2026
07h30min – Acolhimento e entrega de materiais (com a coleta de assinatura).
08h00min – Boas Vindas aos Conferencistas
08h30min – Mesa Solene / Cerimônia de Abertura da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó.
– Exposição dos Hinos Nacional e de Codó.
– Declaração de Abertura da Conferência / Prefeito de Codó
– Fala das autoridades.
09h00min – Conferência Magna:
Tema: “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”.
Conferencista: JAMESSON FERREIRA LEITE JUNIOR – Mestre em Gestão de Programas e Serviços de Saúde e outras: graduações e especializações.
10h00min – Plenária de Debate
Mesa Coordenadora dos debates:
- Maria da Conceição Cruz / repres. Paróquia São Raimundo – Usuários/SUS
- Izabel Costa Ribeiro – repres. Sociedade Pestalozzi de Codó – Usuários/SUS
- Wilma da Silva – repres. Assoc. Com. do Povoado Recurso – Usuários/SUS
- Valdecy Medeiros de Almeida – repres. Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde– Usuários/SUS
A conferência será debatida nos seguintes eixos temáticos:
Eixo 1: Democracia, saúde, como direito e soberania nacional;
Eixo 2: Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;
Eixo 3: Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambientais;
Eixo 4: Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.
12h00min – Almoço
13h30min – Oficina Terapêutica: Técnicas de relaxamento e Bem-estar – Psicóloga Brenda Brito Ramos
14h00minTrabalho de Grupos / Eixos Temáticos – seleção de propostas (simultâneos).
Grupo 1: Democracia, saúde, como direito e soberania nacional – Matheus Henrique Fraga Barros e Ellen Nascimento Melo;
Grupo 2: Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social – Francisco Guiver Vilhena Barros e Gerlany dos Anjos Silva;
Grupo 3: Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambientais – Raimundo Nonato Moreira Filho e Ferdinando Rocha Silva;
Grupo 4: Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral – Gleiciane Maria Vieira Paiva Sodré e Luciana Lobão Albuquerque.
16h00m – Apresentação e deliberação da plenária para aprovação das propostas elaboradas nos grupos de trabalho
17h00min – Plenária Final: Aprovação do relatório final das propostas.
18h00min – Coquetel
SEXTA-FEIRA, 03 de julho de 2026
08h00 – Sessão de Terapia da Mente e do Corpo / Terapeuta Ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) / Adélia Maria Machado Aguiar
08h30min – Eleição de Conselheiros Municipais de Saúde 2026-2029.
10h30min – Eleição de Delegados para a Conferência Estadual de Saúde.
12h00min – Encerramento