Vem aí a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó

Com o tema SAÚDE, DEMOCRACIA,SOBERANIA E SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”. a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó será um momento de aprendizado e partilha onde os conferencistas poderão propor mudanças que transformarão a saúde pública municipal.

O evento será realizado nos dias 02 e 03 de julho de 2026, com início às 08h da manhã, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizada na Avenida José Anselmo, 2008.

 

CREDENCIAMENTO:  Período de 29 e 30 de junho de 2026 e 01 de julho de 2026.

Diariamente: de 08h00min às 13h00min – Participantes Delegados, Convidados e outros.

Local: Secretaria Municipal de Saúde. Avenida Augusto Teixeira. Bairro São Sebastião. Codó.

 

CONFERÊNCIA: Período 02 e 03 de julho de 2026.

QUINTA-FEIRA, 02 de julho de 2026

07h30min – Acolhimento e entrega de materiais (com a coleta de assinatura).

08h00min – Boas Vindas aos Conferencistas

08h30min – Mesa Solene / Cerimônia de Abertura da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó.

– Exposição dos Hinos Nacional e de Codó.

– Declaração de Abertura da Conferência / Prefeito de Codó

– Fala das autoridades.

09h00min – Conferência Magna:

Tema: “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”.

Conferencista: JAMESSON FERREIRA LEITE JUNIOR Mestre em Gestão de Programas e   Serviços de Saúde e outras: graduações e especializações.

10h00min – Plenária de Debate

Mesa Coordenadora dos debates:

  • Maria da Conceição Cruz / repres. Paróquia São Raimundo – Usuários/SUS
  • Izabel Costa Ribeiro – repres. Sociedade Pestalozzi de Codó – Usuários/SUS
  • Wilma da Silva – repres. Assoc. Com. do Povoado Recurso – Usuários/SUS
  • Valdecy Medeiros de Almeida – repres. Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde– Usuários/SUS

 

A conferência será debatida nos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1: Democracia, saúde, como direito e soberania nacional;

Eixo 2: Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;

Eixo 3: Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambientais;

Eixo 4: Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.

 

12h00min – Almoço

13h30min – Oficina Terapêutica: Técnicas de relaxamento e Bem-estar – Psicóloga Brenda Brito Ramos

14h00minTrabalho de Grupos / Eixos Temáticos – seleção de propostas (simultâneos).

Grupo 1: Democracia, saúde, como direito e soberania nacional – Matheus Henrique Fraga Barros e Ellen Nascimento Melo;

Grupo 2: Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social – Francisco Guiver Vilhena Barros e Gerlany dos Anjos Silva;

Grupo 3: Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambientais – Raimundo Nonato Moreira Filho e Ferdinando Rocha Silva;

Grupo 4: Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral – Gleiciane Maria Vieira Paiva Sodré e Luciana Lobão Albuquerque.

 

16h00m – Apresentação e deliberação da plenária para aprovação das propostas elaboradas nos grupos de trabalho

17h00min – Plenária Final: Aprovação do relatório final das propostas.

18h00min – Coquetel

 

SEXTA-FEIRA, 03 de julho de 2026

08h00 – Sessão de Terapia da Mente e do Corpo / Terapeuta Ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) / Adélia Maria Machado Aguiar

08h30min – Eleição de Conselheiros Municipais de Saúde 2026-2029.

10h30min – Eleição de Delegados para a Conferência Estadual de Saúde.

12h00min – Encerramento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *