Polícia Militar prende dois homens considerados de alta periculosidade em Codó

Policiais militares do 17º BPM realizaram, na manhã desta terça-feira (23), a prisão de dois homens considerados de alta periculosidade durante uma operação em Codó.
De acordo com informações da polícia, um dos presos é apontado como autor de cinco homicídios registrados entre os anos de 2025 e 2026. Contra ele, havia investigações em andamento relacionadas aos crimes, que vinham causando preocupação entre moradores da região.
O segundo detido é suspeito de envolvimento na morte de um ex-vereador do município de Dom Pedro. As circunstâncias do crime seguem sendo apuradas pelas autoridades, que trabalham para esclarecer todos os detalhes do caso.
Após a prisão, os dois suspeitos foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e permanecerão à disposição da Justiça. A ação reforça o trabalho das forças de segurança no combate à criminalidade e na busca pela redução dos índices de violência na região.
A Polícia Civil dará continuidade às investigações para reunir novas provas e identificar possíveis envolvidos nos crimes.

Vem aí a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó

Com o tema SAÚDE, DEMOCRACIA,SOBERANIA E SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”. a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó será um momento de aprendizado e partilha onde os conferencistas poderão propor mudanças que transformarão a saúde pública municipal.

O evento será realizado nos dias 02 e 03 de julho de 2026, com início às 08h da manhã, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizada na Avenida José Anselmo, 2008.

 

CREDENCIAMENTO:  Período de 29 e 30 de junho de 2026 e 01 de julho de 2026.

Diariamente: de 08h00min às 13h00min – Participantes Delegados, Convidados e outros.

Local: Secretaria Municipal de Saúde. Avenida Augusto Teixeira. Bairro São Sebastião. Codó.

 

CONFERÊNCIA: Período 02 e 03 de julho de 2026.

QUINTA-FEIRA, 02 de julho de 2026

07h30min – Acolhimento e entrega de materiais (com a coleta de assinatura).

08h00min – Boas Vindas aos Conferencistas

08h30min – Mesa Solene / Cerimônia de Abertura da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó.

– Exposição dos Hinos Nacional e de Codó.

– Declaração de Abertura da Conferência / Prefeito de Codó

– Fala das autoridades.

09h00min – Conferência Magna:

Tema: “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”.

Conferencista: JAMESSON FERREIRA LEITE JUNIOR Mestre em Gestão de Programas e   Serviços de Saúde e outras: graduações e especializações.

10h00min – Plenária de Debate

Mesa Coordenadora dos debates:

  • Maria da Conceição Cruz / repres. Paróquia São Raimundo – Usuários/SUS
  • Izabel Costa Ribeiro – repres. Sociedade Pestalozzi de Codó – Usuários/SUS
  • Wilma da Silva – repres. Assoc. Com. do Povoado Recurso – Usuários/SUS
  • Valdecy Medeiros de Almeida – repres. Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde– Usuários/SUS

 

A conferência será debatida nos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1: Democracia, saúde, como direito e soberania nacional;

Eixo 2: Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;

Eixo 3: Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambientais;

Eixo 4: Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.

 

12h00min – Almoço

13h30min – Oficina Terapêutica: Técnicas de relaxamento e Bem-estar – Psicóloga Brenda Brito Ramos

14h00minTrabalho de Grupos / Eixos Temáticos – seleção de propostas (simultâneos).

Grupo 1: Democracia, saúde, como direito e soberania nacional – Matheus Henrique Fraga Barros e Ellen Nascimento Melo;

Grupo 2: Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social – Francisco Guiver Vilhena Barros e Gerlany dos Anjos Silva;

Grupo 3: Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambientais – Raimundo Nonato Moreira Filho e Ferdinando Rocha Silva;

Grupo 4: Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral – Gleiciane Maria Vieira Paiva Sodré e Luciana Lobão Albuquerque.

 

16h00m – Apresentação e deliberação da plenária para aprovação das propostas elaboradas nos grupos de trabalho

17h00min – Plenária Final: Aprovação do relatório final das propostas.

18h00min – Coquetel

 

SEXTA-FEIRA, 03 de julho de 2026

08h00 – Sessão de Terapia da Mente e do Corpo / Terapeuta Ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) / Adélia Maria Machado Aguiar

08h30min – Eleição de Conselheiros Municipais de Saúde 2026-2029.

10h30min – Eleição de Delegados para a Conferência Estadual de Saúde.

12h00min – Encerramento

Prefeitura de Codó entrega kits do Programa Trabalho Jovem e reforça apoio à inserção da juventude no mercado de trabalho

_Município se consolida no estado com o maior número de beneficiários inseridos no programa_

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, realizou a entrega de 53 kits aos participantes do Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social, iniciativa do Governo do Estado do Maranhão voltada à promoção de oportunidades para os jovens maranhenses.

A cerimônia aconteceu no Salão Nobre da sede administrativa do município e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário municipal da Juventude, Valdeci Calixto, além dos jovens beneficiados pelo programa.

O Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social é desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), e tem como objetivo proporcionar experiência profissional a estudantes e jovens em início de carreira por meio de estágios em órgãos públicos estaduais e municipais.

Na edição de 2026, Codó alcançou um importante destaque estadual ao ocupar o primeiro lugar entre os municípios do interior do Maranhão em número de participantes. Atualmente, mais de 80 estagiários estão atuando em repartições estaduais e municipais, consolidando o município como o maior beneficiário do programa entre as cidades do interior maranhense.

Com duração de 10 meses, o estágio oferece uma bolsa mensal de R$ 600 aos participantes, que desenvolvem atividades de apoio nos órgãos públicos, adquirindo conhecimentos práticos e experiência profissional.

Durante o evento, o prefeito Chiquinho FC destacou a importância da parceria entre o município e o Governo do Estado para ampliar as oportunidades destinadas à juventude codoense. Na ocasião, ele agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo apoio e compromisso com as políticas públicas voltadas para os jovens.

“O Programa Trabalho Jovem representa uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho, permitindo que nossos jovens adquiram experiência profissional e ampliem suas perspectivas para o futuro”, destacou o gestor municipal.

De acordo com a Secretaria Municipal da Juventude, o programa representa, para muitos jovens, a primeira oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, contribuindo para a formação profissional e para o desenvolvimento de novas habilidades.

A entrega dos kits simboliza mais uma etapa do compromisso da gestão municipal e do Governo do Estado com a valorização da juventude, fortalecendo políticas públicas que promovem inclusão, qualificação e geração de oportunidades para os jovens codoenses.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

DIREITO E SAÚDE | Direito a Acompanhante em Consultas e Internações: Um Direito Seu! (Parte VII) com Dr. Suelson Sales

Você sabia que tem direito a um acompanhante em consultas e internações? Ir ao médico, fazer um exame ou passar por uma internação hospitalar são momentos que podem trazer ansiedade e muitas dúvidas. Mas você sabia que não precisa passar por isso sozinho?

De acordo com o Estatuto dos Direitos do Paciente (Lei nº 15.378/2026), você tem o direito garantido por lei de ter uma pessoa da sua confiança ao seu lado nesses momentos. Esse direito foi criado para trazer mais segurança, humanidade e tranquilidade para o seu atendimento. Vajamos como funciona este direito:

A lei é muito clara: todo paciente tem o direito de ter um acompanhante tanto em consultas quanto em internações. A escolha de quem estará ali é sua. Ter alguém de confiança por perto ajuda no apoio emocional e facilita a conversa com os médicos e enfermeiros.

Muitas pessoas acham que o acompanhante serve apenas para fazer companhia, mas a lei dá a ele uma função muito importante na sua segurança. O seu acompanhante é um aliado da sua saúde e ele pode (e deve): (i) Fazer perguntas: Questionar a equipe de saúde sobre diagnósticos, tratamentos e remédios que você está recebendo; (ii) Fiscalizar a segurança: Ficar de olho se os procedimentos certos estão sendo seguidos — como checar se o profissional lavou as mãos ou se confirmou o seu nome antes de dar um medicamento.

Mas temos uma exceção! O médico ou profissional responsável pode proibir ou limitar a presença do acompanhante se entender que isso vai colocar em risco a sua saúde, a sua intimidade ou a segurança das outras pessoas. Exemplo: Ambientes de isolamento por risco de infecção ou cirurgias que exijam total privacidade. Nesses casos, a restrição deve ser sempre explicada e justificada pelo profissional.

Em resumo: (i) O Direito ao acompanhante vale para consultas e internações; (ii) Quem está com você pode perguntar e fiscalizar os cuidados; (iii) A Exceção é quando a presença do acompanhante pode causar risco real à saúde ou à segurança.

Conhecer os seus direitos é o primeiro passo para garantir um atendimento médico mais seguro, respeitoso e humano. No seu próximo atendimento, exerça esse direito!

Representante da Ferroviária de Araraquara avalia talentos do futebol feminino em Codó

O futebol feminino de Codó viveu um momento especial com a realização de uma avaliação técnica conduzida pelo professor Rondinelli, representante da equipe feminina da Ferroviária de Araraquara, uma das maiores referências da modalidade no Brasil. A iniciativa reuniu jovens atletas codoenses em busca de uma oportunidade de mostrar seu talento e, quem sabe, dar um importante passo rumo ao futebol profissional.

Durante o evento, autoridades, apoiadores e representantes do esporte local destacaram a importância da ação para o fortalecimento do futebol feminino no município. O vereador Nunes do Náutico agradeceu a presença da equipe da Ferroviária e ressaltou o empenho de todos os envolvidos na realização da avaliação. “Quero agradecer ao professor Rondinelli por se mobilizar e vir de Araraquara até Codó para realizar esse trabalho com nossas meninas. Sabemos das dificuldades e da necessidade de ampliar as oportunidades para o futebol feminino. Estamos abrindo portas e criando novas perspectivas para essas atletas”, destacou.

Revelando os talentos codoenses

O professor Rondinelli elogiou a qualidade das jovens atletas avaliadas e reforçou o compromisso da Ferroviária em identificar novos talentos pelo país. Segundo ele, o clube mantém um projeto de observação técnica que busca oportunidades para meninas que sonham em construir uma carreira no esporte. “O que vimos aqui foram atletas de qualidade e um trabalho muito bem desenvolvido. Tudo isso contribui para o crescimento do futebol feminino. Já tivemos a experiência de contar com uma atleta de Codó em nosso clube e esperamos que outras meninas também possam alcançar esse objetivo”, afirmou.

A iniciativa contou ainda com o apoio do prefeito Chiquinho FC e do deputado estadual Francisco Nagib, reconhecidos pelo incentivo às ações esportivas no município. O evento reforça o compromisso de promover o esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento social e geração de oportunidades para a juventude codoense.

A avaliação representa mais um passo importante para o fortalecimento do futebol feminino em Codó, incentivando novas atletas a acreditarem em seus sonhos e mostrando que, com dedicação e apoio, é possível alcançar grandes conquistas dentro e fora dos gramados.

Primeira Feira Ambiental de Codó reúne mais de 600 participantes e marca novo momento da educação ambiental no município


A cidade de Codó viveu uma manhã histórica no último dia 19 com a realização da 1ª Feira Ambiental de Codó, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM). O evento, realizado no Parque de Exposições Walter Zaidan, reuniu mais de 600 participantes e consolidou-se como uma das maiores ações de conscientização ambiental já promovidas no município.
Com uma programação diversificada e interativa, a feira ofereceu oficinas e atividades educativas voltadas para temas essenciais da sustentabilidade, como compostagem, hortas urbanas, análise da qualidade da água, direito ambiental, licenciamento e fiscalização ambiental, além de educação ambiental. O objetivo foi aproximar a população das questões ambientais de forma prática, acessível e participativa.
Fortes parcerias para uma cidade sustentável
A iniciativa contou ainda com uma ampla articulação intersetorial. Em parceria com diversas secretarias municipais e instituições parceiras, foram montados espaços de esporte, lazer e convivência, além da distribuição de lanches e a realização de uma animada gincana ecológica, que envolveu estudantes da rede municipal de ensino em desafios educativos e atividades voltadas à preservação ambiental.
O evento foi resultado da união de esforços entre as Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Juventude, Esportes, Casa Civil, Saúde, Direitos Humanos, o SAAE e a ACRIVI, demonstrando que a construção de uma cidade mais sustentável depende do compromisso coletivo e da integração entre diferentes setores.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, a feira representa um marco para o município. “Nosso objetivo foi sensibilizar a comunidade para a importância da preservação ambiental e mostrar que cada cidadão tem um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável. O resultado superou todas as expectativas e reforça que Codó está pronta para avançar cada vez mais nas políticas públicas ambientais.”
A expressiva participação popular e o entusiasmo dos estudantes, professores, servidores e parceiros evidenciaram o sucesso da iniciativa, que já nasce como referência em educação ambiental e mobilização social no município. A 1ª Feira Ambiental de Codó deixa um legado importante: a certeza de que educação, participação popular e compromisso institucional são ferramentas fundamentais para transformar a relação da sociedade com o meio ambiente.
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Outro destaque importante da 1ª Feira Ambiental de Codó foi a participação ativa do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que desempenhou papel fundamental na organização e realização do evento. O conselho levou ao público uma exposição de peças de crochê e artesanato produzidas por artesãs locais, demonstrando como a sustentabilidade também pode gerar renda, inclusão social e valorização da cultura regional. A feira evidenciou que a preservação ambiental vai muito além da proteção dos recursos naturais, envolvendo também o fortalecimento da economia criativa, da educação e da cidadania.
Total apoio da gestão Fé, Trabalho e Futuro e do deputado Nagib
Toda a iniciativa contou com o apoio decisivo da gestão municipal, liderada pelo prefeito Chiquinho FC, que tem fortalecido as políticas públicas voltadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. O evento também recebeu o apoio do deputado estadual Nagib, parceiro das ações que promovem qualidade de vida, conscientização ambiental e desenvolvimento para a população codoense.
O sucesso da 1ª Feira Ambiental de Codó demonstra a força da união entre poder público, instituições parceiras, conselhos, escolas e sociedade civil. Mais do que um evento, a feira tornou-se um marco para o município e um exemplo de como a educação ambiental, quando construída de forma coletiva, pode transformar realidades e inspirar novas gerações.

Praça da Paz se consolida como point para grandes encontros nos jogos da Seleção Brasileira

O Brasil inteiro conseguiu respirar mais aliviado depois da vitória por 3X0 do Brasil contra o Haiti, na última sexta-feira, dia 19 de junho. Assim como em todo território nacional e até em comunidades de brasileiros em países estrangeiros, famílias e amigos se reúnem para assistir as partidas e torcer com toda a energia pelo nosso esquadrão canarinho.

Praça da Paz: Torcida pé quente no Codó Novo

No bairro Codó Novo, uma das maiores comunidades do município, os moradores ganharam recentemente um novo espaço de recreação e lazer e que já está se tornando um point pé quente para assistir os jogos da seleção. Na última sexta-feira, os moradores realizaram uma grande festa na Praça da Paz para curtir a vitória da Seleção Brasileira frente ao time do Haiti, mostrando que o espeço é pé quente.

Convite para a próxima quarta, dia 24 de junho

“Assim como no jogo de esteia da Seleção Brasileira, quando inauguramos o espaço junto com o prefeito Chiquinho e os moradores, estamos aqui firmes e fortes, mostrando que somos fãs, somos torcedores natos, somos patriotas, somos seleção brasileira, e aqui já estendendo o convite. Na próxima quarta-feira, a partir de às 19h, aqui na Praça da Paz, telão e muitos brasileiros aqui assistindo e torcendo pelo nosso Brasil. Obrigado, grande abraço!”, convidou o vereador Nunes do Náutico.

A entrega da revitalização da Praça da Paz aconteceu no último dia 13 de junho, primeiro jogo da seleção, com muita festa, Torneio da Travinha e com a presença do prefeito Chiquinho FC, vereador Nunes do Náutico, pequenos atletas, moradores e amigos da comunidade.

Indicação atendida: vereador Hermínio da Farmácia celebra reforma completa da Escola Comunitária do Codó Novo

A educação do bairro Codó Novo ganhou um importante reforço com a reforma completa da Escola Comunitária do Codó Novo, uma conquista que contou com a atuação do vereador Hermínio da Farmácia e o apoio da gestão municipal. Durante visita à unidade, o parlamentar destacou as melhorias realizadas e agradeceu ao prefeito Chiquinho FC, ao deputado estadual Francisco Nagib e a todos os envolvidos na execução da obra.

Escola Premiada

A gestora da escola, Maria Cleide, ressaltou a importância da reforma para a instituição, que há quase 30 anos presta serviços educacionais à comunidade. Segundo ela, a escola nunca havia recebido uma intervenção tão significativa. “Graças a Deus, foi conseguida através de muito esforço do nosso vereador Hermínio da Farmácia, que fez a Indicação e foi atendida pela gestão do prefeito Chiquinho. É uma escola que já conquistou honra ao mérito, teve alunos premiados nas Olimpíadas de Matemática e conta com um excelente quadro de professores. Agora, com essa estrutura renovada, a educação vai melhorar ainda mais”, afirmou.

De acordo com o vereador, a unidade foi encontrada em condições precárias, sem piso e com diversos problemas estruturais. Com a reforma promovida pela gestão “Fé, Trabalho e Futuro”, a escola passou a contar com salas de aula revitalizadas, corredores cobertos, banheiros reformados, banheiro para professores, bebedouro novo, cantina, além de melhorias na acessibilidade e no ambiente escolar.

Escola Formadora de talentos e mais melhorias a caminho

Hermínio da Farmácia também destacou que a escola possui uma trajetória de formação de talentos e citou o jornalista Wellington Sampaio, ex-aluno da instituição, como exemplo do potencial dos estudantes da comunidade. Outro avanço mencionado pelo parlamentar foi a implantação de uma sala destinada ao atendimento da Educação Especial, espaço que está em fase final de conclusão e que será voltado aos alunos atípicos e àqueles que necessitam de um acompanhamento mais especializado.

Ao final da visita, o vereador comemorou a entrega da obra e agradeceu aos parceiros que contribuíram para a concretização do projeto. “Hoje a Escola Comunitária do Codó Novo está totalmente reformada. Quero agradecer, em especial, ao prefeito Chiquinho FC, ao deputado estadual Francisco Nagib e a todos que contribuíram para que essa importante conquista se tornasse realidade”, concluiu o vereador Hermínio da Farmácia.

Codó amplia ações de segurança alimentar com nova distribuição de cestas verdes

A Prefeitura de Codó realizou, nesta quarta-feira (17), mais uma etapa da entrega de cestas verdes, beneficiando 150 famílias do bairro Santo Antônio acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e inseridas em programas sociais do município. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o combate à insegurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar.

A ação foi promovida por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. A entrega aconteceu no Clube do Juca e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário interino de Agricultura, Francisco Neto, da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosa Vasconcelos, além das famílias beneficiadas.

A distribuição das cestas integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa que tem como objetivo garantir a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o programa incentiva a produção agrícola local e promove o consumo de alimentos saudáveis produzidos pelos agricultores familiares do município.

As cestas são compostas por produtos adquiridos diretamente de pequenos produtores rurais, gerando benefícios tanto para as famílias atendidas quanto para os trabalhadores do campo. A medida contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, estimula a produção agrícola e assegura geração de renda para os produtores locais.

De acordo com a gestão municipal, o programa representa uma importante ferramenta de inclusão social, promovendo mais qualidade de vida para a população e fortalecendo a economia local por meio da valorização da produção rural.

Durante o evento, o prefeito Chiquinho FC (PT) destacou a relevância de ações que unem assistência social e desenvolvimento econômico.

“Temos um importante compromisso com as famílias codoenses de um modo geral. Temos que dar atenção especialmente às famílias carentes, pois elas precisam do nosso olhar. Por isso, as cestas verdes estão sendo entregues periodicamente nos bairros, promovendo mais dignidade, inclusão e qualidade de vida para a população codoense”, afirmou o gestor.

As entregas das cestas verdes continuarão sendo realizadas em diferentes bairros do município, ampliando o alcance das políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó