Empresas precisam adotar o consumo consciente de energia para evitar o desperdício

A energia elétrica é amplamente utilizada em todo o mundo e, é claro, também no Brasil. O consumo de energia elétrica tem aumentado de maneira significativa em nosso país, sendo que, infelizmente, parte desse aumento é decorrente do desperdício.

Somente entre os anos de 2014 e 2017, o desperdício de energia custou mais de R$ 60 bilhões ao Brasil. De acordo com o relatório da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), o gasto excessivo do recurso está relacionado com as mudanças climáticas. Isso porque grande parte das emissões dos gases mais nocivos para a atmosfera, como o monóxido de carbono, decorrem do que é chamado de “fome humana por energia”, conforme lembra Alexandre Moana, presidente da Abesco.

Em busca de economia, já que a eletricidade e o aquecimento são as atividades humanas que mais emitem gases do efeito estufa, as empresas e até o Governo seguem adotando medidas para o consumo consciente de energia. Um exemplo é que a conta de luz teve bandeira tarifária verde em janeiro, sem cobrança de tarifa extra.

O motivo é que, assim como ocorreu em dezembro de 2018, a estação chuvosa na região das hidrelétricas, principal fonte de geração no Brasil, impulsionou a recuperação  do risco hidrológico (GSF) e manutenção do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) em patamar reduzido, dois fatores determinantes para acionar o sistema de bandeiras tarifárias no mês. Porém, mesmo com a bandeira verde, é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e o combate ao desperdício de energia elétrica.

Como evitar o desperdício de energia elétrica

Cada vez mais a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente têm se popularizado entre consumidores e empresas. Prova disso é que muitas empresas adotam o conceito de “desperdício zero”, usando embalagens recicláveis ou biodegradáveis. Da mesma forma, os recursos hídricos, cada vez mais limitados, exigem que as empresas estabeleçam uma cultura da economia com maior ênfase em todos os setores.

E o consumo consciente de energia elétrica também faz parte disso. O primeiro passo para reduzir o consumo é conscientizar seus colaboradores. Para isso, organize campanhas internas de sensibilização e esclarecimento de como a degradação da natureza impacta nossas vidas e mostrando a importância de nos preocuparmos cada vez mais com o meio ambiente. Além disso, coloque avisos nos espaços adequados alertando os funcionários para desligarem os equipamentos de informática, de iluminação e de refrigeração quando não estiverem sendo usados.

Confira outras medidas para evitar o desperdício:

  1. Desligue aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso. Sabia que o stand-by (modo de espera deles) aumenta seu consumo em até 20%? Evite isso!
  2. Na hora de comprar eletrônicos, escolha os que possuem selos de eficiência energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel);
  3. Deixe os computadores em “modo de espera” para poupar energia quando não estiver usando e não se esqueça de desligar o monitor!
  4. Outra técnica de economia de energia é a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes: os modelos LED são os melhores, pois são recicláveis e economizam ainda mais.
  5. Os elevadores utilizam muita energia, por isso, não chame dois ao mesmo tempo, somente o que estiver mais perto. Se a subida for de apenas um ou dois andares, opte pelas escadas caso sua saúde permita.
  6. Utilização de sistemas de automação otimizam o processos e possibilitam maior produtividade e comunicação entre equipamentos, proporcionando maior precisão nos dados e controles e aumento de qualidade;
  7. Modernização dos equipamentos e matérias do sistema energético
  8. Instalação de painéis de energia solar traz benefícios como economia de até 95% na sua conta de luz e proteção contra a inflação energética.
  9. O horário de pico de consumo de energia é das 18h às 21h, portanto, evite o uso intenso de objetos eletrônicos nesse período, se possível, para evitar a emissão excessiva de gases estufas.
  10. Sempre que possível, use a iluminação natural e evite o uso de cortinas.

Pode até parecer pouco, mas essas medidas se tornam gigante no fim do dia e, além de aliviar a sua conta de energia, também fazem bem ao planeta e ao mundo. O consumo consciente de energia elétrica é construído por hábitos diários que vão se incorporando à rotina: comece agora e vá mantendo aos poucos para maior economia. A natureza e também a sua empresa agradecem.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *