Especialista dá dicas para utilizar a tecnologia a favor da segurança dos bebês

Na última edição da CES 2020, feira internacional de tecnologia realizada recentemente em Las Vegas (EUA), a parentalidade conectada foi um dos temas mais populares e a segurança estava entre as principais discussões.

Os pais estão ocupados e cada vez mais estressados e cheios de preocupação. Dos seis milhões de crianças com menos de 15 anos que faleceram em 2018 nos Estados Unidos, quase metade dessas mortes era evitável. Nesse mesmo ano, 53 crianças morreram porque foram deixadas sem vigilância em um carro quente e, no ano anterior, 900 bebês se asfixiaram em seus berços.

Estes são problemas solucionáveis. Através da tecnologia moderna, essas tragédias evitáveis ​​podem um dia se tornar apenas más lembranças. A tecnologia tem enfrentando esses problemas e facilitado um pouco a vida dos pais. A engenheira mecatrônica Elen Gonçalves nos conta quais são as principais novidades tecnológicas do mercado.

Um alarme copiloto

O sistema de alerta automático CoPilot transmite informações de segurança sem a necessidade de conexão com a internet e atua como um alarme de proximidade. Se o bebê estiver no banco de trás e o motorista andar a mais de três metros de distância do carro, um alarme irá soar para lembrá-lo de que o bebê está dentro do carro. Um clipe de cinto de segurança é preso às tiras da cadeirinha do bebê e envia um sinal ao controle, acionando o alarme se o clipe e o controle estiverem separados por mais de três metros. É uma solução simples e eficaz, pois muitos pais podem estar cansados ​​demais e precisando de um lembrete gentil.

Mais tecnologia, menos cesáreas

Outro produto que ainda está na fase de inicialização e será usado por profissionais médicos tem sérias implicações para as novas mães. Um em cada dez bebês sofre de falta de oxigênio durante o parto e, infelizmente, existem poucos métodos precisos para detectar os níveis de oxigênio no útero. Os médicos geralmente sugerem uma cesariana para evitar a suspeita de hipóxia infantil (falta de oxigênio).

O Viv02 é introduzido no corpo da mãe e poderá tocar qualquer parte do corpo do bebê enquanto está no útero e detectar seu pH para medir com precisão os níveis de oxigênio. Ele não é maior que uma varinha de ultrassom interna e captura dados em apenas alguns segundos. Em vez de uma cesariana cara, dolorosa e perigosa, o Viv02 poderá salvar inúmeras vidas, eliminando a necessidade de intervenção cirúrgica desnecessária.

Nova geração de babás eletrônicas

A Genki Cam ainda está em fase de desenvolvimento e, embora ainda não esteja disponível para o varejo, possui alguns recursos revolucionários que provavelmente serão utilizados pelos fabricantes. O dispositivo compartilha muitos recursos básicos das babás eletrônicas líderes do mercado, como notificações através de aplicativo quando a câmera detecta movimento para dizer se a criança está chorando, se a qualidade do ar mudou e pode tocar música para o bebê. A diferença da Genki Cam é que ela pode detectar se o rosto da criança está coberto ou se a criança vomitou e notificar os pais imediatamente.

Balanço tecnológico

O mamaRoo 4 é o futuro do balanço de bebê. Este assento infantil com tecnologia avançada imita os movimentos naturais que os pais fazem quando balançam seus filhos. Com cinco movimentos que variam de passeio de carro a balanço de árvore e onda, cada movimento replica um movimento naturalmente reconfortante. Ele funciona com Bluetooth, para que os pais possam controlar o movimento e até sons ou músicas a partir do smartphone ou tablet.

Fonte: Unsplash.com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *