A segurança é uma preocupação constante em Codó. Recentemente, foi protocolado na Secretaria Estadual de Infraestrutura um pedido com várias reivindicações para o município, como a reforma e ampliação da delegacia e a criação de algumas unidades especializadas. Porém, como moradores, também podemos tomar algumas atitudes para deixar nossas casas mais seguras. Veja algumas delas:
Faça uma análise geral na sua casa
Cheque regularmente todas as suas portas e janelas e observe se há alguma vulnerabilidade. Caso perceba alguma falha, troque o item imediatamente. É importante que suas portas tenham sempre fechaduras novas, pois estas são mais difíceis de romper.
Veja também todos os cantos da sua casa, procurando por pontos que possam facilitar o acesso de criminosos, como algo que ajude a subida aos muros, algum buraco ou falha na construção.
Tenha cuidado com as movimentações ao redor
Observe atentamente cada acontecimento fora da rotina de sua vizinhança. Tenha muito cuidado com pessoas passando em horários não convencionais e que pareçam estar analisando algo: elas podem estar planejando algum roubo.
Para isso, é importante que você mantenha sua casa com visão externa, ou seja, nunca ter muros altos demais que impossibilitariam você de ver qualquer movimentação suspeita.
Escolha corretamente os itens de segurança
Se você pensa em colocar alguns itens para aumentar a segurança de sua casa, tome muito cuidado na hora da escolha. Portões eletrônicos, por exemplo, se mal escolhidos podem deixar sua casa ainda mais insegura, principalmente se o modelo instalado demorar muito para abrir ou fechar. Alguém pode perceber e planejar a invasão nesse período de descuido.
Não guarde itens de valor em casa
Evite guardar itens de muito valor em casa. Caso isso seja totalmente necessário, nunca conte para ninguém, pois isso pode se espalhar e transformar sua residência em um alvo desejado pelos criminosos.
Outra solução nos casos de extrema importância é investir em um cofre. Mas, lembre-se de manter a senha em segurança total e de deixar o objeto totalmente fora de qualquer ponto de vista.
Nunca deixe sua rotina explícita
Tome muito cuidado ao conversar com desconhecidos, principalmente os que fazem perguntas demais, sem motivos aparentes. É comum que os criminosos saiam procurando alvos, e queiram conhecer a rotina dos mesmos. Desse jeito, eles conseguirão informações preciosas sobre os horários em que podem assaltar uma casa sem que ninguém esteja lá.
Invista em tecnologia
Hoje em dia, existem diversas tecnologias que podem tornar uma residência mais segura. Desde câmeras conectadas à internet, até sensores de presença ou de movimento. Dependendo do modelo da sua casa, alguns itens podem ser mais úteis que outros, então, em caso de dúvidas, busque algum especialista nestas tecnologias e escolha a melhor para você.