Vereador Araújo Neto apresenta Indicações para drenagem de canais e pavimentação em Codó

Durante a 6ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (17), o vereador Araújo Neto (PP) apresentou duas importantes indicações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e à prevenção de problemas causados por alagamentos no município.

Por meio da Indicação nº 43/2026, o parlamentar solicitou ao Executivo Municipal a desobstrução dos canais da Água Fria, localizados na Avenida 1º de Maio, no sentido dos bairros São Francisco e São Benedito. A medida tem como objetivo prevenir alagamentos, além de evitar o acúmulo de resíduos sólidos, que contribuem para inundações e favorecem a proliferação de vetores de doenças.

Já com a Indicação nº 44/2026, Araújo Neto solicitou a realização de pavimentação asfáltica ou em bloquetes na Rua Hamilton Santos, situada no bairro Trizidela. A proposta busca garantir melhores condições de mobilidade urbana e mais qualidade de vida para os moradores da região.

O vereador destacou a importância das ações solicitadas. “Essas são demandas que impactam diretamente a vida da população. A desobstrução dos canais é fundamental para evitar alagamentos e problemas de saúde pública, enquanto a pavimentação da Rua Hamilton Santos vai trazer mais dignidade, mobilidade e segurança para os moradores da Trizidela”, afirmou.

Araújo Neto reforçou ainda seu compromisso com a população codoense, ressaltando que continuará trabalhando para atender às principais necessidades da cidade, com foco em melhorias estruturais e bem-estar coletivo.

Vereador Ibrahim Neto solicita pavimentação com bloquetes na Avenida 1º de Maio, em Codó

Durante sessão legislativa, o vereador Ibrahim Neto (PODEMOS) apresentou a Indicação Nº 37/2026, solicitando ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos, a realização urgente da pavimentação com bloquetes da Avenida 1º de Maio, no bairro São Francisco.

A proposta contempla o trecho que se inicia nas proximidades da 4ª Delegacia de Polícia Civil do Maranhão, incluindo também as áreas adjacentes, e prevê ainda a implantação de meios-fios e sarjetas, visando melhorar a drenagem e a trafegabilidade da via.

De acordo com o parlamentar, a solicitação atende a uma demanda antiga dos moradores da região, que enfrentam dificuldades, principalmente no período chuvoso. “Essa é uma reivindicação legítima da comunidade. A situação da Avenida 1º de Maio tem causado transtornos constantes, com lama, buracos e dificuldades de acesso. Estamos pedindo urgência para que o poder público possa garantir mais dignidade, segurança e qualidade de vida para os moradores do bairro São Francisco”, destacou Ibrahim Neto.

Vereador Nunes do Náutico solicita recuperação asfáltica em vias dos bairros Codó Novo e São Francisco

Na 6ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada nesta terça-feira (17), o vereador Nunes do Náutico (PP) apresentou a Indicação nº 42/2026, solicitando ao Executivo Municipal a recuperação asfáltica da Travessa José Mariano Saads, localizada no bairro Codó Novo.

A via é de grande importância para a comunidade, especialmente por abrigar a Escola Comunitária do Codó Novo, sendo diariamente utilizada por alunos, pais, professores e moradores da região. De acordo com o parlamentar, as condições atuais da rua têm dificultado o tráfego e gerado transtornos à população.

Por meio da indicação, o vereador solicita que a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos realize, com a devida atenção, os serviços necessários para a melhoria da via. “Essa é uma via de grande circulação, principalmente por conta da escola. Precisamos garantir melhores condições de acesso para os alunos, pais e toda a comunidade. A recuperação asfáltica é essencial para oferecer mais segurança e dignidade aos moradores do Codó Novo”, afirmou.

O parlamentar ainda apresentou e teve aprovado o Aditivo solicitando a recuperação da massa asfáltica da Travessa Parque Eldorado, localizada no Bairro São Francisco. A transformação das demandas das comunidades em proposições para deliberação em plenário reforça o compromisso do vereador em continuar atuando em prol das necessidades da população, buscando soluções que contribuam para o desenvolvimento e bem-estar dos codoenses.

Vereadora Leda Torres apresenta Indicações para infraestrutura urbana e rural em Codó

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (17), a vereadora Leda Torres (PSDB) apresentou importantes indicações voltadas à melhoria da infraestrutura do município, contemplando tanto a zona urbana quanto a zona rural.

Por meio da Indicação nº 38/2026, a parlamentar solicitou ao Executivo Municipal, em caráter de urgência, a realização de serviços de recapeamento asfáltico em vias do bairro São Sebastião. As ruas contempladas são: Rua 21 de Abril, Rua Colares Moreira e Travessa Ceará, locais que, segundo a vereadora, necessitam de intervenções imediatas para garantir melhores condições de tráfego e segurança para moradores e condutores.

Já na Indicação nº 39/2026, Leda Torres também reforçou a necessidade urgente da construção de uma ponte no povoado Ipiranga, localizado na região da Trizidela, zona rural de Codó. A obra é considerada essencial para assegurar o deslocamento dos moradores, especialmente em períodos chuvosos, quando o acesso à comunidade se torna mais difícil.

A vereadora ainda teve aprovado em plenário seu Aditivo, que solicita serviços de tapa-buracos na Rua Pallotina, no bairro São Raimundo. “Estamos falando de demandas urgentes da população. O recapeamento dessas ruas no bairro São Sebastião e no São Raimundo é uma necessidade antiga dos moradores, assim como a construção da ponte no povoado Ipiranga, que vai garantir mais segurança e mobilidade para quem vive na zona rural”, afirmou.

Leda Torres reforçou ainda seu compromisso com a população codoense, destacando que seguirá atuando de forma firme na busca por melhorias que impactem diretamente a qualidade de vida dos cidadãos.

Codó deve ter um dia com pancadas fortes e rápidas nesta quarta-feira (18)

Codó (MA) deve ter um dia de céu muito nublado com tempestades localizadas nesta quarta-feira (18). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a cidade terá temperaturas variando entre 22°C e 30°C, com alta probabilidade de céu muito nublado com tempestades localizadas ao longo do dia.

Como será o tempo durante o dia em Codó?

Codó começa a madrugada com temperaturas agradáveis em torno de 22°C, garantindo um clima ameno nas primeiras horas do dia. Pela manhã, os termômetros registram uma leve elevação, chegando a 30°C, enquanto a tarde será mais quente, com máxima prevista de 30°C. À noite, as temperaturas se mantêm estáveis, encerrando o dia também com 22°C.

Umidade relativa do ar em Codó

A umidade relativa do ar em Codó deve variar ao longo do dia, com previsão de atingir 100% no pico máximo durante a manhã e cair para 65% nos períodos mais secos, geralmente à tarde.

Direção e intensidade do vento em Codó

Os ventos em Codó serão predominantemente fracos, soprando do noroeste para o oeste ao longo do dia. O nascer do sol está previsto para às 06h01, e o pôr do sol ocorrerá às 18h09.

Temperaturas esperadas para os próximos dias em Codó

  • Amanhã, Céu totalmente fechado de manhã; Garoa fina à tarde; Céu totalmente nublado à noite. As temperaturas irão variar entre 23°C e 29°C.
  • Sexta-feira (20/03/2026): 23°C a 32°C, Céu muito nublado com tempestades localizadas
  • Sábado (21/03/2026): 24°C a 32°C, previsão de pancadas isoladas
  • Domingo (22/03/2026): 24°C a 31°C, chuva localizada

Esta reportagem foi produzida de modo automático com dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

99Moto amplia mobilidade em Codó e pode reduzir tempo de deslocamento em até 56%

Em cidades brasileiras onde já está presente, a categoria 99Moto registrou redução de até 56% no tempo médio de deslocamento em determinados trajetos urbanos, além de expandir o acesso em regiões com menor cobertura de transporte público. Agora, a modalidade passa a integrar o cenário de mobilidade em Codó como complemento aos modais já existentes, fortalecendo as opções de deslocamento sem substituir os serviços tradicionais da cidade.

O serviço conecta passageiros a motociclistas parceiros por meio do aplicativo da 99, oferecendo uma nova opção para deslocamentos urbanos, especialmente em trajetos curtos do dia a dia. Dados levantados no país indicam que até 59% das viagens podem ocorrer em áreas com oferta limitada de transporte, ampliando as possibilidades de mobilidade para a população.

Além dos benefícios para os usuários, a categoria 99Moto também tem impacto econômico relevante, representando uma nova possibilidade de geração ou complementação de renda para trabalhadores locais e contribuindo para o fortalecimento da economia.

“A mobilidade urbana é composta por diferentes soluções que atendem a necessidades distintas da população. A categoria 99Moto amplia as opções de deslocamento em Codó e cria novas possibilidades de renda para motociclistas parceiros, contribuindo para uma mobilidade mais organizada e acessível”, afirma Fabrício Ribeiro, Diretor de Operações da 99.

Na categoria 99Moto, a tecnologia também desempenha papel central na organização das viagens e na segurança dos deslocamentos. A plataforma conta com mais de 50 recursos de proteção, incluindo monitoramento em tempo real e checagem de dados dos parceiros, contribuindo para viagens mais organizadas e rastreáveis.

O transporte por aplicativo é reconhecido pela legislação federal desde 2018, quando a Política Nacional de Mobilidade Urbana, Lei nº 12.587 de 2012, foi atualizada pela Lei nº 13.640 de 2018 para incluir formalmente a atividade. A 99 atua em conformidade com a legislação vigente e mantém diálogo com autoridades locais.

*Sobre a 99*
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e, no Brasil, conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.

*Informações à imprensa*
99 – Edelman
E-mail: imprensa99@edelman.com | imprensa@99app.com

Codó avança na conclusão da obra da nova ponte da Trizidela com chegada de materiais de construção

A cidade de Codó viveu, na manhã desta terça-feira (17), um momento histórico para sua infraestrutura urbana com a chegada de um comboio formado por 22 carretas bitrem carregadas com materiais destinados à conclusão da obra de construção da nova ponte da Trizidela.

A chegada dos veículos foi acompanhada pelo prefeito Chiquinho FC (PT), além de lideranças políticas, representantes da sociedade civil e moradores. O grupo participou de uma carreata que saiu da entrada da cidade até o canteiro de obras, transformando o momento em um marco simbólico para o início de uma nova fase no município.

A obra é executada pelo Governo do Estado do Maranhão, sob a gestão do governador Carlos Brandão, e atende a uma solicitação da atual administração municipal. O projeto prevê a construção de uma ponte sobre o Rio Itapecuru, ligando os bairros Trizidela e São Benedito, além de melhorar o tráfego na MA-026, importante via de ligação entre Codó e cidades vizinhas.

Com 210 metros de extensão, a nova estrutura contará com iluminação, ciclovia, passarela para pedestres e outros dispositivos que garantem mais segurança e acessibilidade. A iniciativa atende a uma demanda histórica da população, aguardada há mais de 80 anos, e promete contribuir significativamente para a mobilidade urbana e o desenvolvimento regional.

Entre os benefícios previstos estão:

– Integração entre comunidades urbanas e rurais, promovendo inclusão social e econômica;
– Melhoria no acesso a serviços de saúde, educação e oportunidades de geração de renda;
– Conexão com a futura ampliação da rodovia estadual MA-026, impulsionando o comércio, a agricultura e os serviços;
– Redução do tempo e do custo de deslocamento;
– Geração de emprego e renda durante e após a execução da obra.

Durante o evento, o prefeito destacou a relevância da obra para a comunidade, especialmente para os moradores da Trizidela, que enfrentam dificuldades devido às limitações da ponte atual e agradeceu o apoio e parceria do Governo do Estado com a execução da obra.

“Sabemos que a ponte existente já está sobrecarregada e foi construída há cerca de 80 anos. Há muito tempo vínhamos solicitando a reconstrução dessa estrutura. O governador Carlos Brandão, junto com o secretário Orleans Brandão, teve a sensibilidade de atender ao nosso pedido. Faço nossos agradecimentos em nome de todos os nossos vereadores, todos os nossos secretários e, finalmente, em nome de toda a população de nossa cidade”, afirmou.

A nova ponte receberá o nome do ex-prefeito Dr. José Anselmo dos Reis Freitas, em homenagem à sua contribuição para a história da cidade.

A obra reforça o compromisso institucional entre a Prefeitura de Codó e o Governo do Maranhão com o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população, consolidando um importante passo para o progresso do município.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

ACRIVI promove palestra sobre alongamento de dívida rural e orienta produtores para renegociações com credores

A Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) reuniu seus associados para uma palestra com o tema “O Direito ao Alongamento de Dívida Rural: Guia para Produtores”, ministrada pelo advogado e pecuarista Yuri Corrêa. O encontro abordou um assunto de grande relevância para o setor, especialmente diante dos desafios enfrentados pelos produtores nos últimos anos.

Durante a apresentação, o palestrante trouxe uma abordagem técnica, porém acessível, explicando o direito legal do produtor rural ao alongamento de dívidas — diferenciando-o das renegociações bancárias comuns, que podem ser desfavoráveis. Foram apresentados os fundamentos legais, os requisitos necessários, a documentação exigida, além do passo a passo tanto na esfera administrativa quanto judicial. Também foram discutidos comportamentos recorrentes das instituições financeiras e as consequências de decisões como a recuperação judicial.

O alongamento de dívida consiste na prorrogação do prazo para pagamento de débitos rurais, mantendo as condições originais do contrato. Trata-se de um direito assegurado ao produtor rural, e não de uma concessão das instituições financeiras. Esse entendimento é respaldado pela Súmula 298 do STJ, pela Lei nº 9.138/1995 e pelo Manual de Crédito Rural (MCR), que regulamenta as normas do crédito rural no país.

O advogado Dr. Thiago Maciel destacou a importância do momento para os produtores da região. “Este é um momento importante aqui na ACRIVI, onde o Dr. Yuri Corrêa trouxe o tema do alongamento de dívida rural, que é uma forma de parcelamento para produtores que enfrentaram dificuldades, como a seca nos anos de 2023 e 2024. Ele explicou tanto a parte administrativa, junto aos bancos, quanto como o produtor pode buscar esse direito para obter benefícios à sua produção e ao seu patrimônio. É isso que buscamos: fomentar ações que contribuam para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou.

Já o palestrante e associado, Dr. Yuri Corrêa ressaltou a relevância do tema diante das dificuldades enfrentadas pelo setor. “Este é um momento muito importante, tratando de um tema que tem tirado o sono dos produtores rurais. Falamos sobre a dívida rural, como negociar de forma consciente e evitar propostas desvantajosas apresentadas por instituições financeiras. Hoje, mostramos caminhos para que o produtor possa negociar e se beneficiar do alongamento da dívida, garantindo melhores condições para continuar produzindo. Quero destacar o trabalho da ACRIVI, na pessoa da presidente Inalda Beder, sempre preocupada em levar informação e atualização aos associados, o que fortalece toda a classe produtora da região”.

Encerrando o evento, a presidente da ACRIVI, Inalda Beder, reforçou o compromisso da entidade com o fortalecimento dos produtores. “A ACRIVI tem proporcionado espaços de conhecimento para que os associados possam desenvolver cada vez mais seus negócios. Nosso objetivo é seguir promovendo iniciativas que levem informação e contribuam para o crescimento da nossa região. O agronegócio é um setor vital para a economia global, desempenhando um papel crucial na segurança alimentar, no desenvolvimento econômico e na sustentabilidade ambiental. Para ACRIVI, que reúne produtores e profissionais do ramo, é essencial abordar temas relevantes que impactem o desenvolvimento do agronegócio. Oferecer treinamentos e workshops sobre temas de interesse, garante que os associados estejam bem-informados e capacitados para enfrentar desafios atuais e futuros.”, concluiu.

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: O Setor Privado pode atuar no SUS?

Você sabia que, embora o Sistema Único de Saúde (SUS) seja público, ele pode contratar hospitais e clínicas particulares para atender a população? Muita gente acredita que o governo pode escolher livremente entre construir um hospital ou contratar um particular, mas a lei não funciona bem assim. De acordo com a nossa Constituição, a participação de empresas privadas no SUS deve ser sempre complementar.

A regra de ouro é: o Governo deve prestar o serviço de saúde diretamente. A contratação de um hospital privado é a exceção, não a regra. Para que um gestor público (como um Prefeito ou Secretário de Saúde) contrate o setor privado, ele precisa provar que: (i) A rede pública daquela região não é suficiente para atender todo mundo; (ii) Faltam equipamentos, profissionais ou estrutura técnica; (iii) Não é possível ampliar a rede própria em tempo hábil para atender a urgência da população. Portanto, não se contrata o privado por conveniência, mas por necessidade comprovada.

O governo não pode simplesmente escolher o hospital de um amigo. Como se trata de dinheiro público, o processo precisa ser transparente e seguir etapas rigorosas: (i) É necessário realizar um processo de seleção aberto e objetivo para garantir que a administração escolha a melhor proposta; (ii) Tudo deve ser registrado em um contrato administrativo ou convênio, detalhando o que será feito e quanto será pago; (iii) A lei é clara: se um hospital particular comum e uma Santa Casa (entidade sem fins lucrativos) oferecerem o mesmo serviço, a preferência deve ser sempre da entidade filantrópica.
Engana-se quem pensa que, por ser uma empresa privada, o hospital pode ditar suas próprias regras ao atender pelo SUS. Ao assinar o contrato, a instituição passa a fazer parte da rede pública e deve: (i) Atuar conforme o planejamento da cidade; (ii) Seguir as normas técnicas e tratamentos aprovados pelo Ministério da Saúde; (iii) O gestor público tem o dever de fiscalizar, avaliar a qualidade do serviço e aplicar multas caso o contrato não seja cumprido.
Conclusão
A parceria com o setor privado é uma ferramenta importante para que ninguém fique sem atendimento quando os hospitais públicos estão lotados ou sobrecarregados. No entanto, o governo continua sendo o grande responsável pela saúde, garantindo que o dinheiro público seja usado com transparência e foco total no bem-estar do cidadão.

Empreendedor codoense do agronegócio aposta na produção de pimentas e transforma conhecimento em renda no campo

A união entre conhecimento acadêmico e trabalho no campo tem gerado bons frutos para o jovem Ítalo Almeida. Formado em Agronomia e Agroecologia pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), ele decidiu investir no próprio negócio e apostar na produção de pimentas como fonte de renda e desenvolvimento no meio rural.

Mesmo com a agenda de trabalho bem apertada e a crescente demanda em seu próspero ramo do agronegócio, atualmente Ítalo Almeida ainda consegue um tempo para aprimorar seus conhecimentos no curso de curso Técnico em Zootecnia do sistema FAEMA/SENAR, no polo da Rede e-Tec no Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ). A iniciativa bem sucedida de Ítalo foi destaque no Programa Mirante Rural no mês de março.

A iniciativa começou em 2020, de forma simples e quase despretensiosa. Durante uma visita à feira, Ítalo comprou algumas pimentas e teve a ideia de produzir um molho artesanal. O resultado agradou quem experimentou e despertou nele a vontade de produzir a própria matéria-prima. “Quando fui à feira em 2020, comprei algumas pimentas e surgiu a ideia de fazer um molho. Fiz o molho, ficou bom, o pessoal começou a pedir e eu pensei: vou plantar a matéria-prima e comercializar, vai que dá certo”, contou.

A partir dessa decisão, ele passou a aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na faculdade, principalmente sobre manejo do solo, clima e técnicas de cultivo. Na plantação, Ítalo realiza diariamente o acompanhamento das plantas, observando o desenvolvimento, controlando ervas daninhas e realizando podas para melhorar o crescimento e a floração.

Atualmente, a área conta com mais de 200 pés de três variedades consideradas entre as mais ardidas do mundo, como Carolina, Scorpion e Bhut Jolokia. Toda a produção é utilizada na fabricação de molhos artesanais que já conquistaram consumidores na região. Além dos molhos de pimenta, o produtor também desenvolve outros itens derivados, como sal temperado para churrasco e geleia de maçã com pimenta. Os produtos são vendidos por até R$ 10 a unidade, tanto no varejo quanto no atacado.

Para Ítalo, ver o resultado do trabalho nas prateleiras do comércio é uma das maiores recompensas. “É gratificante ir ao mercado e ver o seu produto na prateleira. Mais gratificante ainda é ver alguém pegando o produto e levando para casa. Isso dá ainda mais vontade de produzir e melhorar cada vez mais”, afirmou.

Enquanto aguarda novas colheitas da pimenta, o jovem também investe no cultivo do milho, atividade que ajuda a garantir renda durante o período de desenvolvimento da plantação. Com dedicação, conhecimento técnico e espírito empreendedor, Ítalo mostra que o agronegócio pode ser um caminho promissor para quem decide investir na força da terra e transformar ideias em oportunidades no campo.