Vereador Teonilo do Garra destaca avanços da gestão municipal e defende diálogo entre situação e oposição em Codó

Durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (10), o vereador Teonilo do Garra utilizou a tribuna para destacar o papel do Legislativo no debate democrático e para defender as ações desenvolvidas pela atual gestão municipal.

O parlamentar iniciou sua fala ressaltando a importância do equilíbrio entre situação e oposição dentro da Câmara. Segundo ele, é natural que a base do governo defenda as ações da gestão, enquanto a oposição aponte falhas e cobre melhorias, algo que considera positivo para o próprio desenvolvimento do município. “É importante quando alguém aponta onde as coisas estão erradas, porque só assim é possível consertar e melhorar”, afirmou o vereador.

Codó avançando em todas as áreas

Teonilo também destacou que governar um município do porte de Codó exige muito trabalho e dedicação. De acordo com o edil, ao analisar o período da atual administração, já no segundo ano de mandato, é possível observar diversas ações e obras realizadas em diferentes áreas. “O governo tem feito muita coisa por Codó. Se eu for relacionar tudo aqui, não vou conseguir dizer tudo o que quero, porque são muitas ações”, pontuou.

Olhar para frente: Gestão com foco no trabalho e no futuro

Outro ponto enfatizado pelo parlamentar foi a postura do prefeito, que, segundo ele, mantém o foco no trabalho e evita críticas a gestões passadas. Para Teonilo, essa postura demonstra responsabilidade e compromisso com a população. “O prefeito não olha para o retrovisor, não fica criticando quem já passou. Ele olha para frente e trabalha para desenvolver o município”, destacou.

Legislativo e Executivo trabalhando em sintonia

O vereador também comentou sobre demandas da população, afirmando que o papel do parlamentar é fiscalizar, apresentar indicações e levar as necessidades dos moradores ao poder público. Como exemplo, citou a situação da escola da comunidade Cacimba de Areia, cuja reforma já estava sendo iniciada pela prefeitura antes mesmo da apresentação de uma indicação formal na Câmara.

Além disso, ele mencionou investimentos em áreas como educação, saúde e segurança pública, citando a atuação da Guarda Municipal, que atualmente conta com novos veículos para reforçar o trabalho na cidade. Ao encerrar sua fala, Teonilo do Garra reforçou a importância da responsabilidade de todos os agentes públicos na administração do município e destacou que, no fim, é a população quem avalia o trabalho dos representantes. “Quem vai avaliar todo o nosso trabalho e decidir tudo isso é a população de Codó. Nós temos que trabalhar com responsabilidade para ajudar a administrar o município da melhor maneira possível”, concluiu.

Codó será palco do “Encontro das Presidentes e Vice-Presidentes das Comissões das Mulheres do Agro do estado do Maranhão”

No dia 19 de março, a FAEMA (Federação da Agricultura do Maranhão) sediará, em Codó, o Encontro das Presidentes e Vice-Presidentes das Comissões das Mulheres do Agro, representando os Sindicatos dos Produtores Rurais do estado do Maranhão.

A Comissão de Mulheres do Agro – FAEMA (mulheresdoagro.ma) tem como objetivo promover a participação e o protagonismo feminino no agronegócio maranhense, contando com o apoio da FAEMA/SENAR. A comissão se concentra em capacitação técnica, networking e formação de parcerias, visando fortalecer lideranças locais e a presença feminina no sistema sindical.

A programação do encontro abordará importantes temas, como “Comunicação e Posicionamento: A Voz da Mulher do Agro”, com a palestrante Rossana Aboud, advogada e pecuarista. Na sequência, será realizado um painel sobre Integração, Troca de Experiências e Inspiração, com a participação das presidentes das Comissões. Também serão discutidas estratégias para o Planejamento Anual e Gestão de Mandato em uma oficina sobre o Plano de Trabalho, conduzida por Janayna Jordania e Leonor, do SENAR/Maranhão.

Outro destaque será a palestra de Stéphanie Ferreira, Presidente da Comissão de Mulheres do Agro da CNA, que abordará O Papel Estratégico da Comissão de Mulheres no Sistema Sindical. A palestra magna será apresentada por Silvia Waiãpi e tratará do tema “Do Silêncio à Liderança: Mulheres que Transformaram Desafios em Colheitas”. O evento encerrará com mensagens inspiradoras da Presidente Mônica Loiola e da Vice-Presidente Keyssyane Soeiro, enfatizando o papel transformador das mulheres no agronegócio.

Ao final, haverá sorteios de brindes, uma foto oficial e um coquetel de encerramento.

Para Inalda Barros Beder, Presidente da Comissão de Mulheres de Codó, “Os encontros das Comissões das Mulheres do Agro são fundamentais, especialmente no tocante ao planejamento e fortalecimento da participação feminina no setor agropecuário. Esses eventos representam uma oportunidade para não apenas discutir desafios, mas também para construir soluções coletivas que impactem positivamente a vida das mulheres e de suas comunidades”.

A Vice-Presidente Micaela Lima acrescenta: “Essas reuniões funcionam como plataformas para a troca de experiências e conhecimentos entre as mulheres, proporcionando capacitações que aumentam a eficiência e a competitividade delas no agronegócio”.

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE “Mais que um serviço, um Direito de cada Cidadão”

Você já parou para pensar no que faz o SUS funcionar de verdade? Muita gente associa o SUS apenas aos postinhos e hospitais, mas por trás de cada atendimento existe uma estrutura gigante feita para garantir que ninguém fique desamparado. Para quem faz a gestão da saúde, o SUS é um compromisso diário com a dignidade das pessoas. Vamos entender o que sustenta esse sistema?

Para que a saúde chegue a todos com qualidade, o SUS se baseia em quatro conceitos fundamentais:
 O SUS é um direito de seu (Universalidade): Ninguém pode ser excluído do sistema.
 O SUS deve cuidar de você por inteiro (Integralidade): Desde a prevenção (como vacinas) até tratamentos complexos e recuperação.
 O SUS deve cuidar de você de forma igual apesar de suas necessidades sejam diferentes (Equidade): Quem precisa de mais ajuda recebe atenção prioritária para equilibrar a balança.
 O SUS deve acolher você com carinho (Humanização): É o acolhimento, a escuta e o respeito. Afinal, sem empatia não existe saúde de verdade.

Você tem dúvida de como o SUS funciona? ou já se perguntou como o atendimento é organizado? O segredo está na forma como o sistema é dividido:
 O SUS deve está mais perto de você (Descentralização): O município tem autonomia para resolver os problemas locais de forma mais rápida.
 O SUS é organizado por Regiões (Regionalização): Os serviços são espalhados para que você não precise viajar para longe em busca de cuidados básicos.
 O SUS tem porta de entrada (Hierarquização): Tudo começa no “postinho” (Atenção Básica). Se o seu caso for mais complexo, o sistema te encaminha para especialistas ou hospitais.
 O SUS é controlado por Você (Participação Social): O SUS é seu! Através dos Conselhos de Saúde, a própria sociedade ajuda a decidir onde investir o dinheiro e como melhorar os serviços.

O SUS é uma conquista coletiva. Quando unimos uma gestão eficiente a um atendimento humano, o resultado é um só: vidas salvas todos os dias. Você gostou de entender melhor como o seu sistema de saúde funciona?

Ação “Divas” leva saúde, beleza e cidadania para mulheres de Codó

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, promoveu no último sábado (7), a ação “Divas”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento aconteceu na Praça São Sebastião e reuniu dezenas de mulheres que tiveram acesso a diversos serviços gratuitos voltados à saúde, bem-estar e assistência social.

A iniciativa contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), que prestigiou a programação e reforçou o compromisso da gestão municipal em desenvolver políticas públicas voltadas ao cuidado, valorização e garantia de direitos das mulheres codoenses.

Durante a ação, foram disponibilizados diversos atendimentos de saúde básica, incluindo exames de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação, coleta de exame preventivo e consultas médicas nas especialidades de clínica geral, oftalmologia e ginecologia. As participantes também tiveram acesso aos serviços do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e atendimentos em saúde bucal.

Além dos cuidados com a saúde, a programação proporcionou momentos de autoestima e valorização, com serviços de beleza, como corte de cabelo e design de sobrancelhas.

Na área social, equipes do CRAS e CREAS realizaram atendimentos e orientações à população. Também foram oferecidos serviços de atualização do Cadastro Único para o programa Bolsa Família e cadastro para regularização fundiária por meio do programa “A Casa é Sua”, que integra a política municipal de moradia.

A realização da ação “Divas” reforça o compromisso da Prefeitura de Codó em ampliar o acesso das mulheres a serviços essenciais, promovendo saúde, cidadania e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao público feminino no município.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Rotary Club de Codó realiza emocionante homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Rotary Club de Codó promoveu uma bela e significativa homenagem dedicada às mulheres, reconhecendo sua força, dedicação e o importante papel que desempenham na sociedade. O evento, realizado na manhã de domingo, dia 8 de março, reuniu convidadas e membros do clube em um momento especial de reconhecimento e valorização feminina.

Durante a programação, foram destacadas histórias de superação, liderança e contribuição de mulheres que fazem a diferença na comunidade codoense. Também foram realizadas criativas dinâmicas entre as participantes, onde companheiras e convidadas expressaram suas considerações e seu carinho às mulheres presentes.

“Realizamos uma merecida homenagem às nossas mulheres, que desempenham papel fundamental na transformação das comunidades e no fortalecimento do Rotary. Mulheres que representam nossa força de forma tão digna em nossa comunidade. Um momento tão especial para relembrar e celebrar as mulheres que abriram caminho e as que estão fazendo história, destacando-as como líderes, voluntárias e agentes de mudança”, declarou a presidente do Rotary Club de Codó, Maria de Jesus Passos de Santana.

A homenagem foi marcada por palavras de gratidão, carinho e respeito, reforçando a importância de celebrar a trajetória das mulheres e de continuar fortalecendo a luta por igualdade, oportunidades e reconhecimento. Para a presidente da Associação Rotária Codoense, Maria do Socorro Costa Quinzeiro, a iniciativa representa mais do que uma comemoração simbólica. “Esta singela homenagem é um gesto de valorização àquelas que, com coragem e sensibilidade, transformam a sociedade todos os dias. Março é destacado não apenas para comemorar, mas para compartilhar o dom do Rotary e convidar mais mulheres a se tornarem ‘Pessoas de Ação’ dentro da organização”, disse a presidente.

O encontro também serviu para reafirmar o compromisso da instituição com ações sociais e iniciativas que promovam o desenvolvimento humano, a solidariedade e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Vamos continuar a unir forças para apoiar mulheres e meninas através de projetos de educação, saúde e combate à violência. Nossa mensagem reforça que quando as mulheres são apoiadas e capacitadas, comunidades inteiras prosperam, tornando o trabalho rotário muito mais forte”, ressaltou Maria Goreth Costa da Silva, presidente da Casa da Amizade

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma data dedicada a reconhecer as conquistas das mulheres ao longo da história, além de reforçar a importância da luta contínua por respeito, direitos e dignidade. “Gostaria de agradecer aos companheiros rotarianos que, com grande dedicação, ajudaram a realizar o café da manhã em homenagem às mulheres rotarianas pelo Dia Internacional da Mulher. Foi uma manhã muito agradável, marcada por momentos de confraternização e por uma dinâmica que trouxe leveza e descontração ao encontro. Foi bonito perceber a alegria e o entusiasmo das mulheres homenageadas, o que tornou o momento ainda mais especial. Parabéns a todos que contribuíram para esse gesto de reconhecimento e carinho”, concluiu o rotariano Elias Araújo.

Sistema FAEMA/SENAR apresenta novos técnicos do Programa Saúde no Campo para as regiões Meio Norte e Leste do Maranhão

O Sistema FAEMA/SENAR realizou esta semana o encontro de integração de novos técnicos do Programa Saúde no Campo. O encontro, voltado à promoção da saúde e qualidade de vida de produtores rurais e trabalhadores do campo, foi realizado no município de Peritoró.

Ao todo, quinze profissionais passam a atuar em nove municípios das regiões Meio Norte e Leste, levando ações de prevenção e promoção da saúde a produtores rurais e suas famílias, que são assistidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR. Os técnicos irão atuar nos municípios de Miranda do Norte, Matões do Norte, Peritoró, Codó, Alto Alegre, Bacabal, Coroatá, Vargem Grande e São Mateus do Maranhão.

De acordo com a coordenadora estadual de Educação Formal e Promoção Social do Senar Maranhão, Yolanda Batista, cada profissional acompanhará 25 propriedades assistidas pela ATeG e suas famílias, levando orientações sobre prevenção de doenças, cuidados com a saúde e melhoria da qualidade de vida no meio rural. A iniciativa deve beneficiar quase 400 famílias rurais nas regiões Meio Norte e Leste.

Apresentação e Integração dos profissionais e Sindicatos

O encontro reuniu presidentes de sindicatos rurais, técnicos de campo e lideranças locais, e marcou também a assinatura dos contratos dos profissionais que passam a integrar o programa. Participaram da programação o presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, o vice-presidente da Faema e gerente técnico do Senar, Carlos Antônio Feitosa, e o superintendente do Senar Maranhão, Luís Figueiredo, além dos presidentes dos sindicatos rurais da região, entre eles Severino Moura (Peritoró), Iedo Barros (Codó) e Francivaldo Cunha (Coroatá), e o representante do Sindicato Rural de Pedreiras, José Fernandes.

Para Raimundo Coelho, a iniciativa reforça o compromisso do Sistema com o bem-estar das famílias que vivem e trabalham no campo. “O produtor rural precisa de orientação técnica para produzir cada vez melhor, mas também precisa de qualidade de vida. O Programa Saúde no Campo leva informação, prevenção e cuidado para as famílias rurais, fortalecendo o desenvolvimento social no meio rural”, destacou.

Durante o evento, foi apresentada a estrutura e o funcionamento da iniciativa, que integra ações de saúde preventiva às atividades de assistência técnica e capacitação realizadas pelo Senar. Presidentes de sindicatos rurais, técnicos de campo e representantes do Sistema Faema/Senar acompanharam a apresentação do Programa Saúde no Campo e avaliaram de forma muito positiva o encontro.

“Hoje o Sistema Faema Senar, além de levar ciência, tecnologia e capacitação ao homem e à mulher do campo, também passa a oferecer acompanhamento voltado à saúde. É um trabalho excepcional que está sendo implantado. O objetivo é orientar as famílias assistidas sobre cuidados com a saúde, prevenção de doenças e hábitos que contribuem para uma melhor qualidade de vida no campo”, destacou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros.

Também participaram da reunião o coordenador de Assistência Técnica na Regional Meio Norte, Ricardo Lucas Machado, a analista do programa Saúde no Campo, Janaína Nunes, a presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Peritoró Erivania Loiola, e o vereador do município, Naldo Lisboa. O Programa Saúde no Campo integra as ações de promoção social do Senar e busca ampliar o acesso à informação e às orientações de saúde para as famílias assistidas, contribuindo para melhorar as condições de vida no meio rural.

Projeto Reconectar utiliza educação ambiental para ressocializar jovens em Codó

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), desenvolve uma iniciativa que une política ambiental e política social: o Projeto Reconectar. Idealizado pelo secretário municipal de meio ambiente, Ferdinando Rocha, o projeto tem como objetivo promover a ressocialização de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e de liberdade assistida, utilizando a educação ambiental como ferramenta de transformação social.

A proposta parte do princípio de que o vínculo com o meio ambiente pode contribuir para o desenvolvimento da responsabilidade individual, do senso coletivo e da construção de novas perspectivas de vida. Durante a execução do projeto, os participantes recebem formação teórica e prática por meio de palestras educativas, incentivo à adoção de práticas sustentáveis e capacitação para cultivo de hortas orgânicas.

Além da aprendizagem técnica, a iniciativa trabalha valores como disciplina, cooperação e pertencimento social. Ao todo, sete adolescentes são atendidos diretamente, com apoio institucional do CREAS, da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial.

De acordo com o secretário Ferdinando Rocha, a proposta vai além da preservação ambiental e demonstra o potencial das políticas públicas integradas. “O projeto mostra que políticas públicas ambientais também podem ser políticas de inclusão social. Quando o jovem percebe que é capaz de produzir, cuidar e contribuir com a comunidade, ele passa a se enxergar como parte da sociedade. Gostaria de parabenizar toda a nossa equipe da SEMMAM e o trabalho e apoio do prefeito Chiquinho FC.”, destacou.

O Projeto Reconectar reforça a visão de que sustentabilidade envolve não apenas a preservação dos recursos naturais, mas também a promoção da dignidade humana e da cidadania.

4ª Sessão Ordinária: Vereadores votam projeto relativo a alterações no PPA e LDO

Durante a 4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada nesta terça-feira, dia 3 de março, os vereadores deliberaram sobre o Projeto de Lei 01/2026, referente ao Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Também foram aprovadas importantes Indicações em benefício da população codoense, como as Indicações Nº 15/2026 e Nº 16/2026, de autoria do Vereador Chiquinho do SAE Júnior, que solicitam ao Executivo Municipal o início da reforma da ponte do Riacho do Mato no povoado Babaçu, bem como a recuperação da ponte do Riacho Roncador, no povoado 300 (Trezentos), sentido Babaçu, e a pavimentação asfáltica e/ou implantação de bloquetes, na Rua Francisco Bernardino e na Rua Projetada, no trecho próximo ao DETRAN, localizado no Bairro São Sebastião.

“Duas indicações que vão beneficiar tanto os moradores da região dos campos quanto os moradores da zona urbana de Codó. Pedimos a pavimentação de asfalto e a colocação de bloquete ali na rua projetada próximo ao Detran, para beneficiar e melhorar mobilidade da população que mora ali no bairro São Sebastião. Já outra foi o pedido das duas pontes ali que fica no povoado Babaçu e no povoado Trezentos, onde as pontes estão em estado precário”, explicou o parlamentar.

O presidente da Casa, vereador Roberto Cobel, destacou a produtividade da Sessão. “Muito feliz com a produtividade de mais uma sessão, muitos debates, todos de grande importância para nossa cidade, sempre nos respeitando aqui nesta Casa. Todos os colegas defendendo suas ideias, mas sempre debatendo em favor da população, defendendo os interesses do nosso povo, e eu saio daqui feliz com o dever cumprido desta casa de mais uma sessão ordinária. Um forte abraço a todo o povo de Codó”, concluiu.

Vereador Araújo Neto apresenta Projeto de Lei em homenagem a Amaury Lopes Hissa

Durante a sessão ordinária da Câmara de Codó desta terça-feira (03) foi apresentado o Projeto de Lei nº 02, de 06 de fevereiro de 2026, de autoria do vereador Antônio Joaquim Araújo Neto (Araújo Neto). A proposta prevê a alteração do nome da Travessa Zacarias Cardoso, localizada no Centro da cidade, que passará a se chamar Travessa Amaury Lopes Hissa, in memoriam (31/12/1937 – 21/04/2019), como forma de homenagem póstuma. O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça, Redação e Administração Pública, reforçando a legalidade da matéria para apreciação em plenário.

O vereador também ressaltou que a iniciativa atende a um sentimento de reconhecimento da comunidade e representa um gesto de gratidão. Durante sua fala, Araújo Neto destacou a importância da homenagem: “Amaury Lopes Hissa, servidor da Fundação Nacional de Saúde, mais de 20 anos a serviço da Sucam de Codó, foi um homem que deixou sua marca na história de Codó. Esta é uma forma simples, mas muito significativa, uma singela homenagem de reconhecer tudo o que ele representou para nossa cidade e para as pessoas que conviveram com ele. Dar o seu nome a uma travessa no Centro é eternizar sua memória e seu legado.”

Ibrahim Neto apresenta indicações para construção de ponte e melhorias no trânsito em Codó

Durante a 4ª Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (03), na Câmara Municipal de Codó, o vereador Ibrahim Neto (PODEMOS) apresentou duas importantes indicações voltadas à infraestrutura e à segurança viária do município.

Construção de nova ponte no povoado São Martins

Por meio da Indicação Nº 29/2026, o parlamentar solicitou ao Executivo Municipal e à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos que viabilizem a construção de uma nova ponte no povoado São Martins, na estrada que liga a comunidade às demais localidades da região. A proposta busca garantir mais segurança e melhores condições de tráfego para moradores, estudantes, trabalhadores e produtores rurais que dependem diariamente da via.

Durante sua justificativa em plenário, o vereador destacou a importância da obra para a população local: “A construção dessa ponte é uma necessidade urgente. Estamos falando de acesso, de segurança e de dignidade para os moradores do São Martins e de toda a região. É uma demanda antiga da comunidade, e estamos aqui para cobrar providências.”

Melhorias e segurança no trânsito da Avenida Santos Dumont

Já na Indicação Nº 30/2026, Ibrahim Neto solicitou a substituição do redutor de velocidade existente na Avenida Santos Dumont, no bairro São Sebastião, ao lado do Comercial Avenida, além da instalação de um novo redutor de velocidade no sentido contrário da via, nas proximidades do estabelecimento Araújo Construções.

A medida tem como objetivo reforçar a segurança no trânsito, especialmente em uma área de grande circulação de veículos e pedestres. O vereador ressaltou que a iniciativa atende a pedidos da própria comunidade. “Recebemos várias solicitações de moradores e comerciantes preocupados com a velocidade dos veículos nesse trecho. Nosso objetivo é prevenir acidentes e garantir mais tranquilidade para quem vive e trabalha naquela região.”
Com as indicações, Ibrahim Neto reforça seu compromisso com a melhoria da infraestrutura urbana e rural, defendendo ações que promovam mobilidade, segurança e qualidade de vida para a população de Codó.