Secretaria de Educação de Gonçalves Dias, realizou encontro pedagógico com os professores para planejamento e fortalecimento das ações educacionais

Entre os dias 23 e 24 de fevereiro, Prefeitura de Gonçalves Dias, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Gonçalves Dias (SEMED), realizou o Encontro Pedagógico 2026, reunindo professores e técnicos administrativos em educação em uma programação voltada para formação, diálogo e alinhamento institucional das práticas educacionais.

Foram momentos importantes de planejamento, troca de experiências e alinhamento de metas, reafirmando o compromisso com um ensino de mais qualidade para nossos alunos.

“A educação é a base para o futuro, e ela só é possível graças ao trabalho dedicado de nossos professores, que têm o poder de transformar vidas”, afirmou a prefeita Suane Dias.

A educação segue avançando em Gonçalves Dias, com trabalho, dedicação e compromisso com o futuro.

 

Vereador Nunes do Náutico destaca valorização da cultura, fortalecimento da economia e investimentos para o ano letivo em Codó

Durante a 3ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada nesta terça-feira (24), o vereador Nunes do Náutico utilizou a tribuna da Casa do Povo para destacar os pontos positivos do Carnaval 2026 no município, enfatizando a organização, segurança, valorização da cultura local, o fortalecimento da economia. O vereador também discorreu sobre os investimentos na educação e o planejamento para o início do ano letivo.

O parlamentar iniciou sua fala relembrando os eventos que marcaram o período carnavalesco. Ele citou a feijoada promovida pelo deputado Francisco Nagib no sábado de Carnaval, classificando o encontro como um momento importante de diálogo e fortalecimento de parcerias. O evento reuniu diversas lideranças políticas estaduais e federais, entre elas o Ministro André Fufuca, o deputado federal Juscelino Filho, além do deputado Vinícius Ferro.

Sucesso do Carnaval e segurança dos foliões

Nunes também elogiou a organização do Carnaval promovido pela Prefeitura de Codó, destacando a segurança e a estrutura do evento. Segundo ele, o prefeito Chiquinho acertou nas mudanças e no planejamento, e demonstrou competência na condução da festa, garantindo tranquilidade aos foliões.

O vereador ressaltou ainda a participação ativa do deputado Francisco Nagib e do prefeito Chiquinho FC nas festividades, além da valorização dos artistas e bandas locais, que tiveram espaço para apresentar seus trabalhos, seja nos trios elétricos ou nos palcos montados pela cidade. Para ele, a iniciativa fortaleceu a cultura codoense e abriu oportunidades para músicos e profissionais da área.

Em sua fala, Nunes parabenizou os blocos alternativos que animaram os bairros da cidade, como o Bloco das Bonecas, o bloco do Bairro Santo Antônio, o Bloco Rei Davi, entre outros. Ele também destacou o Naltifolia, bloco que organiza há 10 anos, agradecendo a presença do prefeito Chiquinho e do deputado Francisco Nagib. O parlamentar enfatizou ainda o impacto positivo do Carnaval na economia local. Segundo ele, vendedores ambulantes e donos de barracas relataram boas vendas durante o período festivo, movimentando significativamente o comércio da cidade. “Tivemos muito mais resultados positivos, em todos os aspectos de nosso carnaval”, afirmou.

Semana Pedagógica e o início do ano letivo

Encerrando seu discurso, o vereador falou sobre o planejamento e realização da Semana Pedagógica e o trabalho da gestão municipal para a volta às aulas, destacando que o início do ano letivo representa esperança e novas oportunidades para crianças e jovens. Ele informou que tem acompanhado de perto a situação das escolas, tanto na zona urbana quanto na zona rural, e destacou as reformas realizadas nas unidades de ensino. Nunes afirmou ainda que a merenda escolar já está disponível nas escolas, aguardando o retorno dos alunos, e parabenizou a gestão municipal pelo empenho em garantir melhorias na infraestrutura e na qualidade do ensino.

Por fim, reafirmou seu apoio político ao deputado Francisco Nagib, ao deputado federal Juscelino Filho e às lideranças indicadas pelo prefeito Chiquinho, encerrando seu discurso agradecendo aos presentes e pedindo a bênção de Deus sobre todos.

Prepare-se: conta de luz vai subir de preço no Brasil todo

A energia elétrica deve pesar ainda mais no bolso dos brasileiros em 2026. Projeções de consultorias especializadas apontam que a conta de luz vai subir acima da inflação, mantendo uma tendência de encarecimento que já vem sendo registrada nos últimos anos.

Alta confirmada nas tarifas

Em 2025, a energia elétrica residencial ficou 12,3% mais cara, enquanto a inflação fechou em 4,26%. Para este ano, a consultoria PSR prevê um aumento real de 4%, descontada a inflação. Já a Logos Economia projeta alta total de 5,6%.

Entre os fatores estão:

  • Novos contratos entre distribuidoras e geradoras de energia.
  • Descotização das usinas da Eletrobras, que deixam de vender energia abaixo do preço de mercado.
  • Encargos e subsídios, como a Tarifa Social e incentivos a fontes renováveis.

Segundo a Aneel, os consumidores devem pagar R$ 47,8 bilhões em subsídios em 2026, alta de 15,4% em relação ao ano anterior.

Clima e reservatórios preocupam

O fenômeno El Niño pode reduzir o volume de chuvas no Norte e Nordeste, pressionando os reservatórios das hidrelétricas. Como o Brasil depende fortemente da geração hidráulica, isso aumenta a necessidade de acionar termelétricas, que têm custo mais elevado.

Edvaldo Santana, ex-diretor da Aneel, alerta:

“Ou gastar muito usando térmica ou usar as hidrelétricas com risco de ficar com reservatórios baixos.”

Esse cenário pode levar à volta das bandeiras amarela e vermelha, encarecendo ainda mais a conta de luz.

O peso da política e dos contratos

Um estudo da Abraceel mostrou que, nos últimos 15 anos, a tarifa de energia subiu 177%, contra uma inflação acumulada de 122%. Entre os motivos estão contratos de longo prazo indexados à inflação e decisões políticas em leilões de energia.

Exemplos recentes incluem:

  • Extensão de contratos de termelétricas a carvão até 2040.
  • Contratação compulsória de térmicas a gás natural e pequenas hidrelétricas.

Essas medidas, segundo especialistas, transferem riscos e custos diretamente para o consumidor.

O impacto no bolso

Com tarifas pressionadas por contratos, subsídios e clima desfavorável, o brasileiro deve enfrentar aumento expressivo na conta de luz em 2026, mesmo após um ano marcado por bandeira vermelha quase constante.

Vereadora Leda Torres relembra conquista do voto feminino no Brasil e parabeniza gestão municipal pelo sucesso do Carnaval 2026

Sempre atenta as causas de gênero e a luta pela garantia dos direitos das mulheres, a vereadora Leda Torres utilizou a tribuna da Câmara Municipal para abordar temas importantes da política nacional, como a celebração do Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, instituído por meio do Decreto 21.076, do então presidente Getúlio Vargas, no dia 24 de fevereiro de 1932. Na época, o decreto também criou a Justiça Eleitoral e instituiu o voto secreto.

Leda Torres ressaltou a importância histórica da data, afirmando que a conquista representa a luta e a resistência das mulheres brasileiras, abrindo caminhos para maior participação feminina nos espaços de decisão. “Quando as mulheres conquistaram o direito ao voto em nosso país, elas abriram caminhos para que hoje, estivéssemos onde estamos: ocupando espaços de decisão, transformando realidades e escrevendo nossa própria história. Que a memória dessa conquista nos lembre: Quando uma mulher avança, toda a sociedade avança junto”.

Em seguida, a parlamentar também prestou solidariedade à vereadora Rosélia e sua família pela perda de sua irmã. “Gostaria também de prestar todo o meu apoio a nossa amiga e Vereadora Rosélia, ao seu pai Senhor Osmar, sua mãe Dona Nonata e todos seus irmãos, pela perca da sua irmã Maria De Jesus. Que Deus e nossa Senhora dê o conforto para você e toda sua família”.

Carnaval de Codó ‘’Folia, Cultura e Paixão’’

A vereadora destacou o grande sucesso do Carnaval de Codó 2026, que reuniu milhares de foliões durante cinco dias de festa. A parlamentar ressaltou a organização, a segurança e a estrutura do circuito montado na Avenida Augusto Teixeira, além do impacto positivo na economia local. Segundo dados do 17º Batalhão da Polícia Militar, cerca de 120 mil pessoas participaram das festividades, sem registros de ocorrências graves no circuito oficial.

A vereadora também parabenizou o prefeito Chiquinho FC, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o secretário Luis Claudino, o deputado estadual Francisco Nagib e todos os profissionais envolvidos na realização do evento, incluindo forças de segurança e equipes de limpeza urbana.

Outro ponto destacado foi a Feijoada Amigos do Nagib, realizado no sábado de carnaval. O evento reuniu grandes lideranças políticas, entre elas, o Secretário de Assuntos Municipalistas do Estado Orleans Brandão, o Ministro de Esportes André Fufuca, o Deputado Federal Juscelino Filho, o nosso Prefeito Chiquinho FC, Zito Rolim, Agnes Oliveira, além de muitos representantes e apoiadores de várias cidades do Maranhão.

“Quero aqui parabenizar o nosso Prefeito Chiquinho FC, pelo novo formato do Carnaval Codoense, pelo grande incentivo aos blocos e retiros, ouvi várias pessoas elogiando o quanto o Carnaval desse ano foi seguro. Parabenizar também ao meu amigo e Secretário Luis Claudino e toda sua equipe, pela organização, ao Deputado Estadual Francisco Nagib pelo apoio. Parabéns também a toda equipe de segurança, aos policias, nossas Varredeiras de Rua e os Garis por sempre manter a avenida limpa, durante todos os dias do circuito. Parabenizo cada um que fez sua parte para que o nosso Carnaval fosse inesquecível”, concluiu a parlamentar.

Vereador Teonilo do Garra destaca segurança e organização no Carnaval de Codó

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada nesta terça-feira (24), o vereador Teonilo do Garra utilizou a tribuna para destacar o grande sucesso do Carnaval 2026 no município, ressaltando a segurança, a organização e a participação do poder público durante os dias de festa.

Carnaval Seguro e organizado

Em seu discurso, o parlamentar afirmou que Codó realizou um dos maiores carnavais do Maranhão, enfatizando o trabalho integrado das forças de segurança do Estado e do município. Segundo o edil, uma semana antes do início da festa, a Polícia Civil e a Polícia Militar cumpriram diversos mandados, o que contribuiu para inibir ações criminosas durante o período carnavalesco.

O vereador fez um agradecimento público ao Coronel Senilson, comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, e a todos os policiais envolvidos na operação. Para Teonilo, a atuação firme e preventiva das forças de segurança foi decisiva para garantir um carnaval tranquilo, sem registros de óbitos e sem ocorrências graves, como arrastões.

Gestor participou junto com o povo codoense

O parlamentar também atribuiu o êxito da festa ao apoio do gestor municipal, ressaltando que o prefeito esteve presente nas ruas todos os dias, acompanhando de perto a programação e dando suporte às equipes envolvidas. Teonilo destacou a expressiva presença do prefeito Chiquinho FC e do deputado Francisco Nagib junto com a população, tanto nas noites do carnaval quanto nos blocos populares que tomaram conta das ruas de Codó.

“O cidadão saiu de casa para brincar com sua família e voltou em segurança. Esse é o verdadeiro espírito do carnaval: sair para se divertir e retornar para casa em paz, não para um hospital e o nosso prefeito e o deputado Nagib estiveram junto com o povo durante todo o carnaval em nossa cidade, valorizando os blocos e as bandas locais e a festa de nossa cidade”.

As mudanças foram positivas

Teonilo pontuou ainda todas as mudanças estruturais e operacionais do Carnaval 2026 foram positivas e que muitas pessoas de outras cidades visitaram Codó durante o período festivo e elogiaram a organização e a animação do evento. Segundo ele, o Carnaval de Codó mostrou que é possível promover uma grande festa popular com responsabilidade, planejamento e compromisso com a população.

Ao final, o vereador parabenizou todos os envolvidos na realização do evento e manifestou o desejo de que o padrão de organização e segurança seja mantido nos próximos anos. Ele também citou a presença do presidente Roberto Cobel, que esteve no município durante a programação, reforçando o reconhecimento regional do Carnaval de Codó como um dos mais animados do estado.

LIBERDADE RELIGIOSA E DE CRÊNÇA: O Equilíbrio na Sala de Aula: Ciência, Ensino e Fé

A sala de aula é um ponto de encontro. Ali, o conhecimento científico e acadêmico convive com as crenças pessoais de cada um. Para que essa convivência seja saudável, precisamos equilibrar dois direitos fundamentais garantidos pela nossa Constituição: a Liberdade de Cátedra (do professor) e a Liberdade Religiosa (de todos).

O que é a Liberdade de Cátedra?
A Liberdade de Cátedra é o direito que o professor tem de ensinar, pesquisar e divulgar o saber com autonomia. Baseada no artigo 206 da Constituição, ela garante que:
(i) O professor escolhe como abordar os temas e organizar suas aulas;
(ii) O educador não deve sofrer pressões políticas ou ideológicas para omitir fatos científicos ou históricos.

O Limite: Liberdade Religiosa e de Crença
Ninguém deixa sua fé na porta da escola. O artigo 5º da Constituição protege a crença de cada aluno e professor. Porém, para que todos convivam bem, existem regras claras:
(i) Ninguém pode ser humilhado ou prejudicado por acreditar (ou não acreditar) em algo;
(ii) O papel do professor é expor o conhecimento de forma crítica e técnica. Ele deve evitar o proselitismo, que é a tentativa de converter os alunos à sua própria religião ou ideologia.

Como alcançar o equilíbrio na prática?
O segredo não é evitar os assuntos polêmicos, mas sim tratá-los com ética. O equilíbrio se sustenta em três pilares:
(i) Reconhecer que a sala de aula é plural e que diferentes visões de mundo coexistem;
(ii) O professor apresenta diferentes pontos de vista e fatos científicos sem impor uma “verdade única” pessoal e;
(iii) A liberdade do professor é técnica; ele tem o dever de transmitir o conteúdo previsto na base educacional.

Conclusão:
A sala de aula não deve ser um campo de batalha, mas um espaço de construção. Quando o professor respeita a fé do aluno e o aluno respeita a autonomia técnica do professor, a educação acontece de forma democrática e cidadã.

Informe FAEMA/SENAR e SINCODÓ: conheça e inscreva-se nos cursos gratuitos disponíveis em 2026

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ), proporcionando melhorias para o produtor e trabalhador rural, oferecerá diversos cursos para temporada 2026, nas áreas de: Agricultura e Horticultura, Pecuária, Agroindústria, Aquicultura, Prestação de Serviço (Turismo), Silvicultura, Alimentação e Nutrição cursos de atividades de apoio AGROSSILVIPASTORIL, Artesanato, Saúde, Promoção Social, Programas Especiais, entre outros.

Confira a lista completa de todos os cursos gratuitos disponíveis em Codó, e informe-se pelo telefone (98) 98704-4153.

Chegou a sua chance de conhecer os melhores cursos gratuitos de Agro. Matricule-se já em um dos cursos do Sistema Faema/Senar e SINCODÓ. O Senar é especialista na geração de conhecimento e multidisciplinaridade.
Lembre-se, qualquer informação sobre os cursos entre em contato pelo fone (98) 98704-4153

LISTA-DE-TREINAMENTOS-SENAR-MA-1

 

Pastor David Paz da igreja Batista Shalom em Codó parabeniza o prefeito Chiquinho FC por mais um ano de vida

*Shalom!*

_*PARABÉNS* ao *excelentíssimo Senhor Prefeito de Codó*, o *Sr. Francisco Carlos de Oliveira* (Chiquinho FC); que Deus lhe conceda sabedoria e forças renovada para administrar o município, servindo ao bem comum, promovendo a justiça, a paz e a ordem. Oramos para que a benção do SENHOR esteja sobre sua vida, família e administração._

_”Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.” (Salmos 90:12)_

*Shalom: Paz e Prosperidade!*
_*Pr. David Paz.*_

*Felicidades, prefeito!*

Ney Maran Negócios Imobiliários aluga uma excelente Casa com, 3 dormitórios, sendo 1 suíte, 2 banheiros, 1 vaga, no bairro São Sebastião

Casa para Locação, 3 dormitórios, sendo 1 suíte, 2 banheiros, 1 vaga, área total 225,00 m², área construída 120,00 m²

Valor : R$ 1.000,00

Obs Valor: negóciavel

Whatsapp 99 98113-2015

Acomodações 6 pessoas

Construído em 2020

Pavimento 1

120,00 m² Construído

225,00 m² Área

225,00 m² Útil

225,00 m² Terreno

7,50 Metros Terreno Frente

7,50 Metros Terreno Fundo

30,00 Metros Terreno Esquerda

30,00 Metros Terreno Direita

Periodicidade do Valor do Imóvel: Anual

Localização

Rua José Mariano Saads, 1078, São Sebastião
Região: Alto da Fábrica
Ponto de Referência: Gomes Pneus

Descrição

Descubra um refúgio urbano de construção recente, erguido em 2020, que une conforto e estilo em cada ambiente. Sobre um terreno de 225 m² com fachada de 7,50 m e 120 m² de área construída, esta residência de médio padrão apresenta três dormitórios – sendo um deles suíte –, dois banheiros sociais, sala acolhedora e cozinha integrada à copa. Casa projetada para acomodar até seis pessoas com praticidade, e o ar-condicionado eleva o conforto térmico, assegurando clima agradável em todas as estações. A área de serviço otimiza o dia a dia, entregando funcionalidade sem abrir mão da elegância.

Localizada no promissor bairro São Sebastião, região Alto da Fábrica – a poucos metros do ponto de referência Gomes Pneus –, esta casa está rodeada por infraestrutura completa. Bares e restaurantes, academias, convidam a momentos de lazer, enquanto supermercado e farmácia respondem à rotina com agilidade. A proximidade de escolas consolida o espaço ideal para famílias em crescimento, e as vias de acesso garantem mobilidade fluida para quem vive o ritmo acelerado da cidade. Essa mescla de conveniência e tranquilidade resulta em um endereço que satisfaz o público urbano mais exigente.Não perca a oportunidade de viver com plenitude em um imóvel que traduz bem-estar e praticidade. Agende hoje mesmo sua visita e surpreenda-se com cada detalhe desta casa pensada para tornar seu estilo de vida ainda mais marcante.

Características

Ar Condicionado

Cômodos
Área de Serviço
Copa
Cozinha
Proximidades
Bares e Restaurantes
Escola
Farmácia
Supermercado

Vereador Hermínio da Farmácia celebra reforma da Escola Comunitária Codó Novo com foco em inclusão

A Escola Comunitária Codó Novo está passando por uma importante reforma estrutural que promete transformar o ambiente escolar e fortalecer a educação na comunidade. Mais do que melhorias físicas, a obra representa um avanço significativo na inclusão e no respeito às crianças com necessidades especiais.

Salas adaptadas

De acordo com o parlamentar, que solicitou e uniu forças ao Executivo para a concretização da obra, o novo projeto prevê a criação de salas específicas e adaptadas, garantindo mais acessibilidade, conforto e um espaço adequado ao desenvolvimento de cada aluno. A iniciativa reforça o compromisso com uma educação mais justa, humana e de qualidade para todos.

Durante visita ao local, o vereador Hermínio da Farmácia destacou a importância da conquista para a educação do município. “Estamos na Escola Comunitária Codó Novo. A reforma que a gente tanto lutou, ainda no primeiro ano da gestão do nosso prefeito Chiquinho, hoje já está com as obras em pleno vapor para se tornar uma realidade. A execução do projeto inclui salas adequadas para as crianças com necessidades especiais, com uma salinha diferenciada para elas.”

Projeto Inovador

A reforma inclui mudanças estruturais importantes: reorganização dos acessos, reconstrução de banheiros, retirada da cozinha do centro da escola, além de melhorias no telhado e nas salas, que antes sofriam com infiltrações em períodos de chuva. O vereador destacou que a obra irá melhorar ainda mais o desempenho de uma escola historicamente vencedora e com desempenho educacional exemplar.

“Essa é uma escola que é destaque no SAEB e na Olimpíada de Matemática, com medalhista de ouro. O ensino aqui é de qualidade, o que faltava era estrutura. Lutamos muito por essa escola e conseguimos trazer essa reforma. Desta forma, entramos em diálogo com o prefeito Chiquinho FC e com o secretário municipal de Educação Ricardo Torres, unimos forças, e a demanda foi atendida para a comunidade”.

Ao fim, o vereador agradeceu à equipe escolar pelo acolhimento e reforçou que, após a conclusão das obras, retornará para apresentar o resultado à comunidade. “É trabalho que a gente mostra. Aqui a gente faz o que mostra e mostra o que faz. E essa comunidade merece muito. Assim é que se faz um governo decente, um governo que trabalha pelas nossas crianças. Investir na educação é investir no futuro. E garantir uma escola mais inclusiva é assegurar que nenhuma criança fique para trás”, concluiu.