Vereador Nunes do Náutico destaca atividades sociais e esportivas durante o recesso e o retorno as atividades Legislativas

Durante a primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó em 2026, realizada na última terça-feira (03), o vereador Nunes do Náutico usou a tribuna para destacar as atividades esportivas e sociais desenvolvidas durante o período de recesso parlamentar, reforçando que, mesmo sem sessões, o trabalho, o atendimento a população e as responsabilidades do mandato continuaram normalmente.

Em seu discurso, o parlamentar agradeceu a Deus pela oportunidade de estar exercendo o mandato e ressaltou o aprendizado adquirido ao longo do primeiro ano no Legislativo Municipal, destacando a receptividade e o apoio dos vereadores mais experientes. “O recesso é apenas das sessões, porque o trabalho continua. Seguimos com as mesmas responsabilidades, dando continuidade às ações e atendendo a população”, afirmou.

Ações sociais durante o recesso

O vereador destacou a continuidade do trabalho social, com a entrega de cestas básicas nos bairros Codó Novo, Santa Terezinha e para famílias que vivem nas proximidades do lixão, levando alimento, dignidade e esperança a pessoas em situação de vulnerabilidade. Também foram realizadas entregas de quentinhas na Vila Ricardo Archer. Nunes agradeceu ao Grupo Náutico, que tem apoiado constantemente as ações solidárias.

Além disso, o parlamentar registrou o apoio às ações promovidas pela gestão municipal, como a entrega de frangos realizada pelo prefeito Chiquinho FC, com apoio do deputado Nagib e do Governo do Estado, beneficiando famílias dos bairros Codó Novo e Jerusalém.

Projeto Alvorada: Incentivo ao esporte e à juventude

Nunes do Náutico também destacou os investimentos no esporte, citando a realização da peneira do Projeto Alvorada, com apoio do prefeito Chiquinho FC, do Major Alan e do secretário municipal de Esportes, Milson da Gabriela.

O projeto reuniu cerca de 1.200 crianças no Campo da Pegada, com o objetivo de revelar talentos e promover inclusão social por meio do esporte. Segundo o vereador, oito crianças foram selecionadas, sendo quatro encaminhadas para São Paulo e quatro para Goiás, com total apoio da Prefeitura, incluindo acompanhamento e suporte às famílias. “O esporte é uma ferramenta de transformação. Mesmo que não se tornem atletas profissionais, essas crianças estarão no caminho do bem, longe de situações que possam prejudicar seu futuro”, destacou.

Destaque para a Escolinha do Náutico e futebol feminino

O vereador também parabenizou a Escolinha do Náutico, que atualmente atende cerca de 50 crianças. Três alunos foram aprovados em avaliações, e uma atleta de 11 anos, do futebol feminino, foi selecionada para integrar a Ferroviária de São Paulo, um dos principais clubes da modalidade no país. Para Nunes, os resultados demonstram a credibilidade e a seriedade do trabalho desenvolvido em parceria com a gestão municipal. “Estamos à disposição do prefeito e comprometidos em apoiar todas as iniciativas que promovam desenvolvimento, inclusão social e oportunidades para nossa juventude”, concluiu.

Rotary Club de Codó realiza tradicional Tarde de Carnaval com feijoada e vesperal das crianças

O Rotary Club de Codó promove no próximo dia 07 de fevereiro a sua já tradicional Tarde de Carnaval, um evento que une alegria, confraternização e solidariedade para toda a comunidade.

A programação acontece no Rotary Club de Codó, a partir das 14h até as 18h, com destaque para o vesperal das crianças, garantindo diversão para os pequenos em um ambiente familiar e seguro.

Além da animação carnavalesca, o público poderá saborear a deliciosa e tradicional feijoada do Rotary, que poderá ser retirada a partir das 12h. O valor é acessível, apenas R$ 20,00, fortalecendo as ações sociais desenvolvidas pelo clube.
A trilha sonora ficará por conta de Alex Brasil, que promete animar o público com marchinhas carnavalescas, resgatando o clima alegre e cultural do carnaval tradicional.

O evento será realizado na Rua Professor Francisco Barbosa, Bairro São Sebastião, em Codó-MA, e é uma excelente oportunidade para reunir família e amigos em uma tarde de lazer, cultura e solidariedade.

O Rotary Club de Codó convida toda a comunidade para participar e prestigiar esse momento especial de celebração!

Vereador Ibrahim Neto destaca lei de sua autoria que garante fardamento escolar gratuito para alunos da rede municipal de Codó

O vereador Ibrahim Neto utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Codó, nesta terça-feira (3), durante a sessão inaugural de 2026, para prestar contas de seu mandato e destacar vitórias legislativas importantes conquistadas ao longo do último ano. O parlamentar enfatizou leis de sua autoria que já estão em vigor e que visam proteger e dar suporte às famílias codoenses.
Foco na Educação e Proteção à Criança
Entre os destaques apresentados, Ibrahim ressaltou a sanção da lei que combate a adultização e a sexualização infantil no município, uma medida que reforça a proteção dos direitos da criança.
Contudo, um dos pontos de maior expectativa para a população é a lei que torna obrigatória a oferta de fardamento escolar gratuito. Segundo o vereador, a legislação já está em vigor e abrange tanto alunos da zona urbana quanto da zona rural.
“Os pais e mães codoenses estão aguardando que comece, de fato, o fornecimento desse fardamento. A lei já está em vigor e agora aguardamos que o Executivo faça essa execução”, pontuou o parlamentar,
Farmácias Credenciadas
Olhando para o cronograma de 2026, o edil anunciou que aguarda a tramitação do Projeto de Lei das Farmácias Credenciadas. A proposta visa ampliar o acesso da população a medicamentos através de parcerias, facilitando a vida de quem depende do sistema público de saúde. O vereador pediu o apoio dos colegas de parlamento para a aprovação da matéria assim que ela entrar na pauta de votação.
Destaques do Balanço Legislativo:
Lei do Fardamento Escolar: Garante uniformes para todos os alunos da rede municipal (Urbana e Rural).
Lei de Combate à Sexualização Infantil: Medida protetiva já em vigor no município.
Projeto Farmácias Credenciadas: Proposta em tramitação para facilitar o acesso a remédios.

Dr. Mendes fala sobre os Direitos Constitucionais da Família no Brasil

Em entrevista à mídia digital nesta semana, o advogado Dr. Mendes abordou a importância dos Direitos Constitucionais da Família no Brasil, destacando os principais dispositivos legais que garantem a proteção, a dignidade e a organização das relações familiares no país.

De acordo com o advogado, os direitos constitucionais da família estão diretamente ligados ao princípio da dignidade da pessoa humana, ao direito ao planejamento familiar, à igualdade entre cônjuges, à igualdade entre filhos e pais, à liberdade familiar, além da proteção à família, à infância e à pessoa idosa.

Dr. Mendes explicou que a responsabilidade de garantir esses direitos pertence ao Estado brasileiro — por meio da União, dos Estados e dos Municípios — além da Sociedade Civil Organizada. Já a fiscalização do cumprimento das leis é realizada por órgãos como o Ministério Público, as Defensorias Públicas e o Poder Judiciário, que atuam na defesa dos direitos da família, da criança e do adolescente.

A Constituição Federal de 1988 é a principal base legal que assegura esses direitos. Entre os dispositivos citados, estão:

Artigo 1º e Artigo 5º: que tratam da dignidade da pessoa humana, da cidadania, da igualdade entre homens e mulheres, da inviolabilidade do domicílio e do direito à imagem, garantindo proteção à família contra qualquer tipo de violação.
Artigo 6º: que assegura direitos sociais como saúde, educação, trabalho, moradia e saneamento básico, fundamentais para o bem-estar das famílias.
Artigo 22: que estabelece a competência privativa da União para legislar sobre o Direito Civil, incluindo o Direito de Família.
Artigo 23 e 24: que tratam das competências comuns e concorrentes entre União, Estados e Municípios, especialmente na proteção à infância, às pessoas com deficiência e na promoção de políticas sociais.
Artigos 220 e 221: que determinam que os meios de comunicação devem respeitar os valores éticos e sociais da família e da sociedade.

O principal dispositivo constitucional sobre a família é o Artigo 226, que reconhece a família como a base da sociedade e assegura sua proteção pelo Estado. O artigo também trata do casamento civil, da união estável, da igualdade de direitos entre homem e mulher, do divórcio, do planejamento familiar e da criação de mecanismos para coibir a violência no âmbito das relações familiares.

Além da Constituição Federal, Dr. Mendes destacou outras leis importantes que fortalecem a proteção à família no Brasil, como:

Código Civil, que regulamenta as relações familiares;
Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), que garante a proteção integral de crianças e adolescentes;
Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que cria mecanismos para prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher;
Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), que assegura direitos e proteção à pessoa idosa;
Lei do Bem de Família (Lei nº 8.009/1990), que protege o imóvel residencial da família contra penhora;
Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que garante inclusão, acessibilidade e direitos fundamentais às pessoas com deficiência.

Segundo o advogado, essas legislações são fundamentais para garantir a proteção social, jurídica e constitucional da família, reforçando o papel do Estado e da sociedade na construção de uma sociedade mais justa, solidária e equilibrada.

Dr. Mendes finalizou destacando que é essencial que as famílias conheçam seus direitos e cobrem do poder público a correta aplicação das leis, garantindo, assim, o fortalecimento da família como base da sociedade brasileira. Para saber mais sobre o tema, acompanhe o conteúdo completo nas redes sociais do Dr. Mendes e entre em contato pelo: Instagram: @adv.mendescodo.ma

Partido NOVO articula chapa “puro sangue” em Codó para as eleições 2026

Com a proximidade das eleições, o Partido NOVO avança nas articulações políticas em Codó e sinaliza a formação de uma chapa considerada “puro sangue”, composta exclusivamente por lideranças do município. Tudo indica que Yuri Corrêa e Nonato Sampaio devem formar uma dobradinha para as disputas de deputado estadual e deputado federal.

Tanto o pré-candidato a governador Lahesio Bonfim quanto a direção estadual do partido demonstram apoio às candidaturas de Sampaio e Corrêa, fortalecendo a composição que vem sendo construída internamente. A movimentação mostra que os times políticos já estão se definindo para o próximo pleito. A principal característica da possível chapa é o fato de ser a única 100% codoense até o momento, reforçando o discurso de valorização das lideranças locais e da representatividade regional.

O advogado Yuri Corrêa está filiado ao PSD de Eduardo Braide, nome também cotado para o governo do estado. Corrêa ressaltou que todas as decisões serão tomadas pelo grupo político do qual faz parte e pelo ex-deputado e pré-candidato ao Senado, César Pires. “Estamos em intensos diálogos, trabalhando para montar um projeto que represente verdadeiramente o nosso município. Uma chapa formada por codoenses fortalece a nossa voz e garante que Codó tenha representantes comprometidos com a realidade e as necessidades da nossa gente”, afirmou.

A expectativa é que, nos próximos meses, o Partido NOVO oficialize as candidaturas e intensifique o diálogo com a população, apresentando as propostas e diretrizes do grupo para as eleições.

Carnaval 2026 começa com Cortejo Carnavalesco e celebração popular em Codó

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promove nesta sexta-feira (06) o Cortejo Carnavalesco do Carnaval 2026, com o tema “Folia, Cultura e Paixão”. O evento será um grande encontro multicultural, celebrando a diversidade, a identidade e a alegria do povo codoense, além de resgatar tradições que fazem parte da história do Carnaval de rua no município.

O cortejo promete reunir famílias, amigos, artistas e brincantes em um momento de confraternização popular, com o povo na rua fazendo Carnaval do jeito que só Codó sabe fazer. A concentração terá início às 16h30, com saída da Rua Afonso Pena e encerramento na Praça da Prefeitura.

A programação contará com diversas atrações culturais e musicais, entre elas: Banda Euterpe, Alex Brasil, Radiolas de Reggae, Banho de Axé, Blocos Afro, Bloco Fofoliões, além de Feirinha Gastronômica, Artesanato e a participação do grupo Pegada EJAI, trazendo dança e animação ao percurso do cortejo.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Luís Claudino, a expectativa é de que o evento seja uma prévia carnavalesca animada e contagiante, movimentando a cidade e aquecendo o clima para os dias oficiais do Carnaval.

“Essa é a segunda edição do Cortejo e promete ser um sucesso, assim como foi no ano passado. Neste ano, o diferencial é a diversidade cultural: além das marchinhas tradicionais e das fantasias dos fofões, teremos os terreiros com o Banho de Axé, os blocos afro e a presença marcante do movimento reggae. É um momento de grande importância para o resgate da tradição carnavalesca e cultural do nosso município”, destacou o secretário.

O evento conta com o apoio e a parceria de diversas secretarias e instituições, fortalecendo a integração entre cultura, cidadania e inclusão social. Participam da ação o Instituto Histórico, com o resgate do Carnaval tradicional de rua; a Secretaria de Agricultura, responsável pela montagem do espaço da Feirinha Gastronômica e de Artesanato; a Secretaria de Desenvolvimento Social, com os serviços de convivência para idosos e adolescentes; a Secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, com participação ativa no evento; a Secretaria da Mulher, com a presença de grupos organizados; e a Secretaria de Educação, por meio do grupo Pegada do EJAI, que levará movimentos de dança ao cortejo.

A Prefeitura de Codó convida toda a população para participar e viver a alegria do Carnaval 2026, celebrando a cultura, a tradição e a paixão que fazem dessa festa um dos maiores símbolos da identidade codoense.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Jornada Pedagógica 2026 discute alfabetização, IA e metodologias ativas em Codó Evento reuniu educadores para planejar o ano letivo em Codó

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI), realizou nesta terça-feira (03) a abertura oficial da Jornada Pedagógica 2026. O evento marca o início das ações de planejamento do ano letivo e reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria contínua da educação pública

Com o tema “Da Pactuação à Ação: Compartilhando saberes e transformando as práticas educacionais em nossa rede de ensino”, a Jornada Pedagógica tem como objetivo promover a reflexão, o diálogo e a construção coletiva entre os profissionais da educação. A proposta é fortalecer as práticas pedagógicas, garantir avanços reais na aprendizagem dos estudantes codoenses e definir estratégias que irão nortear o ano letivo de 2026.

A iniciativa buscou qualificar e atualizar professores, gestores e demais profissionais da rede municipal de ensino, contribuindo para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem e para o fortalecimento das políticas educacionais do município, além de planejar as atividades pedagógicas que serão executadas neste ano.

A cerimônia de abertura foi realizada na quadra poliesportiva da Escola Santa Filomena e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário municipal de Educação, Ricardo Torres, além de gestores escolares, educadores e outros profissionais da educação.

A programação teve início com palestras voltadas para inovação e aprimoramento pedagógico, abordando temas como alfabetização, uso intencional da inteligência artificial para potencializar a prática pedagógica, metodologias ativas e gestão educacional. As atividades seguem até o dia 10 de fevereiro, com capacitações específicas para professores e gestores da rede municipal.

A Jornada Pedagógica 2026 reafirma o compromisso da Prefeitura de Codó com uma educação pública de qualidade, pautada no planejamento, na formação continuada e na valorização dos profissionais da educação.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Prefeitura de Codó investe na construção do Novo Mercado da Feirinha do Peixe

Novo espaço terá galpão moderno e melhores condições para feirantes

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou uma reunião estratégica com os comerciantes que atuam na tradicional Feirinha do Peixe para apresentar o projeto da nova estrutura do espaço. O encontro aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e marcou mais um passo importante para a modernização do comércio popular do município.

A obra de construção da nova Feirinha do Peixe está prevista para iniciar a partir do mês de abril e tem como objetivo oferecer melhores condições de trabalho aos feirantes, além de mais conforto, organização e higiene para a população que utiliza o espaço diariamente.

Participaram da reunião o prefeito Chiquinho FC (PT), o secretário municipal de Agricultura, Pedro Belo, e o secretário de Infraestrutura, Márcio Esmero, responsáveis pela organização, planejamento e execução da obra. Durante o encontro, o projeto foi detalhado aos comerciantes, que puderam conhecer a proposta e tirar dúvidas sobre a futura estrutura.

O projeto prevê a construção de um galpão moderno, com boxes individuais destinados à comercialização de diversos produtos, como carnes, peixes, verduras e alimentos prontos. A nova Feirinha do Peixe, que funcionará como um mercado organizado, será construída na Rua Francisco Bernardino, no bairro São Sebastião.

De acordo com a gestão municipal, a iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Codó com a valorização dos feirantes e o fortalecimento da economia local, garantindo um espaço adequado, seguro e estruturado tanto para quem trabalha quanto para quem compra.

A nova Feirinha do Peixe representa um avanço significativo para o comércio tradicional da cidade, aliando desenvolvimento urbano, geração de renda e melhoria na qualidade dos serviços oferecidos à população.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

CPMI do Master é protocolada sem assinaturas do PT

O pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o caso Banco Master foi protocolado no Congresso Nacional com 278 assinaturas, sem adesão de parlamentares do Partido dos Trabalhadores. A iniciativa é de autoria do deputado Carlos Jordy (PL-RJ).

Ao todo, o requerimento reúne o apoio de 42 senadores e 236 deputados. Segundo os articuladores, nenhuma assinatura do PT consta no pedido de abertura da comissão.

– Alcançamos um recorde histórico de assinaturas para a instalação de uma CPMI. Isso mostra que o Parlamento brasileiro está atento e comprometido em investigar esse escândalo que causa indignação na população. Não podemos permitir que fatos dessa dimensão fiquem sem resposta. A sociedade exige transparência e nós vamos entregá-la – afirmou Jordy.

E completou:

– Cumprimos todas as exigências regimentais e superamos com folga o número necessário de assinaturas. Agora aguardamos a leitura do requerimento no Congresso para que a CPMI seja oficialmente instalada e possa iniciar seus trabalhos. Queremos uma investigação séria, técnica e responsável.

O caso Banco Master envolve o banqueiro Daniel Vorcaro, preso preventivamente em novembro de 2025, após a liquidação extrajudicial da instituição pelo Banco Central. As investigações apontam suspeitas de fraudes financeiras com potencial prejuízo bilionário.

De acordo com as apurações, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) precisou provisionar mais de R$ 40 bilhões para cobrir perdas de clientes e credores após a quebra do banco.

A Polícia Federal investiga ainda relações do banqueiro com políticos, empresários e ministros do STF, incluindo patrocínio de eventos e contratos institucionais. O caso é apurado no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Educação em Foco: Prefeitura de Codó anuncia reajuste salarial para professores e motoristas do transporte escolar

A Prefeitura de Codó oficializou um reajuste salarial para profissionais da educação do município, contemplando professores da rede municipal e motoristas do transporte escolar. A medida, anunciada pela gestão do prefeito Chiquinho FC, reforça a política de valorização dos trabalhadores que atuam diretamente no funcionamento da educação pública.

Na manhã de domingo (01), o prefeito se reuniu com motoristas dos ônibus disponibilizados pela Prefeitura para o transporte de alunos da rede estadual. O encontro aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e teve como objetivo dialogar sobre a rotina de trabalho e reforçar o compromisso da administração em garantir condições adequadas para a realização do serviço com segurança e responsabilidade, especialmente com o início das aulas nesta segunda-feira (02).

Durante a reunião, o chefe do Executivo anunciou que, a partir do mês de fevereiro, os motoristas do transporte escolar passarão a receber o salário com reajuste. A notícia foi recebida com entusiasmo pela categoria, que desempenha papel essencial na garantia do acesso dos estudantes às unidades de ensino. Segundo a gestão, a medida representa reconhecimento e respeito aos profissionais que contribuem diariamente para o funcionamento da educação no município.

Outro comunicado importante foi de que neste ano, haverá participação financeira do Governo do Maranhão para custear o transporte dos alunos da rede estadual. O Estado destinará R$ 115 mil para o transporte, enquanto o município vai arcar com R$ 150 mil, garantindo o pleno funcionamento da rotina de transporte. Em 2025, a gestão municipal arcou com todos os custos.

Compromisso com os educadores

Além do reajuste para os motoristas, a Prefeitura também anunciou a aplicação de um reajuste de 5,4% para os professores da rede municipal, de acordo com o piso salarial do Magistério O valor já foi creditado integralmente junto aos vencimentos referentes ao mês de janeiro.

De acordo com a administração municipal, a concessão do reajuste no primeiro mês do ano letivo demonstra planejamento financeiro e compromisso com a valorização dos educadores. A gestão destaca ainda que o aumento salarial não apenas estimula o desempenho profissional, mas também gera impacto positivo na economia local.

Com as medidas, a Prefeitura de Codó reafirma o compromisso com a educação pública e com a valorização dos profissionais responsáveis pela formação das novas gerações, fortalecendo a estrutura educacional do município.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó