Comissão ACRIVI Jovem realiza primeira reunião anual no Parque Walter Zaidan

Na primeira reunião da ACRIVI Jovem de 2026, realizada no dia 23 de janeiro, no Parque Exposição Walter Zaidan, os jovens discutiram sobre a formalização da comissão com o objetivo de aumentar a participação dos jovens no agronegócio, o que inclui a criação de uma estrutura organizacional com cargos definidos, além da necessidade de critérios de inscrição.

A comissão tem como foco inserir os jovens no setor, desenvolver suas habilidades, estimular a participação ativa e preparar a sucessão nos negócios. “Essa primeira reunião, realizada pelos integrantes da ACRIVI JOVEM, foi fundamental para organizarmos os pontos e objetivos do nosso projeto. Planejamos atividades, definimos questões organizacionais e alinhamos tópicos pendentes, unindo diversas ideias”. explicou João Bello, participante da Comissão.

Durante o encontro, também foram abordadas atividades para a 52ª ExpoCodó, como encontros, palestras e concursos culturais, ressaltando a importância da presença jovem no evento. Foi acordado que o grupo de jovens elaboraria uma proposta detalhada de atividades e que as comissões existentes precisariam definir seus planos de ação.

“A ACRIVI Jovem é essencial para fortalecer a participação dos jovens no agronegócio. Essa comissão não apenas desenvolve habilidades como liderança e empreendedorismo, mas também facilita o networking entre jovens e profissionais do setor. A Acrivi Jovem estimula a inovação e a troca de experiências, preparando a nova geração para os desafios do mercado. Além disso, a presença Jovens em eventos como a ExpoCodó destaca a importância do agronegócio para as novas gerações, cultivando um senso de pertencimento e responsabilidade social que é vital para o futuro do setor”, declarou a Presidente da ACRIVI, Inalda Béder.

Casa da Amizade e Rotary Club de Codó realizam ação de reflorestamento e cuidado com o meio ambiente

A Casa da Amizade de Codó, em parceria com o Rotary Club de Codó, realizou uma importante ação de reflorestamento voltada à recuperação ambiental da área pertencente ao Rotary Club. A iniciativa reforça o compromisso das instituições com a sustentabilidade, a preservação da natureza e a promoção de um futuro mais verde para a comunidade.

A ação aconteceu ao longo de dois dias e contou com o plantio de diversas mudas frutíferas e plantas de grande importância ambiental e alimentar. Entre as espécies plantadas estão ata, graviola, tamarindo, amora, acerola, limão e caju. Em continuidade ao projeto, no sábado, foram plantados ainda quatro pés de manga espada, três pés de moringa e mais dois pés de caju, ampliando a diversidade vegetal da área.

O projeto tem como objetivo não apenas recuperar o espaço ambientalmente, mas também incentivar a conscientização sobre a importância do reflorestamento, do cuidado com a natureza e da responsabilidade coletiva com o meio ambiente. A união entre a Casa da Amizade e o Rotary Club de Codó demonstra que parcerias sólidas geram ações concretas e transformadoras para a sociedade.

Iniciativas como essa fortalecem valores rotários, promovem o bem comum e deixam um legado sustentável para as futuras gerações, reafirmando o papel social das instituições envolvidas.

FAMEM participa de Assembleia da CNM e Maranhão garante duas vagas na representação municipal

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) participou nesta terça-feira, 27 de janeiro, da Assembleia-Geral presencial da Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizada para deliberar sobre a representação dos Municípios no Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CG-IBS), no contexto da Reforma Tributária.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, abriu o debate sobre o tema lembrando a luta pela aprovação da Reforma Tributária e frisou que a CNM foi a única entidade municipalista a se posicionar a favor da reforma. Além disso, destacou o trabalho da CNM, ao apresentar muitos pontos de melhoria no texto, para que os Municípios fossem beneficiados pela medida. “Esse é um momento que deveria ser muito comemorado por nós, pois há 35 anos se discutia uma Reforma Tributária que nunca aconteceu. O Município não tinha autonomia financeira para trabalhar. Agora, pela primeira vez na história, vamos ter um espaço para discutir em igualdade com os Estados e a União”, comemorou o líder do movimento municipalista.

Durante a Assembleia, os prefeitos definiram por meio de votação, os 14 representantes municipais que irão integrar o Comitê responsável pela defesa dos interesses dos Municípios na gestão do novo sistema tributário. Após a apresentação dos critérios previstos em lei e a validação dos nomes, as indicações foram aprovadas de forma unânime.

O Maranhão garantiu duas vagas na representação municipal, sendo a 1ª suplência de Imperatriz e a 2ª suplência de Bacabal.

A FAMEM esteve representada pelo vice-presidente Dr. Junior, prefeito de Peritoró, que participou do encontro em nome do presidente Roberto Costa. Durante a Assembleia, o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, afirmou: “Agradeço o reforço primordial da FAMEM nesse grande momento. O Dr. Junior, nosso vice-presidente, representando o nosso presidente Roberto Costa, trouxe também a vantagem de debatermos em uma assembleia que era praticamente fechada e conquistamos essa grande vaga.”

Além das decisões tomadas sobre a composição do Comitê, a Assembleia também abriu espaço para o debate de outras pautas de interesse dos Municípios. Entre os temas discutidos, estiveram projetos relacionados a pisos salariais de categorias profissionais, questões previdenciárias e a necessidade de mobilização dos gestores para barrar propostas que podem aumentar despesas e gerar impactos negativos nos cofres públicos.

Ao participar da assembleia, a FAMEM reforça seu compromisso com as prefeituras maranhenses, acompanhando de perto os debates e atuando para garantir que os Municípios sejam ouvidos nas decisões que afetam a gestão local.

Mulheres do Agro de Codó avançam em planejamento estratégico durante reunião online

No dia 7 de janeiro, a Comissão das Mulheres do Agro de Codó realizou uma reunião online marcada por diálogo, organização e importantes encaminhamentos voltados ao fortalecimento da atuação feminina no setor agropecuário. Durante a reunião, foram debatidas e encaminhadas pautas estratégicas, entre elas a criação do formulário do SINCODO, que irá facilitar a coleta e organização de dados das participantes, além do planejamento do calendário de eventos, encontros e capacitações para o ano de 2026.

A reunião também contemplou discussões sobre a criação das páginas oficiais do grupo nas redes sociais, com o objetivo de ampliar a visibilidade das ações, bem como as primeiras ideias para a identidade visual da marca “Mulheres do Agro Codó”, seguindo as orientações da FAEMA, fortalecendo a comunicação e o reconhecimento do movimento.

Outro ponto relevante foi a organização das comissões de trabalho, etapa fundamental para a divisão de responsabilidades e maior eficiência nas ações futuras. O encontro foi finalizado com um espaço aberto para sugestões e contribuições das participantes, reforçando o caráter colaborativo do grupo. Com ações definidas e objetivos claros, o Mulheres do Agro de Codó segue firme no compromisso de incentivar, valorizar e fortalecer o protagonismo feminino no agro, promovendo união, representatividade e desenvolvimento.

Ney Maran Negócios Imobiliários vende uma casa no bairro São Raimundo, 2 dormitórios, sendo 1 suíte, 2 banheiros, 2 vagas de garagem, área total 165,00 m², área construída 82,00 m², área útil 165,00 m², terreno 165,00 m²

Ney Maran Negócios Imobiliários vende uma casa no bairro São Raimundo, 2 dormitórios, sendo 1 suíte, 2 banheiros, 2 vagas de garagem, área total 165,00 m², área construída 82,00 m², área útil 165,00 m², terreno 165,00 m²  por R$ 140.000

 

Endereço: Pe. Joaquim Dourado, 1.351, 1, 1º andar
Complemento: São José
Região: Trizidela
Ponto de Referência: Trizidela
Bairro: São Raimundo
Observação Valor: Aberto a negociação, imóvel financiável
Área Total: 165,00 m²
Área Útil: 165,00 m²
Área Construída: 82,00 m²
Área Terreno: 165,00 m²
Terreno Frente: 5,50 Metros
Terreno Fundo: 5,50 Metros
Terreno Esquerda: 30,00 Metros
Terreno Direita: 30,00 Metros
Pavimento: 1
Construído em: 2012
Dormitórios: 2
Suíte: 1
Banheiros: 2
Vagas: 2
Sala: 1
Acomodações: 5 pessoas
Valor por m²: R$ 1.707,00
Periodicidade do Valor do Imóvel: Trimestral
Periodicidade do Valor do IPTU: Anual
Isenção de Condomínio: Sim

Fale agora Conosco : (99) 3661-0378 / (99) 99952-4147 / (99) 98113-2015 / (99) 99210-9044

Descrição do Imóvel

Imagine-se residindo em uma casa em alvenaria sólida, construída em 2012 no coração do bairro São Raimundo, em Codó/MA, cuja planta inteligente de 82 m² construída e 165 m² de terreno (5,50 m de frente por 30 m de lateral) proporciona conforto e amplitude. Com dois dormitórios, sendo um suíte, e dois banheiros, este imóvel foi pensado para acomodar com privacidade até cinco pessoas, enquanto a sala integrada e a cozinha funcional, acompanhada de área de serviço, garantem praticidade ao dia a dia. Duas vagas de garagem oferecem comodidade para receber familiares e amigos em um ambiente seguro. A localização estratégica na região da Trizidela coloca você a poucos passos de bares, restaurantes, supermercado, farmácias e escolas, unindo conveniência e qualidade de vida. Desperte emoções ao vislumbrar seus momentos de lazer e confraternizações em um lar que equilibra intimidade e convivência. Não perca a chance de vivenciar essa experiência única: agende hoje mesmo sua visita e transforme esse endereço em seu novo estilo de vida!

Cômodos
 Área de Serviço
 Cozinha
Proximidades
 Bares e Restaurantes
 Escola
 Farmácia
 Supermercado

LIBERDADE DE RELIGIÃO E CRENÇA: Por que sua Organização Religiosa precisa de um Regimento Interno?

Muitas vezes, quando pensamos em vida comunitária e fé, focamos apenas nos momentos de celebração e espiritualidade. No entanto, para que uma organização religiosa cresça de forma saudável, segura e transparente, existe um documento de bastidores que é fundamental: o Regimento Interno.

Mas, afinal, o que é isso e por que ele é tão importante? Vamos explicar de forma simples como esse conjunto de regras protege a denominação religiosa, seus líderes e seus membros.

Imagine o Estatuto Social como a “Certidão de Nascimento” da Organização Religiosa. Já o Regimento Interno funciona como o “Manual de Instruções”. É ele quem define as regras do dia a dia, desde a administração e finanças até como devem ser as eleições e a convivência entre os irmãos.

Antes de tudo, o Regimento Interno não é “invenção humana” para burocratizar a fé. Ele tem fundamentos sólidos: (i) A nossa Constituição Federal e o Código Civil (Art. 44) reconhecem a organização religiosa como uma entidade jurídica de direito privado. Isso significa que a igreja tem o direito e o dever de ter suas próprias normas de controle; (ii) A sua denominação religiosa firma sua confissão de fé. O documento garante que os valores morais e os posicionamentos doutrinários sejam preservados, mantendo a identidade da comunidade em harmonia com o Estatuto.

Um Regimento Interno bem escrito traz clareza para questões práticas que, se não forem bem definidas, podem gerar confusão. Ele regulamenta: (i) Como funciona a estrutura e quem toma as decisões; (ii) As regras para eleições e votações; (iii) Como deve ser feita a prestação de contas e a gestão das finanças; (iv) Como funciona o processo de disciplina eclesiástica; (v) O que se espera de cada membro e o que a igreja oferece a eles; (vi) Quem faz o quê, como se entra ou sai do quadro de membros e como funciona a prebenda (sustento) dos pastores e ministros; (vii) Regras para casamentos, batismos, publicidade e até orientações sobre questões político-partidárias.

Por fim, o Regimento Interno é o “escudo” da igreja em momentos difíceis. Ele traz o elemento jurídico necessário para: (i) Resolver conflitos internos de forma justa; (ii) Servir de base legal caso a igreja precise se defender judicialmente; (iii)Garantir que todos os processos internos sigam um padrão pré-estabelecido, evitando favoritismos ou injustiças.

O Regimento Interno é essencial para a manutenção da coesão, eficiência e legalidade dentro da organização religiosa. Ele não apenas orienta a vida comunitária e espiritual, mas também protege membros e líderes, proporcionando um caminho claro e justo para a administração e a resolução de qualquer problema. Organizar a estrutura é, também, uma forma de cuidar de pessoas!

Codó adere ao projeto “Um Milhão de Oportunidades” e fortalece políticas para juventude

A Comissão do Selo UNICEF de Codó, representada pela articuladora municipal Zila Moura, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu uma importante reunião para apresentar o projeto “Um Milhão de Oportunidades (1MiO)”, recentemente aderido pelo município.

O encontro foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Codó e reuniu mobilizadores que integram a comissão intersetorial do Selo UNICEF, além da direção da Plan International de Codó. A reunião teve como objetivo principal alinhar estratégias e fortalecer a atuação conjunta das instituições envolvidas na implementação da iniciativa no município.

O prefeito Chiquinho FC (PT) também participou do encontro e destacou a relevância do projeto para o desenvolvimento social de Codó. Segundo o gestor, a adesão ao 1MiO representa um avanço significativo no compromisso da gestão municipal com a ampliação das oportunidades educacionais, da formação profissional e da inclusão produtiva de adolescentes e jovens.

O projeto Um Milhão de Oportunidades (1MiO) é uma iniciativa do UNICEF, que envolve governos, setor privado e organizações da sociedade civil. O projeto tem como foco a criação de oportunidades de educação de qualidade, acesso à conectividade, desenvolvimento de competências digitais, participação cidadã, capacitação profissional e inserção no mundo do trabalho, por meio de programas de aprendizagem, estágio e emprego. O público-alvo são adolescentes e jovens de 14 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social.

Durante a reunião, o prefeito Chiquinho FC realizou a assinatura do Termo de Adesão ao programa, oficializando a inclusão de Codó no 1MiO. Com isso, o município passa a integrar uma rede de ações e políticas públicas voltadas à promoção dos direitos e ao fortalecimento das oportunidades para a juventude codoense.
A adesão ao projeto reforça o papel do município no cumprimento das metas do Selo UNICEF e na construção de um futuro com mais inclusão, cidadania e perspectivas para crianças, adolescentes e jovens.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Vídeo: Jumento participa de assalto em Imperatriz

Um motociclista foi assaltado na madrugada desta segunda-feira (26) próximo ao Anel Viário, em Imperatriz. A ação criminosa foi facilitada após a vítima colidir com o jumento e cair da motocicleta.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que a vítima tenta fugir do assalto ao avistar os criminosos, mas é derrubado pelo animal.

Após a queda, três homens armados saíram de uma área de matagal, se aproximam do condutor e anunciaram o assalto.

Os suspeitos fugiram do local do crime com o veículo do motociclista levando também uma mochila, um aparelho celular e outros pertences.

O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) para o esclarecimento das circunstâncias, bem como localizar e prender os autores do crime.

Entrevista de Yuri Corrêa esboça cenários políticos para as eleições de 2026 em Codó

Em entrevista concedida ao Cast do de Sá, na última segunda-feira (19), o advogado e pecuarista, Yuri Corrêa, analisou o atual cenário político e projetou possíveis caminhos para as eleições de 2026, tanto no município de Codó quanto no estado do Maranhão. No início da entrevista, Yuri falou um pouco sobre os desafios do agronegócio nos últimos anos e a reação recente do setor. Ele também relembrou os avanços alcançados em sua gestão na Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru.

“Tivemos momentos difíceis nos últimos três anos, mas o agronegócio, que sempre foi o maior responsável pelas exportações do Brasil, está reagindo, já vemos muitas propriedades se reorganizando, e acredito que teremos tempos melhores pela frente. Fico muito feliz por nossa contribuição ter sido dada à ACRIVI. Deixamos nossa semente plantada, um parque reformado, estruturado, realizamos uma grande Expocodó e as novas gestões estão dando continuidade. Espero que nosso parque continue sendo preservado”.

Eleições 2026

Durante a conversa, Yuri relembrou sua candidatura ao Executivo Municipal em 2024 e destacou que o momento atual exige maturidade política, diálogo e responsabilidade com a população. Segundo ele, Codó e o Maranhão vivem uma fase de transição, em que novas lideranças vêm ganhando espaço, enquanto grupos tradicionais buscam se reorganizar diante das demandas sociais, econômicas e administrativas do estado.

“Em 2024 muitas pessoas me perguntaram porque eu tinha lançado meu nome em meio a duas grandes potências financeiras. Eu sempre conversei com as pessoas sobre a necessidade de mudança real e plantamos uma semente que vai de contraponto ao que prevalece nos grandes grupos. E graças a Deus a população nos deu uma resposta muita positiva”.

Codó em 2026

Ao abordar o cenário estadual, Yuri Corrêa anunciou sua possível pré-candidatura a Assembleia do Maranhão, ressaltou a importância da construção de alianças sólidas e de projetos que priorizem o desenvolvimento regional, especialmente nas áreas de educação, saúde, agronegócio, indústria e comercio e geração de emprego e renda. Para ele, os eleitores maranhense e codoense estão mais atentos e exigentes, o que torna o debate político mais qualificado e menos baseado apenas em discursos. “Estamos conversando muito, analisando todas as possibilidades e nomes de outros codoenses, como Chiquinho do SAE, Rosina Benvindo, Claudio Paz entre outros, podem sim ser candidatos a deputado. No entanto, o nosso nome está a disposição da população”.

Genuinamente codoense – Codoense vota em codoense!

No que diz respeito a Codó, Yuri Corrêa enfatizou que o município possui um papel estratégico na região dos Cocais e que as eleições de 2026 serão decisivas para definir os rumos da cidade. Yuri pontuou que a população espera gestores comprometidos com uma administração eficiente, transparente e voltada para o bem-estar coletivo. “Ao contrário do que possa ter sido falado por outras lideranças, Codó terá candidatos muito fortes. Não haverá candidato único. Muitos candidatos podem chamar a atenção do interesse do povo, com suas ideias e projetos. Inclusive, existe a possibilidade de uma chapa genuinamente codoense. Yuri Corrêa e Nonato Sampaio, quem sabe?”, argumentou

2026 já começou!!!

Ao longo da entrevista, Yuri Corrêa também defendeu a necessidade de renovação política com responsabilidade, sem abrir mão da experiência, e reforçou que o diálogo com a sociedade civil será fundamental para a construção de candidaturas fortes e representativas. A participação de Yuri no Cast do de Sá contribuiu para ampliar o debate político e oferecer ao público uma visão mais clara sobre os desafios e possibilidades que se desenham para o futuro político de Codó e do Maranhão nas eleições de 2026.