Educação em Foco: Prefeitura de Codó anuncia reajuste salarial para professores e motoristas do transporte escolar

A Prefeitura de Codó oficializou um reajuste salarial para profissionais da educação do município, contemplando professores da rede municipal e motoristas do transporte escolar. A medida, anunciada pela gestão do prefeito Chiquinho FC, reforça a política de valorização dos trabalhadores que atuam diretamente no funcionamento da educação pública.

Na manhã de domingo (01), o prefeito se reuniu com motoristas dos ônibus disponibilizados pela Prefeitura para o transporte de alunos da rede estadual. O encontro aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e teve como objetivo dialogar sobre a rotina de trabalho e reforçar o compromisso da administração em garantir condições adequadas para a realização do serviço com segurança e responsabilidade, especialmente com o início das aulas nesta segunda-feira (02).

Durante a reunião, o chefe do Executivo anunciou que, a partir do mês de fevereiro, os motoristas do transporte escolar passarão a receber o salário com reajuste. A notícia foi recebida com entusiasmo pela categoria, que desempenha papel essencial na garantia do acesso dos estudantes às unidades de ensino. Segundo a gestão, a medida representa reconhecimento e respeito aos profissionais que contribuem diariamente para o funcionamento da educação no município.

Outro comunicado importante foi de que neste ano, haverá participação financeira do Governo do Maranhão para custear o transporte dos alunos da rede estadual. O Estado destinará R$ 115 mil para o transporte, enquanto o município vai arcar com R$ 150 mil, garantindo o pleno funcionamento da rotina de transporte. Em 2025, a gestão municipal arcou com todos os custos.

Compromisso com os educadores

Além do reajuste para os motoristas, a Prefeitura também anunciou a aplicação de um reajuste de 5,4% para os professores da rede municipal, de acordo com o piso salarial do Magistério O valor já foi creditado integralmente junto aos vencimentos referentes ao mês de janeiro.

De acordo com a administração municipal, a concessão do reajuste no primeiro mês do ano letivo demonstra planejamento financeiro e compromisso com a valorização dos educadores. A gestão destaca ainda que o aumento salarial não apenas estimula o desempenho profissional, mas também gera impacto positivo na economia local.

Com as medidas, a Prefeitura de Codó reafirma o compromisso com a educação pública e com a valorização dos profissionais responsáveis pela formação das novas gerações, fortalecendo a estrutura educacional do município.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Prefeitura de Codó realiza Mutirão e amplia acesso ao tratamento de Varizes de forma gratuita no município

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com o deputado estadual Francisco Nagib (PSB), promoveu nos dias 30 e 31 de janeiro um Mutirão de Varizes no Hospital Geral Municipal (HGM). A ação garantiu atendimento gratuito a 293 moradores do município, ampliando o acesso a cuidados especializados em saúde vascular.

O prefeito Chiquinho FC (PT) esteve no hospital acompanhando as atividades e destacou a importância de iniciativas voltadas à prevenção e ao tratamento de doenças que impactam a qualidade de vida da população. Segundo a gestão municipal, o mutirão reforça o compromisso da prefeitura com a promoção da saúde pública e a ampliação dos serviços oferecidos à comunidade.

Durante o primeiro dia de atendimento, 137 pacientes foram atendidos. Já no segundo dia, o número chegou a 156 atendimentos, totalizando 293 procedimentos de tratamento bilateral de varizes realizados ao longo dos dois dias.

O objetivo do mutirão foi garantir diagnóstico, orientação especializada e tratamento para pessoas que aguardavam atendimento na rede pública. Para ter acesso ao serviço, os pacientes precisaram apresentar apenas cópias de documentos pessoais e comprovante de residência.

A Prefeitura de Codó destacou que ações como essa aproximam os serviços de saúde da população e fortalecem o cuidado contínuo, contribuindo para a prevenção de complicações e para a melhoria da qualidade de vida dos codoenses.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

A Liberdade Religiosa e de Crença: Os Documentos Resolutivos de uma Denominação Religiosa

Em um mundo de constante transformação, onde novos dilemas culturais e sociais surgem a todo momento, as instituições religiosas precisam de ferramentas sólidas para proteger sua identidade. É nesse cenário que entram os Documentos Resolutivos.

Mais do que simples papéis, esses registros são a voz oficial da denominação. Eles traduzem a Confissão de Fé para a realidade do dia a dia, garantindo que a organização não se perca em meio às ideologias contemporâneas.

Estes documentos representam o posicionamento oficial da organização sobre questões culturais, ideológicas ou religiosas que possam contrariar seus princípios fundamentais. Eles funcionam como uma bússola para a liderança e para os fiéis.

Podemos dividir esses documentos em três categorias principais: (i) Resoluções: São declarações formais adotadas pela Denominação. Elas abordam temas de relevância moral ou social com um peso institucional maior. Elas expressam a posição oficial da organização. Servem como guias definitivos para a conduta dos membros; (ii) Manifestos: Diferente das resoluções, as manifestações são mais ágeis. São comunicados públicos sobre eventos ou debates atuais na sociedade que exigem uma resposta imediata. Elas informam o público interno e externo sobre a visão da denominação em relação a fatos recentes. Elas garantem que a voz da organização religiosa seja ouvida em questões emergentes que afetam seus valores.

É importante saber que para questões que exigem um detalhamento maior, a organização utiliza ferramentas complementares, como: As Cartas da Liderança: Comunicações de lideranças diretas; Os Códigos de Conduta e Ética: Regras práticas de convivência e comportamento e; As Instruções Doutrinárias: Aprofundamento pedagógico sobre a fé.
A criação desses documentos não é meramente burocrática; ela cumpre quatro propósitos fundamentais para a saúde da denominação:
a) Preservação da Identidade: Mantém a essência da organização protegida contra influências externas que ferem sua confissão de fé.
b) Orientação aos Membros: Oferece clareza para que cada fiel saiba como se portar e testemunhar sua fé publicamente.
c) Unidade e Coerência: Garante que a prática do dia a dia esteja em total harmonia com aquilo que se prega no altar.
d) Base Jurídica e Defesa: Fornece o fundamento necessário para a defesa da fé e da doutrina perante a lei, assegurando o exercício da liberdade religiosa.
Os Documentos Resolutivos são o escudo e a espada de uma denominação religiosa no espaço público. Eles garantem que a organização permaneça relevante sem abrir mão de seus princípios de fé.

ACRIVI apresenta Programa SEBRAETec a produtores rurais de Codó

A Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) realizou uma reunião para apresentação do Programa SebraeTec, reunindo associados, a Comissão das Mulheres do Agro, o grupo ACRIVI Jovem e convidados. O encontro contou com a participação do palestrante Evandro Cardoso, representante do Sebrae Caxias, que apresentou soluções tecnológicas voltadas ao fortalecimento da pecuária na região.

Durante a apresentação, foram destacadas as tecnologias aplicadas à Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e à Fertilização In Vitro (FIV), com foco no melhoramento genético e produtivo dos rebanhos de corte e leite. As soluções visam aumentar as taxas de prenhez, reduzir custos e acelerar a evolução genética, por meio de tecnologia, consultoria especializada e subsídios ao produtor.

Segundo Evandro Cardoso, o SebraeTec oferece apoio estratégico aos produtores por meio de empresas credenciadas e com subsídio significativo. “Hoje nós estamos aqui em Codó, na ACRIVI, apresentando soluções de SebraeTec para os produtores rurais associados e convidados. Trabalhamos de forma específica as soluções voltadas para FIV e IATF, mostrando como o SebraeTec consegue atender por meio de empresas credenciadas e também com essa proposta, que tem subsídio de até 70% do valor real da demanda”, destacou.

A parceria entre o Sebrae e os criadores também foi ressaltada como fundamental para o fortalecimento do setor. “Essa parceria do SEBRAE com os criadores é extremamente importante, é uma maneira de diversificar o melhoramento genético”, destacou o médico veterinário presente no evento.

O presidente da Câmara Municipal de Codó, Roberto Cobel, também elogiou a iniciativa e destacou os benefícios para os produtores locais. “Uma reunião muito produtiva. É um serviço que o SEBRAE presta aos produtores de grande importância. Eu não tinha conhecimento dessa cooperação do SEBRAE com a pecuária e vou começar a participar desse programa. É de grande importância para os produtores codoenses, pois vai nos ajudar a baratear os custos”, afirmou.

Encerrando o encontro, Evandro Cardoso reforçou o convite aos produtores interessados. “Você que está interessado em saber mais do SebraeTec, procure o SEBRAE mais próximo de você. Aos produtores de Codó, procurem a ACRIVI e a Sala do Empreendedor, que com certeza você vai ser bem recebido”, finalizou.

Sistema FAEMA/SENAR e SINCODÓ iniciam temporada de cursos 2026

O Sistema FAEMA/SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) deram início à temporada de cursos de capacitação para o ano 2026. Nesta primeira etapa, durante o mês de janeiro, foram ofertados os cursos de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas e Operação e Manutenção de Motosserras, Cortadoras de Grama, Roçadeiras e Similares.

Capacitação fortalece o setor rural

As capacitações têm como objetivo fortalecer o setor produtivo, qualificar a mão de obra rural e ampliar as oportunidades de trabalho no campo, promovendo práticas mais eficientes, seguras e sustentáveis. Para o mobilizador de cursos do Sistema FAEMA/SENAR – SINCODÓ, Elias Araújo, o início das atividades, com cursos de áreas técnicas, representa um avanço importante para qualificação de mão de obra e o desenvolvimento do setor.

“Esse início foi muito bom. Os cursos solicitados são importantes para a capacitação dos trabalhadores rurais e o fortalecimento do setor produtivo. Além de qualificar a mão de obra local, os cursos ampliam oportunidades de trabalho, valorizam os profissionais do campo e incentivam práticas mais eficientes e responsáveis. O SINCODÓ e o sistema FAEMA/SENAR reforçam, assim, o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria contínua da atividade rural.”

Novos cursos e programas inéditos em Codó

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, destacou a importância das ações e as novidades que estão sendo implantadas no município. “Estamos iniciando o ano com duas ações fortes: o curso de operação e manutenção de tratores agrícolas, que acontece na área de Timbiras, e, pela primeira vez em Codó, o curso de operação e manutenção de motosserra, cortadora de grama, roçadeiras e similares. Esse é um curso novo, tanto para Codó, quanto dentro do sistema FAEMA/SENAR, trazendo mais oportunidades de capacitação. O nosso trabalho forte é levar conhecimento para o homem do campo”.

Saúde no Campo (Rede ATeG) em Codó

Iedo Barros também anunciou a implantação de um programa inédito voltado à saúde no campo. “Neste semestre, vamos iniciar o programa Saúde no Campo, uma ação nova em Codó, no Maranhão e também no Brasil, por meio do CNA. Serão 125 propriedades assistidas pela rede ATeG em Codó, que contarão com acompanhamento de uma enfermeira, beneficiando proprietários e funcionários. É um trabalho inovador e muito importante para o bem-estar no meio rural.”

SINCODÓ em pleno crescimento

Além disso, o presidente reforçou a importância da filiação ao sindicato, contemplando uma série de cursos e serviços para os produtores de Codó. “O sindicato só se fortalece com seus associados. Convidamos os produtores a se filiarem, pois temos muito a oferecer e, juntos, conseguimos fortalecer ainda mais o setor rural em Codó”, finalizou o presidente.

Projeto “Pelas Minhas Mãos” une inclusão social e sustentabilidade em Codó

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), está desenvolvendo o Projeto Pelas Minhas Mãos, uma iniciativa que integra políticas ambientais e sociais com foco na inclusão socioambiental de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente usuários atendidos pelo Centro POP.

O projeto nasce da compreensão de que o cuidado com o meio ambiente também é uma ferramenta de transformação social. Por meio da implantação e manejo de hortas orgânicas, os participantes recebem capacitação teórica e prática, além de acompanhamento técnico contínuo, promovendo o desenvolvimento de habilidades, o fortalecimento da autoestima e a construção de novas perspectivas de vida.

União das secretarias do Governo Fé, Trabalho e Futuro

Nesta fase inicial, além da equipe da SEMMAM, e do total apoio do prefeito Chiquinho FC, o projeto conta com a participação de cinco beneficiários voluntários e com a parceria de duas secretarias municipais: Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, fortalecendo a atuação intersetorial das políticas públicas.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, a iniciativa representa um novo olhar sobre a política ambiental no município. “O Projeto Pelas Minhas Mãos mostra que meio ambiente e inclusão social caminham juntos. Não estamos apenas implantando hortas, estamos oferecendo oportunidades, resgatando a dignidade e criando caminhos para a autonomia dessas pessoas. É uma atenção especial do prefeito Chiquinho FC, em fazer um trabalho de unir a preservação do meio ambiente, produção de alimentos e da dignidade do cidadão. É uma política pública que cuida da terra e, principalmente, das pessoas.”, destacou o secretário.

Mais do que produzir alimentos, o projeto simboliza o plantio de valores como dignidade, cidadania, responsabilidade social e sustentabilidade, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma política ambiental integrada às necessidades humanas e sociais. O Projeto Pelas Minhas Mãos reforça que investir em meio ambiente é também investir em pessoas, promovendo justiça socioambiental e transformação de realidades.

Rotary Club de Codó realiza tradicional Tarde de Carnaval com feijoada e vesperal das crianças

O Rotary Club de Codó promove no próximo dia 07 de fevereiro a sua já tradicional Tarde de Carnaval, um evento que une alegria, confraternização e solidariedade para toda a comunidade.

A programação acontece no Rotary Club de Codó, a partir das 14h até as 18h, com destaque para o vesperal das crianças, garantindo diversão para os pequenos em um ambiente familiar e seguro.

Além da animação carnavalesca, o público poderá saborear a deliciosa e tradicional feijoada do Rotary, que poderá ser retirada a partir das 12h. O valor é acessível, apenas R$ 20,00, fortalecendo as ações sociais desenvolvidas pelo clube.
A trilha sonora ficará por conta de Alex Brasil, que promete animar o público com marchinhas carnavalescas, resgatando o clima alegre e cultural do carnaval tradicional.

O evento será realizado na Rua Professor Francisco Barbosa, Bairro São Sebastião, em Codó-MA, e é uma excelente oportunidade para reunir família e amigos em uma tarde de lazer, cultura e solidariedade.

O Rotary Club de Codó convida toda a comunidade para participar e prestigiar esse momento especial de celebração!

SINCODO/FAEMA fortalece protagonismo feminino – reunião da Comissão de Mulheres define ações para 2026

A Comissão das Mulheres do Agro do Sindicato do Produtor Rural de Codó (SINCODO) realizou, no dia 26 de janeiro, a reunião do GT de Capacitação com uma pauta estratégica voltada ao fortalecimento da participação feminina no setor agropecuário e ao planejamento de ações para o ano.

Durante o encontro, foram discutidos temas importantes como a intensificação da campanha de filiação ao Sindicato dos Produtores Rurais, além da organização de atividades para 2026. Entre as ações planejadas estão a realização de palestras no mês da mulher e a promoção de um evento voltado para linhas de crédito e orientações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), com o objetivo de ampliar o acesso das produtoras às políticas públicas e ao crédito rural.

“A importância do planejamento para a comissão das mulheres do agro, não se limita a uma questão organizacional, mas se estende a um impacto no fortalecimento e na valorização do papel das mulheres nesse setor”, ressaltou Ana Raysa Abas, membra da Comissão.

Rumo a 52ª EXPOCODÓ

O planejamento também contemplou propostas de visitas técnicas, palestras sobre saúde da mulher, turismo e enfrentamento à violência doméstica, reforçando o compromisso da Comissão com o desenvolvimento integral das mulheres do campo. Outro destaque foi a proposta para sugestão de cursos de artesanato para a 52ª EXPOCODÓ, além da atualização do calendário de visitas às feiras e exposições do estado.

Protagonismo feminino no Agronegócio

A comissão também discutiu a importância da participação de mulheres líderes comunitárias nos cursos de capacitação, a busca por parcerias institucionais e apoio financeiro para a realização dos eventos, bem como a valorização do turismo local por meio das produções desenvolvidas pelas mulheres. Para a presidente da ACRIVI, Inalda Beder, a atuação da Comissão de Mulheres é fundamental para fortalecer o associativismo e ampliar oportunidades.

“Nosso compromisso é criar espaços de formação, informação e fortalecimento das mulheres no agro. A Comissão de Mulheres tem um papel essencial nesse processo, promovendo inclusão, geração de renda e valorização do trabalho feminino. O SINCODO/FAEMA seguirá apoiando essas iniciativas, que impactam positivamente toda a nossa comunidade, e reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a valorização das mulheres e o fortalecimento do setor produtivo em nossa região”, destacou a presidente.

Ney Maran Negócios Imobiliários vende um Prédio Comercial bairro Centro, 5 dormitórios, sendo 2 suítes, 5 banheiros, 2 vagas de garagem, área total 800,00 m², área construída 800,00 m², área útil 800,00 m², terreno 265,00 m²

Ney Maran Negócios Imobiliários vende um Prédio Comercial bairro Centro, 5 dormitórios, sendo 2 suítes, 5 banheiros, 2 vagas de garagem, área total 800,00 m², área construída 800,00 m², área útil 800,00 m², terreno 265,00 m²

Valor:R$ 2.200.000

Endereço: Rua Antunino Lajes, 890, 3º andar
Complemento: Tv. Irmã Maria
Ponto de Referência: Casa do Fazendeiro
Bairro: Centro
Observação Valor: negóciavel
Área Total: 800,00 m²
Área Útil: 800,00 m²
Área Construída: 800,00 m²
Área Terreno: 265,00 m²
Terreno Frente: 17,50 Metros
Terreno Fundo: 15,11 Metros
Terreno Esquerda: 14,90 Metros
Terreno Direita: 19,00 Metros
Pavimento: 3
Construído em: 2015
Dormitórios: 5
Suítes: 2
Banheiros: 5
Vagas: 2
Salas: 3
Acomodações: 15 pessoas
Periodicidade do Valor do Imóvel: Anual
Periodicidade do Valor do IPTU: Anual
Isenção de Condomínio: Sim

Fale agora Conosco: (99) 3661-0378 / (99) 99952-4147 / (99) 98113-2015 / (99) 99210-9044

Descrição do Imóvel

Este edifício de esquina no bairro Centro, em frente à Casa do Fazendeiro, revela-se uma oportunidade singular para quem busca aliar sofisticação e versatilidade. Erguido em 2015 com acabamento de alto padrão, o imóvel se destaca pela imponência de seus 800 m² construídos sobre um terreno de 265 m², proporcionando visibilidade e fluxo constante de público. A combinação de sala comercial e garagem no pavimento térreo cria um ponto de apoio ideal para seu negócio, enquanto o design arquitetônico oferece forte presença em uma das vias mais valorizadas da região.

No segundo piso, duas unidades residenciais amplas acomodam confortavelmente até 15 pessoas, distribuídas em 5 dormitórios – sendo 2 suítes – e 5 banheiros. Três salas integradas a áreas de serviço, copa, cozinha planejada, despensa e escritório garantem praticidade e conforto em cada ambiente. O ar-condicionado em todos os cômodos eleva a qualidade de uso, enquanto o pavimento superior abriga um depósito generoso, perfeito para estoque ou arquivo. As dimensões do terreno (frente de 17,50 m, fundos de 15,11 m, laterais de 14,90 m e 19,00 m) conferem amplitude e circulação facilitada.

Localizado em rua estritamente comercial e próximo de restaurantes, escola, farmácia e supermercado, este imóvel oferece o estilo de vida dinâmico que sua empresa e sua família merecem. Seja para expandir atividades comerciais ou conquistar um novo padrão de moradia, este prédio é o investimento certo. Agende sua visita agora mesmo e descubra o potencial transformador deste endereço estratégico.

Características
 Ar Condicionado
Cômodos
 Área de Serviço
 Copa
 Cozinha
 Despensa
 Escritório
Proximidades
 Bares e Restaurantes
 Escola
 Farmácia
 Supermercado

Pontos Fortes

Localização, preço de mercado, qualidade construtiva.

Observações

Prédio comercial e residencial pronto para seu uso.

Prefeita Suane Dias entrega certificados para Agentes de trânsito de Gonçalves Dias que passaram por capacitação

Prefeita Suane Dias ao lado do Secretario Municipal de Segurança E Mobilidade Urbana Antonio Carlos

A Prefeitura de Gonçalves Dias, por meio da Secretaria Municipal De Segurança E Mobilidade Urbana, promoveu uma capacitação para os agentes de trânsito. O curso abordou 3 módulos: Legislação de Trânsito, Ética e Cidadania e Operação e Fiscalização de Trânsito. A capacitação é exigida pela legislação e precisa ser feita a cada dois anos, atendendo as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Tudo precisa estar em sintonia, da sinalização horizontal, vertical ao trabalho dos agentes com o público em geral.

A formação contempla uma grade curricular que vai desde conteúdos teóricos, como ética, cidadania, legislação de trânsito e Código de Trânsito Brasileiro, até práticas operacionais ligadas ao cotidiano do trabalho de fiscalização e organização do trânsito.

O curso representa um marco importante para a qualificação da equipe: “Trata-se de uma exigência legal, mas também de uma oportunidade de elevarmos o nível técnico dos profissionais que atuam diariamente em nossa cidade e para que futuramente possamos aumentar o nosso efetivo. Um trânsito mais seguro e organizado passa pela valorização e capacitação de cada servidor envolvido nesse trabalho.” declarou a prefeita Suane Dias.

Com esta iniciativa, a Prefeitura reafirma o compromisso de promover segurança viária, mobilidade urbana de qualidade e respeito à vida, assegurando que o trânsito em Gonçalves Dias seja conduzido de forma mais humana, organizada e eficiente. A formação dos agentes é um investimento direto na construção de uma cidade mais segura e preparada para os desafios da circulação de pessoas e veículos.