Vídeo: Massacre na Nigéria: até 200 cristãos mortos em ataque

Militantes assassinaram até 200 cristãos no estado de Benue, Nigéria, na noite de sexta-feira (13 de junho), em um ataque brutal que teve como alvo famílias deslocadas. Os criminosos incendiaram prédios onde as vítimas dormiam e mataram com golpes de facão quem tentou fugir. As famílias de deslocados internos (IDPs) estavam abrigadas em estruturas improvisadas na praça do mercado em Yelewata, na área de governo local de Guma, próximo a Makurdi, quando os militantes invadiram gritando “Allahu Akbar” (“Deus é grande”).

De acordo com relato enviado à ACN, membros do clero local contaram que, mais cedo naquela noite, a polícia havia conseguido impedir os militantes de invadirem a igreja de São José, onde cerca de 700 pessoas dormiam. Contudo, após o fracasso na invasão da igreja, os criminosos se dirigiram à praça do mercado da cidade, onde usaram combustível para incendiar portas e, em seguida, abriram fogo contra um grupo de mais de 500 pessoas.

Os primeiros relatórios confirmaram ao menos 100 mortos no massacre, que durou cerca de três horas. Posteriormente, dados coletados pela ‘Fundação de Justiça, Desenvolvimento e Paz’ (FJDP) da Diocese de Makurdi elevaram o número de vítimas para 200 mortos, caracterizando o ataque como o pior já registrado na região.

Benue vive aumento de ataques e êxodo forçado de cristãos

Esse ataque acontece em um contexto de escalada da violência no estado de Benue, com evidências crescentes de que há um plano coordenado de militantes para expulsar comunidades cristãs da região. Além disso, lideranças religiosas alertam para o risco de uma campanha de limpeza étnico-religiosa em andamento.

Dessa maneira, milhares de pessoas que haviam se refugiado em Yelewata, após ataques de pastores Fulani, agora fogem novamente buscando abrigo em vilarejos e cidades vizinhas, como Daudu e Abagena. A cidade, anteriormente considerada um lugar relativamente seguro por estar situada na estrada principal para Abuja, agora está praticamente deserta.

O padre Ukuma Jonathan Angbianbee, pároco de Yelewata, contou à ACN que ele e outros deslocados escaparam por pouco da morte, jogando-se no chão da casa paroquial ao ouvirem os tiros. “Quando ouvimos os disparos e vimos os militantes, entregamos as nossas vidas a Deus. Esta manhã, agradeço a Deus por estar vivo”, declarou o sacerdote.

Cena do massacre é descrita como “indescritível” e “horrível”

O padre Jonathan relatou o cenário de horror na praça do mercado: “O que vi foi realmente horrível. Os militantes massacraram as pessoas. Havia corpos espalhados por toda parte”.

Ainda segundo a FJDP, cuja equipe esteve no local logo após o ataque, a cena era “indescritível – algo que ninguém deveria ver”. O relatório também menciona que alguns corpos estavam “carbonizados além do reconhecimento. Eles simplesmente exterminaram bebês, crianças, mães e pais.”

O padre confirmou que os atacantes pertenciam ao grupo étnico Fulani e que eles planejaram o ataque com cuidado, chegando por várias rotas e aproveitando a chuva forte como cobertura. “Não há dúvidas sobre quem cometeu o ataque. Eram definitivamente fulanis. Eles gritavam ‘Allahu Akbar’”, reforçou o padre.

Críticas às forças de segurança em Benue

Assim, tanto o padre Jonathan quanto outros membros do clero da Diocese de Makurdi criticaram duramente a resposta das forças de segurança. Eles relataram que os policiais que impediram o ataque à igreja estavam mal equipados e não conseguiram evitar o massacre no mercado, a poucos metros de distância.

Por outro lado, um dos principais padres da diocese comentou: “Na manhã seguinte ao ataque havia muitos policiais e forças de segurança, mas onde estavam na noite anterior, quando mais precisávamos?”. Ele concluiu: “Esse foi, de longe, o pior massacre que já presenciamos. Nada se compara a isso”.

No domingo (15 de junho), durante a oração do Angelus, o Papa Leão XIV afirmou que estava rezando pelas vítimas “brutalmente assassinadas” naquele “terrível massacre”, a maioria delas deslocadas e acolhidas pela missão católica local. Adicionalmente, o Papa pediu por “segurança, justiça e paz na Nigéria”, com especial atenção às “comunidades cristãs rurais do estado de Benue, vítimas constantes da violência”.

Cristãos sob ataque: mais de 5.000 deslocados em três semanas

O ataque da última sexta-feira se soma a uma série de ofensivas recentes contra o estado de Benue, especialmente na região de Makurdi, onde mais de 95% da população é católica. Afinal apenas nas últimas três semanas, mais de 100 pessoas foram mortas e mais de 5.000 deslocadas em ataques nos distritos de Gwer West, pertencentes à mesma diocese.

Diante disso, líderes da Igreja na Nigéria têm reiterado apelos à comunidade internacional, alertando para o avanço de um plano jihadista organizado para tomar terras e eliminar a presença cristã na região.

Arraial do CAPS II em Codó promove integração social entre pacientes e colaboradores

Na última sexta (27), os pacientes acompanhados pelo Centro de Assistência Psicossocial – CAPS II do bairro São Sebastião participaram de uma festa junina promovida pela equipe da unidade.

O CAPS II oferece atendimento para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de álcool e outras drogas, que necessitam de acompanhamento intensivo, com o objetivo de promover a reabilitação psicossocial e a inclusão social desses usuários, evitar internações e fortalecer os laços sociais e familiares.

A festa junina foi realizada na própria sede do CAPS, onde pacientes e colaboradores tiveram a oportunidade de interagir através de danças e brincadeiras juninas.

A comemoração contou com a participação do prefeito Chiquinho FC (PT), que dialogou com todos os presentes. No início de sua gestão, a unidade do CAPS foi recebida em condições de atendimento totalmente desfavoráveis, com diversos problemas estruturais que dificultavam o bom funcionamento das atividades.

A Prefeitura Municipal de Codó providenciou a reestruturação do local, modernizando o sistema de climatização com a aquisição de ar-condicionados novos, reparos na fiação elétrica, limpeza da piscina, fornecimento de alimentação de qualidade e obtenção de uma cadeira de rodas para receber pacientes com dificuldade de locomoção, resgatando a dignidade no atendimento e acolhimento aos pacientes acompanhados pelo serviço.

O prefeito Chiquinho FC (PT) ressaltou o compromisso da gestão em viabilizar suporte ao CAPS valorizando a equipe médica e a assistência social, contribuindo para que a unidade tenha condições de prestar atendimento de qualidade aos pacientes.

“A minha satisfação é muito grande em perceber que melhoramos o CAPS. Ver a forma como recebemos para como está hoje. Estamos trabalhando para que o CAPS possa cumprir o seu compromisso com a sociedade, que é cuidar de quem precisa com respeito e humanização.”, destacou o prefeito.


Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Oposição critica governo Lula por recusar traslado de brasileira

Parlamentares da oposição criticaram o governo Lula nesta terça-feira (25) por não usar avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para trazer o corpo da brasileira Juliana Marins, que morreu em uma trilha na Indonésia. O Itamaraty informou que os custos devem ser pagos pela família.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, as embaixadas e consulados prestam apenas apoio burocrático e orientação, sem cobrir despesas com traslado. A pasta cita o Decreto 9.199/2017 como base legal para a decisão.

A postura do governo gerou comparações com o caso da ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, trazida ao Brasil pela FAB. A missão teve seus gastos colocados sob sigilo de cinco anos.

Entre os críticos está o deputado federal Filipe Barros (PL-PR) que declarou em nota à imprensa:

– O mesmo governo Lula que mandou avião da FAB buscar uma ex-primeira-dama condenada por corrupção agora nega ajuda à família de Juliana Marins. Não vou aceitar isso. Como presidente da Comissão de Relações Exteriores, acabei de designar a deputada Carla Dickson para relatar o PL 3338/15 – que obriga o Itamaraty a trazer o corpo de brasileiros mortos fora do país quando suas famílias não têm recursos.

– Quantos milhões foram gastos com viagens da Janja? O governo não pode pagar para trazer o corpo de uma vítima brasileira, morta em uma tragédia? – escreveu o ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo).

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) também citou o caso de Heredia:

Começou errado ao Lula enviar o avião da FAB para buscar a primeira-dama corrupta do Peru. E está ficando cada vez pior.

A vereadora Sonaira Fernandes (PL-SP) escreveu em sua rede social nesse mesmo sentido:

– Uma ex-primeira-dama socialista do Peru, condenada por corrupção, vale mais que uma brasileira honesta, morta numa tragédia? Isso é cruel.

Já o vereador Rubinho Nunes (União Brasil-SP) disse:

Governo Lula mandou buscar a corrupta do Peru e agora colocou sigilo. Para brasileira inocente, não paga nem traslado.

 

Estudantes da Zona Rural de Codó são beneficiados com computadores novos

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia – SEMECTI, realizou, na última quarta (18), a entrega de 10 computadores e mesas novas para a Escola Municipal João Paulo II, localizada no Povoado Canto do Coxo, zona rural do município.

A escola atende 329 alunos e os novos computadores irão modernizar os trabalhos administrativos e pedagógicos realizados pelos professores, como o planejamento escolar, que organiza as atividades e os conteúdos que são trabalhados durante o ano letivo.

Os equipamentos são fruto de uma iniciativa do Ministério das Comunicações, através do então ministro Juscelino Filho, que em fevereiro deste ano, realizou a doação de 200 computadores para a criação de laboratórios de informática em escolas públicas de Codó, corroborando com o desenvolvimento do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) para formar jovens em novas tecnologias e oferecer capacitação para o mercado de trabalho.

A supervisora da escola João Paulo II, professora Karoline Bandeira, destacou a importância da entrega dos computadores, que possibilitará a modernização e agilidade no desenvolvimento das atividades pedagógicas.

“Esta iniciativa da Prefeitura garante que os alunos da Zona Rural tenham pleno acesso à tecnologia, e nós, enquanto professores, ficamos extremamente felizes por esta oportunidade de trabalhar os conteúdos com os estudantes de forma mais ampla e tecnológica.”, afirmou Karoline Bandeira.

O prefeito Chiquinho FC (PT), ressaltou a relevância desta conquista para a educação de Codó, direcionada à escola da zona rural.

“Temos a responsabilidade e o comprometimento de promover melhorias na educação do município. Estamos conhecendo a realidade de todas as escolas da zona rural, identificando as principais necessidades e buscando soluções que possam contribuir com o desenvolvimento de nossos estudantes.”, destacou o prefeito.

A ação faz parte do planejamento da gestão municipal na implementação de melhorias na educação, por meio do investimento em tecnologias educacionais que facilitem o acesso à informação, permitindo que alunos e professores explorem uma vasta gama de recursos educacionais, fomentando a pesquisa e a ampliação do conhecimento.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Oportunidade: Sistema FAEMA/SENAR e SINCODÓ abrem inscrições para curso de Bovinocultura Silagem

Atenção: O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) informam que estão abertas as inscrições para o Curso Técnico em Bovinocultura (Silagem). Serão 15 vagas em Codó, com carga horária de 24h, os dois turnos.

A data de previsão para início do curso é dia 04 de junho, Local: Fazenda Esperança do Sr. Lidenor Junior, Br 316 – Próximo Povoado Tucunaré.

Para maiores Informações sobre o curso entre em contato pelos números (98) 98704-4153 ou (99) 98823-7190

Prefeito Chiquinho FC e deputado Nagib visitam empresa de saúde em Brasília e buscam levar tomografia para zona rural de Codó

Em agenda oficial em Brasília, o prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), acompanhado do deputado estadual Francisco Nagib (PSB) e Agnes Oliveira, visitou a empresa Athos, referência nacional em soluções móveis e digitais para a área da saúde. A visita teve como principal objetivo avaliar a possibilidade de levar ação com serviços de tomografia para a zona rural do município.

A Athos é especializada em oferecer exames por meio de unidades móveis equipadas com tomógrafos e tecnologia de telemedicina. A estrutura permite a realização de exames com laudos assinados por especialistas à distância, garantindo agilidade, precisão e segurança nos diagnósticos — especialmente em regiões onde há escassez de profissionais da radiologia.

Segundo o prefeito, a proposta é trazer para Codó um modelo de atendimento que permita aos moradores da zona rural acesso a exames de imagem de alta complexidade sem a necessidade de deslocamento até a sede do município. “Queremos democratizar o acesso à saúde, garantindo que todos tenham acesso a exames essenciais como a tomografia, independentemente de onde moram”, afirmou Chiquinho FC.

Ação que representa um avanço importante para a saúde pública em Codó, especialmente para comunidades mais distantes, que poderão contar com tecnologia de ponta e atendimento especializado de forma prática e descentralizada.

Ascom
Prefeitura de Codó

Igreja Batista Shalom realizou Chá das Mulheres com o tema “Mulheres Curadas para Curar”

Mais uma vez, a o ‘Departamento de Mulheres Jóias Preciosas’ organizaram um encontro entre mulheres que visam amar, cuidar e conectar no amor de Cristo, para que sejam as maiores influenciadoras do Reino de Deus. O encontro aconteceu no último sábado (29), na Igreja Batista Shalom localizada na Rua Carlos Palhano n° 1031.

Segundo diaconisa Andreza, a proposta foi reunir as mulheres da igreja em um momento de comunhão e fé. Além da pregação da palavra, o evento ofereceu outras atividades para as participantes.

A palavra foi ministrada pela missionária Simone da igreja Assembléia de Deus Missão.

Logo após a ministração da palavra aconteceu aquele momento de comunhão entre as mulheres.

Ouvidoria do SUS retorna as suas atividades no município em Codó. Entre em contato e converse conosco – Whatsapp (99) 984386692

Após quatro anos desativado pela anterior gestão municipal (2021-2024), a Ouvidoria do SUS no município de Codó retornou suas atividades e já está em pleno funcionamento. Desde o início do ano, a Prefeitura Municipal, durante o trabalho de reestruturação da Saúde, conseguiu a reativação do serviço, para benefício da população.

A Ouvidoria do SUS de Codó foi criada no governo do então prefeito Zito Rolim, mas foi totalmente desativada na última gestão. O OuvSUS Codó, ligado diretamente ao Ministério da Saúde, escuta, acolhe, analisa e encaminha as manifestações das pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde – SUS, assim como acontece em todo Brasil. É a área responsável por receber solicitações, elogios, reclamações, denúncias e demais manifestações quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS.

A serviço da população

A Ouvidoria é um mecanismo institucional de participação social, que contempla as manifestações individuais dos cidadãos e atribui transparência às ações do Ministério da Saúde. A população deve ter conhecimento e informação sobre tais mecanismos para garantir um acesso digno à saúde e contribuir na melhoria do Sistema Único de Saúde.

A OuvSUS tem como objetivo garantir e ampliar o acesso dos cidadãos na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social. Em Codó, entre em contato, tire suas dúvidas e converse conosco – Whatsapp (99) 984386692

Vereadora Leda Torres realiza entrega de cestas básicas e homenagens especiais pelo mês da Mulher

Na última quinta-feira (20) a vereadora Leda Torres e sua equipe visitaram e entregaram cestas básicas para famílias nos principais bairros de Codó. A ação, que tem por objetivo dar auxílio, atenção e carinho para as famílias com maior vulnerabilidade social, faz parte de um projeto contínuo e constante, que a parlamentar coloca em prática há anos.

De acordo com a vereadora, além de ajudar na nutrição básica das pessoas e no abastecimento das casas das famílias que mais precisam, as visitas são uma forma de sempre estar em conexão com os codoenses e saber as suas principais demandas, para que sejam transformadas em Indicações e levadas ao Executivo Municipal.

Constância, atenção e carinho: lembranças e homenagens às mulheres

Durante as visitas, a vereadora aproveitou para entregar uma singela lembrança e prestar as suas homenagens e carinhos as mulheres codoenses. “Estamos no período muito especial, que é o mês de março. O mês das mulheres. Por isso, além deste auxílio, da ajuda, atenção e carinho, nós procuramos, a cada mês, cada data temática, proporcionar momentos especiais para as pessoas, levando alegria e a mensagem de esperança em cada data marcante de nosso calendário, pois nosso projeto é estar em conexão com as pessoas, nossas comunidades, atravessando juntos o tempo, os meses, as estações e os desafios de nossas jornadas. Felicidades e parabéns a todas as nossas mulheres”, declarou a vereadora Leda Torres.