Ney Maran Negócios Imobiliários vende uma casa com, 6 dormitórios, sendo 4 suítes, 6 banheiros, 10 vagas, área total 1.200,00 m², área construída 350,00 m²

R$ 800.000,00

Obs Valor: negociável

Acomodações 15 pessoas

Construído em 2010

Pavimento 1

350,00 m² Construído

1.200,00 m² Área

1.200,00 m² Útil

1.200,00 m² Terreno

40,00 Metros Terreno Frente

40,00 Metros Terreno Fundo

30,00 Metros Terreno Esquerda

30,00 Metros Terreno Direita

R$ 833,33 por metro quadrado

Localização

Av. João Paiva, S/Nº – Dallas, São Sebastião
Região: Alto da Fábrica
Ponto de Referência: Restaurante Malagueta

Descrição

Imagine-se vivendo em uma mansão de alto padrão construtivo no bairro São Sebastião, na encantadora cidade de Codó, Maranhão. Esta magnífica residência está situada na região do Alto da Fábrica, um local privilegiado que combina tranquilidade e conveniência, com o renomado Restaurante Malagueta como ponto de referência. Com uma área total impressionante de 1.200 metros quadrados e uma construção robusta de 350 metros quadrados, esta casa oferece espaço e conforto inigualáveis para sua família. São 6 dormitórios, sendo 4 suítes elegantes, perfeitas para proporcionar privacidade e conforto a todos os membros da família.

Ao entrar nesta propriedade, você será recebido por ambientes amplos e arejados que exalam sofisticação e bem-estar. As duas salas espaçosas são ideais para momentos de convivência e lazer, acomodando até 15 pessoas confortavelmente. A cozinha é um verdadeiro convite para os amantes da gastronomia, equipada com móveis planejados que otimizam o espaço e facilitam o dia a dia. Além disso, a casa conta com área de serviço, copa e despensa para maior praticidade nas suas atividades domésticas. Para completar este cenário perfeito, a residência possui ar condicionado em diversos cômodos e um SPA/hidromassagem onde você pode relaxar após um longo dia.

A localização é outro grande destaque desta propriedade. Próxima a bares e restaurantes renomados, escolas de qualidade, farmácias bem abastecidas e supermercados completos, você terá tudo o que precisa ao seu alcance. Com 10 vagas de garagem disponíveis, receber visitas nunca foi tão fácil! O terreno amplo com medidas generosas garante privacidade e possibilidades infinitas para personalizar seu jardim ou área externa conforme seus sonhos. Não perca a oportunidade de viver em um lugar que une luxo, conforto e praticidade no coração de Codó!

Características

Ar Condicionado

Móveis Planejados

Portão Eletrônico

SPA / Hidromassagem

Cômodos

Área de Serviço

Copa

Cozinha

Despensa

Proximidades

Bares e Restaurantes

Escola

Farmácia

Supermercado

Pontos Fortes

Padrão construtivo, localização, clima e preço de mercado.

Contato (99) 99952-4147

Jovens renovaram a fé no XII CONJUBASHAMA Congresso da Juventude Batista Shalom do Maranhão com o tema Vivendo para agradar a Deus CL 1:10

 

Para relembrar e destacar a importância da fé no cotidiano, jovens da Batista Shalom de todo o Maranhão se reuniram nos dias 25,26 e 27 de julho na cidade de Coroatá. Lá, foi realizado o XII COJUBASHAMA que atraiu mais de 500 jovens entre. O Congresso de jovens é realizado anualmente. Esse foi a vez da cidade de Coroatá que  sediou o evento, cujo tema foi “Vivendo para agradar a Deus CL 1:10”.

Os depoimentos dos que participaram reforçaram os aprendizados religiosos adquiridos durante a vida. A fé do jovem Maciel de Codó voltou maior. “Só reforçou minha fé em Deus. Sem Ele não somos nada, com Ele podemos mudar o mundo”, acredita a jovem. A jovem Cleane Farias compartilhou o sentimento durante o evento. “É importante para formar nossas atitudes, ter atitudes diferentes, mostrar que vamos mudar o mundo”, confirmou ela.

No domingo, a escola onde aconteceu o congresso ficou lotada e teve o louvor como marca registrada. O Bispo Antonio Alves, que comandou a cerimônia, trouxe os ensinamentos de Cristo aos jovens. “Ele quer dizer que, mesmo a gente inserido neste mundo, podemos ser diferentes com nossas convicções, nossa fé. Onde quer que estejamos, vamos fazer a diferença”, disse.

Já ficou decidido que a próxima cidade a sediar o Conjubashama em 2026, será a cidade de Barra do Corda.

PROGRAMAÇÃO DE CULTO
SEXTA FEIRA – 19h30
DIREÇÃO: Victor e Danielle
DEVOCIONAL: João Victor
LOUVOR: Vinho Novo
PEÇA E CORAL: Ministério Geração Eleita | Coroatá
OFERTA: Tâmara Silva
COREOGRAFIA: Ministério de Dança Renascer | Coroatá
PALAVRA: Drª Anelize Reginato | Juíza da 1ª vara da Comarca de Coroatá

SABADO (MANHÃ) – 08h30
DIREÇÃO: Victor e Danielle
MÚSICA ABERTURA: Vinho Novo
SAUDAÇÃO: Kaic
LOUVOR: Banda Resgate |Urbano Santos
OFERTA: Cleane (Codó)
CANTORA: Tâmara Silva |
COREOGRAFIA: Ministério de Dança | Vitorino FREIRE
PALAVRA: Bárbara

SABADO (NOITE) – 19h30
DIREÇÃO: Victor e Danielle
MÚSICA ABERTURA: Vinho Novo
SAUDAÇÃO: Maurício | Vitorino Freire
LOUVOR: Banda Resgate | Urbano Santos
OFERTA: Tâmara Silva |
TEATRO: Resgatando Vidas | Lima Campos
COREOGRAFIA: Ministério de Dança Resgate | Urbano Santos
PALAVRA: Bárbara

DOMINGO – 08h30
DIREÇÃO: Victor e Danielle
MÚSICA ABERTURA: Vinho Novo
SAUDAÇÃO: Igor | Barra do Corda
OFERTA: Min. De louvor Geração Eleita | Barra do Corda
PALAVRA COM ORAÇÃO: Bispo Antônio
PALAVRA: Bispo Antônio

Direito à Saúde: Dr. Mendes explica como a Constituição Garante Acesso Universal e o Dever da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios

O advogado Dr. Mendes, essa semana, concedeu uma entrevista à mídia digital para detalhar um tema que afeta cada brasileiro: O Direito Constitucional à Saúde. Reunimos os principais pontos abordados por ele, esclarecendo como a Constituição Federal distribui responsabilidades e garante que nenhum cidadão fique sem atendimento.

1. Saúde como um Direito de Todos e dever do Estado

O ponto de partida são o artigo 1º e 196 da Constituição, os quais dispõem, respectivamente sobre “os fundamentos da República da dignidade da pessoa humana e a cidadania” e “A saúde como um direito de todos e dever do Estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” Tais dispositivos consolidam a saúde como um Direito fundamental e impõe aos governos — União, estados, Distrito Federal e municípios — a obrigação de oferecer serviços de qualidade à população.

O advogado ainda lembrou que o Dever de fiscalização da Saúde Pública de qualidade fica sob a responsabilidade do Ministério Público (Estaduais e Federais), bom como ao Tribunal de Contas da União-TCU e aos Tribunais de Contas dos Estados, uma vez que os recursos são públicos de devem ser rigorosamente fiscalizados para que a população tenha acesso de forma livre e igualitária à Saúde, dentro dos municípios, dos Estados e União.

2. Princípios e Normas Constitucionais que sustentam o direito à saúde

Dr. Mendes pontuou sobre os princípios e normas constitucionais que sustentam o direito à saúde, enumerando os artigos

Art. 1º – Entre os fundamentos da República estão a dignidade da pessoa humana e a cidadania, bases para todas as políticas públicas, inclusive as de saúde.

Art. 6º – Enumera os direitos sociais, com a saúde figurando ao lado de educação, trabalho, moradia e outros.

Art. 194 – Define a Seguridade Social como um sistema integrado de saúde, previdência e assistência social.

Art. 195 – Determina que o financiamento da Seguridade Social venha da sociedade e do Estado, por meio de contribuições e impostos.

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Art. 197 – Reconhece que as ações e serviços de saúde são de relevância pública, podendo ser executados diretamente ou mediante participação da iniciativa privada.

Art. 198 – Descreve os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): de forma regionalizada e hierarquizada (União, Estados e Município). Também trata da descentralização, atendimento integral e universal e participação da comunidade na gestão do SUS.

Dr. Mendes também reforçou que as Constituições Estaduais e Leis Orgânicas Municipais reproduzem os mesmos Princípios e normas descritas na Constituição Federal e sobre a Lei 8.080/1990 que regulamentam esses dispositivos, detalhando o funcionamento do SUS e a distribuição de competências, além da Lei 8.142/1990, que trata da participação da comunidade no SUS.

“Quando entendemos que o Direito à Saúde é Fundamental, universal e gratuito, podemos exigir melhorias, denunciar falhas e participar das decisões locais. Conhecer os artigos constitucionais mencionados neste conteúdo empodera cada cidadão a cobrar transparência, qualidade e equidade no atendimento”, ressaltou o advogado

A entrevista de Dr. Mendes reforça que o direito à saúde não é um favor, mas uma garantia constitucional sustentada por princípios de dignidade e cidadania. Cabe ao Estado prover e à sociedade fiscalizar. O Conhecimento é a chave para transformar princípios e normas em realidade — e este é o convite que ele nos faz: Informar‑se para agir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está chegando a hora! Confira as atrações e a programação completa da ExpoCodó 2025

A maior feira agropecuária da região chega à sua 51ª edição! A ExpoCodó 2025 será realizada de 26 de julho a 03 de agosto, no Parque de Exposições Walter Zaidan, com uma programação repleta de conhecimento, cultura, negócios e entretenimento. O tema deste ano será a Força da Mulher no Agro.

Serão cursos, oficinas, vitrines tecnológicas, leilões de animais, shows musicais, exposições e encontros especiais, como o Encontro das Mulheres do Agro e o Encontro dos Produtores Rurais. A feira é uma verdadeira vitrine do agronegócio regional, com a presença de expositores, instituições parceiras e profissionais que fazem a diferença no campo. Muitas novidades aguardam o público na edição 2025 da maior feira agropecuária do interior do Maranhão.

Confira as atrações e a programação completa da ExpoCodó 2025

CURSOS E OFICINAS (SINCODÓ / FAEMA / SENAR):
Curso de Drone Básico
Fabricação de Cachaça
Transformação da Mandioca
Produção de Silagem
Aproveitamento Integral do Babaçu
Manejo Sanitário
Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas
Curso de Biojoias
Oficina de Bombons Caseiros

VITRINES TECNOLÓGICAS (SENAR / FAEMA):
Apicultura
Engenho de Cachaça
Casa de Farinha
Hortaliças em Hidroponia
Piscicultura
Silagem

ENCONTROS DO AGRO:
Encontro das Mulheres do Agro – 31 de julho
Encontro dos Produtores Rurais – 02 de agosto

IFMA (Instituto Federal):
Prática de Manejo para Caprinos e Ovinos – Prof. Glayde Veras – IFMA Codó

LEILÕES:
01 de agosto – 18h: Touros e Fêmeas Nelore P.O.
02 de agosto – 18h: Cria, Recria e Engorda

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS:

SÁBADO – 26/07
07h – Cavalgada & Sebastião
10h – Abertura Oficial & Fabi Silva
21h – Cris Lima
00h – Nika Diferenciada

DOMINGO – 27/07
20h – Maycon Thiago
22h – Alex Brazil
24h – Laércio Arruda e Bagaceira

SEGUNDA – 28/07
20h – Antony Silva
22h – Tércia & Lucas e Banda

TERÇA – 29/07
20h – Bruninho do Arrocha
22h – Magno Silva

QUARTA – 30/07
20h – Ivan Lima
22h – Forró Destake

QUINTA – 31/07
21h – Nando Lima
23h – Sil & Banda & Nando Lima

SEXTA – 01/08
21h – Erick Marques & Banda
23h – Rayzinho o Mago do Arrocha

SÁBADO – 02/08
21h – Vicente Estilizado
00h – Francys Jack

DOMINGO – 03/08
21h – Diego Lima
00h – Fruta Nativa

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES:
Governo do Estado – Pavilhão do Agro (SAGRIMA, AGED, AGERP, SAF, SENAR, FAEMA, SEMA, SEPA, SEDES); Prefeitura de Codó (Secretaria de Agricultura e Secretaria de Saúde)
Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste, SENAR / FAEMA, Comitê Ação da Cidadania

EXPOSITORES CONFIRMADOS:
Valtra Mardisa, United Car Jeep / Jelta / RUM, Integração Rural, Bital Agro, CN Motos, Valfran, AgroDrones, Gabriela Construções, Frigo Apirigi, Unifarn, Genética Piex Boi, JRR Nelore, Casa do Fazendeiro, Fazenda Vitória, Eduardo Móveis, Ativa Solar, Antalita Rocha “A Dama do Perfume”, Neko Wave, Norte Rações Distribuidora.
Participe e fortaleça o agro da nossa terra!
#ExpoCodó2025 #AgroÉTech #AgroÉForte #MulherNoAgro #CodóMA #51AnosExpoCodó

Tradição, alegria e muito forró marcam a abertura do Festival Julino de Codó

O Festival Julino de Codó 2025, promovido pela Prefeitura Municipal de Codó, reuniu milhares de pessoas na noite de abertura (11), realizada na Praça de São Sebastião.

Estiveram presentes no evento, o prefeito Chiquinho FC (PT) acompanhado da primeira-dama Terezinha Buzar, o deputado estadual Francisco Nagib (PSB) com sua esposa Agnes Oliveira, além de lideranças políticas do município e convidados.

A Praça de São Sebastião foi completamente decorada com elementos juninos e cenografia, destacando a cultura e tradição do São João na cidade. Houve também a exposição de artesanato, onde os artesãos codoenses apresentaram peças e artefatos ricos em detalhes que representam a cultura e tradições do município.

A estrutura do evento conta com dois palcos, sendo um tablado (Palco de Danças Eliene Rolim), no qual se apresentam os grupos juninos e danças típicas, e, um palco principal (Palco Ribinha Muniz), onde acontecem os shows. Ambos contam com estrutura de som e luz, e, no palco principal há dois telões que transmitem as imagens dos shows dos artistas, possibilitando ampla visão para todos.

As barracas de alimentação e bebidas ganharam destaque pela padronização. O prefeito Chiquinho FC (PT), investiu na segurança e comodidade dos comerciantes locais, padronizando as barracas.

As danças típicas abriram a programação em apresentações repletas de alegria e tradição. O grupo de carimbó Encanto de Tapajós foi o primeiro a se apresentar, seguido das quadrilhas juninas Encanto de Maria Bonita, Estrela do Sertão e Renascer do Sertão.

O Bumba Boi Raízes do Maranhão realizou uma apresentação vibrante, com indumentárias luxuosas e muito brilho, encantando o público ao som da orquestra e toadas.

Em seguida, no palco Ribinha Muniz, se apresentaram as bandas locais Pizeirão do Forró e Nando Lima. Logo após, Guilherme Dantas subiu ao palco em um show animado, fazendo todo mundo dançar forró. O encerramento da festa ficou por conta da banda Mastruz com Leite, com um repertório repleto de clássicos e sucessos do grupo, fazendo a alegria dos fãs.

O Festival Julino de Codó – A Pegada da Alegria, é uma realização da Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e apoio do deputado estadual Francisco Nagib.

A festança se estende até domingo (13) e promete ser um dos maiores e melhores arraiais do interior do Maranhão.


Assessoria de Comunicação
Prefeitura municipal de Codó

Governo Municipal debate PAA NET com agricultores e técnicos da Conab em evento na UEMA

Na manhã da última quarta-feira (09), o auditório da UEMA – campus Codó foi palco de uma importante palestra promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca (SECMAPA), conduzida pelo secretário Pedro Belo. O evento contou com a presença de dois técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), um representante da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), agricultores familiares e representantes da Assistência Social do município.

O foco da palestra foi o PAA NET, sistema desenvolvido pela Conab para modernizar e facilitar o acesso e a gestão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ferramenta visa agilizar os processos tanto para os agricultores quanto para os órgãos públicos envolvidos na execução do programa. Durante o encontro, dúvidas foram esclarecidas e foi discutida a melhor forma de aplicar o programa em Codó, com o objetivo de beneficiar os pequenos produtores rurais e, ao mesmo tempo, garantir alimento de qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Governo Fé, Trabalho e Futuro ampliando programas de aquisição de alimentos

De acordo com o secretário Pedro Belo, a prefeitura de Codó, por meio da SECMAPA e Assistência Social continuam trabalhando para a ampliação dos programas de aquisição de alimentos, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e garantir o acesso à alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade.

“Foi um momento muito positivo. Reunimos agricultores, técnicos e parceiros para dialogar sobre esse sistema que será uma valiosa ferramenta para fortalecer a agricultura familiar e a segurança alimentar no nosso município. Desde o início de seu mandato, o prefeito Chiquinho FC vem trabalhando para beneficiar os pequenos agricultores, e ao mesmo tempo ampliar a compra de produtos da agricultura familiar para distribuição a instituições que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar. Agradeço a presença de todos que participaram,” destacou o secretário Pedro Belo.

Segunda edição da Feira da Agricultura Familiar e Artesanato é promovida em Codó

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoveu, na última sexta (04), a segunda edição da Feira de Agricultura Familiar e Artesanato.

A feira aconteceu na Avenida Primeiro de Maio, no bairro Santo Antônio, onde produtores rurais e artesãos codoenses puderam expor e comercializar seus produtos, apresentados em uma grande variedade de alimentos de qualidade, frutas, hortaliças e verduras provenientes da produção local, além de peças tradicionais de artesanato.

O prefeito Chiquinho FC (PT) prestigiou o evento acompanhado do secretário municipal de Agricultura Pedro Belo, do deputado estadual Francisco Nagib (PSB) e autoridades políticas, dialogou com os artesãos, produtores rurais e destacou o compromisso da gestão no fortalecimento da agricultura familiar e desenvolvimento cultural no município.

O objetivo da Feira foi impulsionar o fortalecimento da agricultura familiar, ofertando aos consumidores diversos produtos da terra com qualidade e preço justo.

O evento também contou com a beleza, criatividade e riqueza em detalhes do artesanato codoense, onde os artesãos locais apresentaram peças e artefatos representando a cultura e tradições do município, atraindo a atenção dos visitantes, que tiveram a oportunidade de apreciar a qualidade dos itens e adquiri-los.

Com o lema “Do nosso chão, o valor da nossa gente”, a Feira também contou com apresentações artísticas e culturais que agitaram o espaço com diversão.

Após o sucesso da primeira edição, a Feira terá edições mensais, previstas para ocorrer nas primeiras sextas-feiras dos próximos meses, valorizando a cultura e o artesanato, fortalecendo a agricultura familiar e aquecendo a economia do município.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Curso de Artesanato com Fibra da Bananeira fortalece parceria entre FAEMA/SENAR, SINCODÓ e Quebradeiras de Coco de Codó

Entre os dias 1º e 5 de julho, a Associação das Quebradeiras de Coco de Codó Novo sediou o curso Artesanato com Fibra da Bananeira, promovido pelo Sistema FAEMA/SENAR em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ). A iniciativa fortalece ainda mais a relação entre o sindicato e a associação, que já desenvolvem ações conjuntas há mais de dois anos.

Com aulas práticas realizadas na sede da associação, localizada na Travessa do Sol, o curso teve grande adesão e despertou entusiasmo nas participantes, que puderam aprender técnicas de transformação da fibra da bananeira em peças artesanais como bolsas, cestos e utilitários.

Silvanira Almeida, presidente da associação, destacou a importância da formação: “Dos cursos do SENAR, todos que eu participei foram muito bons. Esse da fibra da bananeira, eu amei! Foram cinco dias muito produtivos. Fiz uma bolsa e quando as mulheres viram, já queriam comprar. Eu disse que só na segunda-feira, porque precisava mostrar para minha família. Mas já sei que vai vender bem”, contou com alegria.

O mobilizador de cursos do FAEMA/SENAR em Codó, Elias Araújo, reforçou o sucesso da capacitação e os novos caminhos que a parceria pretende trilhar: “Esse é mais um curso que fortalece a parceria entre o FAEMA/SENAR, o sindicato e a associação. Já realizamos capacitações sobre aproveitamento integral do babaçu e outros temas. Agora elas estão entusiasmadas, pedindo mais cursos, como os de derivados do leite e novos módulos de artesanato. A ideia é ampliar: já fizeram com fibra da bananeira, e querem agora com buriti e babaçu. O curso foi muito produtivo, a professora foi excelente, e o entusiasmo foi visível.”

A ação reafirma o compromisso do Sistema FAEMA/SENAR e do SINCODÓ com a valorização da agricultura familiar, da cultura local e do protagonismo feminino no meio rural. “A Associação das Quebradeiras de Coco vem demonstrando bastante interesse pelos cursos oferecidos pelo Sistema FAEMA/SENAR e SINCODÓ. É mais uma edição, realizada com muito sucesso, onde percebemos que o curso continua despertando nas associadas uma grande vontade de diversificar mais seus conhecimentos, e as opções para vendas de seus produtos. Isso sem falar no excelente trabalho que executam junto a associação, onde nesta ocasião foram produzidas peças lindas para comercialização”, concluiu o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros.

Prefeito Chiquinho FC visita Mercado Central de Codó para identificar problemas estruturais e providenciar melhorias

Na manhã desta terça-feira (01), o prefeito Chiquinho FC (PT), realizou uma visita ao Mercado Central de Codó, acompanhado pelo secretário municipal de infraestrutura Márcio Esmero e pelo secretário municipal de agricultura Pedro Belo.

O objetivo da visita foi acompanhar as condições de trabalho dos comerciantes dos setores de alimentação, verduras, peixes e carnes, vistoriar problemas estruturais e dialogar com os trabalhadores para entender as principais necessidades e desafios enfrentados diariamente, visando melhorar toda a infraestrutura do ambiente, garantindo que o Mercado Central se transforme em um espaço adequado para comercialização e consumo dos produtos.

O prefeito Chiquinho FC (PT) reforçou o compromisso da gestão em planejar ações para implementar melhorias na estrutura do Mercado, viabilizando condições para que os comerciantes possam desenvolver suas atividades com segurança e dignidade.

“Estamos vistoriando todos os pontos do Mercado Central e pontuando os problemas que dificultam o trabalho dos comerciantes. Vamos iniciar os trabalhos de reforma gradualmente, prestando todo o suporte para melhorar o dia a dia de todos.”, afirmou o prefeito.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó