Prefeita Suane Dias entrega pacote de obras e melhorias à população gonçalvino

Em um dia histórico para o município de Gonçalves Dias, a prefeita Suane Dias realizou a entrega de um pacote de obras e melhorias à população. Cumprindo compromissos com a comunidade, a prefeita realizou a entrega dos três portais da cidade, o Sistema de Abastecimento de Água do povoado Baixão Grande, com poço artesiano, a Ponte de Concreto da Rua Nova, a Avenida da Maioba totalmente revitalizada, além da instalação de postes com lâmpadas de LED modernas, garantindo mais segurança e iluminação pública.

PORTAL DA CIDADE

Outro importante investimento foi a entrega do Portal de Entrada da cidade, que valoriza a identidade do município e simboliza o avanço urbano de Gonçalves Dias. A prefeita ainda destacou ” Gonçalves Dias segue com a esperança de dias melhores, e nós vamos lutar para que isso aconteça”, afirmou a gestora, reforçando o compromisso com o desenvolvimento e o futuro do município.

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Povoado Baixão Grande foi contemplado com a inauguração de um sistema de abastecimento de água.

A obra do poço artesiano no  foi executada por meio pela prefeitura e tem como objetivo transformar a realidade da comunidade, que por muitos anos enfrentou dificuldades com a falta de água potável. A estrutura implantada permitiu a instalação de uma rede de distribuição que leva água diretamente a todas as residências, garantindo mais conforto, saúde e dignidade às famílias.

A entrega do sistema aconteceu na própria comunidade e contou com a presença dos moradores da comunidade.

NOVO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO COM LED

Durante a solenidade, a prefeita Suane Dias destacou a importância da obra na Avenida da Maioba para o desenvolvimento da cidade. “Estamos entregando muito mais do que iluminação. Estamos cuidando das pessoas, valorizando os espaços públicos e garantindo mais segurança para quem trafega e mora nessa região tão importante de Gonçalves Dias. Esse investimento é resultado de planejamento, trabalho e compromisso com a continuidade do desenvolvimento de Gonçalves Dias”, afirmo

Vereador Nunes do Náutico e amigos iniciam 2026 com ação solidária e ajuda na construção de moradia no km 17

O ano de 2026 começou com gestos concretos de muita união, solidariedade e amor ao próximo. O Vereador Nunes do Náutico, juntamente com a turma do Náutico do Codó Novo, iniciou o novo ano fazendo o bem e participando ativamente da construção da casa do amigo Chico Danga, no km 17, reforçando seu compromisso social e humano com a comunidade.

De acordo com o parlamentar, a ação representa mais do que a construção de uma moradia: simboliza dignidade, esperança e qualidade de vida para quem precisa. Com solidariedade e união, amigos, parceiros e voluntários se juntaram para transformar realidades e mostrar que, juntos, é possível fazer a diferença.

União fazendo a força e realizando sonhos

O vereador Nunes do Náutico contou com a ajuda de profissionais na área da construção e a força de trabalho de muitos amigos, somando eficiência e celeridade para ajudar na construção da residência de mais um irmão codoense. Durante a ação, o parlamentar destacou a importância do trabalho coletivo e da sensibilidade com o próximo:

“Mais um trabalho social, trabalho solidário. Hoje estamos aqui ajudando o nosso amigo Chico Danga a ter uma moradia mais digna e mais qualidade de vida. Quero agradecer a todos os amigos que abraçaram essa causa, ao nosso amigo Fernando, engenheiro que está de férias em Codó e veio nos ajudar, ao João, Profissional e a toda a equipe do Náutico, que sempre trabalha no social. Peço que quem puder ajude quem precisa, porque existem muitas pessoas necessitando, e Deus abraça e abençoa aqueles que se disponibilizam a ajudar. Obrigado!”, afirmou Nunes do Náutico.

O vereador ainda deixou a mensagem para todos que apoiam a iniciativa e que possam a vir a ajudar mais irmãos codoenses. “Quando estendemos a mão a quem precisa, somos também alcançados pela bênção de Deus. Gratidão a todos que participaram dessa linda ação social, mostrando que a verdadeira política se faz com empatia, compromisso e amor ao próximo”, concluiu.

Projeto Nascentes: Parceira da SEMMAM e IFMA fortalece política ambiental em Codó

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), vem dando um passo significativo na proteção dos recursos hídricos do município com a execução do Projeto Nascentes, uma iniciativa que une ciência, educação ambiental e gestão pública. Desenvolvido em parceria com o IFMA – Campus Codó, sob a coordenação do professor Aciel Tavares e com a participação ativa de estudantes, o projeto tem como foco identificar, monitorar, georreferenciar e catalogar as nascentes do município, mapeando áreas estratégicas para a proteção ambiental e o planejamento territorial.

À frente desse trabalho está o secretário municipal de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, que tem reforçado o compromisso da gestão com a preservação ambiental e o uso sustentável da água. De acordo com o secretário, o Projeto Nascentes representa uma ação estruturante para o futuro ambiental de Codó.

“Por determinação do nosso prefeito Chiquinho FC, continuamos um trabalho intensivo para a recuperação e preservação do meio ambiente em Codó. Estamos trabalhando com base em dados técnicos e científicos para garantir a preservação das Áreas de Preservação Permanente e assegurar água de qualidade para as próximas gerações. É um trabalho que vai muito além do presente, ele pensa o município a longo prazo”, destacou Ferdinando Rocha

Recuperação das nascentes em Codó

As atividades são realizadas por meio de visitas técnicas in loco, permitindo a análise detalhada das condições físicas e ambientais das nascentes, da qualidade da água, do uso e ocupação do solo no entorno e dos impactos ambientais existentes. Essas informações irão subsidiar pesquisas científicas, fortalecer a gestão ambiental municipal e orientar a formulação de políticas públicas voltadas à proteção dos recursos hídricos.

Uma das áreas já identificadas pelo projeto é a nascente do Riacho São José, localizada por trás do residencial Santa Rita, que passa agora a integrar o banco de dados ambiental do município, reforçando a importância do mapeamento para a definição e regulamentação das APPs.

O Projeto Nascentes evidencia como a integração entre poder público, instituições de ensino e comunidade acadêmica pode gerar resultados concretos em prol da sustentabilidade. Sob a liderança do secretário Ferdinando Rocha, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente reafirma seu papel estratégico na construção de uma Codó mais consciente, sustentável e comprometida com a preservação da água — um bem essencial à vida.

Prefeitura de Codó inicia matrículas da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2026

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI), iniciou o período de matrículas da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2026. O edital com as normas e procedimentos foi divulgado nesta quarta-feira (07) e prevê o preenchimento de 3.839 novas vagas na Educação Infantil (Creche e Pré-Escola), destinadas às unidades escolares das zonas urbana e rural do município.

O período de matrículas começou na última segunda-feira (05) e segue até o dia 14 de janeiro, abrangendo todas as escolas da rede municipal. Para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o processo ocorre de forma presencial, diretamente nas unidades escolares, conforme já acontece tradicionalmente.

Já para a Educação Infantil, que compreende crianças de 1 a 5 anos (creche e pré-escola), as inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet. A medida foi adotada para evitar filas e aglomerações registradas em anos anteriores, além de garantir mais comodidade às famílias e coibir práticas irregulares, como a venda ilegal de vagas por cambistas.

As inscrições online já estão disponíveis por meio do link https://codo.ma.gov.br/prematriculas2026. Após o encerramento do período de inscrição, caso a demanda por vagas seja superior à oferta em determinada unidade escolar, será realizado um sorteio público, respeitando as reservas legais, com prioridade para alunos com deficiência.

Todas as informações sobre vagas, cronograma e resultados dos sorteios serão divulgadas de forma transparente no site oficial da Prefeitura de Codó.

Para orientar a população e esclarecer dúvidas, a SEMECTI disponibilizou um canal exclusivo de atendimento via WhatsApp, pelo número (99) 93300-8777. O serviço atende famílias de alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

A Secretaria reforça ainda que os estudantes que já estão matriculados na rede municipal não precisam realizar uma nova matrícula. Nesses casos, é necessário apenas efetuar a rematrícula, procedimento em que a escola atualiza ou complementa a documentação, mantendo os dados principais do aluno já arquivados na unidade escolar.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Codó reafirma o compromisso com o acesso democrático à educação, a organização do processo de matrículas e a transparência na gestão das vagas da rede municipal de ensino.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Prefeitura de Codó inicia 2026 com primeira reunião de secretariado para alinhar planejamento do ano

A Prefeitura Municipal de Codó realizou, nesta terça-feira (06), a primeira reunião de secretariado de 2026, marcando o início oficial do planejamento estratégico da administração municipal para o novo ano. O encontro aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e reuniu gestores de diversas áreas para alinhar prioridades e definir encaminhamentos.

Conduzida pelo prefeito Chiquinho FC (PT), a reunião contou com a presença da vice-prefeita Cinthya Rolim, representantes da direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de secretários municipais e demais gestores. O objetivo principal foi avaliar as ações desenvolvidas ao longo de 2025, primeiro ano da gestão “Fé, Trabalho e Futuro” (2025–2028), e estabelecer metas para o segundo exercício administrativo.

Durante o encontro, cada secretário apresentou um balanço das atividades realizadas em 2025, destacando desafios superados, resultados alcançados e indicadores comparativos em relação a 2024. Os dados apresentados evidenciaram avanços significativos em diversas áreas do município, com destaque para infraestrutura, saúde, educação e assistência social, refletindo o cumprimento das metas estabelecidas no início da gestão.

A reunião também serviu para fortalecer o alinhamento entre as pastas, garantindo que o planejamento estratégico seja executado de forma integrada e eficiente, além de reforçar práticas de governança, transparência e conformidade administrativa.

Em sua fala, o prefeito Chiquinho FC agradeceu o empenho dos servidores e ressaltou a importância do momento para a construção das ações de 2026.

“Esse momento é muito importante para todos nós. Concluímos o primeiro ano desta gestão, precisamos reconhecer o que foi feito e agradecer o empenho de cada um. Vamos planejar 2026 com muitas ações para continuarmos trabalhando e promovendo políticas públicas que irão fortalecer ainda mais a nossa cidade”, destacou.

Com a realização da primeira reunião de secretariado do ano, a gestão “Fé, Trabalho e Futuro” reafirma o compromisso de dar continuidade aos projetos em andamento, fortalecer a confiança da população e avançar no objetivo de transformar Codó em um município mais desenvolvido, justo e com mais oportunidades para todos.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

São Sebastião dos Pretos – Uma das crianças foi encontrada com vida por um carroceiro

Já são quatro dias que diversas equipes de segurança estão trabalhando nas buscas para encontrar as 03 crianças desaparecidas no Quilombo São Sebastião dos Pretos, em Bacabal, desde o domingo passado. São os irmãos Ágata Isabelle, de 5 anos e Allan Michael, de 4, e o primo Wanderson Kauã, de 8 anos, eles saíram para brincar e nunca mais foram vistos.

Agora há pouco, uma das crianças, Wanderson Kauã, de 08 anos de idade, foi localizado por um carroceiro, está recebendo atendimento em uma ambulância, ele estaria despido quando foi encontrado.

Hoje (07), o secretário de segurança do estado, Maurício Ribeiro Martins, disse que não irá informar detalhes dos acontecimentos à imprensa, segundo ele, para não atrapalhar as investigações que vem sendo feita pela Polícia Civil do Maranhão. Aproveitou para pedir que a imprensa que está acompanhando o caso, mantenha um distanciamento dos investigadores, dos policiais, para que eles possam conversar com as pessoas com mais privacidade, quando estiverem em busca de mais informações.

Foto/Divulgação

O nosso compromisso é a localização dessas três crianças. Só vamos parar após localizar essas três crianças desaparecidas.” Disse o secretário.

Ontem (06), uma pessoa foi detida, mas, segundo o secretário, por outro crime, até agora não foi comprovada nenhuma ligação do suspeito com o desaparecimento das crianças, mas continuará preso preventivamente.

Durante a coletiva de imprensa, o secretário afirmou que até agora nenhuma pessoa foi presa por suspeita de participação no desaparecimento das três crianças.

Até o presente momento nenhuma imagem de câmera de monitoramento foi divulgada pelas autoridades, pelo visto o povoado é desguarnecido desse equipamento, que muito vem ajudando a elucidar vários crimes em todo o país. Que as autoridades competentes do município de Bacabal se atentem para essa necessidade de buscar mais proteção, também, aos moradores da zona rural.

O caso já ganhou repercussão nacional nos meio de comunicação, todos torcendo para que as outras crianças sejam encontradas com vida, assim, como o Wanderson Kauã. Corrente de orações são frequentes nas redes sociais, até por influenciadores de vários estados.

Todos estão comovidos com essa situação

Liberdade Religiosa e de Crença: Valores Éticos em Risco no Projeto de Lei nº. 04/2025 (Novo Código Civil)

O Senado Federal está discutindo uma grande reforma no Código Civil Brasileiro, por meio de um projeto de lei chamado PL 4/2025. Ocorre que na proposta do referido projeto surgiram pontos de tensão de natureza religiosa. Se aprovado as alterações propostas, impactarão diretamente nos valores religiosas de várias denominações no Brasil, podem criar insegurança jurídica e desrespeitar princípios éticos e morais que são a base da nossa sociedade. Seguem os pontos com suas novas propostas e o devido posicionamento pela Liberdade Religiosa.

1. Eutanásia e a Escolha de Tratamentos (Arts. 15 e 15-A)
A Nova Proposta: A nova lei permite que qualquer pessoa faça “diretivas antecipadas de vontade”, ou seja, deixe por escrito o tratamento que deseja ou não realizar no futuro, caso fique incapacitada de se expressar.

A Posição pala Liberdade Religiosa: O texto legal deve incluir o direito à objeção de consciência. Isso protegeria, por exemplo, o direito de um paciente Testemunha de Jeová de recusar uma transfusão de sangue, baseado na inviolabilidade de sua crença (Art. 5º, VI, da Constituição). No entanto, essa recusa só seria válida se a pessoa tiver plena capacidade civil, for uma manifestação livre e informada, e não colocar em risco terceiros.

2. Casamento e Relações Familiares Próximas (Art. 1.521)
A Nova Proposta: O Código Civil atual proíbe o casamento entre parentes próximos (incesto), incluindo tios e sobrinhos, e entre irmãos adotivos. A proposta de reforma retira essa proibição para tios e sobrinhos (colaterais de terceiro grau) e revoga a proibição para irmãos adotivos.

A Posição pala Liberdade Religiosa: Que o Art. 1.521 não seja revisado e que a redação atual, que proíbe essas uniões, seja mantida. A permissão para essas uniões ignora os riscos psicológicos e genéticos (maior chance de doenças genéticas e transtornos psicológicos) associados a elas, além de desrespeitar a integridade do núcleo familiar.

Conclusão e Chamada ao Diálogo Democrático e Respeitoso!
O PL 4/2025 está sendo analisado por uma comissão do Senado e o prazo final para discussão foi estendido até julho de 2026.

É fundamental que o debate público dê condições as pessoas de formarem suas próprias opiniões e possam se posicionar com a liberdade e respeito ao próximo, pois se essas regras virarem lei, elas terão implicações no futuro do país e os valores que o sustentam.

Prefeitura de Codó promove 36ª Corrida de São Sebastião com mais de R$ 60 mil em premiações

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMESP), realiza a 36ª edição da tradicional Corrida de São Sebastião, um dos maiores e mais aguardados eventos esportivos do município. A competição acontecerá no dia 20 de janeiro de 2026, reunindo atletas de diversos estados em uma grande celebração do esporte, da fé, da superação e da solidariedade.

Com mais de R$ 60 mil em premiações, a Corrida de São Sebastião contempla as modalidades de Corrida Rústica (8 km), Ciclismo Speed e Mountain Bike (MTB), valorizando atletas profissionais e amadores. O evento também inclui categorias por faixa etária, atletas PcD e competidores codoenses, fortalecendo a inclusão e o incentivo ao esporte local.

As inscrições para a Corrida Rústica e Ciclismo (Speed e MTB) iniciam nesta terça-feira (06) e seguem até sexta-feira (09 de janeiro de 2026), ou até o preenchimento das vagas. Ao todo, serão disponibilizadas 1.500 vagas, com idade mínima de 16 anos completos em 2026. Não haverá inscrições no dia do evento.

A inscrição será realizada exclusivamente pelo site oficial https://dom.codo.ma.gov.br/corridadesaosebastiao/ e terá caráter solidário, mediante a doação de 3 kg de alimentos não perecíveis (1 kg de arroz, 1 kg de feijão e 2 pacotes de flocão), que deverão ser entregues no momento da retirada do kit.

Data, local e horário

• Data: 20 de janeiro de 2026 (terça-feira)
• Local: Avenida Augusto Teixeira – largada e chegada próximas à Igreja de São Sebastião
• Concentração: 5h30
• Largada da Corrida de Rua: 6h
• As demais modalidades terão largada conforme o término da modalidade anterior.

Entrega dos kits

A entrega dos kits (número e chip) será realizada nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2026, das 8h às 18h, na Secretaria Municipal de Esporte, localizada no Ginásio Poliesportivo Carlos Fernando, na Rua Léa Acher. Não haverá entrega de kits no dia da prova.

Modalidades e categorias

A Corrida Rústica (8 km) contará com categorias geral, geral codoense, faixas etárias (16 a 29, 30 a 39, 40 a 49 e 50+) e PcD codoense, com percurso adaptado.
No Ciclismo Speed, as disputas incluem as categorias Elite, Codoense, Master (40+) e Feminino, com percursos que variam de 28 km a 60 km. Já o Mountain Bike (MTB) contará com categorias Elite, Open e Master (40+ e 50+), masculinas e femininas, com distâncias entre 12 km e 24 km. O uso de capacete e calçado fechado é obrigatório para os ciclistas.

Premiação
• Mais de R$ 60.000,00 em premiação total
• Premiação em dinheiro, troféus e medalhas
• Medalha de participação para todos os atletas
• Premiação para os cinco primeiros colocados de cada categoria

O regulamento completo e todas as informações detalhadas estão disponíveis no site oficial https://dom.codo.ma.gov.br/corridadesaosebastiao/. Com a realização da 36ª Corrida de São Sebastião, a Prefeitura de Codó reafirma seu compromisso com a promoção do esporte, do lazer, da tradição cultural, da cidadania e da solidariedade no município.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó