Prefeitura de Codó intensifica Operação Tapa-Buracos para recuperação de ruas do município

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, segue intensificando os serviços de recuperação das vias urbanas e, nesta semana, deu início à operação tapa-buracos na Rua Honorino Silva, localizada no bairro São Francisco.

A intervenção busca melhorar as condições de tráfego e garantir mais segurança para motoristas e pedestres. A rua apresentava sérios problemas por conta de diversos buracos e crateras, dificultando o trânsito e apresentando sérios riscos para quem trafegava diariamente.

O prefeito Chiquinho FC (PT) esteve no local para acompanhar a obra de perto, reforçando o compromisso da gestão com a infraestrutura urbana e ressaltou que o trabalho de recuperação das ruas do município é contínuo.

“O nosso trabalho não para. Estamos trabalhando para resolver os problemas da infraestrutura da nossa cidade com responsabilidade e compromisso. Parabenizo os nossos colaboradores, que mesmo à noite, estão realizando com muito empenho esse serviço tão importante para garantir mais segurança e melhor trafegabilidade para os moradores.”, afirmou o prefeito.

A operação tapa-buracos faz parte de um conjunto de ações executadas pela administração municipal para conter o desgaste do asfalto e melhorar a mobilidade urbana. Além de recuperar o pavimento, o serviço tem um papel fundamental na prevenção de acidentes e na valorização dos bairros.

De acordo com a Prefeitura, esse é um serviço que está sendo realizado de forma gradativa para garantir melhores condições de infraestrutura para toda a população codoense e que outras ruas do município já estão mapeadas para receber o mesmo tipo de intervenção.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Vereador Araújo Neto apresenta PL que valoriza papel do parlamentar e Indicação pelo retorno das perícias médicas do INSS em Codó

Durante a 41ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (16), o vereador Antônio Joaquim Araújo Neto (Araújo Neto) apresentou importantes proposições voltadas à valorização do trabalho legislativo e à garantia de direitos da população codoense.

Na ocasião, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei nº 28, de 24 de novembro de 2025, de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de constar, no texto das leis sancionadas pelo Poder Executivo Municipal, o nome completo e o apelido político do(a) Vereador(a) autor(a) do Projeto de Lei Ordinário. A proposta tem como objetivo dar maior transparência ao processo legislativo e reconhecer publicamente a autoria das matérias aprovadas.

Ao defender o projeto, Araújo Neto destacou a importância do reconhecimento institucional do trabalho parlamentar. “Esse projeto fortalece a transparência e valoriza o papel do vereador, permitindo que a população saiba quem está propondo e trabalhando por leis que impactam diretamente a vida do cidadão”, afirmou.

Pelo retorno do serviço de perícias médicas na Agência do INSS de Codó

Além do Projeto de Lei, o vereador também apresentou a Indicação nº 426/2025, solicitando à deputada federal Amanda Gentil e ao ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, informações e providências para o retorno do serviço de perícias médicas na Agência do INSS em Codó. A ausência desse serviço tem causado transtornos à população, que precisa se deslocar para outros municípios para realizar avaliações periciais.

Sobre a indicação, Araújo Neto reforçou seu compromisso com a população mais vulnerável. “Estamos falando de um serviço essencial, que atende trabalhadores, aposentados e pessoas que dependem da perícia para garantir seus direitos. Codó não pode continuar sem esse atendimento”, ressaltou o parlamentar. As proposições apresentadas pelo vereador Araújo Neto reafirmam seu compromisso com a transparência legislativa e com a defesa de serviços públicos que assegurem dignidade e cidadania à população de Codó.

Prefeitura de Codó concede aumento salarial e reforça valorização de condutores do SAMU

A Prefeitura de Codó anunciou um reajuste salarial expressivo para os condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), reforçando a política de valorização dos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população. O aumento, que chega a quase 100%, representa um avanço significativo no reconhecimento da categoria.

O anúncio foi feito pelo prefeito Chiquinho FC (PT), durante reunião realizada na sede do SAMU com os profissionais do serviço, que comemoraram a conquista. O novo reajuste passou a vigorar a partir do mês de novembro deste ano.

Antes da medida, os condutores recebiam salário base de R$ 1.500,00. Com a atualização, a remuneração passou a ser composta por R$ 1.900,00 de salário, acrescidos de R$ 500,00 de ajuda de custo e R$ 570,00 de adicional de periculosidade, totalizando R$ 2.970,00 mensais.

Atualmente, o município conta com 13 condutores do SAMU, organizados em escalas diárias com três profissionais por dia, sendo um condutor por ambulância. O serviço opera com uma Unidade Móvel de Suporte Avançado (UTI móvel) e duas Unidades Móveis de Suporte Básico, assegurando agilidade e eficiência no atendimento às ocorrências de urgência e emergência.

Durante o encontro, o prefeito Chiquinho FC destacou os investimentos realizados na saúde municipal e ressaltou a importância dos condutores do SAMU para o funcionamento do sistema de atendimento de urgência.

“No início da gestão, o SAMU contava apenas com uma ambulância e motocicletas danificadas. Diante desse cenário, providenciamos o conserto desses veículos e buscamos recursos para adquirir mais ambulâncias. Hoje, contamos com 13 ambulâncias na sede e também destinamos veículos para povoados da zona rural, garantindo acesso aos serviços de urgência e emergência nas regiões mais distantes. O SAMU é um serviço essencial para o município, e para funcionar plenamente, os servidores precisam estar satisfeitos. Por isso, promovemos a melhoria salarial dos condutores, para que possam trabalhar com mais motivação e contribuir ainda mais com a saúde do município”, afirmou o prefeito.

Para os condutores, o reajuste representa uma conquista histórica e um reconhecimento do trabalho desempenhado diariamente. Domingos, condutor do SAMU, destacou a importância da iniciativa.

“Nós agradecemos ao prefeito Chiquinho por essa administração que vem realizando. Ele fez exatamente o que a categoria esperava, que foi esse aumento salarial de quase 100% para os condutores do SAMU. Estamos satisfeitos com todas as melhorias que estão sendo feitas, principalmente na área da saúde”, ressaltou.

A iniciativa da gestão municipal simboliza respeito, reconhecimento e compromisso com os profissionais que atuam em situações críticas e de alto risco, prestando socorro à população nos momentos mais difíceis. Valorizar quem salva vidas é também cuidar das pessoas, fortalecendo o sistema de saúde e garantindo um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente à população de Codó.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Prefeitura de Codó inaugura sistema de abastecimento de água no Alto Novo e entrega ambulância ao Povoado Alegre

A Prefeitura de Codó deu mais um passo importante na ampliação da infraestrutura e dos serviços essenciais na zona rural do município. Na região da BR-316, o Povoado Alto Novo foi contemplado com a inauguração de um sistema de abastecimento de água, enquanto a comunidade do Povoado Alegre recebeu uma ambulância para reforçar os atendimentos de saúde.

A obra do poço artesiano no Alto Novo foi executada por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e tem como objetivo transformar a realidade da comunidade, que por muitos anos enfrentou dificuldades com a falta de água potável. A estrutura implantada permitiu a instalação de uma rede de distribuição que leva água diretamente a todas as residências, garantindo mais conforto, saúde e dignidade às famílias.

A entrega do sistema aconteceu na própria comunidade e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do diretor do SAAE, Carlos Flávio, do secretário de articulação política, Zito Rolim, além de autoridades municipais, equipe técnica do SAAE e moradores beneficiados.

O poço é uma homenagem à Maria Raimunda Barbosa Cardoso – in memoriam, em reconhecimento à sua história e contribuição para o desenvolvimento local. Nascida em 21 de dezembro de 1952, Maria Raimunda viveu cerca de 30 anos no Rio de Janeiro e, após se aposentar, retornou ao povoado Alto Novo, onde passou a colaborar ativamente com a comunidade. Ela doou parte de suas terras para a construção de moradias e ajudou moradores a conquistarem cisternas para o armazenamento de água da chuva. Falecida em 20 de agosto de 2021, Maria Raimunda sonhava com a construção de um poço que garantisse água potável a todos, sonho que agora se torna realidade.

Durante a solenidade, o diretor do SAAE, Carlos Flávio, destacou o impacto positivo da obra.

“Esse sistema de abastecimento de água está sendo entregue para a comunidade do Alto Novo atendendo a uma demanda antiga da população, que por muito tempo sofreu com a falta de água. O antigo sonho dessa comunidade agora se transformou em realidade. A gestão municipal tem uma preocupação muito grande com a questão do abastecimento de água e tem direcionado diversas demandas importantes ao SAAE para resolução”, afirmou.

O prefeito Chiquinho FC reforçou o compromisso da gestão com o desenvolvimento da zona rural e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

“Água é tudo na vida. Hoje a comunidade está emocionada porque essa é uma demanda antiga que não foi atendida por gestões anteriores e que agora recebeu a atenção necessária. Além do poço, garantimos água canalizada em todas as residências, otimizando a rotina das famílias. Em 11 meses de gestão, já entregamos 15 poços artesianos e o objetivo para 2026 é construir mais de 30 novos poços destinados à zona rural”, destacou.

Dando continuidade às ações no interior do município, a Prefeitura de Codó realizou também a entrega de uma ambulância para o Povoado Alegre. O veículo ficará na Unidade Básica de Saúde do povoado e vai ampliar os serviços de saúde, garantindo o transporte seguro de pacientes e o suporte necessário para atendimentos pré-hospitalares, beneficiando diretamente mais de 40 localidades atendidas pelo posto de saúde da comunidade.

O secretário municipal de Saúde, Suelson Sales, ressaltou a importância de levar serviços de saúde com mais agilidade e acessibilidade às áreas rurais.

“A gestão tem determinado que a Secretaria de Saúde realize ações que beneficiem tanto a zona rural quanto a urbana, garantindo acesso aos serviços de saúde. A chegada dessa ambulância representa mais segurança e cuidado para a população que depende do posto de saúde do Povoado Alegre”, afirmou.

Com as entregas, a Prefeitura de Codó fortalece o processo de ampliação do acesso à água potável e aos serviços de saúde, reafirmando o compromisso com a qualidade de vida da população rural. As ações integram o planejamento municipal que prevê novos sistemas de abastecimento e investimentos contínuos em saúde, ampliando direitos e levando mais dignidade às famílias codoenses.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Vereadora Leda Torres apresenta Projeto de Lei para incentivo à mulher no esporte e solicita pavimentação de ruas em Codó

Durante a última Sessão Ordinária do ano da Câmara Municipal de Codó, realizada na terça-feira (16), a vereadora Leda Torres (PSDB) apresentou importantes matérias voltadas à promoção da igualdade de gênero e à melhoria da infraestrutura urbana do município. Na ocasião, a parlamentar apresentou e teve aprovado o Projeto de Lei nº 17, de 03 de setembro de 2025, que institui a Política Municipal de Apoio e Incentivo à Mulher no Esporte, no âmbito do município de Codó. A proposta tem como objetivo criar mecanismos de incentivo, valorização e inclusão das mulheres nas práticas esportivas, garantindo mais oportunidades, visibilidade e apoio às atletas e iniciativas femininas no esporte local.

Ao defender o projeto, a vereadora destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. “O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social. Com essa política, queremos incentivar, cada vez mais, a participação feminina no desporto, promover igualdade de oportunidades, ajudar a desenvolver e revelar grandes atletas de nosso município e a reconhecer o talento das mulheres codoenses, que muitas vezes não têm o apoio necessário para se desenvolver no esporte”, afirmou Leda Torres.

Infraestrutura nos bairros

Além do projeto de lei, a parlamentar também apresentou e teve aprovada a Indicação nº 422/2025, solicitando ao Executivo Municipal que determine à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos, em caráter de urgência, a pavimentação asfáltica da Rua Nazeu Quadros, no Conjunto Habitacional Primavera, bem como da Travessa Rio Grande do Norte e da Rua Osmarino Medeiros, localizadas no Bairro São Sebastião.

Segundo a vereadora, a indicação atende a reivindicações antigas dos moradores das localidades citadas. “Essas ruas enfrentam sérios problemas de trafegabilidade, principalmente no período chuvoso. A pavimentação é uma necessidade urgente para garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida à população”, ressaltou. Com as proposições apresentadas, a vereadora Leda Torres reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social, a valorização da mulher e a melhoria da infraestrutura urbana de Codó.

Dr. Mendes destaca os principais direitos constitucionais da população brasileira

O advogado Dr. Mendes concedeu entrevista à mídia digital para abordar um tema central para a cidadania: os Direitos Constitucionais da População Brasileira. Durante a conversa, ele explicou de forma didática as bases legais que asseguram garantias fundamentais aos cidadãos e a importância da sua participação social e política para a garantia dos seus direitos

Fundamentos dos constitucionais da População
Dr. Mendes destacou que os direitos constitucionais essenciais previstos na Constituição Federal estão concentrados nos artigos 1º, 3º, 5º e 6º, que estabelecem princípios e objetivos fundamentais da República.
Segundo o advogado, esses dispositivos abrangem direitos como: Dignidade da pessoa humana; cidadania; igualdade; vida; liberdade de crença, consciência e religião; liberdade de expressão e manifestação do pensamento; direito à saúde e à educação, a alimentação, o trabalho, a moradia, direito à honra, imagem e privacidade; segurança e propriedade; locomoção e associação.
Princípios e garantias Constitucionais da População
Para o advogado, os princípios constitucionais oferecem sustentação para a proteção dos direitos individuais e sociais.“O artigo 1º reforça a dignidade da pessoa humana e a cidadania como pilares da República. Já o artigo 3º estabelece objetivos como a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, a redução das desigualdades e a promoção do bem de todos, sem qualquer tipo de preconceito”, afirmou.
Ao comentar o artigo 5º, Dr. Mendes lembrou que ele reúne o núcleo dos direitos e garantias fundamentais. “No artigo 5º encontramos direitos e garantias fundamentais como a igualdade, a vida, a liberdade, a segurança e a propriedade. Também estão ali direitos relativos à intimidade, à imagem, à livre locomoção, ao acesso à Justiça e à liberdade de associação.”
Do mesmo modo os direitos e garantias constitucionais do cidadão previstos no artigo 6º se referem aos direitos sociais que são os seguintes: Direito a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados”.

Leis que reforçam a proteção aos Direitos Constitucionais da População
Dr. Mendes ressaltou ainda que diversas leis complementam a Constituição Federal e ampliam a proteção aos brasileiros em seus direitos e garantias constitucionais. Entre elas, citou:
– Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990);
– Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS – Lei 8.742);
– Lei 8.080/1990, que regulamenta o Sistema Único de Saúde – SUS;
– Leis previdenciárias, como as Leis 8.212/91 e Lei 8.213/1991;
– Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/1996);
– Lei do Racismo (Lei 7.716/1989);
– Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010).
“Essas legislações reforçam os direitos e garantias constitucionais e determinam deveres do Estado e das instituições públicas e privadas no atendimento à população”, explicou.
Efetivação dos direitos e garantias constitucionais e a necessidade de acesso à informação
O advogado destacou que a efetividade dos direitos constitucionais depende da atuação conjunta do Estado, da sociedade e do cidadão. “O acesso à informação é fundamental para que a população reconheça seus direitos e possa exigi-los. A Constituição assegura esses direitos, mas sua aplicação depende de fiscalização, organização social e transparência”, observou.
Convite ao público
Ao final da entrevista, Dr. Mendes reforçou o convite para que a população acompanhe o tema no Programa. “Convido a todos a nos acompanhar e entender melhor seus direitos constitucionais. Para mais informações, estamos disponíveis pelo Instagram” Para saber mais sobre o tema, acompanhe o conteúdo completo nas redes sociais do Dr. Mendes e entre em contato pelo: Instagram: @adv.mendescodo.ma

LIBERDADE DE RELIGIÃO E CRENÇA: A Responsabilidade Civil da Organização Religiosa


Responsabilidade civil é a obrigação de reparar (pagar ou compensar) o dano que você causou a outra pessoa. No Brasil, essa regra está no Código Civil e são previstos em três pontos principais:

(i) Dano e Reparação: Quem comete um ato ilícito (que é proibido por lei, como uma ação errada, negligência ou imprudência) e causa dano a alguém — seja dano material (prejuízo no bolso) ou moral (sofrimento) — é obrigado a repará-lo.
(ii) Responsabilidade por Representantes: As organizações são responsáveis pelos atos de seus funcionários ou representantes (como líderes religiosos). Se um líder religioso causa um dano a alguém no exercício de sua função, a entidade religiosa pode ser responsabilizada por isso.
(iii) Dever de Cuidado: As instituições religiosas têm um dever de cuidado com seus membros. Se a organização falha em vigiar ou prevenir um comportamento abusivo ou danoso, ela pode ser responsabilizada.

Mesmo sendo laico, o Estado garante que a liberdade religiosa não passe por cima dos direitos e da segurança dos cidadãos. A organização religiosa pode ser responsabilizada, por exemplo, em casos como:

(i) Abuso e Falha na Vigilância: Se um líder ou membro comete algum tipo de abuso contra qualquer pessoa, a organização pode ser responsabilizada por não ter prevenido o crime ou por ter facilitado o acesso do agressor à vítima (omissão na vigilância).
(ii) Discriminação e Preconceito: Se a organização ou seus representantes promovem discursos de ofensivos ou discriminação (por raça, gênero, orientação sexual, etc.) que causam danos a indivíduos, ela pode ser responsabilizada civilmente (e também criminalmente, em casos de racismo).

Exemplo do Dia a Dia
Vamos imaginar o seguinte cenário: Em uma organização religiosa, o líder religioso convida um palestrante. O palestrante, durante sua fala no púlpito, faz um discurso de ofensivo contra alguém por causa da sua pele, sexo, orientação sexual etc., incentivando o público a boicotar o comercio dessa pessoa (para que os membros de sua denominação não comprem mais no mercadinho da vitima). A entidade religiosa pode ser responsabilizada civilmente, mesmo que o palestrante não seja um funcionário formal. A organização é responsável por permitir ou promover um discurso que viola os direitos de humanos, falhando em seu dever de cuidado e permitindo a prática de ato ilícito dentro de suas instalações.

O Estado Laico garante que a organização religiosa, apesar de sua autonomia, não pode infringir as leis e os direitos dos cidadãos.

Sindicato dos Produtores Rurais de Codó celebra 30 anos de atuação em defesa do homem e da mulher do campo

O Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) celebrou, com grande significado no último sábado (13), seus 30 anos de história, marcando três décadas de trabalho voltado ao fortalecimento da produção rural, à defesa dos interesses dos produtores e ao desenvolvimento do setor agropecuário no município. Ao longo desses anos, o SINCODÓ se consolidou como uma entidade essencial na representatividade da classe rural, atuando de forma ativa na promoção de capacitações, no apoio técnico aos produtores e no diálogo constante com instituições públicas e privadas.

Durante a celebração, o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros, destacou a importância da trajetória construída coletivamente. “São 30 anos de muita luta, compromisso e união. O Sindicato nasceu da necessidade de dar voz ao produtor rural e, ao longo do tempo, se tornou uma referência em defesa do homem e da mulher do campo. Essa história é fruto do trabalho de todos que passaram por aqui e continuam acreditando na força do nosso setor”, afirmou.

Celebrando os 30 anos de SINCODÓ

A solenidade contou com as presenças dos maiores representantes do setor agropecuário do Maranhão, como o presidente do Sistema FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho, e do Superintendente do SENAR, Figueiredo Junior. Também estiveram presentes na mesa de honra o secretário Municipal da Casa Civil, João dos Plásticos, o vereador Antônio Luz, Cristina Oliveira, representando a Comissão das Mulheres do Agro, e João Henrique, representando a ACRIVI Jovem. Também estavam presentes o presidente do Sindicato dos Produtores de Peritoró, Severino Moura, além de representantes da OAB, IFMA, Rotaty Club e sociedade civil.

“Realmente um grande evento, um momento especial, marcando os 30 anos de trabalho do SINCODÓ, que vem, ao longo desses anos, fortalecimento do agronegócio local, com ações destinadas a capacitação e ao fomento, destacando-se como força relevante para agricultores e pecuaristas da região, oferecendo cursos e apoio técnico. Parabéns a todos os presidentes e ao atual, Iedo Barros, com brilhante trabalho à frente da entidade”, destacou o presidente do Sistema FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho

“Me comprometo em continuar apoiando o SINCODÓ, como fizemos a doação do kit de irrigação, mas também iremos apresentar a Indicação para que a entidade se torne de utilidade pública, o que será de grande valia para essa instituição que tanto faz para o desenvolvimento do setor agropecuário em Codó e região”, declarou o vereador Antônio Luz.

Na ocasião foram homenageados os últimos três presidentes do SINCODÓ (Marcelino Ribeiro 95/98, 98/01; Francisco Pinheiro 01/04, 05/08 e Almir Sampaio 08/20, 20/23), e também colaboradores do Sistema FAEMA/SENAR, que prestam relevantes serviços de assistência técnica aos produtores de Codó.

O presidente Iedo Barros agradeceu a presença de todos e ressaltou a parceria entre as entidades e o papel do SINCODÓ no desenvolvimento regional. “O SINCODÓ tem uma contribuição valiosa para o crescimento do agro em Codó e em toda a região. Celebrar esses 30 anos é reconhecer uma trajetória de compromisso com o produtor rural, com a organização do setor e com o fortalecimento das associações que caminham juntas pelo desenvolvimento do campo”, finalizou o presidente.

A comemoração dos 30 anos do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó simboliza não apenas o passado de conquistas, mas também o compromisso contínuo com o futuro da produção rural, reforçando a importância da união, do diálogo e da representatividade para o avanço do agronegócio local.

Agricultores de Codó recebem cartões do Programa Tempo de Semear para fortalecimento da produção rural

Agricultores familiares do município de Codó foram contemplados com benefícios do Programa Tempo de Semear, iniciativa do Governo do Maranhão voltada ao fortalecimento da agricultura familiar. A entrega dos cartões ocorreu na sexta-feira (12), durante solenidade realizada no auditório da Escola Remy Archer, marcando a 1ª etapa de execução do programa no município.

Ao todo, 120 agricultores codoenses foram selecionados e receberam um auxílio financeiro no valor de R$ 2 mil, em parcela única, por meio de cartão de débito. O recurso é destinado exclusivamente à compra de sementes, insumos e equipamentos agrícolas em estabelecimentos credenciados, garantindo mais autonomia e melhores condições para o desenvolvimento da produção no campo.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Fábio Gentil; do deputado estadual Francisco Nagib (PSB); do prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT); do secretário municipal de Agricultura, Pedro Belo; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros; além dos agricultores beneficiados e autoridades municipais. A participação das autoridades reforçou a importância da parceria entre o Governo do Estado e o município para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao meio rural.

Durante o evento, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de Codó, formalizando a execução conjunta das ações do Programa Tempo de Semear no município. O acordo assegura o acompanhamento técnico aos beneficiários e amplia as estratégias de apoio à agricultura familiar local.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Fábio Gentil, destacou o alcance e a importância do programa.

“Estamos levando o Programa Tempo de Semear aos 217 municípios do Maranhão. Ele foi criado pelo governador Carlos Brandão neste ano e garante ao agricultor autonomia para decidir como investir. Com essa valorização, o pequeno produtor fortalece sua produção e contribui diretamente para o desenvolvimento do estado”, afirmou.

O secretário municipal de Agricultura, Pedro Belo, ressaltou os impactos positivos da iniciativa para Codó.

“É um momento de muita felicidade, pois esse crédito facilita a compra de sementes, adubos, equipamentos e outros insumos essenciais. Agradecemos ao Governo do Estado por essa parceria que traz benefícios diretos aos agricultores do nosso município”, destacou.

O prefeito Chiquinho FC também enfatizou a importância da ação para o desenvolvimento rural e a economia local.

“Esse é um dos programas mais importantes voltados aos agricultores. Além de fortalecer a produção, o recurso movimenta a economia do município, já que pode ser utilizado em estabelecimentos credenciados em Codó. Seguiremos firmes nessa parceria para garantir melhores condições de vida às famílias do campo”, declarou.

O Programa Tempo de Semear é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) e já beneficiou mais de 4 mil produtores rurais familiares em 100 municípios maranhenses. Um dos diferenciais da iniciativa é a garantia de que, no mínimo, 30% das vagas em cada município sejam destinadas às mulheres agricultoras, promovendo inclusão e fortalecendo o protagonismo feminino no campo.

Com o crédito recebido, os agricultores de Codó passam a contar com mais recursos para adquirir insumos no período ideal de plantio, ampliando a produção, aumentando a produtividade e contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar no município.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó