Vereador Nunes do Náutico destaca obras, ações sociais e união política em discurso na Câmara Municipal de Codó

Durante a Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (09), na Câmara Municipal de Codó, o Vereador Nunes do Náutico fez um amplo discurso destacando ações recentes da gestão municipal, visitas realizadas aos bairros e a importância da união política em prol do desenvolvimento da cidade e do bem estar da população.

Logo no início, o vereador pontuou sobre os eventos e compromissos que acompanhou nos últimos dias. Nunes destacou a inauguração da Praça da Paz, no bairro Codó Novo, onde o prefeito Chiquinho Oliveira foi recebido com carinho pelos moradores. De acordo com o vereador, a praça estava esquecida há muitos anos, por diversas administrações, mas agora foi totalmente reformada, juntamente com as ruas do entorno.

“Um importante espaço público que foi totalmente reformado. Não só a Praça da Paz, mas toda a área: as ruas Vitorino Rego Filho, hoje nomeada como Rua Getúlio Zaidan, agora com bloquetes, e a Rua José Mariano Saad, que recebeu novo recapeamento. Foi feito um trabalho digno, com limpeza das galerias e estrutura em concreto. Isso mostra a responsabilidade e o trabalho sério do nosso prefeito”, destacou.

Investimentos na educação, esporte e inclusão social

O parlamentar também destacou a retomada das obras das creches do São Francisco e do Residencial Santa Rita, consideradas por ele uma iniciativa fundamental para fortalecer a educação infantil e a segurança nos bairros. “As creches são um caminho importante. Não adianta apenas investir na segurança dos bairros, mas investir também a longo prazo, por maio da educação, desde sua base. É preciso trabalho social, educação, cuidado. Colocando creches nos bairros, dando educação digna às crianças, Codó vai crescer.”

O vereador convidou ainda a população para a inauguração do Ginásio Poliesportivo Rosalina Zaidan, no Codó Novo, marcada para o dia 11. “É um espaço que estava destruído e hoje está totalmente recuperado pela gestão do prefeito Chiquinho, a partir de indicação da amiga Leda Torres.”

Junto com as comunidades

O vereador ainda comentou sobre sua visita ao estádio Moisés Reis, onde acompanhou um jogo beneficente organizado por amigos da Família Náutico para ajudar uma jovem mãe de gêmeos e aproveitou a oportunidade para agradecer parceiros que o apoiam em ações beneficentes. “A nossa bandeira é essa: ajudar. Não estou ali por voto, mas por amizade e compromisso social. Quero agradecer também aos parceiros que sempre estão conosco nas iniciativas de ações solidarias. agradecer ao Denis, do Comercial São Pedro, no Montevidéu 2, sempre de portas abertas. E também ao meu amigo Haroldo César, da Padaria Boa Sorte, que sempre ajuda quando precisamos.”

Alinhamento político e união por Codó

Na parte final do pronunciamento, o vereador comentou sobre o alinhamento político que vem sendo construído no município. “O nosso amigo deputado Francisco Nagib está ao lado do governador e do nosso amigo Orleans. Apoio o seu posicionamento, por avaliar em primeiro lugar o que é melhor para o povo de Codó. Quando for para desenvolver Codó, para ajudar o nosso povo, estaremos todos alinhados. Estamos juntos com nosso deputado e com o prefeito Chiquinho em busca de benefícios para Codó.”, concluiu.

Vereadora Leda Torres destaca avanços sociais, educacionais e estruturais em Codó

Na 40ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada nesta terça-feira (09), a vereadora Leda Torres fez um pronunciamento marcado por gratidão, reconhecimento e anúncio de importantes conquistas para a população codoense. Em seu discurso, a parlamentar destacou ações do Projeto Social Leda Torres, celebrou iniciativas na educação, agradeceu pela retomada de obras e comunicou avanços estruturais essenciais para as comunidades.

Projeto Social Leda Torres: mais um ano de solidariedade e transformação

Ao iniciar sua fala, a vereadora expressou alegria pelo encerramento de mais um ano de atividades do seu projeto social, que beneficiou inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a melhoria da locomoção, acessibilidade e segurança alimentar de muitas famílias. “Meu coração transborda de gratidão ao olhar para tudo o que o nosso Projeto Social Leda Torres realizou em Codó, ao longo de mais um ano muito abençoado”, declarou.

Leda desejou que a iniciativa de distribuição de cestas básicas e a entrega de cadeiras de rodas possa se multiplicar no município, levando alimento, autonomia e dignidade a cada vez mais pessoas que enfrentam dificuldades no dia a dia e suas famílias. Ela agradeceu a Deus pela força diária e reconheceu o apoio de Marcos Antônio, reforçando o compromisso de continuidade. “Aqui afirmo que em 2026 iremos continuar com esse maravilhoso projeto.”

Inclusão digital: entrega de tablets pelo projeto “Tô Conectado”

A vereadora também relatou sua presença no Clube FC Show, onde acompanhou, ao lado do secretário estadual de Articulação Política, Orleans Brandão, a entrega de mais de 4 mil tablets aos estudantes da rede estadual. A ação integra o programa “Tô Conectado”, do Governo do Maranhão. Leda destacou a importância da inclusão digital como ferramenta de transformação educacional e parabenizou o governador Carlos Brandão, o secretário Orleans Brandão e o prefeito Chiquinho pelo compromisso com a educação. “O objetivo é impulsionar a educação e reduzir desigualdades, preparando os jovens para a era digital.”

Retomada da Creche do Proinfância: esperança e compromisso com as famílias

Outro ponto de destaque foi o agradecimento ao prefeito pela retomada das obras da Creche do Proinfância, no bairro São Francisco. A vereadora enfatizou que a obra representa respeito ao recurso público e sensibilidade às necessidades da população. Ela registrou ainda seu reconhecimento ao secretário de Educação, Dr. Ricardo Torres, ao secretário de Infraestrutura, Márcio Esmero, e ao deputado Francisco Nagib, pelo empenho conjunto. “Esta é uma conquista importante, que demonstra compromisso com a educação, com as famílias e com o futuro das nossas crianças”, ressaltou.

Poço artesiano no bairro Santo Antônio: resposta rápida e conquista da comunidade

Leda Torres também trouxe uma boa notícia aos moradores do bairro Santo Antônio: o início da perfuração de um poço artesiano, solicitado por ela na sessão anterior. A vereadora destacou que água representa vida, saúde e dignidade, e agradeceu ao prefeito Chiquinho FC e ao diretor do SAAE, Carlos Flávio, pelos esforços que já resultaram em mais de 14 poços perfurados em apenas 11 meses de gestão. “Com muita alegria comunico que na sexta-feira (5) começaram os trabalhos para a realização desse sonho da comunidade”, concluiu.

Vereador Teonilo ressalta trabalho de Orleans Brandão e avanços trazidos a Codó pelo Governo do MA

Na sessão ordinária desta terça-feira (10), o vereador Teonilo do Garra destacou na tribuna o trabalho desempenhado pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e os avanços que o Governo do Maranhão tem proporcionado ao município de Codó em parceria com o prefeito Chiquinho FC.

Teonilo ressaltou que Orleans esteve recentemente na cidade acompanhando entregas importantes, classificando as ações como inéditas na história de Codó. Entre as conquistas destacadas por Teonilo está a entrega do laboratório de informática e de 200 novos computadores, além da distribuição de 4 mil tablets para estudantes, uma iniciativa realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Codó.

“O que está acontecendo hoje em Codó é inédito. A entrega de quatro mil tablets nunca aconteceu antes. Isso está sendo feito no governo do prefeito Chiquinho, por meio do Governo do Estado. É preciso reconhecer o que é bom para a população”, afirmou o vereador.

Teonilo reforçou que a atuação de Orleans Brandão tem sido fundamental para aproximar o Governo do Maranhão das necessidades do município, trazendo ações concretas e fortalecendo a educação e a inclusão digital. O parlamentar também ressaltou que, no plenário, o compromisso principal deve ser com a verdade e com a responsabilidade na informação. “Quando o vereador Teonilo sobe nessa tribuna, ele traz a verdade. E a verdade é essa: estamos vendo um governo responsável, um governo que trabalha pelo povo”, disse.

Encerrando sua fala, Teonilo reafirmou o compromisso de continuar defendendo as ações que geram benefícios reais à população e de reconhecer o esforço dos gestores que têm contribuído para o desenvolvimento de Codó.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente convida a sociedade para grande Seminário de Construção do Plano Municipal de Resíduos Sólidos em Codó

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente convida toda a população de Codó, instituições públicas, empresas privadas e representantes da sociedade civil para participar do Seminário de Construção Participativa do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento, que acontece nesta quinta-feira, 11 de dezembro, das 8h às 18h, no Campus da UFMA, marca um passo decisivo no fortalecimento da política ambiental do município.

Realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) em parceria com o Governo Municipal, o encontro integra o projeto Conexão Resíduos e tem como objetivo reunir contribuições essenciais para avançar na gestão sustentável dos resíduos sólidos em Codó.

Der acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, a construção do plano é um marco para a cidade. “Por determinação do prefeito Chiquinho FC, estamos construindo nosso Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para avançar na solução da questão dos resíduos de Codó. Esse encontro será um momento de capacitação, diálogo e construção coletiva, e contamos com a participação de todos os setores da sociedade.”

PROGRAMAÇÃO – 11 DE DEZEMBRO | 8h às 18h
Local: Campus UFMA Codó – Avenida Dr. José Anselmo, 2008, Bairro São Benedito
🔗 Link de Inscrição: https://forms.gle/dejU9FGT7rAdgxKu6

PRINCIPAIS ATIVIDADES:
Credenciamento e abertura oficial
Palestra “Gestão de Resíduos e Construção do PMGIRS”
Apresentação do Diagnóstico Situacional do Município
Oficinas de grupos temáticos
Seleção de Metas, Diretrizes e Estratégias
Plenária final com apresentação dos resultados.
A participação de todos é fundamental para que Codó avance rumo a uma gestão ambiental mais eficiente, responsável e sustentável.
Participe e contribua para construir um futuro mais limpo e consciente para o nosso município!

Vereador Araújo Neto prestigia semifinal da Copa Dr. Antônio Joaquim e convida população para a grande final

O vereador Araújo Neto marcou presença na semifinal da Copa Dr. Antônio Joaquim, realizada neste domingo no tradicional Clube do Juca. O evento esportivo reuniu atletas, torcedores e lideranças locais, movimentando o cenário esportivo da cidade e fortalecendo o incentivo ao esporte amador.

Durante a visita, o vereador destacou a importância da competição e parabenizou as equipes classificadas para a grande final. “Hoje participamos da semifinal da Copa Dr. Antônio Joaquim, no Clube do Juca, que torneio incrível. Quero parabenizar Frazão e JL, que chegaram à final e irão fazer um jogo do tamanho dessa competição. Agradecer todo o apoio do prefeito Chiquinho FC, do deputado Francisco Nagib e do secretário municipal de esportes, Milson da Gabriela. Tenho certeza de que domingo que vem fecharemos com chave de ouro! Não deixem de participar conosco!”, enfatizou o vereador Araújo Neto.

Grande final no domingo, dia 14 de dezembro

O Vereador Araújo Neto reforçou ainda o convite à comunidade para prestigiar a decisão do campeonato, no próximo domingão, dia 14. “Aqui no Clube do Juca, viemos prestigiar a semifinal da Copa Dr. Antônio Joaquim. Chegaram à grande final o time do Frazão e o time do JL. No próximo domingo, dia 14, teremos a grande final. Venham prestigiar conosco essa grande festa que será a final do Copão Dr. Antônio Joaquim. Participem conosco!”, declarou o vereador.
A final promete emocionar o público e celebrar o talento dos atletas locais, consolidando mais um capítulo de sucesso da competição.

Deputado Federal Glauber (PSOL) Braga é retirado à força da Mesa após chegada da polícia

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) foi retirado à força pela Polícia Legislativa da cadeira do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos0-PB), durante a sessão desta terça-feira (9), em Brasília. A ação ocorreu enquanto o parlamentar protestava contra o processo que pode cassar seu mandato.

Glauber é acusado de quebra de decoro por, segundo a denúncia, empurrar e chutar um integrante do MBL em um protesto no Congresso no ano passado. A votação do caso está prevista para a próxima semana.

Ao ocupar a Mesa, Glauber estava acompanhado da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), sua esposa, que tentou impedir a retirada dele. Outros deputados da esquerda também cercaram a Mesa Diretora e discutiram com os agentes.

Antes da confusão, a TV Câmara teve sua transmissão cortada e por volta das 17h30, o acesso ao plenário foi restringido; assessores e imprensa foram retirados do local.

 

Ney Maran Negócios Imobiliários vende uma ótima no casa bairro São Francisco, 2 dormitórios, 1 banheiro, 2 vagas de garagem

Casa para Venda, Codó / MA por R$ 120.000

Endereço: Av. 1º de Maio, 157
Ponto de Referência: Commercial Brilho do Sol
Bairro: São Francisco
Pavimento: 1
Construído em: 2020
Dormitórios: 2
Banheiro: 1
Vagas: 2
Salas: 2
Acomodações: 5 pessoas

Descrição do Imóvel

Encante-se com esta residência moderna inaugurada em 2020 no tradicional bairro São Francisco, em Codó/MA, estrategicamente ao lado do Comercial Brilho do Sol: aqui cada detalhe foi pensado para oferecer conforto e praticidade. Com 2 amplos dormitórios, 1 banheiro social de acabamento contemporâneo, duas salas integradas que valorizam a luminosidade natural e criam espaços distintos para convivência e lazer, além de área de serviço, copa e cozinha planejada, a casa acomoda confortavelmente até cinco pessoas. Duas vagas de garagem garantem comodidade e segurança para sua família e visitantes. A poucos passos, você encontra bares e restaurantes renomados, escola de excelência, farmácia e supermercado, assegurando uma rotina ágil e descomplicada. Imagine desfrutar de momentos inesquecíveis em um imóvel que une layout inteligente, ventilação cruzada e acabamento de qualidade, ideal para receber amigos ou relaxar após um dia de trabalho. Localizada a apenas dez minutos do centro, esta casa é perfeita para quem busca a combinação ideal entre tranquilidade residencial e fácil acesso aos principais pontos da cidade. Não perca a chance de viver com mais praticidade e estilo: agende sua visita hoje mesmo e descubra o seu novo lar!

Cômodos
 Área de Serviço
 Copa
 Cozinha
Proximidades
 Bares e Restaurantes
 Escola
 Farmácia
 Supermercado

Pontos Fortes

Localizada na Av. 1 de Maio, perto de tudo, preço acessível.

Fale agora Conosco

Ney Maran Negócios Imobiliários
Rua Professor Fernando de Carvalho, 1916
Centro – Codó – MA – CEP 65400-000
(99) 3661-0378 / (99) 99952-4147 / (99) 98113-2015 / (99) 99210-9044

Ney Maran Negócios Imobiliários vende um prédio comercial bairro Santa Filomena, próximo ao pé da ponte com 1 banheiro, área total 128,00 m², área construída 128,00 m², área útil 128,00 m², terreno 128,00 m²

Prédio Comercial para Venda, Codó / MA por R$ 400.000

Endereço: Pça. Almirante Tamandaré, 504
Complemento: Pé da `Ponte
Região: Central
Ponto de Referência: Panificadora
Bairro: Santa Filomena
Observação Valor: negociável
Área Total: 128,00 m²
Área Útil: 128,00 m²
Área Construída: 128,00 m²
Área Terreno: 128,00 m²
Terreno Frente: 4,70 Metros
Terreno Fundo: 3,70 Metros
Terreno Esquerda: 30,50 Metros
Terreno Direita: 30,50 Metros
Pavimento: 1
Construído em: 2000
Banheiro: 1
Salas: 2
Periodicidade do Valor do Imóvel: Trimestral
Periodicidade do Valor do IPTU: Anual
Isenção de Condomínio: Sim

Descrição do Imóvel

Na vibrante região “Pé da Ponte”, em Codó/MA, apresenta-se uma oportunidade singular: um prédio comercial de 128 m² ideal para empreendedores visionários. Construído em 2000, o imóvel ostenta acabamento sólido e um layout inteligente, com uma sala ampla e um banheiro estrategicamente posicionados para otimizar fluxo e atendimento. Com frente de 4,70 m, fundos de 3,70 m e laterais de 30,50 m, a planta retangular maximiza cada centímetro, oferecendo versatilidade para diversos segmentos, seja comércio de varejo, escritório ou espaço gastronômico.

Localizado ao lado da tradicional panificadora Central e cercado por bares, restaurantes, escola, farmácia e supermercado, este imóvel brinda o proprietário com um público constante e infraestrutura consolidada. O entorno promove fácil estacionamento, acesso de pedestres e veículos, enquanto o bairro Santa Filomena exibe crescente valorização comercial e segurança, atributos que elevam seu negócio a novos patamares. Cada detalhe foi pensado para atrair fluxo qualificado, garantindo visibilidade e conveniência a funcionários e clientes.

Imagine ver sua marca pulsando neste ambiente estratégico, conectado ao coração comercial de Codó, com potencial de expansão e retorno consistente. Esta é a chance de transformar projeção em resultado, ancorando sua atividade em localização de alta demanda. Agende sua visita e descubra o potencial de consolidar seu empreendimento neste endereço que une tradição, movimento e estilo de vida. Aproveite agora!

Proximidades
 Bares e Restaurantes
 Escola
 Farmácia
 Supermercado

Pontos Fortes

Localização extratégica, fácil estacionamento, visibilidade garantida.

Fale agora Conosco

Ney Maran Negócios Imobiliários
Rua Professor Fernando de Carvalho, 1916
Centro – Codó – MA – CEP 65400-000
(99) 3661-0378 / (99) 99952-4147 / (99) 98113-2015 / (99) 99210-9044

 

Projeto Social Amigos de Sempre brilha na 6ª Corrida Pantera Negra em Codó

O Projeto Social Amigos de Sempre marcou presença com força total na 6ª edição da Corrida Pantera Negra, realizada no último domingo (7), no Centro Olímpico de Codó. O evento reuniu mais de 1.050 participantes, consolidando-se como uma das principais competições de rua do Maranhão.

A equipe, coordenada pelo professor Fábio, levou um grande número de corredores e se destacou ao conquistar o título de equipe campeã em número de participantes, reforçando seu comprometimento com o esporte, a inclusão social e a promoção da saúde. Além disso, cinco integrantes do projeto subiram ao pódio, celebrando conquistas individuais que refletem o trabalho contínuo de dedicação, disciplina e apoio mútuo dentro da equipe.

A Corrida Pantera Negra ofereceu percursos de 6 km e 12 km, movimentando as principais vias da cidade. Todos os inscritos receberam kits personalizados com camisa, meia e medalha, em uma manhã marcada por animação, superação e espírito esportivo. Organizada pela Associação dos Corredores de Rua de Codó (ACRCMA) e realizada com apoio da Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, e do deputado Francisco Nagib, a prova contou com excelente estrutura, hidratação e segurança para todos os atletas.

Equipe Amigos de Sempre com grande destaque na edição 2025

Com mais uma participação marcante, o Projeto Social Amigos de Sempre reforça sua missão de transformar vidas por meio do esporte, incentivando crianças, jovens e adultos a abraçarem hábitos saudáveis, disciplina e convívio comunitário. A Corrida Pantera Negra segue como uma das maiores provas de rua do estado, promovendo integração, saúde e desenvolvimento esportivo em Codó — e o Amigos de Sempre segue sendo parte essencial dessa história.

Comissão das Mulheres do Agro de Codó realiza reunião de confraternização e planejamento para 2026

A última reunião do ano da Comissão das Mulheres do Agro do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODO) foi marcada por união, colaboração e muito protagonismo feminino. O encontro, que também serviu como uma confraternização especial, reuniu mulheres atuantes em diferentes áreas do agronegócio local, criando um espaço acolhedor para troca de ideias, experiências e fortalecimento de vínculos.

Durante a reunião, foram apresentadas e discutidas as comissões de trabalho que atuarão em 2026, contemplando áreas como Capacitação, Comunicação e Marketing, Administração e Eventos. A organização em grupos foi destacada como uma estratégia essencial para otimizar esforços e alcançar resultados mais expressivos. Também ficou definida a periodicidade das reuniões, que passarão a ocorrer mensalmente, garantindo continuidade, engajamento e alinhamento das ações.

Mulheres do Agro: União, Planejamento e Protagonismo em Codó

Os planos de ação para o próximo ano também ganharam destaque. Cada comissão deverá estabelecer metas específicas, incluindo a realização do Encontro Regional das Mulheres do Agro, novos treinamentos e a participação em eventos estaduais e nacionais. O espírito de colaboração foi evidente, refletindo o compromisso coletivo em fortalecer a presença feminina no setor agropecuário. A vice-presidente, Micaela Lima, destacou o espírito do momento. “Momentos como esse são fundamentais para fortalecer nossos laços e promover a união entre nós, que temos um papel essencial no agronegócio de Codó.”

Confraternização e motivação para 2026

O momento de confraternização ao final do encontro reforçou ainda mais esse clima de parceria e pertencimento. As participantes celebraram conquistas, compartilharam expectativas e fortaleceram os laços que sustentam a atuação da Comissão, refletidos nas mensagens de motivação das associadas.

“Gratidão pela confraternização do Grupo das Mulheres do Agro! Foi uma noite leve e cheia de interação — conversamos, brincamos, nos conhecemos ainda mais e fortalecemos nossos laços. Foi uma alegria participar com vocês desse momento maravilhoso! E que ano que vem possamos ter ainda mais encontros como esse” declarou Francisca Siqueira da Silva.

“Um momento muito especial de muito aproveitamento e também pra gente se confraternizar! Nosso 2026 vai ser um sucesso, com fé em Deus”, desejou Islangela Duailibe

“Foi um ótimo encontro, onde celebramos não apenas a união das mulheres do agro, mas também a coragem, a visão e a determinação que cada uma carrega. Que este momento seja o ponto de partida para novas ideias, pautas sólidas e projetos que elevem ainda mais a nossa voz e o nosso trabalho. Que o próximo ano venha repleto de conquistas, crescimento e propósito” Jordana da Cruz Silva.

A presidente da ACRIVI, Inalda Beder, ressaltou a importância do encontro. “A confraternização foi uma oportunidade valiosa para nos conhecermos melhor, celebrarmos nossas conquistas e o quanto crescemos durante o produtivo ano de 2025 ano. Juntas, somos capazes de transformar não apenas nossas realidades, mas também a percepção do papel das mulheres no campo.”, concluiu a presidente.

O encontro encerrou o ano com propósito, inspiração e renovação, reafirmando o compromisso da Comissão das Mulheres do Agro em seguir avançando, unidas e fortalecidas, para construir um agronegócio mais inclusivo e transformador.