39ª Sessão: vereadores deliberam sobre projetos e importantes Indicações para Codó

Durante a 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal os vereadores deliberaram sobre importantes Projetos e Indicações para melhorias em todo o município. Na oportunidade, o vereador Leandro Magalhães teve aprovadas suas Indicações sobre a reforma e melhoria da praça localizada em frente a Academia de Saúde Raimunda Jesus Cantanhede e da Escola Henrique Figueiredo, Bairro São Vicente Pallotti, Trizidela, além da Indicação que solicita a recuperação e melhoria da estrada situada no final da Avenida Pantanal, incluindo especificamente o nivelamento da via, abertura e limpeza das laterais, retirada dos buracos e aplicação de material adequado, e demais ações que garantam melhor trafegabilidade, segurança e acesso à população.

“Apresentamos e tivemos aprovadas pelos colegas vereadores essas duas Indicações: uma para praça localizada em frente a Academia de Saúde Raimunda Jesus Cantanhede e da Escola Henrique Figueiredo, Bairro São Vicente Pallotti e a outra para melhoria da estrada situada no final da Avenida Pantanal, são obras importantes, que são demandas dos moradores e temos a certeza da celeridade da execução pelo prefeito”, comentou o vereador Leandro Magalhães.

O presidente da Casa, vereador Roberto Cobel, destacou o intenso cronograma de obras e atividades do Executivo Municipal e os impactos positivos para as famílias codoenses.

“Hoje realizamos a 39ª Sessão, de muita importância, indicações de grande valia para a nossa população e muita gente falando dos atendimentos que já foram feitos pelo nosso prefeito, como melhorias em várias vias públicas com bloquetes, em diversos bairros, atendimento para ampliar rede de abastecimento de água em comunidades rurais, entre tantos feitos do governo. E ficamos muito felizes por esse debate democrático, tudo em prol do nosso povo, da melhoria da nossa comunidade. Muito obrigado a todos, que Deus abençoe a todos e na próxima semana estaremos aqui para trabalhar de novo pelo nosso povo”, concluiu o presidente.

Vereador Ibrahim Neto propõe urbanização e novo espaço de lazer para a Cohab no Bairro São Francisco

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (02), o vereador Ibrahim Neto (PODEMOS) apresentou a Indicação Nº 414/2025, solicitando ao Executivo Municipal e à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos a viabilização de recursos para transformar a área pública localizada entre o Centro de Formação de Professores e a Quadra Poliesportiva da Cohab, no Bairro São Francisco.

A proposta inclui obras completas de urbanização, com a implantação de uma área de lazer, projeto paisagístico, parque infantil e academia ao ar livre para idosos, oferecendo assim um espaço adequado, seguro e acolhedor para crianças, adolescentes, adultos e a comunidade em geral.

Em entrevista o parlamentar destacou a importância social da iniciativa. “Estamos falando de um espaço que pode mudar a rotina de muitas famílias. A Cohab precisa e merece um local estruturado para convivência, recreação e prática de atividades físicas. Um grande ponto de encontro para as famílias. Essa é uma demanda antiga da comunidade, e nosso papel é lutar para que ela finalmente seja atendida”, afirmou Ibrahim Neto.

A Indicação reforça o compromisso do vereador com a melhoria dos espaços públicos e a promoção da qualidade de vida nas comunidades em todo o município.

Vereador Araújo Neto Solicita Emenda para Realização do 1º Mutirão de Limpeza de Lentes Intraoculares em Codó

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (02), o vereador Araújo Neto (PP) apresentou e teve aprovada a Indicação Nº 409/2025, solicitando ao deputado estadual Francisco Nagib Buzar de Oliveira a destinação de uma emenda parlamentar para viabilizar o 1º Mutirão de Limpeza de Lentes Intraoculares — LIO (Capsulotomia Yag Laser) no município.

Capsulotomia Yag Laser

A capsulotomia com YAG laser é um procedimento rápido, indolor e seguro usado para tratar a opacidade da cápsula posterior, que pode ocorrer após a cirurgia de catarata. Ele restaura a visão nítida ao usar um laser para criar uma abertura na cápsula opaca, permitindo que a luz volte a entrar no olho. O procedimento é realizado em consultório, não exige internação e a recuperação é geralmente imediata.

Segundo o parlamentar, o procedimento é caro, e a iniciativa tem como objetivo atender pacientes que aguardam há meses pelo procedimento, garantindo mais qualidade de vida e autonomia visual à população.

“Muitas pessoas estão sofrendo com baixa visão por falta desse atendimento especializado. Nosso propósito é trazer esse mutirão para Codó e oferecer um cuidado digno e eficiente para quem mais precisa. Solicitamos que o deputado Nagib coloque essa emenda pra Codó para realização da limpeza das lentes das pessoas que já realizaram as cirurgias, pois esse procedimento custa muito caro. O deputado Nagib tem sido incansável na luta das pessoas mais humildes e tenho certeza que irá atender a solicitação desse mutirão Limpeza de Lentes Intraoculares para nossos irmãos codoenses.”, destacou Araújo Neto.

A proposta foi aprovada pelos demais vereadores e reforça o compromisso do parlamentar com ações voltadas para a saúde pública, especialmente na área oftalmológica, onde a demanda tem crescido consideravelmente. Com a realização do mutirão, Codó dará um passo importante na ampliação do acesso a procedimentos essenciais, beneficiando centenas de codoenses.

Polícia Civil cumpre prisões e mandados contra grupo especializado em tráfico de drogas em Codó e Caldas Novas

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) e do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Caldas Novas – 19ª DRP, deflagrou nesta quarta-feira (3) a Operação Cristal Quebrado, destinada à desarticulação de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e à lavagem de capitais na região. A ação contou com o apoio da Polícia Civil do Maranhão, da Delegacia Estadual de Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e de Intolerância (Deacri) e de diversas unidades da 19ª DRP, incluindo a Delegacia Municipal de Caldas Novas, Grupo Especial de Investigação Criminal (Geic), Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam), Central de Flagrantes e Delegacia de Polícia de Morrinhos.

A investigação teve início após três prisões em flagrante que evidenciaram o alcance e a complexidade do grupo criminoso. Em 10/05/2025, uma mulher de 24 anos foi presa na Casa Cristal com aproximadamente 28 kg de maconha, armazenados no imóvel utilizado para locação de eventos e como fachada para o tráfico. Em 21/05/2025, um homem de 31 anos, que já possuía mandado de prisão em aberto por homicídio no Estado do Maranhão, foi detido com cerca de 10 kg de maconha, reforçando a continuidade operacional do grupo. Já em 30/08/2025, outro integrante, de 34 anos, foi preso em flagrante transportando aproximadamente 1.300 kg de maconha em um caminhão.

Verificou-se que o grupo movimentava valores totalmente incompatíveis com qualquer atividade lícita, utilizando imóveis e veículos em nome de terceiros, contas bancárias abertas por interpostas pessoas e mecanismos voltados à ocultação patrimonial. Ao todo, sete indivíduos foram identificados com funções específicas dentro da estrutura criminosa.

Diante das provas, o Poder Judiciário, por meio da 1ª Vara de Garantias da Comarca de Goiânia, deferiu cinco prisões preventivas, seis mandados de busca em Caldas Novas, um em Goiânia e um em Codó/MA, além do sequestro de dois imóveis e um veículo, bem como do bloqueio judicial de aproximadamente R$ 350 mil em ativos financeiros vinculados ao grupo.

A operação mobiliza oito equipes, incluindo uma equipe da Polícia Civil do Maranhão encarregada do cumprimento do mandado no endereço dos alvos centrais, entre eles um investigado que já havia sido preso naquele Estado por porte ilegal de arma de fogo, demonstrando seu elevado grau de periculosidade. O objetivo é interromper integralmente a atividade criminosa, coletar novas provas e neutralizar o patrimônio ilícito que financiava o esquema.

Fotos: Divulgação/PCGO

Prefeitura de Codó divulga resultado final da Olimpíada de Matemática Codoense

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI), divulgou nesta segunda-feira (1º) o resultado final da primeira edição da Olimpíada de Matemática Codoense (OMAC). A competição envolveu estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, mobilizando escolas públicas e privadas de todo o município.

A OMAC 2025 teve como objetivo incentivar o estudo da matemática, estimular o raciocínio lógico e identificar novos talentos. Voltada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, a olimpíada buscou promover o interesse pela disciplina, ampliando oportunidades acadêmicas e fortalecendo a formação científica dos estudantes.

A fase final da competição foi realizada no dia 8 de novembro, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus Codó, reunindo os classificados para a etapa decisiva.

Para o secretário municipal de Educação, Ricardo Torres, a experiência foi enriquecedora para toda a rede de ensino.

“A realização da OMAC reforçou a importância e utilidade da Matemática na vida cotidiana. É uma disciplina que vai muito além das quatro operações e das fórmulas, pois nos ajuda a desenvolver soluções para problemas do dia a dia e aprimorar o raciocínio lógico. A Matemática Olímpica é uma porta de acesso para escolas e universidades de qualidade. Ser bem-sucedido em olimpíadas é um bom começo para qualquer aluno. Neste final de ano, comemoramos medalhas de ouro, bronze e diversas menções honrosas entre estudantes da rede municipal e privada. A educação de Codó termina o ano em festa”, destacou.

A cerimônia oficial de premiação da OMAC acontecerá no dia 18 de dezembro, às 14h, com entrega de medalhas e troféus. Além da homenagem aos estudantes vencedores, haverá premiações especiais para professores destaque, escolas de melhor desempenho e alunos autores das melhores soluções matemáticas. O local do evento será divulgado nos próximos dias.

O resultado completo está disponível no site da Prefeitura de Codó (https://codo.ma.gov.br/seletivo/13).

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Prefeitura moderniza e amplia pontos comerciais em espaços públicos de Codó

ANTES

A Prefeitura de Codó realizou, nesta terça-feira (02), a entrega de um novo trailer comercial para a vendedora Luziane, que atua na Praça Alcebíades Silva. A iniciativa integra o processo de modernização e ampliação dos pontos de comércio instalados em áreas públicas do município.

O novo equipamento oferece melhores condições de trabalho, com espaço ampliado e estrutura adequada para atendimento ao público. A ação faz parte das medidas adotadas pela gestão municipal para reorganizar e padronizar os pontos comerciais, garantindo mais conforto aos trabalhadores e maior segurança e fluidez na circulação de pedestres.

A política de readequação dos trailers e demais estruturas comerciais busca assegurar que esses espaços funcionem em conformidade com o ambiente urbano, promovendo organização, acessibilidade e valorização das atividades econômicas desenvolvidas nas praças e demais locais públicos de Codó.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Leda Torres reforça compromisso com melhorias estruturais e acesso à água em Codó durante Sessão Ordinária

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (02), a vereadora Leda Torres (PSDB) apresentou importantes indicações voltadas à infraestrutura urbana e ao abastecimento de água, reafirmando seu compromisso com as necessidades urgentes da população.

A Indicação Nº 388/2025 solicita, em caráter de urgência, que o Executivo Municipal determine à Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos a pavimentação asfáltica das ruas 1º de Março e Travessa Fausto de Sousa, no bairro Nova Jerusalém. A medida visa melhorar o tráfego, oferecer mais segurança aos moradores e promover desenvolvimento na região.

Já a Indicação Nº 405/2025 pede ao Diretor-Geral do SAAE/Codó a perfuração de um poço artesiano no bairro Santo Antônio, atendendo a uma demanda antiga da comunidade e garantindo mais regularidade no abastecimento de água. “São solicitações que a comunidade vem fazendo há muito tempo. Nosso compromisso é continuar lutando por melhorias reais, porque cada rua pavimentada, cada poço perfurado e cada obra entregue representa dignidade para o povo de Codó.”

Além disso, Leda Torres celebrou o aditivo aceito para a construção de uma ponte de concreto na Rua São José 2, no bairro São Raimundo. A obra garantirá mobilidade, acesso seguro e benefícios importantes, principalmente no período chuvoso. Com essas ações, a vereadora reforça seu papel ativo e presente nos bairros e comunidades rurais, buscando soluções e defendendo melhorias essenciais para o desenvolvimento de Codó.

Vereador Nunes do Náutico apresenta e tem aprovadas duas Indicações para melhorias urbanas durante a 39ª Sessão da Câmara

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na terça-feira (02), o vereador Nunes do Náutico (PP) apresentou e teve aprovadas duas importantes indicações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana do município, reforçando seu compromisso com a qualidade de vida da população.

A Indicação nº 407/2025 solicita ao Executivo Municipal que determine à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos a implementação de bloquetes na Travessa Belo Horizonte, medida essencial para garantir melhor trafegabilidade, segurança e valorização da via.

Já a Indicação nº 408/2025 pede o recapeamento asfáltico da Rua 18 de Fevereiro, no Bairro Codó Novo, uma demanda antiga dos moradores que enfrentam dificuldades devido às condições da rua, especialmente em períodos chuvosos.

“Essas solicitações são fruto das visitas que fazemos aos bairros e das conversas com a comunidade. Nosso compromisso é levar as necessidades do povo ao Executivo e buscar melhorias que realmente façam diferença no dia a dia dos codoenses. Ficamos muito satisfeitos com o trabalho conjunto e eficiente com o Executivo, que inclui com celeridade em seu cronograma de obras as nossas Indicações.”

Nagib rompe com oposição e volta à base de Brandão

O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) anunciou uma mudança de rumo político, nesta terça-feira, 2.

Da tribuna da Assembleia, o parlamentar informou que não faz mais parte da oposição. Ele decidiu retornar à base do governador Carlos Brandão.

Filho do prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT) – que seguia aliado do chefe do Executivo estadual – ele fez parte do chamado G-8 oposicionista por aproximadamente um ano.

Secretário de Meio Ambiente Ferdinando Rocha fala sobre ação de proteção animal com entrega de bebedouros e comedouros em Codó

O compromisso com o bem-estar animal ganhou mais um importante capítulo em Codó. Nesta semana, o secretário municipal de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, coordenou a entrega oficial de bebedouros e comedouros para animais em situação de rua, produzidos em parceria com o SAAE e doados à Associação de Proteção Animal de Codó – APAC.

A iniciativa faz parte de um projeto contínuo de cuidado e responsabilidade social, que fortalece o trabalho já realizado pela APAC na cidade. Durante o ato, o secretário destacou a importância da união entre poder público, voluntários e comunidade para enfrentar os desafios da causa animal.

Em sua fala, Ferdinando Rocha pontuou. “Sabemos da dificuldade que é manter um abrigo, alimentar tantos animais e realizar resgates diários. A APAC faz um trabalho enorme e merece todo nosso apoio. Como já disse o Flávio, essa entrega é apenas uma parte da nossa missão. Estamos discutindo ações maiores, como o Castramóvel, um espaço adequado para recuperação pós-cirurgia e melhorias legislativas que garantam suporte formal ao trabalho da associação.”

O secretário reforçou ainda que a iniciativa não se encerra com a doação dos equipamentos. “Não vamos parar por aqui. Estamos estendendo a educação ambiental para escolas e comunidades, e queremos sensibilizar sobre a responsabilidade com os animais. Também pedimos o apoio da população, dos donos de pet shops, casas de ração e de todos que puderem contribuir com doações para ajudar a diminuir o sofrimento desses animais.”

Luta coletiva contra os maus tratos aos animais

Ferdinando também destacou que a luta contra maus-tratos e abandono deve ser coletiva, lembrando dispositivos legais que reforçam a proteção animal. “Temos o artigo 225 da Constituição, que garante o meio ambiente como direito de todos, e a lei 14.764 que aumenta a pena para crimes de maus-tratos. Precisamos denunciar, apoiar e educar para construir uma Codó mais humana.”

A presidente da APAC, Marilene Ferreira, agradeceu emocionada e destacou a importância do gesto. “Hoje é um dia de vitória. Essa ajuda significa dignidade para os animais. Agradeço a Deus, ao secretário Ferdinando, ao SAAE e ao prefeito por abraçarem essa causa tão necessária.”

Chamado à comunidade

A Secretaria de Meio Ambiente e a APAC reforçam que doações de ração para cães e gatos, além de apoio voluntário, são essenciais. As contribuições podem ser feitas na Secretaria, no SAAE ou diretamente na APAC. A gestão ambiental de Codó demonstra que políticas públicas ganham força quando unidas ao respeito pela vida. A causa animal agradece.