ACRIVI inicia novo ciclo sob liderança feminina: posse de Nova Diretoria celebra força e inovação na gestão agropecuária

A noite da última sexta-feira (28) marcou um momento histórico para o setor agropecuário em Codó. No Parque de Exposição Walter Zaidan, foi realizada a cerimônia de posse da nova Mesa Diretora da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI), que agora passa a ser presidida por uma mulher: Inalda Beder, na gestão 2025 – 2028.

A solenidade reuniu autoridades, produtores rurais, parceiros e associados, celebrando não apenas a transição de gestão, mas uma nova era que destaca o protagonismo feminino no comando de uma instituição tradicionalmente liderada por homens. Durante o evento, o presidente do Sistema FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho, ressaltou a evolução conquistada pela gestão anterior e demonstrou confiança na nova presidente:

“Tudo que é área do conhecimento, acredite, conta com a participação do SENAR. Por isso estou aqui, para comemorar o final da administração do Idelfonso, que teve muito o que apresentar, evoluiu bastante o parque nesses dois anos de administração e estamos, com certeza, entregando para uma mão certa, que é a Inalda Beder. Com certeza, a Inalda vai prosseguir esse trabalho e só nós, do Vale do Itapecuru, temos a ganhar com a realização e inovação desse evento aqui no parque.”

O ex-presidente da ACRIVI, Idelfonso Barros, também expressou gratidão e orgulho ao passar o comando para uma liderança feminina: “Hoje é um dia muito especial para mim, porque estamos encerrando o ciclo como presidente da Associação. E o momento é de muita satisfação, porque estamos passando para uma pessoa de alta competência, que é a Inalda, nossa irmã, que está assumindo a partir de hoje a presidência dessa entidade.”

Em sua fala, Inalda Beder, primeira mulher a assumir a presidência da ACRIVI, apresentou metas ousadas e reforçou o compromisso de fortalecer a entidade, ampliar espaços e abrir ainda mais as portas para a sociedade. “Foi uma noite espetacular. Tivemos a oportunidade de trazer os associados para conhecer os propósitos da nova gestão e dizer a todos vocês que o Parque de Exposição Walter Zaidan e a Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru estão de portas abertas para receber a sociedade, porque este parque pertence à sociedade codoense e nós queremos ter vocês aqui junto com a gente.”

Comissão ACRIVI Jovem

Na oportunidade também foi apresentado o projeto já iniciado nesta nova gestão, de criação da COMISSÃO ACRIVI JOVEM – que tem como objetivo – Promover a inclusão de jovens de 12 a 24 anos no agronegócio, preparando-os para se tornarem agentes de mudança e inovação para que possam contribuir significativamente para o setor, criando um ambiente colaborativo onde suas vozes e ideias sejam valorizadas e implementadas.
Os membros da ACRIVI Jovem, foram apresentados juntamente com LOGOMARCA ACRIVI JOVEM e 52ª EXPOCODÓ. Após a Cerimônia aconteceu o lançamento da campanha Natal Sem Fome – da AÇÃO DA CIDADANIA – Núcleo Codó. A presidente destacou os projetos que já estão em andamento e que prometem transformar a infraestrutura do parque. “Estamos com a expectativa de que nesses próximos três anos possamos melhorar o parque para dar um suporte maior a grandes eventos. Já estamos prestes a inaugurar o nosso pavilhão de leilões e seguimos avançando para realizar o projeto de construção do nosso parque de vaquejada. Essa é a nossa missão: tornar o parque completo e oferecer o melhor”

Diretoria ACRIVI para o triênio 2025-2028

PRESIDENTE: Inalda Barros Beder
1° VICE PRESIDENTE: Antonio Nilton Luz Aprigio
2° VICE PRESIDENTE: Francisco Roberto De Araujo Abuquerque (Roberto Cobel)
DIR FINANCEIRO: Cristiano Santiago Beder
2° DIR FINACEIRO: José Jeremias Costa dos Santos
SECRETÁRIO: Marco Antonio Barroso Araújo (Tontonio Araujo)
2° SECRETÁRIO: Idelfonso de Oliveira Barros
CONSELHO FISCAL:
1° – João de Deus Lima de Sousa (João dos Plásticos)
2° – Antônio José Fernandes da Silva (CHAPADINHA)
3° Micaela Lima da Silva
SUPLENTES:
1 – Cícero Assunção de Carvalho Junior (Junior Pintor)
2 – Clélio Guerra Alvares Filho
3 – Francisco das Chagas Barroso (Chico do Gás)

Prefeita Suane Dias participa da corrida Pink & Blue que agitou o domingo em Gonçalves Dias

O Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, e o Novembro Azul, dedicado à conscientização do câncer de próstata, inspirou a Prefeitura de Gonçalves Dias a criar a Corrida Pink & Blue. O evento esportivo reuniu centenas de pessoas, na manhã de domingo (30). Foi uma manhã de conscientização, confraternização e muitas atividades.
A Corrida de Superação – reuniu pessoas de todas as idades em um evento marcado por saúde, superação e apoio à prevenção ao câncer de mama e o câncer de próstata. Cada passo dado foi um lembrete da importância do cuidado e da solidariedade. Uma manhã especial que celebrou vida, coragem e movimento!”

“A corrida traz motivação para quem corre e para outras pessoas que iniciam a atividade física. Assim ajudamos a fortalecer as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul”, destacou a prefeita Suane Dias.

A gestão da prefeita Suane Dias e vice-prefeita Josilda Andrade vem fazendo a diferença.

Prefeita Suane Dias, da cidade de Gonçalves Dias, marcou presença na Convenção Estadual do MDB

A prefeita Suane Dias, da cidade de Gonçalves Dias, juntamente com os vereadores marcaram presença na Convenção Estadual do MDB, a convite de Marcus Brandão, e Orleans, convenção esta que homologou Orleans Brandão como novo presidente da sigla no Maranhão, na noite desta sexta-feira (28).
O MDB do Maranhão realizou na noite desta sexta-feira (28) a Convenção Estadual que marcou a troca de bastão no comando da sigla no Maranhão. Orleans Brandão assume o comando dos emedebistas. Políticos, militantes, representantes da sociedade civil e grande número de lideranças compareceram em peso ao Ceprama, no tradicional bairro da Madre Deus, em São Luís, para acompanhar o ato, com a presença de 132 prefeitos, 115 vice-prefeitos, 729 vereadores e outras lideranças políticas de 182 municípios mostraram a força política da Convenção Estadual do MDB.

A usar sua rede social, a prefeita de Gonçalves Dias, Suane Dias, agradeceu o convite feito pelo Marcus Brandão e Orleans:

“Agradeço o convite para participar da Convenção Estadual do MDB no Maranhão, onde Orleans Brandão foi eleito presidente estadual do partido. Um momento importante para o fortalecimento do diálogo, da união e do compromisso com o nosso estado”. Postou Suane Dias.

A participação demonstra o compromisso da gestão em fortalecer parcerias, buscar novos conhecimentos e apoiar iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de Gonçalves Dias.

Dia do Evangélico é celebrado com grande festa e show de Davi Sacer em Codó

A noite desta sexta-feira (28) ficou marcada pela emoção, música e celebração da fé cristã em Codó. As Igrejas Evangélicas do município, em parceria com o Conselho de Pastores, realizaram o “Adora Codó”, evento que celebrou o Dia Municipal do Evangélico e reuniu uma multidão na Praça São Sebastião, que se transformou em um verdadeiro palco de adoração.

Com apresentações de louvor, encontro de lideranças religiosas e a participação expressiva da comunidade, o evento se destacou como um dos maiores já realizados em homenagem à data. A programação contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), além de vereadores e secretários municipais.

As atrações locais Banda Alto Refúgio e Ministério de Louvor Adonai abriram a noite com momentos de adoração que emocionaram o público. O ponto alto da celebração veio com o show do cantor Davi Sacer, um dos principais nomes da música gospel nacional, que levou os participantes a um momento de forte espiritualidade e comunhão.

Instituído pela Lei Municipal nº 1.807/2017, o Dia Municipal do Evangélico, celebrado oficialmente em 30 de novembro, reconhece a importância das igrejas e reforça o papel fundamental da fé cristã na construção social, cultural e espiritual da cidade.

Durante o evento, o prefeito Chiquinho FC destacou o respeito e a valorização das manifestações religiosas no município.

_“O público evangélico merece toda a nossa admiração e respeito. São pessoas que pregam o evangelho, o cuidado com os outros, ajudando e dando conforto. A nossa gestão trabalha em prol de todas as religiões. Parabenizo toda a comunidade evangélica por esse dia tão importante para todos nós, em que celebramos a fé e louvamos a Deus.”_, afirmou.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Luís Claudino, ressaltou o cuidado da organização em proporcionar uma noite especial.

_“Este é o Primeiro Adora Codó e foi uma festa preparada com muito carinho para o povo de Deus. A gestão municipal organizou este evento com qualidade, segurança e responsabilidade para que o público pudesse ter uma noite inesquecível e abençoada.”_, destacou.

O “Adora Codó” foi realizado com incentivo financeiro de R$ 180 mil, destinado pelo deputado estadual Francisco Nagib (PSB) por meio de emenda parlamentar. A celebração também contou com o apoio da Prefeitura de Codó, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, reafirmando o compromisso da gestão com a promoção e o fortalecimento dos eventos religiosos no município.

Com grande participação popular, o evento se consolidou como um marco para a comunidade evangélica de Codó, reunindo pessoas de diversas denominações em um único propósito: adorar e agradecer a Deus.

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Codó

Ação Solidária: Vereadora Leda Torres entrega cadeira de rodas e garante sessões de fisioterapia ao ex-locutor Big Alex

A manhã desta quarta-feira (26) foi marcada por muita emoção e solidariedade. A vereadora Leda Torres realizou a entrega de uma cadeira de rodas ao ex-radialista e locutor Big Alex, figura muito conhecida e querida em Codó por sua voz marcante e por anos divulgando eventos e festas com entusiasmo nos carros de som.
Big Alex sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há cerca de dois anos e, desde então, enfrenta limitações motoras, conseguindo movimentar apenas um lado do corpo. Em meio às dificuldades enfrentadas no dia a dia, ele solicitou apoio para conseguir uma nova cadeira de rodas — pedido que foi atendido pela vereadora.

Visivelmente emocionada, Leda contou que a entrega foi um momento inesquecível: “Hoje eu fiz a entrega de uma cadeira de roda para uma pessoa especial. Um comunicador muito querido e conhecido em nossa cidade. Uma pessoa que realizava seu trabalho com tanta alegria e energia. Quando cheguei lá foi muito emocionante. Ele ficou tão feliz, chorou tanto. Eu me comovi muito com a situação dele, porque ele era um locutor muito conhecido aqui em Codó, querido demais. Hoje, nosso amigo precisa do apoio de todos nós”, declarou Leda Torres.

Além da entrega da cadeira de rodas, Leda Torres irá garantir ao querido comunicador sessões de fisioterapia realizadas na própria casa de Big Alex, por uma profissional especializada. “Além da cadeira, eu também vou proporcionar as sessões de fisioterapia para ele, pois sabemos que é fundamental para sua recuperação. A fisioterapeuta vai até a casa dele para acompanhar o tratamento. Ele merece esse cuidado e respeito de todos nós.”, concluiu a vereadora.
A ação reforça o compromisso da vereadora com o bem-estar das pessoas que mais precisam e reconhece a história de quem contribuiu tanto para a comunicação e cultura local. Um gesto que inspira e emociona, mostrando que a solidariedade transforma vidas.

Força Tática age rápida e prende suspeito e recupera bicicleta furtada

A equipe foi acionada via COPOM após registro de furto de bicicleta em escola, com o crime gravado por câmeras. Em diligência, a guarnição localizou o bem anunciado em redes sociais e o recuperou na residência do suspeito, que informou ter adquirido a bicicleta de pessoa desconhecida por valor muito abaixo do mercado, configurando receptação.

Logo após, novas informações apontaram a localização do autor do furto, sendo realizada a captura no local indicado.

Diante dos fatos, ambos foram conduzidos e apresentados à autoridade policial, com o material recuperado entregue para as providências legais na 4ª DRPC.

Prefeitura de Codó retoma obra de construção da Creche Proinfância em tempo integral no Bairro São Francisco

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI), convida toda a população para participar do ato de retomada da obra de construção da Creche Proinfância em tempo integral, localizada no Bairro São Francisco. O evento será realizado na quinta-feira, 04 de dezembro, às 17h, na Rua São Benedito 2, no próprio bairro.

A retomada da obra representa um marco histórico para a educação infantil de Codó, abrindo caminho para mais oportunidades, melhores condições de aprendizagem e acolhimento às crianças do município. A nova creche em tempo integral será fundamental para ampliar o acesso à educação de qualidade desde os primeiros anos de vida.

A ação integra o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, iniciativa do Governo Federal lançada em 2023, com o objetivo de viabilizar a conclusão de obras paralisadas ou inacabadas de infraestrutura educacional em todo o país, como creches, escolas, quadras esportivas e institutos federais.

Por meio do pacto, estados e municípios podem manifestar interesse, apresentar a documentação necessária e receber recursos federais para concluir essas obras — garantindo, assim, a criação de novas vagas e a ampliação do acesso à educação básica.

Além do caráter institucional e educativo, o evento de retomada também será uma grande celebração para a comunidade. Os participantes concorrerão a diversos prêmios, incluindo fogão, máquina de lavar, TV, liquidificador, ventilador, entre outros brindes.

📅 Data: 04 de dezembro (quinta-feira)
🕔 Horário: 17h
📍 Local: Rua São Benedito 2, Bairro São Francisco

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Prefeitura de Codó lança “Copão da Pegada 2025” com 17 equipes e premiação especial

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, anuncia o início do “Copão da Pegada 2025”, competição que tem como principal objetivo fortalecer a união, a integração social e o espírito esportivo entre atletas e torcedores do município.

Com a participação de 17 equipes locais, o campeonato promete movimentar os principais campos de futebol da cidade, promovendo momentos de lazer, confraternização e incentivo ao esporte amador. A edição deste ano contará com premiação especial, valorizando ainda mais o desempenho dos times e atletas:

1º lugar: R$ 8 mil
2º lugar: R$ 4 mil
Artilheiro: R$ 600
Melhor Goleiro: R$ 600

A abertura oficial será realizada no dia 07 de dezembro, às 9h, no Campo da Pegada, onde autoridades municipais, atletas e comunidade estarão reunidos para dar início a mais uma grande celebração do futebol codoense.

O “Copão da Pegada 2025” reafirma o compromisso da gestão municipal em resgatar, valorizar e fortalecer o esporte e o lazer em Codó, promovendo oportunidades para jovens talentos e ampliando a participação da população em atividades esportivas de qualidade.

A Prefeitura convida toda a comunidade a prestigiar o evento e torcer pelas equipes que irão protagonizar grandes momentos dentro e fora de campo.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

GARRA MONITORAMENTO: Revólver de Pressão Wingun Niquelado 2” – 4.5 mm Design robusto, acabamento cromado e disparo preciso com esferas de aço e CO₂ ROSSI! 🔥🔫

Revólver de Pressão Wingun Niquelado 2” – 4.5 mm
Design robusto, acabamento cromado e disparo preciso com esferas de aço e CO₂ ROSSI! 🔥🔫

✔ Calibre 4.5mm (Metal BB)
✔ Ideal para lazer e treino
✔ Funcionamento a gás CO₂
✔ Produto original ROSSI

📍 Disponível na Garra Monitoramento 24h
📞 (99) 98861-6398
🔒 Qualidade e segurança em um só  lugar!

38ª Sessão: vereadores destacam emendas ´parlamentares e ações do governo municipal de Codó

Emendas parlamentares e o trabalho de políticos em benefício da população codoense estiveram na pauta dos vereadores durante a 38ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal.
“Destacamos aqui uma emenda importante, que o deputado Marreca Filho mandou para Codó, de 2 milhões de reais. E aí, neste último domingo, esteve na corrida da RAD Imagem com a gente, ajudou o garoto Vitor a garantir a sua prótese. A gente conseguiu doações do deputado Francisco Nagib, do deputado Marreca, prefeito Chiquinho, do vereador Hermínio da farmácia e entregamos aí esse cheque para conseguir essa prótese dessa criança, para o garoto Vitor ter a sua prótese e voltar a caminhar. É muito importante, parabéns a RAD Imagem e parabéns deputado Marreca, parabéns ao deputado Nagib, prefeito Chiquinho e todos os corredores que participaram desta linda corrida”, declarou o vereador Hermínio da Farmácia

O presidente da Câmara, vereador Roberto Cobel, destacou os temas debatidos no parlamento e o contínuo trabalho do Executivo Municipal para o desenvolvimento de Codó.
“Acabamos de encerrar com muito sucesso a 39ª sessão desta Casa. Graças a Deus, um debate bem democrático. Mostramos aqui muitas coisas conseguidas pelo prefeito Chiquinho, junto com seus vereadores, com sua equipe de secretários e mostrando que tem trabalho feito por Codó e que nunca na história de Codó nenhum prefeito fez o que o prefeito Chiquinho está fazendo. Por isso é que ficamos felizes, com a consciência leve e que estamos no caminho certo”. Concluiu o presidente.