Curso de Medicina da Afya Santa Inês é nota máxima no MEC; entenda os critérios


Reconhecimento do Ministério da Educação reflete a qualidade do ensino da instituição, que mesmo antes da primeira formatura, já gera impactos sociais para a região: foram mais de 6.600 mil atendimentos de saúde gratuitos à população, desafogando a fila do SUS

Reconhecido com nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), numa escala que vai de 1 a 5, o curso de Medicina da Afya Santa Inês realiza no ano que vem a formatura da sua primeira turma, a pioneira do Mais Médicos no Maranhão, programa do governo federal que tem o objetivo de levar e fixar profissionais para áreas com baixa densidade médica.

A nota máxima é concedida a partir de uma avaliação criteriosa do MEC, que analisa dimensões como a qualidade do modelo acadêmico, infraestrutura física e tecnológica, projetos pedagógicos, investimentos na rede de saúde da região e o impacto social das atividades desenvolvidas pelos alunos e professores. Cada aspecto é avaliado por uma comissão técnica que visita as instituições e observa, de perto, a vivência acadêmica e prática dos estudantes.

A excelência reconhecida pelo MEC é também reflexo de um corpo docente altamente qualificado, formado por mestres e doutores com experiência acadêmica e atuação direta no sistema de saúde. “O modelo pedagógico da Afya integra teoria e prática desde os primeiros períodos, permitindo que o estudante vivencie situações reais e desenvolva um olhar clínico e humano para o cuidado com o outro desde o início de sua formação”, destaca Kaleb Mariano, diretor da Afya Santa Inês.

Desde a sua instalação em Santa Inês, a instituição de ensino se tornou um importante polo de atenção à saúde da população, tanto por meio de sua clínica acadêmica quanto pelas parcerias com a rede pública municipal. De 2023 até outubro de 2025, mais de 6.600 atendimentos foram realizados por alunos supervisionados por professores, contribuindo diretamente para a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Inês e municípios vizinhos.

Além das ações assistenciais, a faculdade também tem desenvolvido projetos de extensão e pesquisa voltados à realidade local, como campanhas de prevenção, capacitação de profissionais da rede básica e o apoio técnico a iniciativas da rede pública de saúde, entre elas, a entrega do SAMU de Santa Inês, que fortaleceu a rede de urgência e emergência da região.

Com a aproximação da primeira formatura, a Afya Santa Inês reforça seu compromisso com a prática da medicina de qualidade e com a formação de profissionais que continuarão contribuindo para o desenvolvimento da saúde no Maranhão. Após a graduação, os 41 médicos da primeira turma (5 deles bolsistas atendidos via programas do governo federal) também poderão dar continuidade à sua trajetória acadêmica e profissional na recém-inaugurada Afya Educação Médica São Luis, na capital, que conta com cursos de pós-graduação em medicina.

*Sobre a Afya*

A Afya, maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.753 vagas de Medicina aprovadas e 3.543 vagas de medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

36ª Sessão: Câmara aprova Projetos de Lei em homenagem a personalidades de Codó

Projetos de Lei que fazem homenagens a personalidades do município foram aprovados durante a 36ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, como o projeto lei nº 23, de autoria do vereador valber cabral, que “Dispõe sobre a alteração do nome da Rua Dr. Vitorino Rego Filho para Rua Vereador Getúlio Zaidan. Também foi aprovado o Projeto de lei nº 26, de autoria da vereadora Leda torres, que “Dispõe sobre a denominação da Creche Proinfância localizada no Residencial da Trizidela, que passará a denominar-se Creche Municipal Maria Jansen.

“Com muita satisfação estamos trazendo um Projeto de Lei onde altera o nome da Rua Dr. Vitorino Rego Filho para Rua Vereador Getúlio Zaidan, o nosso vereador Jacaré. Aqui a gente está com familiares, pessoas maravilhosas. Fruto desse grande casal. E hoje a gente pode estar trazendo essa proposição tão importante pelo ser humano, pelo líder político e vereador, que o Jacaré foi, essa homenagem jamais poderia deixar de passar em branco”, justificou o vereador Valber Cabral

Programa Auxílio Combustível

Importantes Indicativos de Projetos de Lei foram aprovados em plenário, como o de autoria do vereador Ibrahim Neto, que propõe para os Mototáxis o Programa “Auxílio Combustível”.

“Uma Sessão muito produtiva, a qual tivemos a oportunidade de apresentar duas importantes Indicações, que foram aprovadas pelos colegas. A primeira delas muito importante que é para valorizar os nossos mototaxistas e garantindo que eles tenham um auxílio combustível mensalmente para ajudar no seu trabalho, que é o trabalho de transportar com segurança milhares de codoenses para o trabalho, para a escola, para suas casas. Então é um indicativo de projeto de lei para que possa ser instituído no nosso município o programa auxílio combustível para valorizar os nossos mototaxitas. Também tivemos aprovado a Indicação para a pavimentação em bloquetes da Travessa José Sarney, no Bairro São Francisco, uma reivindicação antiga dos moradores, que enfrentam dificuldades com as más condições da via” concluiu o vereador Ibrahim Neto.

III Jornada Acadêmica de Medicina reúne estudantes e profissionais renomados da saúde, em Codó

Evento ocorre entre os dias 27 e 29 de novembro na Faculdade Pitágoras e terá como tema “Medicina Baseada em Evidências”

A Faculdade Pitágoras de Codó promove no mês de novembro um encontro que reunirá estudantes e especialistas renomados para discutir benefícios, desafios e inovações no campo médico.

A realização da III Jornada Acadêmica de Medicina de Codó (JAMEDC), nos dias 27, 28 e 29 de novembro, tem como intuito conectar ideias, apresentar novas perspectivas e inspirar atuais e futuros profissionais da área da saúde.

“A Jornada Acadêmica é uma oportunidade essencial para que estudantes ampliem seus olhares sobre a atuação médica e troquem conhecimento com profissionais da área. É em momentos como esses que teoria e prática se encontram, despertando o senso crítico, a ética e a paixão pela profissão”, salienta Rodrigo Lopes Gonçalves, professor do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras de Codó.

Com o tema “Medicina Baseada em Evidências” os presentes terão a oportunidade de vivenciar momentos que ampliarão sua visão sobre a medicina por meio de palestras e minicursos práticos.

Entre os temas abordados na JAMEDC, estão: Cirurgia Minimamente Invasiva, Desafios do Centro Cirúrgico, Abdome Agudo, Corrida Contra o Tempo no Traumatismo Cranioencefálico, Aneurismas Cerebrais na Prática Médica, Neurorradiologia Intervencionista, Traumas Penetrantes Abdominais, Cirurgia de Emergência Abdominal, Cirurgia Bariátrica no Século XXI, Estética e Oncologia de Mama, Estética e Funcionalidade, Estética e Saúde, Varizes Além da Estética, Prevenção e Diagnóstico em Oncologia, IA na Medicina, Do Bisturi ao Algoritmo, Gestão e Liderança Médica.

O evento conta com o apoio de empresas e instituições da região, comprometidas com a excelência na saúde e educação. As vagas são limitadas e para participar é preciso fazer a inscrição. Mais informações podem ser conferidas acessando a página do evento.

Serviço

III Jornada Acadêmica de Medicina de Codó

Data: 27 a 29 de novembro

Local: Faculdade Pitágoras (Av. Santos Dumont, 5132, São Sebastião,Codó/MA)

Para inscrição e mais informações, acesse: https://jamedc.org/ ou, no Instagram, @jamedc.fpmc

Sobre a FACULDADE PITÁGORAS 

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras, já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados da Bahia e do Maranhão, presta inúmeros serviços à população com iniciativas e projetos de ação social, impactando positivamente as comunidades dos municípios onde as unidades estão implantação, por meio de atividades que permitem o desenvolvimento dos alunos no que tange as competências alinhadas às práticas de aprendizagem que impactam positivamente a formação desses profissionais. As instituições possuem parceria com clínicas, unidades básicas de saúde e hospitais que atendem a população, possibilitando uma preparação para a inserção dos alunos no mercado de trabalho. Para mais informações, acesse o site.

LIBERDADE RELIGIOSA E DE CRENÇA: Relação da Liberdade Religiosa e as outras Liberdades Constitucionais

Você já parou para pensar o que, legalmente, te dá o direito de ter a sua religião (ou não ter nenhuma) e de postar o que pensa nas redes sociais? Tudo isso está na Constituição Federal de 1988. É o que chamamos de Liberdade Religiosa e Liberdades Constitucionais. Pode parecer “coisa de Direito”, mas é sobre a sua vida e a sua autonomia.

A sua Liberdade Religiosa não anda sozinha. Ela tem um time que garante sua total autonomia: (i) Liberdade de Expressão: É a sua voz livre! O direito de falar, escrever, desenhar ou postar o que você pensa; (ii) Liberdade de Pensamento: Ninguém pode invadir sua mente. É o seu direito de buscar informação e formar sua opinião e; (iii) Liberdade de Consciência: Ter suas convicções, defender seu ponto de vista e ser fiel aos seus valores. Portanto, você é livre para pensar e falar sobre o que você crê, desde que isso não vire uma “guerra” contra o próximo.

Essa é a chave para viver em sociedade. É crucial entender que sua liberdade não é um passe livre para tudo. Pense no seguinte exemplo: você é livre para dirigir, mas precisa parar no sinal vermelho para não causar um acidente. Na vida social, a regra é a mesma.

A regra mais importante é que as suas liberdades (religiosa, de expressão, etc.) param exatamente onde começam os direitos fundamentais do seu próximo. Esses direitos incluem: (i) A Honra e a Imagem: Você não pode fazer bullying, ofender, espalhar fake news ou difamar alguém nas redes, por exemplo e; (ii) A Vida Privada e a Intimidade: É proibido expor a vida de alguém sem a devida permissão.

Uma aplicação para nossos dias.

Uma professora faz uma oração silenciosa antes da aula e um aluno muçulmano também deseja orar no intervalo. A escola permite, respeitando a liberdade religiosa de ambos e o princípio do Estado laico. Nenhum dos dois sofreram restrições quanto a expressão da fé. O caso mostra que as liberdades de religião, expressão e consciência podem ser exercidas livremente, desde que com respeito aos direitos dos demais.

As liberdades de expressão, pensamento, consciência e religião são a base de uma sociedade democrática e justa. Elas não existem separadas; elas se fortalecem juntas, garantindo a sua dignidade como pessoa. O que você achou deste conteúdo?

Vereador Ibrahim Neto apresenta importantes Indicações, dentre elas o “PROGRAMA AUXÍLIO COMBUSTÍVEL” aos mototaxistas de Codó.

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada nesta terça-feira (11), o vereador Ibrahim Neto (PODEMOS) apresentou duas importantes Indicações voltadas ao desenvolvimento urbano e ao fortalecimento da categoria dos mototaxistas no município.

A Indicação Nº 399/2025 propõe ao Poder Executivo Municipal a criação do Programa “Auxílio Combustível”, destinado aos profissionais mototaxistas de Codó. A iniciativa tem como objetivo oferecer apoio financeiro à categoria, reconhecendo o papel essencial desses trabalhadores na mobilidade urbana e no transporte diário de milhares de codoenses.

De acordo com o parlamentar, dentre os benefícios propostos para a classe estão: concessão de um benefício financeiro mensal, com renovação automática a cada 12 meses, distribuição de capacetes, além de oferecer orientações e cursos sobre segurança no trânsito e transporte de passageiros.

Já a Indicação Nº 400/2025 solicita à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos a recuperação com pavimentação em bloquetes da Travessa José Sarney, no Bairro São Francisco, uma reivindicação antiga dos moradores, que enfrentam dificuldades com as más condições da via.

Em suas palavras, o vereador Ibrahim Neto destacou o compromisso de seu mandato com o bem-estar da população e o fortalecimento das categorias profissionais que movimentam a economia local. “Apresento essa indicação com o intuito de garantir melhores condições de trabalho aos nossos mototaxistas, uma classe batalhadora, que enfrentam altos custos com combustível, e que precisam da nossa atenção. Inclusive o prefeito conversou com a classe e lhes disse que estava só aguardando um Indicativo de Projeto como este chegar a seu gabinete. e também de melhorar as condições de infraestrutura em bairros que há tempos aguardam por melhorias. Nosso trabalho é ouvir o povo e buscar soluções reais para os problemas da cidade.”, concluiu.

Abertura da “Cidade Tecnológica e Literária” reúne literatura, ciência e tecnologia em Codó

Evento une as 9ªs edições da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) e da Feira Literária de Codó (FLIC)

A cidade de Codó viveu uma noite especial nesta terça-feira (11), com a abertura oficial da “Cidade Tecnológica e Literária”, uma iniciativa da Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECTI). O evento, realizado na Praça São Sebastião, marcou o início de uma programação que une literatura, ciência e tecnologia em um grande espaço de aprendizado, cultura e inovação.

Centenas de estudantes, professores, pesquisadores, servidores e moradores participaram da solenidade, que transformou a praça em um verdadeiro centro de conhecimento e criatividade. O evento contou ainda com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário municipal de Educação Ricardo Torres, além de secretários municipais, vereadores e lideranças políticas, que prestigiaram o momento histórico para a educação codoense.

Um dos destaques da noite foi a apresentação do Robozão, que fez a alegria das crianças com uma dança divertida.

FLIC: Literatura que inspira e transforma

Com o tema “O mundo maluquinho do Ziraldo”, a Feira Literária de Codó (FLIC) reafirma seu papel como um dos maiores eventos culturais do município. A iniciativa, alinhada às políticas públicas nacionais de incentivo à leitura e ao livro, tem fortalecido a identidade cultural local e estimulado o desenvolvimento intelectual da população.

A FLIC se destaca por valorizar escritores, artistas e educadores codoenses, oferecendo ao público um espaço de imersão no universo literário, repleto de criatividade, aprendizado e reflexão sobre o papel da literatura na formação cidadã.

SMCT: Inovação, conhecimento e futuro

Paralelamente, a 9ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) traz o tema “Codó com o coração no Oceano: planeta água e a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas do meu território”, reforçando o compromisso do município em fomentar a inovação, o saber científico e a sustentabilidade.

A programação da SMCT incentiva o protagonismo estudantil e o pensamento crítico, por meio da exposição de projetos escolares, experimentos científicos e oficinas temáticas, que conectam o aprendizado à realidade e aos desafios ambientais do planeta.

Noite de homenagens e reconhecimento

Durante a solenidade de abertura, duas grandes educadoras foram homenageadas em reconhecimento às suas trajetórias de contribuição à educação codoense: Francisca Basílio e Simone Bezerra.

A professora e poetisa Francisca Basílio, homenageada pela FLIC, dedicou sua vida à educação e à poesia, deixando um legado inestimável para a cultura local. Sua obra inspira novas gerações a reconhecerem o poder transformador da palavra.

Já a professora Simone Bezerra, reverenciada pela SMCT, foi reconhecida pelo seu trabalho incansável na promoção da ciência e da tecnologia. Sua dedicação à pesquisa e ao ensino reflete o espírito inovador que move a educação em Codó.

Educação como prioridade

Durante seu discurso, o prefeito Chiquinho FC (PT) destacou a importância da realização da Cidade Tecnológica e Literária como um marco para o fortalecimento da educação no município.

“É uma grande satisfação realizar a Cidade Tecnológica e Literária em Codó, reunindo a FLIC e a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, dois grandes eventos que trazem conhecimento e inovação. Temos o compromisso de preparar nossos alunos na educação, ciência e tecnologia. É um trabalho importante que a gestão está realizando para garantir a construção de um futuro de oportunidades para nossas crianças e jovens”, afirmou o gestor.

O secretário municipal de Educação, Ricardo Torres, ressaltou que o projeto é um incentivo à formação de novas perspectivas nos alunos.

“A Feira Literária permite que as escolas apresentem seus projetos à sociedade e oportuniza a venda de livros, incluindo títulos que não encontramos na cidade. Já a Semana de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de discutir pautas ambientais e apresentar as produções científicas dos alunos”, pontuou.

Programação segue até sexta-feira (14)

A Cidade Tecnológica e Literária segue com atividades até a próxima sexta-feira (14), oferecendo uma ampla programação com exposições científicas, oficinas, palestras, experimentos, venda de livros, apresentações culturais e projetos tecnológicos.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Codó com a valorização da literatura, da ciência e da tecnologia como pilares do desenvolvimento humano e social.

A participação nas atividades é gratuita e aberta ao público, que pode conferir a programação completa e realizar inscrições por meio do link: https://educacao.codo.ma.gov.br/eventoseduc/index.php?class=EventoPublicoView&id=1

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Vereador Teonilo do Garra solicita perfuração de poço artesiano para o povoado Paiol de Barro

Durante a 36ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na terça-feira (11), o vereador Teonilo do Garra (MOBILIZA) apresentou a Indicação nº 394/2025, solicitando ao Executivo Municipal que, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE/Codó), seja avaliada a viabilidade da perfuração de um poço artesiano no povoado Paiol de Barro, na zona rural do município.

O pedido tem como objetivo garantir o abastecimento de água potável para as 19 famílias que residem na localidade, que há anos enfrentam dificuldades com a escassez de água. Em sua fala, o vereador destacou a importância da ação e o impacto positivo para os moradores da comunidade. “A água é um bem essencial à vida. Essas famílias do Paiol de Barro merecem ter acesso digno à água potável, uma melhoria que irá ter um impacto muito positivo na rotina de tantas famílias desta comunidade. Essa indicação representa o compromisso que temos com o povo da zona rural e com a melhoria da qualidade de vida de cada cidadão codoense.”, destacou o parlamentar.

Com essa indicação, Teonilo do Garra reforça seu comprometimento com as comunidades rurais, buscando soluções concretas para um dos problemas mais urgentes e sensíveis: o acesso à água de qualidade e potável

Vereadora Leda Torres propõe nome de creche em homenagem a Maria Jansen e cobra reforma urgente no CMEI Santa Filomena

A vereadora Leda Torres (PSDB) apresentou importantes proposições voltadas à área da educação infantil do município de Codó, durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na última terça-feira (11). Entre elas, destacou-se o Projeto de Lei Nº 26/2025, que denomina a Creche Proinfância, localizada no Residencial da Trizidela, como Creche Municipal Maria Jansen, em reconhecimento à trajetória e à importância da homenageada para a cidade. O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça, Redação e Administração Pública.

Reforma completa do CMEI Santa Filomena

Além disso, a parlamentar apresentou a Indicação Nº 387/2025, solicitando ao Executivo Municipal que determine à Secretaria de Infraestrutura a reforma completa do CMEI Santa Filomena, situado na Rua Gonçalves Dias, no bairro São Francisco. A vereadora ressaltou que o pedido é de caráter de urgência, considerando as condições estruturais da unidade.

Também foi aprovado em plenário o aditivo da vereadora, para que sejam realizados serviços de tapa-buracos na Rua Ministro Renato Archer e Rua Dr. José Marcolino Júnior, localizadas no bairro Novo Milênio, melhorando o tráfego e garantindo mais segurança para motoristas e moradores.

Em sua fala, Leda Torres destacou o compromisso com a melhoria da educação e o cuidado com os espaços destinados às crianças. “As nossas crianças merecem ambientes seguros, acolhedores e de qualidade. É preciso olhar com sensibilidade para as escolas e creches do nosso município, garantindo condições dignas para alunos, professores e toda a comunidade escolar.”, concluiu a parlamentar. As iniciativas reforçam o empenho da vereadora em buscar melhorias estruturais e valorização da educação pública em Codó, com atenção especial à primeira infância.

Vereador Nunes do Náutico solicita recapeamento e limpeza urgente de canal no Bairro São Sebastião

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada nesta terça-feira (11), o vereador Nunes do Náutico (PP) apresentou duas importantes indicações voltadas para a melhoria da infraestrutura urbana, saneamento e das condições de vida dos moradores do Bairro São Sebastião.

Por meio da Indicação Nº 385/2025, o parlamentar solicitou ao Executivo Municipal que determine à Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos o recapeamento asfáltico da Travessa São Paulo, uma via bastante movimentada e que, segundo ele, necessita de reparos urgentes.

Já na Indicação Nº 386/2025, Nunes do Náutico pediu, em caráter de urgência, a limpeza do canal da Água Fria, no trecho compreendido entre a Rua Viana e a Rua Carlos Palhano. O vereador destacou que o acúmulo de lixo e entulho no local tem causado transtornos aos moradores, especialmente no período chuvoso.

“Essas ações são urgentes e necessárias. O recapeamento vai melhorar a mobilidade e a segurança de quem trafega pela Travessa São Paulo, enquanto a limpeza do canal é uma medida essencial para manter o fluxo de água pluvial, evitar alagamentos e doenças. Estamos aqui para cobrar melhorias reais para nossa população”, afirmou o vereador Nunes do Náutico. As indicações agora seguem para análise do Executivo Municipal, que deverá avaliar as providências cabíveis para atender às demandas apresentadas.

Codó dá início à magia do Natal com a abertura oficial do “Natal Encantado – Fé, Paz e Luz”

Com festa grandiosa e ornamentação inédita, Codó se torna a primeira cidade do Maranhão a abrir oficialmente o período natalino

A cidade de Codó viveu uma noite inesquecível nesta sexta-feira (07), com a abertura oficial do “Natal Encantado – Fé, Paz e Luz”, promovida pela Prefeitura Municipal. A Praça São Sebastião foi palco de um espetáculo que reuniu milhares de famílias, encantando o público com um show de luzes, cores, música e emoção.

O evento contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), acompanhado da primeira-dama Teresinha Buzar, do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), acompanhado de sua esposa Agnes Oliveira, familiares, secretários municipais, vereadores e lideranças políticas, que prestigiaram juntos o momento histórico para o município — o início das festividades natalinas, que este ano chegam com uma estrutura inédita e uma das mais belas decorações já vistas em Codó.

A noite teve início com as apresentações da Banda do Instituto Maná e da Banda Ressoar, que prepararam o público para a grande atração da noite: a Orquestra Emoções, de Teresina, que emocionou o público com um repertório especial repleto de canções do rei Roberto Carlos e clássicos natalinos.

O ponto alto do evento foi a contagem regressiva comandada pelo prefeito Chiquinho FC, marcando o acendimento das luzes natalinas da Praça São Sebastião e o início oficial do Natal Encantado. O momento arrancou aplausos e sorrisos, principalmente das crianças, encantadas com a gigantesca árvore de Natal que se tornou o grande símbolo da edição deste ano.

“Este é um momento que Codó sempre esperou. O Natal Encantado traz felicidade para as famílias, as crianças ficam alegres. Podemos perceber que a cidade está diferente, mais bonita, iluminada, com outro astral. Estou muito grato e feliz em participar desta realização, e tenho a certeza de que os codoenses estão muito satisfeitos com tudo que está sendo entregue”, destacou o prefeito Chiquinho FC.

Além da Praça São Sebastião, diversos pontos da cidade receberam ornamentação especial. Desde o portal de entrada, passando pelas principais avenidas, até as praças e pontos turísticos, Codó se transformou em um verdadeiro cenário de Natal. A Ponte da Trizidela e a Estação Ferroviária ganharam decoração e iluminação inéditas, tornando-se novos cartões-postais do período natalino. Durante a celebração, também foi inaugurada a Praça Alcebíades Silva, completamente revitalizada e integrada ao circuito natalino.

O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) destacou a grandiosidade do evento e o cuidado com cada detalhe da ornamentação, que segundo ele, reacende o orgulho de ser codoense.

“O Natal é momento de fé, reflexão e união da família. O prefeito Chiquinho FC priorizou a festividade do Natal para resgatar a tradição natalina e a autoestima dos codoenses. Convido todos a saírem de suas casas, visitarem os espaços iluminados e viverem o espírito de fé, esperança e amor que tomaram conta da nossa cidade”, afirmou o parlamentar.

O secretário de Articulação Política, Zito Rolim, também celebrou o sucesso do evento, ressaltando o impacto positivo da iniciativa.

“Não tenho dúvidas de que a população está muito feliz com a abertura do nosso Natal. A cidade merece viver esse momento de celebração da fé, da esperança e da renovação do espírito natalino”, pontuou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o “Natal Encantado – Fé, Paz e Luz” contará com programação diversificada durante todo o mês de dezembro, com apresentações culturais, shows musicais, cantatas nas igrejas, inauguração da Casinha do Papai Noel e, claro, a chegada do Bom Velhinho, um dos momentos mais esperados pelas crianças.

A realização do Natal Encantado – Fé, Paz e Luz reforça o compromisso da Prefeitura de Codó em valorizar a cultura, fortalecer as tradições e celebrar o espírito natalino, levando fé, alegria e esperança a todas as famílias codoenses.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó