CORPO CARBONIZADO É ENCONTRADO NESTA MANHÃ EM CODÓ

Uma fumaça na manhã desta sexta-feira, 7, chamou a atenção dos moradores da Vila FOMENTO (final da Av. Dr. JOSÉ ANSELMO, no bairro São Benedito)

Quando a pessoa encostava, o espanto.

Moto e uma pessoa, que já se sabe trata-se de um homem ainda não identificado, totalmente destruídos pelo fogo.

De acordo com o repórter Sena Freitas, a Polícia Civil já decidiu que os restos mort4is serão enviados para o IML Timon na tentativa de saber a causa do falecimento.

Vereador Ibrahim Neto protocola Indicativo de Projeto de Lei que propõe a criação do Programa “Auxílio Combustível” para mototaxistas de Codó

O vereador Ibrahim Neto protocolou esta semana na Câmara Municipal de Codó um Indicativo de Projeto de Lei que promete trazer mais apoio e valorização à categoria dos mototaxistas. A proposta institui o Programa “Auxílio Combustível”, que tem como objetivo garantir apoio financeiro mensal aos profissionais, ajudando-os nas despesas com combustível e contribuindo para melhores condições de trabalho.

De acordo com o parlamentar, o projeto visa reconhecer a importância do serviço prestado pelos mototaxistas à população codoense, além de oferecer um suporte essencial diante das constantes altas no preço dos combustíveis. “Em benefício dos mototaxistas de Codó, protocolamos na Câmara Municipal um importante Indicativo de Projeto de Lei que institui para os profissionais desta classe o Programa ‘Auxílio Combustível’ no Município de Codó, com a finalidade de garantir apoio financeiro à categoria”, destacou o vereador.

Em mensagem direta à categoria, o parlamentar reforçou seu compromisso “O objetivo é garantir a mototaxista um auxílio mensal para ajuda no seu combustível e melhores condições de trabalho. Todos os mototaxistas, contem com o vereador Ibrahim Neto. Meu forte abraço e tamo junto”, afirmou. O Indicativo será votado na Câmara, e se aprovado, representará um importante avanço para o fortalecimento da categoria dos mototaxistas em Codó.

Vereadora Leda Torres participa da entrega dos cartões do Programa Maranhão Livre da Fome e reforça compromisso com as políticas sociais em Codó

A manhã da última quarta-feira (5) foi marcada por um importante momento para centenas de famílias codoenses. A vereadora Leda Torres participou ativamente da entrega e desbloqueio dos cartões do Programa Maranhão Livre da Fome, realizada na Escola Estevam Ângelo, em Codó. A ação, fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Codó, vai beneficiar mais de 500 famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Programa Maranhão Livre da Fome garante um complemento financeiro de R$ 200 mensais para famílias que já recebem o Bolsa Família e têm renda per capita inferior a R$ 218. Além disso, oferece R$ 50 adicionais por cada filho de até 6 anos, reforçando o compromisso com o combate à fome e com o cuidado na primeira infância. A entrega dos cartões contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Paulo Casé, além de lideranças locais e das famílias beneficiadas.

Governo do Estado, o Executivo e Legislativo Municipal em prol da população

Durante a solenidade, a vereadora destacou a importância do programa e do trabalho conjunto entre as esferas municipal e estadual para garantir dignidade e segurança alimentar à população. Além disso, ela também acompanhou a entrega dos carrinhos do Programa Mais Renda, voltado para empreendedores locais, reafirmando seu apoio às políticas públicas que geram renda, inclusão e oportunidades.

“Hoje, com muita alegria participei da entrega dos cartões do programa Maranhão Livre da Fome e também da entrega dos carrinhos do Programa Mais Renda para os empreendedores codoenses. Mais que ações de governo, esses programas representam dignidade, segurança alimentar e oportunidade de trabalho para muitas famílias de Codó. Quero parabenizar o nosso prefeito Chiquinho FC, o governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão e o deputado estadual Francisco Nagib, que têm trabalhado com compromisso para que esses benefícios cheguem a quem realmente precisa”, destacou a parlamentar

O cartão Maranhão Livre da Fome será utilizado exclusivamente para a compra de alimentos em estabelecimentos credenciados, garantindo alimentação saudável às famílias e movimentando o comércio local. A relação dos beneficiários está disponível nas unidades do CRAS, no Setor do Cadastro Único, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e no site da Prefeitura de Codó.

Para a vereadora Leda Torres, iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer o trabalho social que Codó vem desenvolvendo. Sua presença reforça o compromisso com as causas que promovem justiça social, bem-estar e oportunidades para quem mais precisa. “Seguimos firmes defendendo políticas públicas que geram inclusão, renda e esperança para o nosso povo! Codó avança quando o social é prioridade”, concluiu a vereadora Leda Torres.

Codó participa da oficina do Desafio Super SUS em São Luís

A cidade de Codó participou no último dia 31 de outubro da oficina Desafio do Super SUS, que aconteceu na cidade de São Luís.O evento foi organizado pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Oficina Desafio Super SUS: Sanitaristas para 2050, realizada na Escola de Governo do Maranhão, no Centro de São Luís. A atividade marcou o encerramento de dois dias de programação voltada à formação de jovens protagonistas no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto Super SUS chegou ao Maranhão em agosto de 2024 e envolve 16 municípios e 23 estudantes da rede pública. Entre as cidades estão: Codó,Imperatriz, Colinas, Grajaú, Anajatuba, Arari, Belágua, Cantanhede, Itapecuru-Mirim e Matões do Norte. A iniciativa coordenada pela Fiocruz Pernambuco, foi criada para preparar adolescentes entre 12 e 17 anos para pensar o futuro do SUS, desenvolvendo ações práticas e reflexões sobre saúde, cidadania e justiça social.

Para o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Ferreira, a oficina reforça o compromisso do estado com uma saúde pública participativa e inovadora. “No Maranhão, o projeto ganha destaque ao valorizar o protagonismo juvenil na promoção da saúde e no fortalecimento do SUS, mostrando que investir em conhecimento e participação social é o caminho para uma saúde pública mais justa e transformadora”, disse o superintendente.

Durante a oficina, os participantes debateram temas como racismo em saúde, participação social e os desafios do SUS do futuro. As atividades incluíram rodas de conversa e dinâmicas de grupo.  O público era formado por gestores municipais, educadores, representantes da comunidade escolar e da Fiocruz.

A vice-coordenadora do projeto da Fiocruz Pernambuco, Michele Feitosa, explicou que o Super SUS utiliza ferramentas interativas, como jogos digitais e atividades territoriais, para estimular o aprendizado e o engajamento dos jovens. “Queremos que esses adolescentes se tornem os sanitaristas de 2050, capazes de reconhecer os problemas de saúde em seus territórios e propor soluções criativas e sustentáveis. É um movimento que fortalece o SUS a partir da escuta, da educação e da participação social”, explicou.

O curso Sanitaristas para 2050, eixo central do projeto, soma 65 horas de formação, com módulos teóricos e práticos. As etapas abordam desde a história do SUS e o direito à saúde até temas atuais, como desinformação, interseccionalidades e mudanças climáticas. Cada grupo de estudantes deverá elaborar, até março de 2026, um plano municipal para o SUS do futuro, propondo melhorias e estratégias adaptadas à realidade de cada território.

Entre os protagonistas está Maria Elloyza Castro, de 12 anos, estudante de São Benedito do Rio Preto. Ela contou que o projeto despertou seu interesse pela saúde pública e a ajudou a compreender o papel do SUS na vida das pessoas. “Está sendo uma experiência muito legal, porque o SUS é algo com que eu sempre quis trabalhar. Estou aprendendo várias coisas novas, como lidar com os sentimentos e conhecer sobre plantas medicinais”, disse a estudante.

Faculdade Pitágoras em parceria com a Prefeitura de Codó faz doação de equipamentos para o HGM e SAMU

Em um gesto de compromisso com a comunidade e de valorização da saúde pública, a Faculdade Pitágoras de Codó, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou nesta terça-feira (04), a doação de importantes equipamentos médicos para o Hospital Geral Municipal (HGM) e para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A iniciativa faz parte de um projeto de integração entre educação e responsabilidade social, com o objetivo de fortalecer os serviços públicos de saúde e melhorar as condições de atendimento à população codoense. Foram entregues ventiladores mecânicos pulmonares, bombas de infusão, oxímetros de pulso, monitores cardíacos e um desfibrilador — equipamentos fundamentais para o suporte à vida e para o tratamento de pacientes em estado crítico.

O momento da entrega contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário municipal de saúde, Dr. Suelson Sales, da diretora administrativa do HGM, Rossana Araújo, da diretora do SAMU, Geysa Oliveira, além de representantes da Faculdade Pitágoras e profissionais da saúde do município. O encontro simbolizou o esforço conjunto entre o poder público e a instituição de ensino para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

Parte dos equipamentos será destinada ao HGM, que passa a contar com mais recursos tecnológicos para reforçar o atendimento hospitalar. Já o desfibrilador, a bomba de infusão, o oxímetro de pulso e o ventilador mecânico serão encaminhados ao SAMU, contribuindo para o aprimoramento das operações de urgência e emergência.

Com a chegada dos novos aparelhos, o HGM passa a ter a sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) funcionando em sua totalidade de 10 leitos, algo inédito desde a inauguração. Até então, o setor funcionava parcialmente, com apenas quatro leitos ativos devido à falta de equipamentos adequados.

A diretora administrativa do HGM, Rossana Araújo, destacou a relevância da doação para o sistema municipal de saúde:

_“Esses novos aparelhos estão chegando ao Hospital para ampliar a qualidade do atendimento e a segurança assistencial, garantindo mais eficácia na prestação dos serviços hospitalares. Essa parceria entre a Faculdade Pitágoras e a gestão municipal demonstra o compromisso com o trabalho contínuo na melhoria e desenvolvimento da saúde em Codó”,_ afirmou.

O prefeito Chiquinho FC (PT) também enfatizou a importância da cooperação:

_“Este é um momento de muita alegria para todos nós. Estamos recebendo estes equipamentos concedidos pela Faculdade Pitágoras para salvar muitas vidas. Agradecemos à instituição pela parceria, que vai nos auxiliar reforçando e ampliando os serviços de saúde no município”_, declarou.

A diretora do SAMU, Geysa Oliveira, ressaltou que a parceria é um exemplo de integração positiva entre diferentes setores:

_“A parceria entre a Faculdade Pitágoras e a gestão municipal é de extrema importância. Receber estes materiais significa que os frutos desta cooperação estão sendo colhidos e estão trazendo muitos benefícios para a saúde de Codó.”_

A doação representa um marco para a saúde pública local, mostrando que a união entre instituições de ensino e o poder público pode gerar resultados concretos e duradouros. A ação reforça a responsabilidade social e a importância do trabalho coletivo no desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes para o município.


Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

ACRIVI e Comissão Organizadora alinham detalhes para o grande show do Frei Gilson no Parque de Exposição Walter Zaidan em Codó

A Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) e a comissão organizadora do show do Frei Gilson realizaram uma reunião de planejamento para acertar os últimos detalhes do evento, que acontece neste sábado, dia 08 de novembro, no Parque de Exposições Walter Zaidan, em Codó.

O encontro teve como objetivo alinhar ações logísticas e estruturais para garantir a melhor experiência ao público esperado.

“Estamos aqui hoje, reunidos com a Comissão Organizadora do Show do Frei Gilson e nós da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru. Estamos unidos com o pessoal da Paróquia de São Sebastião e toda Comissão para oferecer o apoio necessário e atender bem a população que virá para o show. Nosso objetivo é contribuir para que tudo aconteça da melhor forma possível”, destacou Antônio Nilton Luz Aprígio, vice-presidente da ACRIVI.

A presidente da associação, Inalda Barros Beder, também reforçou o compromisso da entidade em apoiar o evento. “Estivemos reunidos com a organização do show do Frei Gilson para ver os últimos detalhes. A ACRIVI é parceira nesse grande momento, cedendo nosso espaço para este grande show que irá reunir milhares de fiéis de Codó e muitos que se deslocarão de tantas cidades em busca deste momento de oração, fé, renovação espiritual, para um encontro com Deus e celebrar o amor de Cristo. A ACRIVI não poderia deixar de participar ativamente como parceira desse evento tão especial”, ressaltou.

O show do Frei Gilson promete reunir uma multidão de fiéis marcando mais um grande acontecimento na cidade de Codó.

 

Confira os inscritos no CNH Social divulgados pelo Detran-MA

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), divulgou nesta terça-feira (4), a lista completa dos candidatos inscritos no programa CNH Social. A relação está disponível no site oficial do órgão, por meio do banner “CNH Social”.

De acordo com o Detran-MA, mais de 317 mil pessoas preencheram o formulário eletrônico durante o período de inscrições, que foi encerrado no dia 1º de novembro. A relação de candidatos aptos ao sorteio será divulgada no próximo dia 12 de novembro de 2025, após a homologação prévia do processo de inscrições.

Clique aqui e veja a lista completa dos inscritos em todo o Maranhão.

O órgão destaca que a presença do nome na lista não garante vaga no programa, representando apenas uma das fases do processo seletivo.

O CNH Social é uma iniciativa do Governo do Maranhão que oferece a obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a pessoas em situação de vulnerabilidade social, ampliando o acesso à formação de condutores e gerando novas oportunidades de trabalho.

Para conferir a lista de inscritos e mais informações sobre o programa, o candidato deve acessar o site oficial do Detran-MA: www.detran.ma.gov.br.

O que é o CNH Social 2025

O CNH Social é uma política pública nacional sancionada pela Lei nº 15.153/2025, que permite o uso de recursos provenientes de multas de trânsito para custear todas as etapas da obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda.

O programa cobre:

  • Exames médicos e psicológicos
  • Aulas teóricas e práticas
  • Exames teórico e prático
  • Emissão da Permissão para Dirigir (PpD) nas categorias A (motocicleta) ou B (carro)

Quem pode participar

Para ter direito à CNH Social 2025, o candidato deve:

  • Ter 18 anos ou mais
  • Estar inscrito no CadÚnico
  • Possuir renda mensal de até meio salário mínimo per capita (R$ 706,00 por integrante da família)

Municípios contemplados

A execução do programa depende da integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). No Maranhão, 72 cidades já possuem infraestrutura mínima para viabilizar o programa. As vagas serão distribuídas da seguinte forma:

  • 6.000 vagas para a primeira habilitação categoria A
  • 4.000 vagas para a primeira habilitação categoria B

Entre os municípios contemplados estão:

1.    Açailândia
2.    Alcântara
3.    Aldeias Altas
4.    Alto Alegre do Maranhão
5.    Alto Alegre do Pindaré
6.    Amarante do Maranhão
7.    Arame
8.    Arari
9.    Axixá
10.  Bacabal
11.  Balsas
12.  Barão de Grajaú
13.  Barra do Corda
14.  Barreirinhas
15.  Bequimão
16.  Bom Jesus das Selvas
17.  Bom Lugar
18.  Buriti Bravo
19.  Buriticupu
20.  Campestre do Maranhão
21.  Carolina
22.  Carutapera
23.  Caxias
24.  Chapadinha
25.  Cidelândia
26.  Codó
27.  Colinas
28.  Conceição do Lago-Açu
29.  Coroatá
30.  Davinópolis
31.  Estreito
32.  Gonçalves Dias
33.  Governador Nunes Freire
34.  Grajaú
35.  Icatu
36.  Imperatriz
37.  Itapecuru-Mirim
38.  Itinga do Maranhão
39.  João Lisboa
40.  Lago da Pedra
41.  Loreto
42.  Matões
43.  Mirador
44.  Morros
45.  Paço do Lumiar
46.  Passagem Franca
47.  Paulino Neves
48.  Paulo Ramos
49.  Pedreiras
50.  Pindaré-Mirim
51.  Pinheiro
52.  Pio XII
53.  Presidente Dutra
54.  Rosário
55.  Santa Helena
56.  Santa Inês
57.  Santa Luzia
58.  Santa Rita
59.  São Bento
60.  São João do Sóter
61.  São João dos Patos
62.  São José de Ribamar
63.  São Luís
64.  São Luís Gonzaga do Maranhão
65.  São Mateus do Maranhão
66.  Timon
67.  Trizidela do Vale
68.  Tuntum
69.  Tufilândia
70.  Tutóia
71.  Viana
72.  Vitorino Freire

Prefeitura de Codó realiza entrega de prêmios a servidores sorteados em comemoração ao dia do servidor

A Prefeitura de Codó realizou, nesta segunda-feira (03), a entrega oficial dos prêmios do grande sorteio promovido em celebração ao Dia do Servidor Público. A ação foi parte da tradicional Festa do Servidor, realizada na última sexta-feira (31), no Clube FC Show, reunindo centenas de servidores municipais em um momento de confraternização, reconhecimento e alegria.

O ato de entrega ocorreu no prédio da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), que fez questão de entregar pessoalmente os prêmios aos servidores contemplados. Entre os prêmios sorteados estavam quatro motocicletas 0km, além de móveis e eletrodomésticos, todos simbolizando o reconhecimento da administração municipal pelo empenho, dedicação e compromisso dos profissionais que diariamente trabalham pelo desenvolvimento de Codó.

Durante a entrega, o prefeito Chiquinho FC destacou o valor e o papel fundamental dos servidores públicos na construção de uma cidade melhor para todos.

_“Este é o primeiro ano de minha função como servidor de nossa cidade. Nosso compromisso é tratar bem o nosso povo, porque assim faremos um bom trabalho. O servidor público precisa ser valorizado, pois é ele quem trabalha todos os dias para tornar a cidade melhor”_, ressaltou o prefeito.

Os servidores premiados expressaram gratidão pela iniciativa da gestão municipal. A supervisora escolar Zulene Carvalho, contemplada com uma máquina de lavar roupas, destacou o gesto de valorização promovido pela Prefeitura.

_“Essa iniciativa só mostra o quanto o prefeito Chiquinho valoriza o serviço de cada um de nós. O sentimento é de gratidão por essa gestão inovadora que ele está fazendo”_, afirmou.

UMA NOITE DE CELEBRAÇÃO E VALORIZAÇÃO

A Festa do Servidor Público Municipal, realizada na sexta-feira (31), foi marcada por momentos de emoção, fé e alegria. O Clube FC Show ficou lotado de servidores de diversas secretarias, que celebraram o dia dedicado a eles com uma programação variada e repleta de surpresas.

O evento contou com a presença do senador Weverton Rocha (PDT), do deputado federal Juscelino Filho (União Brasil), do deputado estadual Francisco Nagib (PSB) e de diversas autoridades locais, reforçando o apoio e o reconhecimento ao funcionalismo público de Codó.

A programação iniciou com um momento de louvor e adoração conduzido pela banda Alto Refúgio, seguido de uma mensagem de reflexão espiritual ministrada pelo pastor Luís Henrique, da Assembleia de Deus CEADSETA, proporcionando instantes de fé e gratidão.

Na sequência, a animação tomou conta da festa com os shows da Banda Fruta Nativa e do cantor Rayzinho, que empolgaram o público com um repertório vibrante e cheio de energia.

A Festa dos Servidores foi uma grande demonstração de carinho, valorização e respeito da Prefeitura de Codó com todos os profissionais que fazem o município funcionar, diariamente, com dedicação, responsabilidade e amor pela cidade.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Liberdade Religiosa e de Crença: O Estado Democrático de Direito

A dignidade humana é o fundamento do Estado Democrático de Direito, conforme o artigo 1° da Constituição Federal de 1988. Isso significa que toda pessoa deve ser tratada com respeito e valor, independentemente de suas características e escolhas, inclusive religiosas.

A liberdade religiosa e de crença é uma forma essencial de expressar essa dignidade, porque permite a cada indivíduo escolher, praticar e manifestar suas convicções.

Esse direito não é apenas algo individual, mas uma demonstração do reconhecimento do valor de cada pessoa como ser humano digno. A liberdade de crença ajuda a construir a identidade de cada um e promove a convivência pacífica entre diferentes culturas e religiões na sociedade.

Um exemplo do dia a dia

Em um ambiente social, como um grupo de amigos ou familiares, alguém expressa sua fé pessoal por meio de orações, confissões de crença e suas diferenças são aceitas e respeitadas por todos. Esse reconhecimento da diversidade religiosa reforça o valor da dignidade humana, mostrando respeito pela identidade e crença de cada pessoa.

Assim, garantir a liberdade religiosa é valorizar a dignidade humana e fortalecer a democracia, promovendo um convívio relacional e respeitoso entre todos. O que você achou do tema? Deixe o seu comentário!

Sistema FAEMA/SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais realizam oito cursos durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMA/Codó

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sistema FAEMA/SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) participaram ativamente da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA – Campus Codó, promovendo uma importante ação de capacitação e difusão de conhecimentos voltada ao fortalecimento do setor agropecuário e à promoção de práticas inovadoras no campo.

Ao longo do evento, foram realizados oito cursos de formação profissional rural, contemplando diferentes áreas do agronegócio e da produção sustentável. O mobilizador de cursos do FAEMA/SENAR em Codó, Elias Araújo, destacou a importância da iniciativa. “Fico muito feliz com a participação expressiva dos alunos. Isso fortalece ainda mais nossa parceria institucional com o IFMA e reforça o compromisso do SENAR e do SINCODÓ com a formação continuada e o fortalecimento da agricultura familiar e empresarial da região.”

Parceria fortalece a formação técnica e o desenvolvimento do setor agropecuário em Codó

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA foram oferecidos os cursos de:
1. Pilotagem de Drones – 2 turmas (27 a 29/10 e 30/10 a 01/11)
2. Produção de Conservas Vegetais, Compotas e Frutas Cristalizadas/Desidratadas (29 a 31/10)
3. Alimentação Alternativa (29 a 31/10)
4. Cultivo de Hortaliças Folhosas – 2 turmas (29 a 31/10 e 30/10 a 01/11)
5. Análise e Classificação de Grãos de Soja e Milho (28 a 31/10)
6. Apicultura – Manejo de Abelhas sem Ferrão (29 a 31/10)
7. Bovinocultura – Manejo Alimentar (29 a 31/10)
8. Apicultura Básica (29 a 31/10)

Comunidade acadêmica enaltece a parceria

A professora Maria Christina, do IFMA Campus Codó, ressaltou o impacto positivo da parceria: “Gostaria de agradecer ao SINCODÓ e ao SENAR-MA pela parceria e pela oferta desses cursos de capacitação, que despertam o interesse de produtores, alunos e da comunidade em diversas áreas de produção, transformação e tecnologia. Que possamos realizar ainda mais cursos como esses para a população codoense. Nosso muito obrigada!”

Já a professora Isabela destacou a relevância dos cursos voltados à área de alimentos. “A participação do SENAR com os cursos de Alimentação Alternativa e Produção de Conservas, Doces e Compotas abrilhantou o evento. Os alunos aprenderam na prática os processos de preparo dos alimentos e receberam material impresso para facilitar a reprodução. As instrutoras foram muito atenciosas e altamente capacitadas. Certamente, uma contribuição que soma conosco em levar educação de qualidade para a comunidade de Codó.”

O instrutor do SENAR Maranhão, Flávio Eduardo Saraiva de Araújo, também expressou gratidão pela parceria: “Agradeço ao senhor Elias, do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, pela valiosa parceria e mobilização na realização do curso Bovinocultura de Corte – Manejo Alimentar. Seu apoio foi fundamental para o sucesso da capacitação e para a formação dos futuros engenheiros agrônomos.”

Compromisso com o desenvolvimento rural

Para o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros, o evento reafirmou o compromisso das instituições envolvidas com o desenvolvimento do setor rural, a inovação tecnológica e a formação técnica de qualidade para produtores, estudantes e toda a comunidade de Codó e região.

“Realmente estamos muito felizes, pois pelo terceiro ano consecutivo fomos parceiros do IFMA Codó neste grande evento, que integra o calendário nacional de divulgação científica. Nesta edição, o tema central foi “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no seu território”, em sintonia com os desafios ambientais contemporâneos e o fortalecimento da cultura científica local. Os alunos puderam aproveitar uma programação muito rica em palestras, minicursos, oficinas, exposições científicas, gincanas, rodas de conversa e atividades comemorativas voltadas a estudantes, servidores e à comunidade externa. Agradeço e parabenizo a todos pela realização de mais esta edição. A todos do Campus IFMA Codó, com a colaboração de docentes, discentes e aos profissionais das instituições parceiras, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MA) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ)”, concluiu o presidente.