Vereador Teonilo do Garra destaca conquistas e ações em benefício da população codoense durante sessão na Câmara Municipal

Durante a 34ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada nesta terça-feira (28), o vereador Teonilo do Garra fez uso da tribuna para relembrar importantes conquistas obtidas por meio do trabalho conjunto dos parlamentares, destacando a atuação da Casa Legislativa na melhoria do fornecimento de energia elétrica no município e outras ações em prol da população.

Trabalho e resolutividade

O parlamentar relembrou o início das discussões sobre os problemas com a empresa Equatorial Energia, ressaltando a importância da audiência pública promovida pela Câmara. “Lá atrás, quando a gente iniciou aqui a proposta para a audiência com a Equatorial, naquele momento eu fiz aquele requerimento e todos os vereadores votaram a favor. Depois, se transformou em uma audiência pública, que teve um grande impacto quando foram convocados o Ministério Público e os diretores da Equatorial”, lembrou o vereador.

De acordo com Teonilo, o encontro resultou em compromissos firmados pela empresa para melhorar a qualidade do serviço e ampliar a capacidade da rede elétrica. Ele destacou que esses avanços já são perceptíveis, com a ampliação da subestação e melhorias no atendimento “Quero parabenizar a Equatorial, porque está cumprindo o que prometeu aqui na Câmara. Já melhorou o atendimento e expandiu sua capacidade em nosso município e o avanço do Projeto Alvorada, que vem trazendo benefícios à cidade de Codó. Lá na nossa região, onde antes faltava energia quase toda semana, agora não falta mais — e, quando falta, chega de imediato. Isso mostra a importância do trabalho do vereador quando é feito com seriedade e responsabilidade”, afirmou.

Incentivo ao turismo

Em outro momento, Teonilo destacou o sucesso da “Descida de Boia no Rio Itapecuru”, evento que tem incentivado o turismo local. “As pessoas estão nos procurando para que façamos novamente o evento no Rio Itapecuru. Muitas não puderam participar, mas viram as imagens nas redes sociais e querem que aconteça de novo. É um projeto bonito, que mostra o potencial turístico do nosso rio”, declarou, citando os colegas Hermínio, Amarildo e Rodrigo Figueiredo, além da presença de autoridades e comunicadores locais durante o evento.

Mutirão do Glaucoma em Codó

Encerrando seu pronunciamento, Teonilo destacou a realização do Mutirão do Glaucoma, ação do Governo do Estado que atenderá cerca de 1.200 pessoas no Colégio Mata Roma, sob coordenação de Antônio Luiz e apoio do prefeito Chiquinho Oliveira. “Esse mutirão é de grande importância, porque vai ajudar pessoas que não têm condições de fazer a cirurgia. O Estado está presente aqui em Codó, com o apoio do prefeito Chiquinho FC e a classe política local, e isso é motivo de alegria”, finalizou o vereador, desejando uma boa semana a todos.

Prefeito Chiquinho FC recebe novo ônibus para reforçar a frota escolar em Codó

Nesta terça-feira (28), o prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), anunciou mais um importante avanço para a educação do município: a chegada de mais um novo ônibus escolar, adquirido por meio do programa “Caminho da Escola”, do Governo Federal. A iniciativa tem como objetivo garantir o acesso e a permanência dos estudantes na escola, especialmente aqueles que vivem em áreas rurais ou de difícil acesso.

O novo veículo é um micro-ônibus moderno, com ar-condicionado e capacidade para 40 passageiros, que oferece mais conforto e segurança aos alunos da rede municipal. O ônibus também conta com assento equipado com elevador adaptado para estudantes com deficiência física que utilizam cadeira de rodas, assegurando a inclusão e acessibilidade durante o transporte escolar.

O secretário municipal de Educação, Ricardo Torres, ressaltou a importância da nova aquisição para a rede de ensino do município.

“É uma alegria muito grande receber mais um veículo para reforçar o transporte escolar. Temos a responsabilidade de administrar mais de 100 rotas para conduzir mais de 5 mil alunos às escolas, além das atividades que demandam mobilidade. Esse reforço é essencial para manter a frequência regular e pontual dos nossos estudantes”, destacou o secretário.

Durante a entrega, o prefeito Chiquinho FC enfatizou o compromisso de sua gestão com a valorização da educação e o apoio recebido do Governo Federal.

“Essa é mais uma conquista da nossa gestão direcionada à Educação, em que estamos entregando um ônibus de qualidade, com ar-condicionado, para que nossos alunos tenham acesso à escola de forma digna e confortável. Mais ônibus chegarão ao município através do suporte do presidente Lula. Continuaremos trabalhando para trazer avanços e melhorias para a educação em Codó”, afirmou o prefeito.

Com a chegada do novo veículo, a Prefeitura de Codó reforça o compromisso de oferecer transporte escolar seguro, acessível e de qualidade, garantindo o direito à educação a todas as crianças e jovens do município, desde a sede à zona rural.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Ney Maran Negócios Imobiliários vende uma casa no bairro São José, com 3 dormitórios, sendo 1 suíte, 3 banheiros, 2 vagas de garagem, mobiliado

Casa para Venda, Codó / MAbairro São José, 3 dormitórios, sendo 1 suíte, 3 banheiros, 2 vagas de garagem, mobiliado, área total 200,00 m², área construída 150,00 m², área útil 200,00 m², terreno 200,00 m².

Endereço: Rua da Felicidade, 8
Complemento: Res. Ramille
Região: Trizidela
Ponto de Referência: Rua Marcos Rocha
Bairro: São José
Observação Valor: negociável
Área Total: 200,00 m²
Área Útil: 200,00 m²
Área Construída: 150,00 m²
Área Terreno: 200,00 m²
Terreno Frente: 10,00 Metros
Terreno Fundo: 10,00 Metros
Terreno Esquerda: 20,00 Metros
Terreno Direita: 20,00 Metros
Pavimento: 1
Construído em: 2020
Mobiliado: Sim
Dormitórios: 3
Suíte: 1
Banheiros: 3
Vagas: 2
Salas: 2
Acomodações: 8 pessoas
Valor por m²: R$ 2.333,00
Periodicidade do Valor do Imóvel: Anual
Periodicidade do Valor do IPTU: Anual

Descrição do Imóvel

Encante-se com esta residência contemporânea no coração do bairro São José, em Codó/MA, que alia conforto e praticidade desde a rua da Felicidade “Residencial Ramille”, na região Trizidela. Construída em 2020, com padrão construtivo refinado, a casa de 150 m² privativos sobre um terreno de 200 m² (10 m de frente por 20 m de lateral) recebe você em ambientes integrados e mobiliados com móveis planejados: duas salas generosas, copa e cozinha funcional, além de área de serviço estrategicamente posicionada. São três dormitórios – incluindo uma suíte – e mais dois banheiros sociais, garantindo privacidade e comodidade para até oito pessoas, enquanto o portão eletrônico e as duas vagas de garagem asseguram segurança e praticidade. A poucos passos, encontram-se escola, farmácia e supermercado, além de padarias, lotéricas e igrejas, consolidando o bairro com infraestrutura completa para o seu dia a dia. Imagine o convívio em espaços bem distribuídos, onde cada detalhe reflete bom gosto e qualidade de vida. Não perca a oportunidade de transformar esse imóvel no cenário dos seus melhores momentos: agende hoje mesmo a sua visita e descubra o seu novo lar!

Características
 Móveis Planejados
 Portão Eletrônico
Cômodos
 Área de Serviço
 Copa
 Cozinha
Proximidades
 Escola
 Farmácia
 Supermercado

Projeto voltado à saúde materna no Maranhão é aprovado em edital pela Fapema

O professor Dr. Ian Jhemes Oliveira Sousa, docente do curso de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde Pitágoras de Codó, teve seu projeto contemplado no Edital nº 15/2024 – Plano Maranhão 50 Anos, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). A proposta foi considerada muito relevante para a saúde pública do Estado, segundo parecer técnico da Fundação, e tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma digital educativa voltada à orientação de gestantes e puérperas, fundamentada em diretrizes técnico-científicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa integra o projeto GestarBem+Maranhão, que pretende criar uma solução tecnológica destinada a promover o autocuidado, fortalecer o vínculo das usuárias com os serviços de saúde e melhorar a efetividade das políticas públicas voltadas à saúde materno-infantil.

Apoio às políticas públicas e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O projeto foi elogiado pela FAPEMA por seu alinhamento direto aos Desafios Estratégicos do Plano Maranhão 2050, especialmente na área “Sociedade Saudável, Segura e Justa”. O parecer destacou que a proposta contribui para o acesso equitativo a serviços de saúde de qualidade, especialmente entre populações vulneráveis, e atua na superação de iniquidades sociais, um dos pilares da política estadual de desenvolvimento de longo prazo.

O projeto dialoga com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 da Agenda 2030 da ONU, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos. Entre as metas contempladas estão:

• 3.1: Reduzir a razão de mortalidade materna;

• 3.7: Assegurar o acesso universal a serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo informação e educação;

• 3.8: Atingir a cobertura universal de saúde, com acesso a serviços essenciais de qualidade.

Instrumento para efetivar a Lei Estadual nº 12.138/2023 (Maranhão)

O parecer técnico também destacou que a plataforma proposta atua como resposta estratégica à Política Estadual dos Direitos da Mulher na Atenção Integral à Saúde da Gestante, Parturiente e Puérpera, instituída pela Lei Estadual nº 12.138/2023. Essa legislação estabelece princípios de autonomia, humanização e acesso à informação durante o ciclo gravídico-puerperal, mas enfrenta desafios para sua plena implementação.

Segundo um dos avaliadores Ad-hoc, o GestarBem+Maranhão poderá colaborar para a efetivação dessa política pública, oferecendo uma ferramenta digital moderna e acessível, que permitirá às mulheres compreender e acompanhar seus direitos e cuidados desde o pré-natal até o pós-parto.

Metodologia científica e relevância social

A proposta foi reconhecida por apresentar argumentação consistente, texto claro e metodologia bem estruturada. O conteúdo do aplicativo será organizado por faixas de tempo gestacional e de puerpério, conforme diretrizes nacionais e internacionais, e posteriormente testado com usuárias e profissionais de saúde, mediante termo de consentimento. A proposta foi considerada muito relevante para a saúde pública do Estado do Maranhão, por gerar uma plataforma digital funcional, responsiva e de acesso livre voltada à gestante e à puérpera, estruturada a partir de diretrizes oficiais de saúde pública e dados comprovados cientificamente.

Sobre o pesquisador

O Dr. Ian Jhemes Oliveira Sousa é professor do curso de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde Pitágoras de Codó, Doutor em Biotecnologia em Saúde pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO/UFPI) Mestre em Farmacologia e Especialista em áreas de epidemiologia aplicada. Atua nas áreas de biotecnologia, farmacologia clínica, saúde pública e inovação tecnológica em saúde.

Com o projeto GestarBem+Maranhão, o pesquisador e a Faculdade de Ciências da Saúde Pitágoras de Codó reafirmam seu compromisso com a inovação social, a equidade em saúde e o desenvolvimento científico do Maranhão, contribuindo para que o Estado avance em políticas públicas voltadas à maternidade segura e humanizada.

Sobre a FACULDADE PITÁGORAS

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras, já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados da Bahia e do Maranhão, presta inúmeros serviços à população com iniciativas e projetos de ação social, impactando positivamente as comunidades dos municípios onde as unidades estão implantação, por meio de atividades que permitem o desenvolvimento dos alunos no que tange as competências alinhadas às práticas de aprendizagem que impactam positivamente a formação desses profissionais. As instituições possuem parceria com clínicas, unidades básicas de saúde e hospitais que atendem a população, possibilitando uma preparação para a inserção dos alunos no mercado de trabalho. Para mais informações, acesse o site.

Camila Crepaldi

 

 

 

 

 

 

 

Seminário SUS: Concretização do Direito a Saúde será realizado dia 30 de outubro no campus da UFMA Codó

Convite para a Advocacia Codoense e Timbirense
Queridos Advogados Codoenses e Timbirenses

A Ordem dos Advogado do Brasil Subseção Codó, Maranhão, em parceria com a Escola Superior
da Advocacia do Maranhão e a Comissão de Direito à Saúde Subseção Codó, Maranhão, tem a
honra de convidar Vossas Senhorias para participarem do Seminário em alusão ao aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS), que terá como tema “SUS: Concretização do Direito à Saúde”, a ser realizado no dia 30 de outubro de 2025, às 17 horas,
no auditório da UFMA campus Codó/MA.

O evento tem como objetivo promover reflexões sobre o direito à saúde e o papel das políticas
públicas na efetivação dos princípios constitucionais, reunindo representantes de diversas instituições públicas e acadêmicas.
Contamos com a participação de cada um de vocês!
Atenciosamente,
Presidência da OAB/MA Subseção Codó
Presidência da Comissão de Direito à Saúde – Codó/MA
Delegacia da ESA subseção Codó/MA

VIII Jornada Científica UniFacema destaca palestra com o Esp. Suelson Sales sobre o direito à saúde como pilar da cidadania

A UniFacema realiza mais uma edição da VIII Jornada Científica, reunindo acadêmicos, profissionais e pesquisadores para discutir temas relevantes nas áreas da saúde, educação e cidadania. Entre os destaques da programação está a palestra “Entre a Lei e o Cuidado: o direito à saúde como pilar da cidadania”, ministrada pelo Esp. Suelson Sales, no dia 29 de outubro, às 18h, no Auditório da UniFacema, Campus Codó.
O evento aborda reflexões sobre a importância da saúde como um direito fundamental e um dos principais pilares da cidadania, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e o ODS 10 – Redução das Desigualdades.
Além das palestras, a Jornada contará com minicursos, apresentações de trabalhos e ampla programação científica voltada ao fortalecimento da pesquisa e da prática acadêmica.
Inscrições abertas
Confira as modalidades e valores de inscrição:
Aluno UniFacema: R$ 60,00
Inclui acesso à programação geral da Jornada e 2 minicursos à escolha.
Aluno de outra IES: R$ 70,00
Inclui programação geral e 2 minicursos.
Aluno do Ensino Médio: R$ 30,00
Inclui programação geral e 2 minicursos.
Profissionais externos: R$ 90,00
Inclui programação geral e 2 minicursos.
Apresentação de trabalhos (Aluno UniFacema): R$ 80,00
Inclui inscrição geral e 2 minicursos (válida para um autor do grupo).
Apresentação de trabalhos (Participantes Externos): R$ 80,00
Inclui inscrição geral e 2 minicursos (válida para um autor do grupo).
Minicursos avulsos (Aluno UniFacema): R$ 15,00 por minicurso adicional.
Minicursos avulsos (Participante Externo): R$ 20,00 por minicurso adicional.
Carga horária total: 30h (programação geral + 2 minicursos)
A VIII Jornada Científica UniFacema é uma oportunidade imperdível para ampliar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer o compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento social.
Participe e vivencie a ciência como instrumento de transformação!

Empresário João dos Plásticos representa Codó no VII Fórum Nacional do Comércio em Brasília

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Codó, João dos Plásticos, e sua esposa, a empresária Rosa Saraiva, participaram do VII Fórum Nacional do Comércio, realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nos dias 21 e 22 de outubro de 2025, em Brasília (DF). O evento reuniu líderes empresariais, autoridades e representantes do setor produtivo, debatendo temas fundamentais como Reforma Tributária, Reforma Trabalhista, inteligência artificial, expansão do crédito e desenvolvimento sustentável.

Entre os painéis de destaque, o tema “As Novas Fronteiras da Política no Brasil” discutiu as transformações do cenário político e seus impactos no comércio e nos serviços. Outro debate importante abordou os desafios da fase de transição da Reforma Tributária, com participação de representantes do governo federal e do setor empresarial.

De acordo com o empresário João dos Plásticos, o encontro foi essencial para ampliar a visão sobre o futuro do comércio e fortalecer a atuação das entidades locais. “Participar de um evento desse porte é uma oportunidade de aprendizado e de troca com lideranças de todo o país. Tivemos a oportunidade de estarmos junto com a presidente Socorro, presidente Fábio e a nossa deputada federal Amanda Gentil, entre outros amigos empreendedores. Voltamos para Codó com novas ideias e com o compromisso de continuar impulsionando o desenvolvimento do nosso comércio”, destacou o presidente da CDL.

Com o tema “As Novas Fronteiras da Política e dos Negócios”, o fórum reforçou a importância de conectar o varejo às transformações econômicas e tecnológicas que moldam o futuro do país.

Igreja Batista Shalom Celebra 14 anos salvando vidas em Codó

No ultimo final de semana, nos dias 25 e 26 de outubro, a Igreja Batista Shalom da cidade de Codó esteve comemorando seu aniversário de 14 anos na cidade.

Tendo como tema “Temos que Ser Um”. João 17.21 e 22, uma grande programação foi organizada para receber a população.

No sábado o Missionário Rodrigues foi o pregador da noite e no domingo foi o Pastor David Paz.

Durantes as duas noites de festa, houve apresentação dos grupos das Irmãs, dos Irmãos e dos jovens que apresentaram uma peça sobre os dons .

“Foram duas noites de muita Celebração à Jesus e Comunhão com os irmãos. A Igreja entende que faz parte desta linda sociedade e reafirma seu compromisso com o Reino de Deus e a Sua justiça até que Ele venha. A Deus toda Glória!” disse o Pastor David Paz.

ACRIVI anuncia nova diretoria para o triênio 2025–2028 com foco em união e fortalecimento da associação

A Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) anunciou oficialmente sua nova diretoria, eleita para o triênio 2025–2028, com o compromisso de representar e fortalecer ainda mais a classe de criadores da região. Em comunicado aos associados, a nova gestão agradeceu pela confiança e apoio recebidos durante o processo eleitoral e destacou o desejo de construir uma ACRIVI mais forte, participativa e unida.

“Contamos com a participação de cada um de vocês para juntos construirmos uma Acrivi mais forte e unida. Esperamos contar com todos nesta nova jornada”, diz a nota assinada pela nova diretoria.

A nova composição da diretoria é a seguinte:

Presidente: Inalda Barros Beder
1º Vice-Presidente: Antonio Nilton Luz Aprigio
2º Vice-Presidente: Francisco Roberto de Araújo Albuquerque (Roberto Cobel)
Diretor Financeiro: Cristiano Santiago Beder
2º Diretor Financeiro: José Jeremias Costa dos Santos
Secretário: Marco Antônio Barroso Araújo (Tontonio Araújo)
2º Secretário: Idelfonso de Oliveira Barros

Conselho Fiscal:
1. João de Deus Lima de Sousa (João dos Plásticos)
2. Antônio José Fernandes da Silva (Chapadinha)
3. Micaela Lima da Silva
Suplentes:
1. Cícero Assunção de Carvalho Junior (Junior Pintor)
2. Clélio Guerra Alvares Filho
3. Francisco das Chagas Barroso (Chico do Gás)

A nova diretoria reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do setor e com a valorização dos produtores, reforçando o papel da Acrivi como uma entidade representativa e parceira dos criadores do Vale do Itapecuru.

Presidente do SINCODÓ participa da II Expomira e destaca importância do fortalecimento do agronegócio regional

Entre os dias 16 e 18 de outubro, foi realizada a 2ª Exposição e Feira Agropecuária de Mirador (II Expomira 2025), um dos maiores eventos do agronegócio da região, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Mirador, no Parque Velho Feira, localizado no bairro Muriçoca.

A abertura oficial aconteceu na quinta-feira (16), iniciando com uma Santa Missa celebrada pelo Padre Alexandro, na Capela do Parque. Em seguida, foi realizada a solenidade de abertura conduzida pelo presidente do Sindicato, Luís Coelho Júnior, que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o promotor público, o defensor público do município, o prefeito de Colinas, a secretária-adjunta de Assuntos Municipalistas Valmira Miranda, além de vereadores e representantes da AGED-MA.

Durante os três dias de evento, a programação contou com cursos de formação profissional rural ministrados pelo SENAR, além de ações sociais promovidas pelo Ministério Público do Maranhão, Defensoria Pública e Ouvidoria do Estado.

O ponto alto da feira foi o Encontro dos Produtores Rurais, que encerrou a programação técnica com a presença do presidente do FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho, e do empresário do agronegócio José Henrique, que representou o governador Carlos Brandão. A II Expomira contou com o apoio e patrocínio do Grupo Zé do Feira, Governo do Estado, Prefeitura de Mirador, Faema/Senar, produtores rurais e amigos do agro.

Durante o evento, o público também pôde prestigiar apresentações musicais com Fernandinho dos Teclados e Edivan Morais, encerrando com um grande almoço oferecido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Mirador.

Entre os participantes do encontro, destacou-se a presença do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) Iedo Barros, que acompanhou o evento ao lado do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Peritoró Severino Moura, e do Presidente do Sindicato dos Produtores de Caxias, Benedito Moura . “Eventos como a Expomira fortalecem o produtor rural, incentivam o aprendizado e movimentam a economia local. É gratificante ver o campo sendo valorizado e os produtores cada vez mais unidos e preparados para os novos desafios do agronegócio maranhense”, destacou Iedo Barros.